17

jul13

Por que será que…

pq-sera

Atualizado em 21/07/13

Por que será que:
– Aqueles conteúdos que se autointitulam como “A verdade (sobre…)” costumam ser os menos confiáveis e os mais tendentes à mentira ou à meia verdade?
– Muitos dos partidos com nomes que os fazem parecer de esquerda são de direita?
– Países que se declaram “República Popular” ou “República Democrática” estão entre os mais ditatoriais e autocráticos?
– Grande parte das pessoas que se dizem “de esquerda” possuem no mínimo um tipo de preconceito que as equipara aos mais cavernosos reaças, como machismo, especismo, homofobia, transfobia, xenofobia, ódio contra pobres, intolerância religiosa (incluídos ateus que discriminam religiosos e vice-versa), racismo, capacitismo etc.? Em outras palavras, por que tantas pessoas que se dizem “de esquerda” mantêm crenças da mais obscura direita retrógrada?
– Pessoas que dizem defender a igualdade entre “todos” – incluindo muitas mulheres, algumas delas feministas – usam “o homem” como sinônimo de ser humano, sem qualquer senso crítico sobre isso?
– Algumas correntes políticas que se dizem “liberais” ou “libertárias” defendem um sistema que no final das contas resulta em formas hediondas de servidão e opressão?
– Muitas pessoas que dizem defender “a liberdade” só defendem a liberdade dos grandes empresários, não falando um “ah” sobre as cotidianamente negadas liberdades dxs pobres, das mulheres (cis e trans), dxs negrxs, das pessoas trans*, das minorias religiosas e irreligiosas etc.? Em outras palavras, por que “a liberdade” para essas pessoas só é uma liberdade econômica que poucos têm condições de usufruir, nunca liberdades sociais e políticas?
– Tantas pessoas combatem preconceito com preconceito?
– Muitos que dizem criticar os aspectos negativos e abusivos das religiões organizadas estão nada mais do que secularizando, em vez de lutando contra, as opressões religiosas?
– Certos vlogueiros falam de certos assuntos que, no entanto, se negam a discutir?

imagrs

3 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Fernando Cônsolo Fontenla

julho 21 2013 Responder

O idadismo também é um preconceito. Não acho legal depreciar alguém por ter uma idade e se comportar, no seu ponto de vista, como alguém mais jovem. Fazer isso deixa implícito que você acredita que adolescentes, via de regra, se comportam mal.

    Robson Fernando de Souza

    julho 21 2013 Responder

    Editei aqui, removendo a pergunta que você menciona.

Jones

julho 17 2013 Responder

Para responder todas essas questões, repito o que já disse: “Esquerda, direita, democrácia, ditadura, religião institucional, partidos políticos, etc…são “pilastras” de uma mesma arquitetura. Enfim, são formas de controle dos números e valores, seja eles financeiros, energéticos ou sociais.

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo