11

jun13

Globo responde a críticas sobre nova novela não ter negros no elenco

logo-amor-a-vida

Saiu no site da Folha de S. Paulo que a Globo respondeu às acusações de racismo depois de colocar na novela Amor à Vida um elenco completamente branco. A curta notícia afirma que “a Globo diz que não divide elenco pela cor de pele e que a escalação das novelas se dá por compatibilidade artística com a personagem e a história”.

Nisso a página Machismo Chato de Cada Dia fez essa observação no Facebook:

Essa resposta elevou o ‘racistômetro’ a níveis perturbadores. Das duas, uma: ou a afirmação não faz sentido, ou é o que parece ser, assustadora.

O que seria “compatibilidade artística com a personagem e a história”?

Algumas questões: a falta de necessidade de um núcleo negro na trama invalida a contratação de um/a profissional negro/a por quê? Só pode haver personagens negras se houver “iguais”, marcando bem que os caminhos se encontram, mas há um lugar para cada um? Qual a simbologia dessa representação negra na tela?

E algumas perguntas que eu faço, e que acabam denunciando que realmente há racismo nessa seleção de atrizes e atores, são: qual é o critério de “compatibilidade artística” de personagens que não abrangeu nenhum negro no hall de artistas da Globo? Por que a cor da pele faz artistas serem compatíveis ou incompatíveis com a trama de uma novela? Por que, pelo que parece, há tão poucos negros no quadro de atrizes e atores da Globo que nenhum deles tem a personalidade compatível com nenhum personagem de uma novela?

Os protestos do movimento negro devem continuar por causa dessa exclusão. A resposta está a anos-luz de convencer alguém, até por ter sido evasiva e vaga.

imagrs

26 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Cotas

abril 12 2016 Responder

Na novela liberdade liberdade a trama que é baseada no livro de Márcia Queiroz onde é um
negro que ajuda a “suposta ” filha de Tiradentes no desenrolar da história , mas na trama é interpretado pelo ator Dalton Vigh(nada contra) ou seja , o negro em questão não era compativel ?! Obs: tá cheio de elenco negro em que esses são escravos ,pra isso são compatíveis ,lamentável isso.

Cotas

abril 12 2016 Responder

Na novela ,série liberdade liberdade( sei lá que merda se enquadra) . Enfim essa trama é baseada no livro de Márcia Queiroz onde um negro ajuda a “suposta ” filha de Tiradentes no desenrolar da história , ? vivido por Dalton Vigh ,ou seja ; o negro em questão não era compativel ?!

Aurenita paixão de jesus

setembro 5 2015 Responder

Se a população negra é a maior do país então algo está errado,nós mesmos compaquituamos quando ficamo hapaticos na frente da televisão dando audiência a essas emissoras,se nós negros queremos nos ver representados na tela temos que protestar e não existia forma melhor de fazer isso do que trocando de canal ou desligando a TV,o negro não pode esquecer somos maioria da população e a nossa opinião vale sim.

Vandalís Antonio de Oliveira Souza (Vanda)

agosto 9 2014 Responder

É LAMENTÁVEL O NEGRO NÃO TER MUITAS CHANCES NAS NOVELAS! ISSO OCORRE DESDE SEMPRE E INFELIZMENTE, ACHO QUE NÃO MUDARÁ! TEMOS TANTOS ATORES NEGROS TALENTOSOS, MAS OS PAPEIS QUE RECEBEM SÃO SEMPRE OS MESMOS… EMPREGADOS, POBRES, BANDIDOS E POR AI VAI. ELE NUNCA É O PROTAGONISTA!!!! POR QUE SERÁ??? AFINAL NO BRASIL NÃO EXISTE RACISMO!!!

    Robson Fernando de Souza

    agosto 9 2014 Responder

    Oi, Vanda. Seu comentário está aqui online =)

marcos

junho 12 2014 Responder

O fato não é apenas colocar ou não,atores ou atrizes negros no elenco.
O pior é que quando os colocão,provavelmente atuarão com o papel de ladrão ou empregada domestica.

luiz humberto

junho 9 2014 Responder

Comentário com termos homofóbicos apagado. O que adianta se postar contra o racismo e usar de homofobia pra isso? RFS

Drica

junho 3 2014 Responder

A novela amor à vida da Globo o seu elenco foi 100% branco nem pra figurante o negro serviu?

CARLOS

janeiro 11 2014 Responder

FALTA AUTORES NEGROS E DIRETORES NEGROS.O BRASIL ESTÁ DOENTE, ENGRAÇADO É QUE SE FIZEREM UMA NOVELA SÓ COM ATORES NEGROS AI VÃO DIZER QUEÉ RACISMO!

Luisa

setembro 18 2013 Responder

Acho bem errado isso porque a globo só quér as pessoas negras para ser empregados ou escravos nunca papéis grandes.

cristiana

setembro 16 2013 Responder

Desculpem. A musica a que me referi e COPACABANA,
gravada em 1978 por Barry Minilow.
Mas continuo achando a falta de pesquisa nas novelas
uma coisa lamentável.

cristiana

setembro 16 2013 Responder

Gosto da novelas da Globo. É realmente um vicio. Mas me incomoda a falta de pesquisa ou ignorancia nas novelas de época. Agora vai iniciar Joia Rara. Lindas imagens. Mas
vi nas chamadas algo que não gostei. A Mariana Ximenes dançando em cabaré da época de 1920/1930, muito linda a
roupa e parece apropriada, mas a musica…Copacababa!!!!
lançada por Barry Manilow em 1978!!!! Atenção gente!!!
Que besteira!!! Isso e falta de capricho e pesquisa!!!

leonor ferreira

setembro 7 2013 Responder

A novelas Brasileiras são desducativas e muitos fracas .Não tem conteudo mostam a pior prte do Brasil

Anderson Borba

agosto 15 2013 Responder

A globo como várias empresas do Brasil, que justificam a não contratação de negros em seu quadro de funcionários, praticam a EUGENIA, praticado pelo deputado constitucionalista de 1930 Arthur Neiva propunha a entrada unicamente de imigrantes de raça branca, pois defendia que o Brasil possuía um problema racial. A Globo como estas empresas defendem um projeto de branqueamento do Brasil.

marco aurelio cabral

julho 29 2013 Responder

100 comentário dessa emissora,LIXO. também somos culpados
um negro melhorado nunca olha p/ outro negro.
exemplo, 85% de jogador de futebol negro entendeu?
nada contra + em muitas vezes não tem nada a ver$$$$$$$$$

claudia ramos

julho 23 2013 Responder

NÃO SUPORTO MAIS VER EM NOVELAS CENAS EM QUE O FILHO É ABANDONADO PELO PAI E DEPOIS DE ANOS O ENCONTRA E SE “APAIXONA” POR ELE, QUER MORAR JUNTO, ETC. E FICA QUASE QUE ACUSANDO A MÃE PELO ACONTECIDO. OUTRO CENA RIDÍCULA DA NOVELA SANGUE BOM FOI QDO O PERSONAGEM FELIPINHO ENCONTROU SEU PAI E QUIS IR MORAR COM ELE. PUXA VIDA! MUDA ISSO GENTE. VALORIZA AS MÃES QUE CRIAM SEUS FILHOS SOZINHAS. CHEGA DE DAR TANTO MÉRITO AOS HOMENS. ISSO JÁ ERA. MUDA ESSE MODO DE PENSAR, POIS QUERENDO OU NÃO A MÍDIA TEM FORÇA SOBRE A POPULAÇÃO, ENTÃO É HORA DE MUDAR ESSA IDEIA ANTIGA E MOSTRAR MAIS A CAPACIDADE E VALOR DA MULHER.

claudia ramos

julho 23 2013 Responder

EU QUERO FALAR PARA OS AUTORES DA NOVELA SANGUE BOM QUE FOI RIDÍCULO O CAPÍTULO EM QUE A PERSONAGEM IRENE ENCONTRA COM O PLÍNIO. O QUE ELE FEZ COM ELA NÃO JUSTIFICA TODAS AS CENAS ANTERIORES QUE ELE FICAVA PROCURANDO-O. EU FIQUEI DECEPCIONADA COM O TRATAMENTO QUE ELE DEU A ELA. FOI TERRÍVEL.ACHO QUE VCS DEVERIAM REPENSAR MAIS SOBRE ISSO. A FORMA COMO ELE A FICOU ACUSANDO DO PASSADO E “TIRANDO” A RESPONSABILIDADE DELE FORA FOIPÉSSIMO. NÃO GOSTEI,

Rafael

junho 29 2013 Responder

Pra Globo ator negro só serve pra ser escravo ou ser morador de periferia.

Ricardo

junho 27 2013 Responder

A globo é racista, nazista e quanto mais se desculpa, mais se compromete.Concordo com o comentário acima, se fosse uma novela sobre escravidão, eles arranjariam logo vários artistas negros pro elenco

VILMA APARECIDA SILVA LEITE

junho 25 2013 Responder

NOSSA QUE HORROR ,MAIS A CULPA É DO AUTOR QUE TEM SEUS ATORES PREFERIDOS E SE VCS QUE GOSTAM DE NOVELA COMO EU PUXAREM NA MEMORIA,LEMBRARAM QUE ELE NUNCA COLOCA NEGROS, GAYS SIM MAIS NEGROS 1 EM UM MILHÃO.

Vinícius F S

junho 16 2013 Responder

” não divide seu elenco pela cor de pele e que a escalação das novelas se dá por compatibilidade artística com a personagem e a história”
Num elenco de 74 atores, só 1 negra teve “compatibilidade artística com a personagem e a história”….
Ah, Globo, conta outra, essa não cola !!!!!
“Não segmentamos programação, nem o elenco e nem o público por etnia, classe social, sexo nem religião”: esse é outro discurso que vive na ponta da língua da emissora, um verdadeiro papo furado, “conversa pra boi dormir” …..
Isso é muito vergonhoso !!!!
Foram necessárias muitas críticas para o autor improvisar uma personagem negra, mas a MÁ VONTADE da emissora é tanta que entrou apenas uma única, ou seja, de 75 personagens fixos, apenas 2 negras, em papéis apagados, que NUNCA, provavelmente, aparecerá numa capa de revista de novelas como destaque principal da novela ….
E ninguém se iluda com “crise de consciência”, arrependimento ou algo parecido, pois, com certeza, podem apostar, não vai demorar muito pra emissora colocar outra novela como essa no horário nobre, “proprietária das capas de revistas”, e se o público e as autoridades relaxarem, nunca mais veremos negros no horário !!!!
NINGUÉM MERECE !!!!!
PALHAÇADA !!!!
Isso acontece porque a justiça não funciona corretamente nesse país, qualquer critica que se faça, na grande maioria das vezes, as interpretações saem distorcidas e resulta em situações piores do que antes …..
Agora, quem diz frases idiotas do tipo “também não tem japonês, não tem índio”, está pedindo pedindo que mande o refrão da da famosa música da Cris Nicolotti ….

Flavio

junho 14 2013 Responder

Se a negra fosse a periguete, seria racismo pois mostraria as negras como mulheres vulgares;
Se fosse a convertida, seria racismo pois a mostraria como crente chata;
Se fosse o gay então, racismo e homofobia pois o negro seria o enrustido que não sai do armário;
Se fosse um rico, racismo pois seria fútil;
Se fosse pobre, racismo pois vai mostrar que só há negros pobres;
Agora tem uma negra, que provavelmente será chamada de cotista de novela pois só entrou por causa de choradeira…

Raphael Almeida

junho 12 2013 Responder

Ei Robson , para de assistir novela pow ta parecendo a SÔNIA ABRÃO daqui pouco vai ter texto teu comentando o que aconteceu na semana ou as fofocas dos atores da rede globo .Tu não percebe que qualquer coisa que preste passa longe do globo.

    Robson Fernando de Souza

    junho 13 2013 Responder

    kkkkkkkkkkkkkk

Pedro Gontijo

junho 11 2013 Responder

Realmente. A tal compatibilidade, quis dizer a globo, é que negro é cabível apenas a novelas de época, como no caso das novelas que retratam a escravidão, essa é a única visão que consegui extrair desta resposta idiota da globo. E isto só faz manter os padrões coloniais, só faz manter aquela visão do negro na senzala. Ou será que a compatibilidade quis dizer respeito a algum padrão de beleza ao qual por um acaso os negros não entram? Rede podre de televisão!

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo