03

jul13

Aline Valek: Armaduras sensuais não fazem sentido
Armaduras sensuais, hoje ainda comuns em ficções de fantasia, só servem para sexualizar as personagens mulheres, tornando-as objetos de consumo masculino, conforme Aline Valek explica.

Armaduras sensuais, hoje ainda comuns em ficções de fantasia, só servem para sexualizar as personagens mulheres, tornando-as objetos de consumo masculino, conforme Aline Valek explica.

Aline Valek, no blog Update or Die, mostra como não faz sentido personagens mulheres terem armaduras sensualizadas, que mostram partes do corpo realçando a “gostosura” delas. Tais vestimentas, tendo a exclusiva função de torná-las objetos de consumo masturbatório dos homens fãs de ficções de fantasia, fariam delas muito mais vulneráveis a ataques inimigos na vida real.

Vale a pena ler o texto dela, cujo trecho inicial está abaixo.

 

Armaduras sensuais não fazem sentido. Precisa desenhar?
por Aline Valek

Elas estão em jogos de RPG, desenhos animados, filmes, video-games, quadrinhos. São poderosas, lutam, manejam armas gigantescas, de espadas a machados de guerra, algumas têm até poderes mágicos. Mas as guerreiras da ficção têm uma coisa em comum, na maioria das vezes: armaduras minúsculas, que são muito boas no quesito deixar os homens excitados, mas pouco efetivas e até ridículas no quesito proteção ao corpo… que é, afinal, a função de toda armadura.

Uma armadura sexy que deixa os seios e a barriga à mostra está deixando as áreas mais vulneráveis do corpo da guerreira DESPROTEGIDAS. Não faz sentido uma armadura que não protege o corpo. Pra deixar essa questão mais clara, só desenhando. Foi o que o ilustrador LuckyFK fez: a imagem acima já deixa bem claro porque esse tipo de armadura não faz o menor sentido.

Embora muitos desenhistas e criadores dessas personagens insistam em desenhá-las com trajes que podem até fazer sentido numa boate de strip, mas ficam perigosas em um campo de batalha, o bom senso parece estar finalmente entrando na moda. Cada vez mais, em filmes, jogos, desenhos e até cosplayers, os figurinos das guerreiras estão ganhando mais peças e se parecendo mais com armaduras de combate e menos com figurino de escola de samba.

Bruno Scartozzoni me mostrou um tumblr muito bacana cheio de imagens de “moças que se vestem de verdade para lidar com danos”, como diz a própria descrição do Women Fighters In Reasonable Armors. Temos armaduras de todos os tipos, estilos e cores, para batalhas em cenários épicos até de ficção científica. Algumas imagens que ilustram esse post foram tiradas de lá.

Leia o post completo aqui

 

imagrs

35 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Lake

outubro 2 2016 Responder

Realmente não faz sentido as armaduras das mulheres não protegerem nada em um combate,mais se você pensar que quase todo o público é masculino e é isso que os agrada,nao teria muita graça terem personagens femininas nos jogos se elas estão totalmente cobertas,e dois,as mulheres que reclamaram que não há jogos para elas com homens de pouca roupa é muito simples,primeiro por que o público feminino é pequeno demais e as vendas não compensariam o gasto,e segundo que a maioria das mulheres não se interessam por físico nos homens,elas não são tão carnais,por isso muitas não comprariam também,entao está aí,nao é machismo,é o natural.

    Robson Fernando de Souza

    outubro 3 2016 Responder

    Você tem provas estatísticas do que diz? E tentou pensar por que supostamente as mulheres são inibidas de jogar esses jogos (pelo menos no multiplayer) e “não são tão carnais” e os homens não veriam graça em personagens mulheres vestidas corretamente?

Raoni Luna

setembro 19 2013 Responder

Muita coisa errada aí, mas vou comentar só um aspecto. Qualquer pessoa que já jogou o mais famoso dos RPGs de mesa, Dungeons and Dragons sabe que armaduras variam de acordo com a classe. Magos e monges (no estilo oriental, das artes marciais) não podem utilizar nenhum tipo de armadura sob penalidade de não poder utilizar diversas habilidades. Ladrões, bárbaros e druídas por exemplo não podem utilizar armaduras pesadas, apenas as mais leves permitem que eles utilizem todo seu potencial.

Em resumo, qualquer tipo de guerreiro que precise de mobilidade deve contar com pouca ou nenhuma armadura, como tanto no mundo real como no mundo da fantasia é mais difícil que mulheres contem com força bruta (não impossível, apenas mais incomum do que os homens, estatisticamente) é natural que as personagens femininas contem mais com técnica e mobilidade e portanto armaduras que não oferecem proteção real pois pra elas é mais útil se esquivar, por exemplo, do que tomar a porrada diretamente.

Agora, claro, é por isso que as armaduras são sexies? Não. É porque a maior parte do público é masculino e quer ver gostosas peladas, com o tempo se o público mudar suficientemente isso pode mudar, se a demanda do público for de mudança. Porque, ok, existem ideologias, mas a ideologia do mercado é uma só: dinheiro.

    Yume

    maio 8 2014 Responder

    hum…então,quando o publico é masculino mulher tem que ser obrigatoriamente sexy? E tem jogos com homens sexy para nós garotas?? E depois dizem que não são machistas!

    E é a velha ladainha dissimulada de sempre para justificar nossa exploração sexual: publico alvo,merdado,não ter obrigação de ser realista..as velhas ladainhas machistas patéticas de homens que dão faniquitos quando nós os rejeitamos por não serem “gostosos e lindos” como as mulheres que eles objetificam e quando são alvo de objetificação como no caso do LULU.Dois pesose duas medidas sempre,e a clássica falta de empatia.è um direitop sacro-santo delçes ter a mulher pelada e aí de nós se reclamarmos: somos as gordas,peludas,invesojas…e depois esses sujeito falam de censura…tá legal! O que mais me enoja e ver esses sujeito falando com ar de “doutor” esse bando de m* em relação á nossa exploração sexual.

    Por essa e mais outras é que sou contra esse “feminismo boa gente” que tenta dialogar com esses caras.Não mrecem ser ouvido,merecem ser combatidos sem dó nem piedade.Esses caras pocou se f* para o que pensamos,sentimos ou pior,a consequências que sofremos por causa desse “mercado masculino” que esses &%$#@ defendem!!

    Yumi

    dezembro 5 2015 Responder

    Engraçado vc falar de errado e certo quando afirma que as armaduras variam de acordo com a classe.
    Bem, partindo desse raciocínio, posso te perguntar por qual razão os monges e magos tem que usar mantos e AS monges e magas tem que mostrar os peitos? Não são as mesmas classes? Então qual a diferença?
    Tudo bem não usar armadura em Dungeons and Dragons, mas e os peitos, pq estão à mostra? Se são monges, não deveriam exaltar o corpo.

    Se o guerreiro que precisa de mobilidade precisa de pouca armadura pq os guerreiros homens continuam se cobrindo e as mulheres não? Esquisito e muito fraco o seu argumento. Se a intenção é a agilidade, não há necessidade alguma de ser ágil com a bunda de fora enquanto os homens teoricamente apresentam no jogo a mesma agilidade.

    Se a maioria do público é masculino, é pq na visão maxista as mulheres não devem se interessar por isso. Devem ficar em casa lavando a louça enquando o bofe está jogando o joguinho de macho alfa dele. Afinal, mulher não entende de força não é mesmo? Engraçado que fisiologicamente a mulher aguenta mais a dor do que o homem. Basta vcs pegarem uma gripe pra começarem a chamar Jesus Cristo.

Edson

julho 26 2013 Responder

Outra coisa que quero ressaltar. Não é porquê jogo jogos onde as mulheres são retratadas dessa forma, com armaduras sensuais e trajes mínimos que considero as mulheres objetos sexuais ou qualquer coisa do tipo. Temos de saber separar as coisas. Uma vez que a autora do post diz que isso torna as mulheres objetos de consumo masculino, logo, homens musculosos e sem camisa nesses mesmo jogos tornam-se objetos de consumo feminino. Posso citar alguns jogos e com um pouco mais de pesquisa outros, onde existem esses homens em batalha com pouquíssima vestimenta, vide Kratos.

Sim, não faz sentido.
Entretenimento.
Diversão.

Divirta-se! =)

Leandro

julho 5 2013 Responder

Simples, avatares femininos prezam mais pela velocidade, e armaduras pesadas fazem com que percam pontos de evasão. Possuem menos defesa, mas esquivam melhor dos ataques.

    Robson Fernando de Souza

    julho 5 2013 Responder

    E isso justifica armaduras “sexies”, feitas de forma que as personagens mulheres pareçam “mais gostosas”?

      Leandro

      julho 8 2013 Responder

      Claro, em um duelo qualquer vantagem pode ser explorada. E em muitos jogos as personagens femininas possuem a habilidade CHARM, que serve pra literalmente “encantar” tanto players normais quanto monstros. Relaxa, baixa um joguinho e vai curtir um pouco a vida, vc anda muito tenso.

        Robson Fernando de Souza

        julho 9 2013 Responder

        Personagens homens têm essa habilidade pra encantar monstros ginoides (com aparência de mulheres) e player mulheres? Se não, por quê?

          Leandro

          julho 9 2013

          Bom, não sou um expert, mas pelo que eu sei personagens homens geralmente são Cavaleiros, Samurais, ou qualquer outra classe que “predominantemente” sempre foram homens. Claro, nada impede que hajam personagens femininas dessas classes, mas geralmente o balanceamento do jogo faz com que não possuam os mesmos atributos. Da mesma forma que masculinos são melhores tankers e damage dealers, femininas são melhores invocadoras ou magas. Depende do jogo. No jogo Shaiya Online, por exemplo, tanto homens quanto mulheres começam com as mesmas peças minúsculas, e ambos possuem armaduras pequenas ou que cobrem todo o corpo. Enfim, se todas as classes e todas as raças e todos os sexos tivessem os mesmos atributos em um jogo, não teria graça, e não precisaria ter essa diversidade de personagens.

Edson

julho 4 2013 Responder

Qualquer produto de entretenimento, tem um público alvo. Os filmes épicos que se levam a sério, traduzem a realidade quase fielmente e sim, tem homens com seus peitorais e músculos à mostra. Vide Tróia, Gladiador, Spartacus… Jogos, são em sua maioria, direcionado ao público masculino, que é maioria esmagadora nesse ramo, pois as mulheres que gostam de jogos, são minoria. Sendo assim, a maioria dos produtos contém conteúdo sensual ou violento. E vou repetir, é entretenimento, passatempo, não é para ser levado a sério. Não tem porquê ser fiel à realidade. Não creio que seja assunto para tanta polêmica.

    Dyn

    julho 4 2013 Responder

    Guilherme e Edson falaram tudo. Concordo totalmente.

Guilherme

julho 4 2013 Responder

Porque os games são voltados para o seu maior publico homens. por esse motivo também temos mais jogos de guerra sangrentos do que jogos “bonitinhos”. além disso o que você sugere, CENSURA para proibir as poucas roupas nas personagens? Um criador de jogo não tem o DIREITO de colocar a roupa que quer no jogo que ele criou?

Jones

julho 3 2013 Responder

Robson sua resposta foi fenomenal.

Edson

julho 3 2013 Responder

Realmente, não faz sentido, por esse motivo, são parte integrantes de obras de ficção.

    Robson Fernando de Souza

    julho 3 2013 Responder

    Então me diga por que os homens das ficções épicas, com poucas exceções, também não costumam usar armaduras mostrando o peitoral, o abdomen de tanquinho e as coxas musculosas.

      ~epix

      julho 3 2013 Responder

      Por que a indústria de games é, infelizmente, formada por uma maioria imensa de gordos punheteiros :P

      Edson

      julho 4 2013 Responder

      Qualquer produto de entretenimento, tem um público alvo. Os filmes épicos que se levam a sério, traduzem a realidade quase fielmente e sim, tem homens com seus peitorais e músculos à mostra. Vide Tróia, Gladiador, Spartacus… Jogos, são em sua maioria, direcionado ao público masculino, que é maioria esmagadora nesse ramo, pois as mulheres que gostam de jogos, são minoria. Sendo assim, a maioria dos produtos contém conteúdo sensual ou violento. E vou repetir, é entretenimento, passatempo, não é para ser levado a sério. Não tem porquê ser fiel à realidade. Não creio que seja assunto para tanta polêmica.

        Robson Fernando de Souza

        julho 4 2013 Responder

        Você sabe por que as muheres são minoria nesse ramo, que investe tanto no machsimo?

          Edson

          julho 18 2013

          E você sabe porquê os homens são minoria nas novelas e programas de culinária, que investem tanto no público feminino?

          Eu digo que a indústria de games investe não no machismo, mas em um público alvo, que historicamente inclui homens e recentemente algumas belas moças resolveram aderir (pra nossa felicidade) os games como hobby.

          É entretenimento e todo entretenimento tem seu público. Não há como desmerecer um ou outro.

          Robson Fernando de Souza

          julho 18 2013

          E você sabe por que o público-alvo escolhido desses games são homens, e homens machistas?

          Edson

          julho 22 2013

          E porquê a G Magazine tem como público os gays ou mulheres?

          Sobre sua pergunta dos games, o público alvo dos games citados não são homens machistas, são apenas homens. O machista é por sua conta.

          Robson Fernando de Souza

          julho 23 2013

          E você compara uma revista de homens pelados com jogos de computador?

          Edson

          julho 23 2013

          A questão Robson é que tudo isso é entretenimento. Tem um público específico e mesmo com essa característica, você os questiona. Comparei justamente revista de homem pelado com jogos eletrônicos para mostrar que todo tipo de entretenimento tem um público alvo. Não existem apenas jogos eletrônicos violentos. Existem jogos onde você pode cantar, dançar, simular a vida, simular ser um piloto de avião, simular ser qualquer tipo de atleta de futebol, basquete, tênis, golf, baseball, simular ser uma estrela do rock… Existem jogos para todos os gostos e pessoas ou para quase todos. Mas você decidiu pegar no pé de um gênero em específico. Não faz sentido. Não gosta não joga. É simples. Da mesma forma que não gosto de ver homem pelado, não compro revista de homem pelado. não gosto de novela ou programa de culinária ou programa de fofocas, não assisto. Mas não é por esse motivo que vou criticar quem assiste e quem gosta. Não é machismo. Simplesmente é um produto direcionado à determinado público. Acredite, tem muita mulher que joga e não está nem aí para esses detalhes, simplesmente porquê ela está jogando, não para adquirir conhecimento nem experiência moral, está ali apenas para se divertir. Tudo de bom pra você.

          Robson Fernando de Souza

          julho 23 2013

          Lhe recomendo que leia sobre papéis de gênero – livros de sociologia pra ensino médio costumam trazer esse assunto introduzido. Vai entender por que a queixa sobre por que as empresas de games excluírem mulheres do seu público-alvo.

          Edson

          julho 24 2013

          Robson, não é preciso ler livro de sociologia nenhum para perceber que você não entende nada de entretenimento. Eu citei para você vários gêneros e tipos de jogos. A indústria não exclui as mulheres do seu público alvo. Existem outros tipos de games que não os violentos. Existem jogos de animais fofinhos, de decoração de casas ou ambientes e de vários outros tipos. As mulheres em sua maioria não se interessam pelo estilo ação e aventura. Não é a indústria que exclui, são elas mesmas que não gostam. As que gostam jogam. Não existem apenas jogos de ação e aventura. Existem inúmeros outros tipos. E isso nada tem a ver com papéis de gênero. Tem a ver com a escolha e gosto de cada um. Eu mesmo adoro The Sims e ele nada tem de violento ou sensual. Repito, existem jogos para todos os tipos e gostos, cada um escolhe o que jogar. Se cada um escolhe o que jogar, porquê você insiste em dizer que a indústria de games excluem as mulheres? Entre em qualquer seção de games de qualquer loja virtual. Verá inúmeros títulos de todos os tipos. E em nenhuma estará separada por JOGOS PARA MULHERES / JOGOS PARA HOMENS. É tudo para todos. Independente do gosto, sempre haverá um jogo que lhe agrade. Agora se você não gosta de jogos eletrônicos e critica, aí o problema é com você. Pois critica um assunto que desconhece. Faça o seguinte, já que se interessa tanto pelo assunto. Faça uma pesquisa informal com suas amigas ou até parentes. Pergunte-as se gostam de jogos eletrônicos, se gostarem, pergunte de qual estilo elas mais gostam.

          Robson Fernando de Souza

          julho 24 2013

          E você mostra que não entende sobre papéis de gênero. Só digo isso e reitero minha recomendação sobre ler sobre esse assunto em algum livro de Sociologia.

          Edson

          julho 25 2013

          Triste Robson. Muito triste. Os “papéis de gênero” não tem nada a ver com o assunto em questão. A questão é preferência por games. Não são todos os games que se expressam da forma descrita no post. São alguns. Existem vários tipos de games e mesmo assim você culpa a indústria pela “exclusão feminina” e machismo nos jogos eletrônicos. Você está com a mente fechada. Triste.

          Robson Fernando de Souza

          julho 25 2013

          Você não aceita ler o que eu recomendo, preferindo manter a opinião atual sem conhecer o que as mulheres (num ponto de vista estatisticamente relevante) pensam sobre isso, e eu que sou mente fechada?

          Edson

          julho 26 2013

          Robson, como eu disse na primeira citação sobre o post: Isso é entretenimento, não precisa fazer sentido. É para passar o tempo e não para mudar a nossa vida.
          Onde está o estudo que aponta de forma estatisticamente relevante que as mulheres desaprovam a indústria de games por não terem jogos direcionados à elas. Se você me mostrar isso e não apenas um estudo de sociologia sobre “papéis de gênero” aí retiro o que eu disse sobre você ter a mente fechada.
          Enumerei vários tipos de jogos à todos os públicos e idades. E mesmo assim você insiste em dizer que as mulheres são excluídas do público alvo. Eu digo que não são, pois cada jogo é direcionado à um tipo de gosto. Quanto aos trajes minúsculos, são alguns jogos que apresentam essa característica, porém com alguma relevância dentro do jogo, para deixar a personagem mais ágil e obter vantagem sobre o adversário. Mas não generalize como fez o criador do post.
          Reforço: Sim, não faz sentido as mulheres usarem armaduras sensuais em campo de batalha ou em missões que envolvem perigo. Mas reforço também o fato de que é entretenimento, diversão, passatempo e não tem obrigação nenhuma em ser realista.

    Jones

    julho 3 2013 Responder

    Resposta fantástica!

      Jones

      julho 3 2013 Responder

      Cont…a resposta do Edison( fantástica)

        Yume

        maio 8 2014 Responder

        brilhantemente ignorante,arrogante,machista.Me digam se existem jogos com homens pelados para atrair mercado feminino.Me digam como são os jogos para o publico feminino.E justificam essa desigualdade absurda como algo explicável através da “lógica de mercado”.Tem mercado para o LULU e o que mais teve foi homen dando faniquito.Quando são vcs o alvo da objetificação num instante algo é feito para remediar,; no nosso caso nãotemos que entender as “lógicas de mercado” e outras m* afins!

      Yumi

      dezembro 5 2015 Responder

      [Trecho ofensivo apagado. RFS] Guerreiros na história eram em maioria homens pq as mulheres eram consideradas apenas máquinas de fazer sexo e filhos. Não tinham direito a porra nenhuma. Então sinto muito se vcs se baseiam nessa falácia pra defender uma visão sexista dessas usando esse argumento. Não são alguns jogos que trazem trajes minúsculos em personagens femininos, são a MAIORIA. Pra ser ágil não precisa mostrar as tetas nem enfiar calcinha no cu. Ou vc se esquece que os corredores das Olimpíadas não competem pelados? Deveriam, segundo o seu raciocínio.

      Quem falou que os jogos não são realistas? São sim. Eles mostram claramente a mente que os homens tem sobre as mulheres: uma bunda e dois peitos pulando feito bexiga cheia d’água a cada passo que a personagem dá.

      Quer dizer que os jogos do nosso interesse são sobre decoração, arrumação de casa e animais? [Trecho ofensivo apagado. RFS]

      Não tem classificação de jogos para mulheres ou homens pq está explícito que são para homens que ao invés de entrarem no XVídeos pra ver putaria preferem ver isso num jogo já q não tem no mundo real.
      Todas as minhas amigas gostam de jogos eletronicos e todas elas preferem jogos de ação e aventura, e ODEIAM quando a personagem feminina se resume a peito e bunda.
      Na grande maioria dos jogos, independente do gênero, as mulheres são retratadas como um pedaço de carne. Então não vem com essa!
      Se a intenção é agilidade, pq os personagens masculinos ágeis não estão com a cueca enfiada no cu e o pinto sendo tampado por um retalho? Me poupe. Finge que não vê pq só mostra que é mais um hipócrita gostando do que está acontecendo a muito tempo.

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo