14

set13

60 pérolas de páginas de direita no Facebook: o ódio e a ignorância como ideologias
Ódio: o lema de grande parte da direita conservadora brasileira, senão dela inteira.

Ódio: o lema de grande parte da direita conservadora brasileira, senão dela inteira.

Leia aqui todos os posts da série de pérolas de páginas de direita do Facebook

TW (aviso): Algumas pérolas contêm apelo à culpa contra a mulher que aborta, heterossexismo, racismo velado, machismo e misoginia, negação de múltiplas opressões, apologia à ditadura militar e ódio contra ateus.

Aviso: leia imprescindivelmente as regras de comentários do blog antes de comentar este post. Não vou poupar quem vier despejar ódio, grosseria, hostilidade e preconceito (mesmo com o disfarce de discordância) por aqui – comentários do tipo serão apagados e lamentações de quem teve comentários deletados serão ignoradas.

Atualizado em 15/09/2013. Originalmente tinha 25 pérolas, número aumentado para 60. O endereço do post continua mencionando “25 pérolas” para o link de todas as divulgações feitas até o momento não quebrar.

Nessa semana eu visitei diversas páginas brasileiras de direita conservadora do Facebook. Uma das minhas intenções era ver o que o conservadorismo brasileiro tem a oferecer de ideias e propostas de sociedade para os brasileiros em geral. Mas não achei nada que lembrasse uma vontade de promover justiça, promover o bem.

Tudo o que eu achei foi ódio. Ódio contra tudo aquilo por que a esquerda libertária luta, e também por quem é ou era militantemente de esquerda. Ódio contra a luta LGBT, contra o respeito às diferenças, contra quem luta pela igualdade, contra o ambientalismo, contra o feminismo, contra os Direitos Humanos, contra o socialismo e o comunismo (contra estes o ódio ultrapassa todos os limites de irracionalidade e fanatismo), contra a luta dos ateus por visibilidade e respeito, contra a onda nacional de protestos de junho, contra o pouquinho que existe de Estado de bem-estar social no Brasil, contra a distribuição de renda, contra a diversidade etnocultural e religiosa… contra tudo e todos que tenham como ideais a justiça, a igualdade, o progresso ético-moral, o chamado desenvolvimento social, o respeito e a paz. Só não achei ódio racial porque hoje racismo é crime no Brasil, ainda que tenha encontrado uma absurda imagem racista contra a diversidade etnocultural – que não divulguei aqui por precaução.

Mesmo políticos e partidos que abandonaram a esquerda e aderiram a um pragmatismo misto de politicamente liberal (pelo menos no que tange à privatização de bens públicos) e moralmente conservador – aliás, mesmo partidos que hoje são largamente reconhecidos como de direita – foram fulminados.

Não faltaram alianças com grupos e indivíduos fascistas, antidemocratas, ultramisóginos, fundamentalistas religiosos e homofóbicos. Outras coisas que não faltaram foram as falácias, em especial do espantalho, ad hominemnon sequitur e distorções de fato, revelando-se uma impressionante ignorância histórica e política sobre regimes ditatoriais, a natureza e os objetivos das ideologias de esquerda, a existência de corrupção em partidos e governos/regimes de direita e centro-direita (inclusos os governos de FHC em Brasília e de José Serra em São Paulo), os ideais que movem movimentos como o feminista e o LGBT, as causas da existência da pobreza, entre tantas outras coisas.

Não achei motivos ali por que eu deveria me tornar um conservador. Só achei ódio, raiva, rancor, fanatismo, mentiras, falácias, preconceito e ignorância. Cheguei perto de sentir mal estar e tontura diante de tanto ódio. Me perguntei como as pessoas que curtem ou mantêm tais páginas vivem bem de saúde física e mental – se ao menos vivem com a saúde íntegra – tendo o ódio como princípio moral.

Como frutos colhidos dessa fuçada em fanpages de direita, catei 60 imagens que são verdadeiras pérolas. Foram escolhidas por serem falaciosas, refletoras de ignorância sócio-político-histórica ou simplesmente absurdas demais. Cada uma leva os devidos comentários e teve sua origem ocultada de modo a não divulgar as páginas que eu visitei.

Felizmente tal ideário tende a se tornar cada vez menos difundido e mais repudiado. A sociedade brasileira está começando a entender que defender a conservação da ordem injusta existente é algo absurdo e o ódio não leva a nada.

Veja as 60 imagens abaixo, clicando em cada uma para vê-la em tamanho completo. Nota: Consulte o guia de falácias da Wikipédia para entender expressões como “falácia do espantalho”, “non sequitur” e “inversão do acidente”.

 

perola-antiaborto

A direita jura que embriões que sequer desenvolveram um cérebro e sistema nervoso central são capazes de pensar e manifestar desejos e intuições. Usa de falácias do espantalho (como a de que o feminismo defenderia que seria normal ou mesmo mandatório abortar fetos desenvolvidos ou mesmo próximos de nascer por qualquer motivo banal) e chantagem emocional para convencer as pessoas de que uma mórula (embrião que ainda tem o formato de um cacho de células-tronco) tem mais dignidade e direitos que, presumivelmente, uma criança já nascida que cresce numa favela. E obviamente a mulher que figura na imagem é branca – fora das imagens que negam as formas veladas de racismo e as políticas afirmativas raciais, são raríssimas as pessoas negras ou indígenas nas imagens panfletárias da direita.

 

perola-anarquismo-de-extrema-direita

Na cabeça de certas pessoas, a única coisa que difere esquerda e direita é o número e o peso das competências do Estado, não tendo a direita nada a ver com conservação de valores morais estagnados, ego-individualismo, naturalização das desigualdades, propriedade privada, crença numa “natureza humana” egoísta e violenta, antiprogressismo, entre tantos outros aspectos ideológicos. O absurdo da distorção do espectro ideológico é tamanho que o anarquismo, ferrenho defensor da igualdade; da liberdade ética e responsável; da soberania popular absoluta e da extinção da propriedade privada, do capitalismo e do Estado (que, segundo já dizia Max Weber, precisa do uso da violência para existir), foi considerado de extrema-direita.

 

perola-apologia

Não importa para conservadores que Salvador Allende tivesse sido aclamado pelo povo chileno pelo voto e um defensor do zelo da igualdade entre todos os indivíduos da sociedade pela lei. O que mais importa é que Allende era “socialista, logo um potencial ditador sanguinário e totalitário”.

 

perola-a-uma-mulher

Machismo, androcentrismo e homofobia são normas no conservadorismo. Tanto que a imagem acima é direcionada especificamente para homens cis heterossexuais e revela o que é o “amor/casamento tradicional” tão defendido na direita: uma relação de troca em que a mulher é uma mera máquina que troca moedas por produtos e serviços e o homem é o seu cliente e patrão ao mesmo tempo. Além disso, vale também cultuar gente que incita o ódio contra minorias e tem como objetivo a destruição dos direitos destas.

 

perola-a-verdade-doi

Revolta contra as injustiças da ordem social não pode, é “crime” e “vandalismo”, mas preconceito, intolerância e cerceamento dos direitos alheios, incluído o de amar, pode.

 

perola-bolsonazi-pena-de-morte

Ignorância social e política são indispensáveis para se acreditar em Jair Bolsonaro. Essas duas coisas são patentes quando se acredita piamente, por exemplo, que matar condenados vai inibir ou acabar com o crime, desconhecendo claramente que sempre novos criminosos hediondos vão surgir de uma ordem social desigual e cultuadora da violência e da competição e que nenhuma sociedade dotada de pena de morte conseguiu eliminar o crime pelo medo e pela execução de criminosos. Importa-lhes apenas que os crimes sejam vingados, nunca que tenham sua raiz cortada. É como defender que as chuvas vão deixar de cair nos vidros dos carros graças aos parabrisas.

 

perola-calunia-difamacao

Difamar e caluniar homossexuais, considerando-os inferiores, risíveis e indignos de direitos, pode. Denunciar publicamente a difamação e a calúnia contra eles, não. “É crime”.

 

perola-cotas

Non sequitur patente: por causa de três homens que vive(ra)m em três séculos diferentes, não existe nenhuma dinâmica social racista que inibe e impede que milhões de pessoas negras (incluídas também mulheres e pessoas transgêneras) alcancem altos cargos de poder no Brasil ou sequer se formem em Direito.

 

perola-esquerda-x-direita-2

Não basta confeccionar espantalhos ridículos da esquerda, também é de lei fazer espantalhos heroicos da direita. Completa ignorância sobre os princípios políticos e morais de ambas as metades do espectro político, um reductio ad absurdum extremamente maniqueísta. O ódio é pai da falácia, e a ignorância é sua mãe.

 

perola-esquerdices

No conservadorismo a esquerda é tão demoníaca que virou xingamento. Esquerdistas são feios, chatos, bobos e caras de mamão.

 

perola-estatuto

Na geração de quem fez essa imagem é que era bom demais. Crianças e adolescentes não tinham direitos e eram submissos à violência e ao autoritarismo dos adultos.

 

perola-eu-sou-reacionario

O reacionário acima defende a liberdade compartilhando imagens que defendem o fim de N liberdades. Aliás, sequer defende alguma coisa descrita na imagem (“trabalho e estudo como caminho”, “menos intervenção estatal”, “liberdade religiosa” etc.) fora seu próprio ódio contra as mudanças sociais. Entendedores entenderão.

 

perola-feliciano-x-wyllys

Defensores de Marco Feliciano: usam falácia de apelo à multidão e esquecem que Feliciano ofendeu milhões de mulheres, negros, afrorreligiosos, homossexuais, pagãos e católicos.

 

perola-feminismo

O espantalho que fazem do feminismo é melado de sangue. Dizem que o feminismo prega “ódio e misandria” ao mesmo tempo em que incitam o ódio contra feministas. Qualquer semelhança com as charges misóginas contra as suffragettes (defensoras do direito feminino ao voto que militaram nos séculos 19 e 20) não é mera coincidência.

 

perola-humanofobia

Porque ser um humano é motivo de preconceito, discriminação e crimes de ódio. Opressões de gênero, de raça, de orientação sexual, de (ir)religião, de idade etc. non eczistem, e ser um crime de ódio não deveria ser considerado agravante de crimes contra a vida e a integridade físico-psicológica. Assim acreditam os homofóbicos e machistas.

 

perola-intervencao-militar

Contra uma “ameaça” imaginária, supressão da democracia já! O nazi-fascismo idealizador de “inimigos nacionais” mandou lembranças.

 

perola-levante-se

PSDB, PMDB, PR E PSD COMUNISTAS!!!!111!onze!11um!!!1 Extrema-direita: sentir medo ou rir?

 

perola-maconha

Fumar maconha não! Beber até cair e agredir e matar pessoas bêbado sim!

 

perola-partidos-sociais

Certas pessoas delirariam se fosse criado o Partido Antissocial Antipopular Antitrabalhista Brasileiro.

 

perola-preta-gil

 Para depreciar quem defende justiça e igualdade, vale fazer comparações esdrúxulas, machistas e criminosamente difamatórias entre um inimigo dos Direitos Humanos e uma cantora defensora dos mesmos. Aviso: Caso Preta Gil queira processar o autor dessa imagem por difamação, sinta-se à vontade – fonte da imagem. Sinta-se à vontade também, Preta, de requisitar que o Consciencia.blog.br apague a imagem acima caso ache melhor.

 

perola-quer-mudar-o-brasil

Pessoas que desejam conservar a ordem das coisas e impedir mudanças falam em “mudar” o Brasil e listam coisas que não fazem nada para defender fora expelir ódio verbal contra a esquerda e os partidos ex-esquerdistas.

 

perola-revolucionario-x-reacionario

Divulgar o que a esquerda realmente pensa é “doutrinação ideológica”. Divulgar espantalhos da esquerda e divinizar a direita e seus valores não é. Coerência faz falta por aqui.

 

perola-serra-x-haddad

Certos militantes de direita têm crenças que deixariam crianças pequenas envergonhadas.

 

perola-sexo-que-precisa-de-protecao

Porque os homicídios, suicídios e atropelamentos de homens são causados pela opressão “femista”, “misândrica” e “ginocêntrica” promovida pelas mulheres. Mulheres “femistas” matam ou atropelam homens e induzem homens ao suicídio a cada minuto – dá para levar isso a sério? E a proposta aqui é proteger o homem… dele mesmo?

 

perola-socialismo-x-capitalismo

Capitalismo, onde filas de pães esperam por você. Exceto se você fizer parte dos bilhões de seres humanos que não têm condição de comprar filas de pães na padaria graças à desigualdade promovida pelo capitalismo.

 

perola-10-mandamentos

A direita insiste, mais do que qualquer outra coisa, que o socialismo histórico, aquele que ascendeu e decaiu no século 20, é “comunismo”. Nada mais comum na direita do que desconhecer o verdadeiro conceito de comunismo – um sistema político em que não existem mais classes e, dependendo da vertente do comunismo (existem várias vertentes de ideologia comunista, a saber, como o comunismo marxista – precedido por um governo socialista, que por sua vez pode ser baseado em um de uma variedade de sistemas políticos possíveis – e o anarco-comunismo), nem Estado.

 

perola-31-de-marco

Salve o dia em que os militares usaram uma ameaça imaginária como pretexto para derrubar um governo eleito e instaurar censura, repressão, tortura e cerceamento de direitos civis, políticos e humanos!

É muito engraçado ver pessoas que se opõem ferrenhamente a regimes baseados em tortura, censura, repressão e cerceamento de direitos defendendo um regime baseado em tortura, censura, repressão e cerceamento de direitos.

 

perola-alicerce

Para as crianças, aulas de ódio, ignorância e preconceito. Não duvido nada que tal imagem foi feita para doutriná-las à homofobia, porque literalmente nem crianças pequenas “pensam” de forma tão ridícula sobre casais e famílias. E fica claro também que, para essa gente, a união de duas pessoas que se gostam não é um fim em si mesmo, mas sim apenas um meio para o fim de fazer crianças nascerem, mesmo que lhes faltem condições sociais e psicofamiliares para viverem dignamente.

 

perola-ateismo

Conservadorismo, fanatismo religioso e preconceito contra ateus têm tudo a ver. O ateísmo é divulgado como algo “perigoso”, quando milhões de ateus vivem em retidão ética e fazendo o bem ao próximo mais do que muitos religiosos por aí. Sabem como é, as igrejas, muitas delas diretamente interessadas em manter o povo sob o véu de ignorância do conservadorismo e da intolerância, não querem perder seus “clientes”, aliás, fiéis.

 

perola-bandeira-imperial-brasileira

Uma galerinha da pesada quer aprontar muita confusão, mandando as forças armadas realizarem um golpe de Estado para instaurar uma monarquia – e, se brincar, colocar o herdeiro número 1 da antiga família real no poder. Tudo para combater uma ameaça inexistente: um “comunismo” monstruoso que só falta comer carne de criancinhas. Tem gente aqui cuja cabeça nunca saiu de meados do século 19.

 

perola-bolsa-crack

Não basta propagar ódio e preconceito, a ordem na direita também é propagar boatos. A tal da “bolsa crack” na verdade se chama Cartão Recomeço e é um projeto de destinação de auxílio financeiro para o tratamento de dependentes químicos internados em clínicas terapêuticas. Nem o dependente nem sua família podem sacar esse dinheiro, uma vez que ele é destinado apenas à clínica. Há mais detalhes num FAQ no site do Governo de São Paulo. Detalhe: quem implementou o Cartão Recomeço foi o governador paulista Geraldo Alckmin, do PSDB (partido de direita que não é reconhecido como tal por conservadores extremistas), e o governo federal nada tem a ver com isso.

 

perola-cabo-de-forca

Porque para a direita não importa partidos nem o povo. Importa sim entidades como as forças armadas, as igrejas, as polícias mais violentas, a antiga família imperial e os indivíduos caçadores de direitos alheios. Todos defensores da mais transparente e popular democracia e da mais sublime liberdade, só que ao contrário.

 

perola-che-gayvara

Para certas pessoas, feminilizar e chamar de gay é uma forma de ofender. Afinal, ser mulher e/ou homossexual “oh, é algo terrível!”. Misoginia e homofobia andam de mãos dadas com o antiesquerdismo fanático.

 

perola-comedia-de-jean-wyllys

Comédia é ver a direita pagando o mico de colocar na boca de Jean Wyllys – e, por tabela, da militância LGBT em geral – falsas declarações que nunca foram demandas da população homossexual, bissexual e trans*.

 

perola-comunismo-burros

Por “burro” se entenda aqui “desinteligente”, “ignorante” e “estúpido”. Na falta de capacidade de debater racionalmente, a saída é xingar.

 

perola-contrario-de-machismo

Porque ser contra a defesa da igualdade de gênero e do respeito incondicional às mulheres não é ser machista, segundo “pensam” alguns.

 

perola-costureira-meiosdeproducao

Palavra de quem não entendeu Marx e/ou só leu (?) frases dele isoladas e fora de contexto. Marx nunca negou a existência de pessoas situadas fora da dicotomia burgueses x proletários. Quem ler (e entender) o Manifesto Comunista vai saber disso. E mais: nada impede que essa costureira seja não dona da máquina e autônoma, mas sim empregada de uma empresa fabricante de roupas ou trabalhe em casa a serviço de um/a patrão/oa que lhe paga o salário.

 

perola-crime-organizado

É direitista e distorce as palavras de quem luta pela justiça social. Ta serto.

 

perola-desenhos

Ou seja, por causa de uma pequena amostra de desenhos feitos para crianças e adolescentes, a imagem da mulher não é explorada e sexualizada em nenhum lugar no Brasil nem no mundo. Em outras palavras, a existência de personagens femininas não sexualizadas e não submissas em desenhos como Sailor Moon, X-Men Evolution e Dragon Ball Z implica a inexistência de comerciais de cerveja que tratam a mulher como objeto sexual masculino. Genial essa falácia non sequitur, para dizer o contrário.

 

perola-dilmanaosancione

Dilma, vete já o projeto de lei (que felizmente ela sancionou integralmente, convertendo-o na Lei 12.845/2013) que determina o tratamento obrigatório e integral de mulheres vítimas de violência sexual! Não vê que essas mulheres são inquestionavelmente inferiores a embriões de uma semana que não têm nenhuma senciência e, se nascerem, terão enorme probabilidade de viver sob rejeição e desamor e sem condições psicossociais de criação e não serão mais dignos de nenhuma solidariedade nossa?

 

perola-estado-sem-religiao

Porque o Estado laico é feito para perseguir todas as religiões, nunca para garantir direitos iguais a todas as pessoas religiosas e irreligiosas, e o regime nazista não perseguia ateus e era a favor da educação laica. A ignorância ultraconservadora não tem limites.

 

perola-femen

Porque as Marchas das Vadias são lideradas pelo Femen, um grupo de mulheres sexistas (tanto no sentido contramachista, ao defender uma “superioridade feminina”, como no machista, ao apoiar a ditadura do padrão de beleza) e reacionárias que detestam os grupos realmente feministas. Invenção de fatos, a gente vê por aqui.

 

perola-hitler-socialista

A direita consegue a façanha de teorizar que um anticomunista e antimarxista era socialista usando como “prova” uma citação tirada do contexto. Vamos ver o que a Wikipedia em inglês (muito mais provida de referências confiáveis que a em português) tem a dizer:

Hitler’s own views on economics, beyond his belief that the economy was of secondary importance, are a matter of debate. On the one hand, he proclaimed in one of his speeches that “we are socialists, we are enemies of today’s capitalistic economic system”,[Hitler’s speech on May 1, 1927. Cited in Toland, J. (1976) Adolf Hitler Garden City, N.Y. : Doubleday Speech. May 1, 1927. p. 224] but he was clear to point out that his interpretation of socialism “has nothing to do with Marxian Socialism,” saying that “Marxism is anti-property; true Socialism is not.”[Francis Ludwig Carsten, The Rise of Fascism, University of California Press, 1982, p. 137. Hitler quote from Sunday Express.] At a later time, Hitler said: “Socialism! That is an unfortunate word altogether… What does socialism really mean? If people have something to eat and their pleasures, then they have their socialism.”[Henry A. Turner, “German Big Business and the Rise of Hitler”, Oxford University Press, 1985. pg 77]

Em outras palavras, o “socialismo” de Hitler em nada tinha a ver com o socialismo idealizado por Karl Marx e Friedrich Engels. Tampouco a única corrente política que se autointitula socialismo é a marxista – existem diversos tipos de socialismo, incluindo o socialismo ricardiano, baseado nas obras do liberal clássico David Ricardo.  Mas disso os conservadores não querem saber: para eles, só existe o socialismo marxista, que é “sanguinário” e “totalitário”, e Hitler era um “socialista marxista sanguinário”.

 

perola-intelectualmente-superiores

Vejam todas as pérolas deste post e reflitam: o que é que significam “superioridade intelectual” e pessoas “intelectualmente superiores” para quem fez essa imagem?

 

perola-matrimonio

Você quer conhecer a fábrica de espantalhos de surrar dos conservadores? Eu também quero. Preciso ir lá comprar o espantalho que fala que “a esquerda diz que todo e qualquer casamento, indistinto de época, cultura, contexto social e ideologia, tem caráter opressor e burguês”.

 

perola-medico

Por causa de alguns hospitais que recusaram tratamento a uma paciente, não existe nada disso de municípios interioranos de diversos estados  estarem carentes de médicos e a “classe médica” brasileira se recusar a atender nessas localidades. Além de uma indústria de espantalhos de surrar, essa galera também tem uma fábrica de falácias non sequitur.

 

perola-mentira-aborto

Nada mais falso, mentiroso e tiro no pé. Esses números não constam em nenhuma página do livreto da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher de 2011. E aliás, olha só o que encontramos na página 27 desse mesmo livreto:

As principais causas da mortalidade materna são a hipertensão arterial, as hemorragias, a infecção puerperal e o aborto, todas evitáveis (BRASIL, 2003).

Não basta pregarem ódio contra minorias e a esquerda, ainda mentem com informações falsas contraditas pela própria fonte alegada. É a mentira chamando as pessoas que defendem o direito da mulher ao aborto de mentirosas.

 

perola-monarquia

Ou seja, se os parlamentares de um único país republicano inflam seus vencimentos, isso é porque a república invariavelmente custa muito mais caro do que qualquer monarquia existente. Por isso, VIVA A MONARQUIA ABSOLUTA!!!1!!1!!11onze!um!1

 

perola-oprime-o-homem

O exemplo máximo de male tears.

– Muitas mulheres que cuidam de crianças trabalham tanto em sua jornada dupla ou tripla, já que seus maridos machistas não querem assumir as tarefas domésticas e familiares junto delas e jogam tudo nas costas delas, que só falta vestirem capas de super-heróis quando vão ao banheiro, porque o esforço delas é de autênticas super-heroínas!

– Isso me oprimiu! Me senti inferiorizado! Maldita sociedade femista e misândrica! Mimimimimi…

 

perola-paises-africanos

Por causa de alguns países africanos que tiveram uma extremamente opressiva história colonial e tiveram governos socialistas autoritários, o capitalismo não é responsável pela exploração passada e presente de nenhum país africano pelas nações euro-americanas, não existe exploração dos mais pobres pelos mais ricos dentro de nenhum país da África, e o capitalismo não está presente em lugar nenhum daquele continente. E claro, não existem multinacionais na África. Esse é o raciocínio (?) conservador.

 

perola-partido-terrorista

Dilma, aquela que diz que “não vai aceitar propaganda (sic) de opções (sic) sexuais”; é aliada com grandes empresários, religiosos fundamentalistas e latifundiários e tem as forças armadas aos seus pés, ainda hoje é chamada de “terrorista” numa maliciosa ou ignorante distorção da história dela como guerrilheira que lutou contra a ditadura militar. Mas não adianta mostrar nada que refute que ela foi “terrorista” e “comunista”, ninguém da direita vai acreditar.

 

perola-plc-3-2013

A expressão “imagens sangrentas de fetos mortos” foi inserida por mim durante a edição da imagem.

Pra evitar uma fantasiosa realidade de fetos de 8 meses de gestação sendo mortos por qualquer motivo, Dilma deve vetar o projeto de lei que obriga a assistência integral a mulheres vítimas de violência sexual! Pra evitar aquilo que nunca vai acontecer, deixe as mulheres vítimas de estupro desassistidas, porque preferimos moralmente embriões sem senciência que tenderão a nascer num mundo que não lhes dará boas vindas a mulheres já crescidas que foram violentadas e já estão sofrendo lancinantemente!

(Felizmente Dilma, num raro momento de sensatez, deu uma banana aos fundamentalistas e sancionou essa lei.)

 

perola-aprovou-o-aborto

Viu uma mulher desesperada vítima de sexo não consentido (ou seja, estupro) procurando por ajuda? Não acredite! Exercite sua misoginia! Deixe a “vadia” sofrer e dar à luz uma criança que vai sofrer ainda mais!

 

perola-pm-sakamoto

Esquece que Sakamoto se referiu à PM como se conhece hoje, herdeira da ideologia da ditadura militar de considerar manifestantes “inimigos da ordem”.

Aí descobre que a Divisão Militar da Guarda Geral de Polícia (essa que foi criada em 1809) nada tinha a ver com a prática atual das PMs brasileiras de reprimir protestos populares com violência graças a uma ideologia de herança ditatorial.

DIREITISTAS
Quem é que tá falando merda agora?

 

perola-profissional-vs-moderninha

Machismo e misoginia para conservar a ordem social. Isso é o que há.

 

perola-pseudo-homofobia

Existe violência conjugal entre alguns casais homossexuais, logo não existem crimes de ódio, depreciações, ridicularizações, inferiorizações, cerceamento de direitos etc. contra homossexuais por homofóbicos defensores da heteronormatividade. Conservadorismo, a maior fonte de falácias non sequitur do Brasil.

 

perola-ser-vadia

“Respeite o meu direito de discriminar mulheres que gostam de fazer sexo, de ser sexualmente ativas e de se vestir como quiserem! Respeite também o meu direito de exigir que a mulher só vista o que EU quero que ela vista e faça sexo comigo só pra EU ter prazer (ai dela se começar a gostar de sexo também)!” – disse o conservador machista.

 

perola-socialismo

“Todo habitante de países com governos socialistas é miserável até que provem o contrário. E se provarem o contrário, eu não vou acreditar e vou continuar dizendo que todo habitante de países com governos socialistas é miserável.” – “pensa” o conservador que tem ódio do socialismo.

 

perola-socialismo-2

Por causa de um único modelo de socialismo (o histórico autoritário do século 2o), não existe nenhuma vertente democrática, nem mesmo eleitoralmente falando, de socialismo. Os espantalhos da direita não são só invenções, mas também réplicas de fantasmas do passado. Repudiam toda e qualquer forma de socialismo tendo como base apenas uma delas – isso tem nome, é chamado de falácia de inversão do acidente.

 

perola-va-a-merda

– Existe um fundo social na grande maioria dos crimes cometidos por adolescentes. Grande parte desse fundo social consiste em problemas como a cultura de violência, o individualismo exacerbado, a desvalorização do valor do respeito à vida humana, a miséria, o ódio de classe fomentado em muitos indivíduos pelo capitalismo e o desmantelamento de famílias por causa da cultura machista.

– Grrrrrr!!!!! Grrrrrr!!!! $#%*&$#!!!! VAI SE @$#*&#$!!!!! Grrrrrrr!!!! #$*%&#$#!!!!!!

imagrs

199 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Aeho

setembro 23 2016 Responder

Diz 60 pérolas das páginas de direita, certo?
Das de esquerda são ao menos 300 pérolas por cada mera página.

JORGE NERI

agosto 30 2016 Responder

Seu Blog é muito bom. Na verdade sei que não são todos direitistas que chegam ao extremos dos posts apresentados por você, mas, em sua maioria são a a expressão do discuso oficial que a direita propaga numa correnteza de ódio e desamor contra outros seres humanos, independente de suas opções sexuais, religiosas, politicas ou filosóficas. Dizer que a esquerda (dentro a qual me coloco) não cometeu erros, seria uma sandice , digna daqueles que veem no nazismo um fenômeno socialista e não uma arquitetura perversa do capital, onde nunca ficou tão explicito todas as formas e métodos de discriminação politica, filosófica e religiosa ( bom saber onde as principais vitimas foram comunistas e judeus) se consolidaram como referencia para Ditaduras Militares, como as que se estabeleceram em nosso continente, como Chile, Argentina e Brasil. Bom ainda que se diga, essas ditaduras de certo, ajudaram até poucas décadas atras, no refugio de dirigentes nazistas.
De novo, nos de esquerda temos que ser críticos a aquelas experiencias que endureceram-se para a dimensão humana da longa batalha por um mundo novo. Penso que nosso diferencial é que não conheço na esquerda (atual) ninguém tão radical que defenda métodos stalinistas que levaram a massacres contra opositores, diferentes de Bolsonaros da vida que explicitante defendem a tortura e ´terror de Estado para impor suas idéias e dizimar opositores.
Seu trabalho irmão, independente do ódio direitista , é esclarecedor e ajuda a abrir as consciências, para que jamais as trevas escureçam a democracia de nossa Pátria. Democracia, que, na contra-mão dos que os inocentes liberais falam, custou o suor, dor e a vida de gerações de comunistas, pois no mundo e em especial na Amarica Latina, ninguém lutou tanto pela democracia ( ao ponto de entregar suas vidas) quanto os comunistas.

Alesandro

junho 20 2016 Responder

Esses memes são simplesmente brutais. Não sei como as pessoas conseguem dar credibilidade a coisas tão superficiais, mentirosas e desonestas.

badenralsem

maio 17 2016 Responder

Combata as falácias da direita, usando falácias da esquerda. Meus parabéns, estam indo no caminho certo. kkkkkkkkkkkkkk

Touhoulicious

fevereiro 2 2016 Responder

>vê os de extrema-direita e seu mimimi
>pega a pipoca
>”VC NÃO CONCORDA CUM A GENTI?!?!?!/1/111 ISQUERDIZTA!!11111″

https://media.giphy.com/media/12scWlqkDOzDKo/giphy.gif

Bira

janeiro 5 2016 Responder

Excelente trabalho

Pasquale Mannarino

dezembro 11 2015 Responder

Ser de direita é ser direito. A esquerda política sempre vai falhar porque todos o esquerdista não pensam em argumentos lógicos para se defender dos ataques de seus detratores. Ninguém que apoie o comunismo ou o socialismo pode ser decente, porque essas pragas acabaram com as nações por onde passaram. Seja honesto: você levaria sua família para morar em Cuba? Deixaria sua família na penúria de uma ilha que tem um ditador sanguinário e mata seu povo de fome? É isso que você realmente quer para o nosso país? Acorda, rapaz. Envelheça o mais rápido possível. A história real, ocular não mente. O Socialismo é falho. Só as nações prosperas adotam a abertura econômica. Seja mais Mises e cada vez menos Marx. Ou melhor, abandone os ideais esquerdistas para sempre. Quando o socialismo vai dar certo? Quando? Eu gostaria de saber. A maior falácia dos esquerdista é que deturparam Marx. Se enxerga, rapaz. Marx é a deturpação em pessoa.

    Robson Fernando de Souza

    dezembro 12 2015 Responder

    Em outras palavras: muitos dogmas de direita. Já parou pra questionar se essas crenças são realmente verdadeiras ou está as seguindo por inércia e obediência?
    Se algum dia for se interessar em promover esse autoquestionamento, o blog está de braços abertos, na categoria de posts “Direita criticada”.

      Pasquale Mannarino

      dezembro 15 2015 Responder

      Prezado.

      Sou um ser racional. Minha opinião é baseada nos erros e acertos de ambos os lados, direita e esquerda. A esquerda erra demais. O pensamento de Direita pode se basear na história concreta, narrada em livros, revistas, jornais, internet e em fontes confiáveis; E a Esquerda? Só se baseia em estereótipos e caricaturas mal formadas. Os intelectuais de esquerda são tão sérios quanto os Três Patetas. Brasil: seja mais Mises e nada de Marx.

        Robson Fernando de Souza

        dezembro 15 2015 Responder

        Então seu conceito de “racionalidade” consiste em repetir dogmas, projetar no outro lado defeitos que podem ser seus (ou de sua ideologia) e demonizar o outro sem provas.

        Pasquale Mannarino

        dezembro 15 2015 Responder

        Ah, tem mais!

        Por favor me diga: Qual país deu certo, implementado o Socialismo/ Comunismo. Melhor: qual cidade, estado, país, condomínio, qualquer associação de pessoas serve. Responda para quem lê este Blog.

        Ah, não vale a China, porque ela se ajoelhou para o Capitalismo. Não vale, não. Mas serve até condomínio.

        Lembre-se: mais Mises e Marx na lixeira.

          Pasquale Mannarino

          dezembro 15 2015

          Sem prova? Stalin matou milhões de fome. Fome, rapaz. Outros tantos foram fuzilados. Eram pessoas do povo. Estou repetindo sim, mas o que está nos livros de história. Os Irmãos Castro, de Cuba, matam seu povo de fome. Isso é história. Não é estória, como os Bolcheviques contam. E história se aprende basicamente na escola, e não em uma reunião de Diretório Acadêmico e na sede do PC do Brasil. Só Mises; queimem Marx.

          Pasquale Mannarino

          dezembro 15 2015

          E tem mais: para de chamar a História de Dogma. Tenha mais respeito pela memória das vítimas do Holocausto Socialista (Vide URSS, Alemanha Oriental, Cuba, etc). Angarie recursos entre seus pares, compre um ilha ilha e funde sua própria nação comunista.

          Robson Fernando de Souza

          dezembro 16 2015

          Primeiro, não vou parar nada. Segundo, vi que tentar dialogar com você é infrutífero, já que não para de repetir certezas fincadas a prego e não está aberto ao debate.

    Joel

    maio 11 2016 Responder

    Exemplos de países onde o socialismo deu certo
    http://blog.peerform.com/top-ten-most-socialist-countries-in-the-world/

Realista

novembro 26 2015 Responder

Vi algumas imagens ruins e comentários piores ainda sobre elas, o que demonstra falta de conhecimento de causa de ambos os lados.
Sou de Liberal, de direita e digo que vocês precisam de mais entendimento. Não adianta ter informações e sem saber interpretar, assim você se torna um alienado pelos meios de comunicação e/ou pelo sistema de educação esquerdista.
Não adianta ser radical, falar algo sem conhecimento de causa ou lutar por ideais que nunca podem dar certo.
A história serve para não cometermos os erros do passado, analisar melhor o presente e ajudar a planejar o futuro. Não lute por uma forma de governo que vai tentar nos alienar ainda mais (do que já tenta e funciona com muitos), nos proibir de pensar e tomar decisões por nos.
Acredito que cada um faz a sua própria sorte.

Eduardo

outubro 18 2015 Responder

Nunca li tanta bobeira. Esse já foi lavado e enxugado pelo terrorismo do PT.

Eu não li o resto do blog porque eu jamais perderia meu tempo, mas se tivesse que julgar por esse post, infelizmente te indicaria a mudar o nome da página, pois, consciência por aqui não existe mais.

Alexander

outubro 17 2015 Responder

Interessante. Mas e se eu fosse buscar as piores imagens de direita, que show de horrores eu teria em mãos?

José Anderson

outubro 17 2015 Responder

Muito legal, isso de criar espantalhos pegando as piores citações de páginas de Direita, para fazer o todo valer pela escória. Você foi muito bem em demonstrar que imbecilidade não é exclusividade da esquerda e é possível ser de direita e idiota, mas convenhamos, tanto Tucanos quanto Petistas, os dois partidos que diariamente destroem o Brasil, são de esquerda e verdade seja dita, não há um partido verdadeiramente liberal ou de direita na política brasileira atual.

Enfim, vou só refutar uns poucos erros crassos que foram de dar dó, o primeiro ao se esquecer que os líderes comunistas naquele post sobre “lutaram por um mundo sem religião” não implantaram estados laicos, mas sim estados ateus, que perseguiam a maioria religiosa. Perseguir por causa de crença é algo divertido para você? Hitler ali estava errado sim, mas sua refutação irônica ao detalhe foi desonesta.

Por fim, a áfrica está assim mal pelo capitalismo exploratório e colonialista que está extinto ou pelo capitalismo de livre mercado que criou (seja com mais ou menos benefícios sociais) todos os países desenvolvidos de hoje em dia? Você fala como se fosse a coisa mais natural do mundo isso que há vários socialismos (e ai esquece que nessa linha de pensamento é facil entender o Nacional Socialismo sendo sim uma forma de socialismo ainda que não marxista) , e esquece que há também vários tipos de capitalismos, muitos também com propostas para aumentar o poder de consumo dos mais humildes acabando com a pobreza ao mesmo tempo que fortalecem a economia.

E não são só os deputados de um único país republicano que enchem os bolsos. Faça o favor, a MAIORIA dos congressos republicanos gastam mais que os congressos de países monárquicos constitucionais, normalmente umas cinco vezes mais, até a monarquia mais cara do mundo, a da Inglaterra (compartilhada por uma dezena de outros países LOL) , é mais barata que uma porção de presidentes como o da França, com a diferença que devolve em dobro tudo que dá em despesa com turismo e com direitos de imagem. Não que eu esteja defendendo a monarquia, mas se algo é a pura verdade, o que se fazer se não achar uma lástima que você não pesquisou antes de fazer uma piada superficial? ( E faça o favor, não venha meter as DITADURAS de monarquias absolutistas teocráticas atuais para revidar esse detalhe, seria o mesmo que eu achar que a República de Weimar (verdadeiro nome do Terceiro Império Alemão) serve de crítica a todas as repúblicas.

Noves fora isso, nada a reclamar da postagem, mas se eu fosse fazer uma com as maiores pérolas da esquerda, teria umas 150 imagens muito mais “divertidas” perceba aqui a ironia.

Marzo

outubro 3 2015 Responder

Pessoal, sigam o conselho de Leandro Karnal e saiam do facebook.
É um espaço de pichação, cada vez mais controlado por essas correntes “idiotológicas”.

Blogueiros pagos por partidos, instituições. Todo mundo querendo controlar essa nova mídia.

Usam um espaço democrático para ferir a democracia, todos possuem medo do novo e aqui no Brasil já deram um jeito de apartar o povo da informação e nem foi tão difícil: bastou criar pop-ups, banners, giffs animados com os dizeres: CLIQUE AQUI e pronto! Conseguiram com que a atenção de nossa nação (com déficit dela) parasse sua busca para ver peitos, bundas e gatinhos.

Fora que mesmo se você não tiver déficit de atenção, ainda assim é um parto conseguir informações verossímeis. Aí precisa aprender um segundo idioma (inglês ou espanhol), instalar um programa de roteamento internacional * (muitas páginas internacionais possuem bloqueio ao Brasil e suspeito que talvez o bloqueio seja feito por nós mesmos, mas aí é “teoria da conspiração”).

Enfim, direita no Brasil é uma piada de mau gosto e a esquerda copia a piada. Como o autor cita e é uma opinião que compartilho: o brasileiro comum não passa de um torcedor de futebol e acaba fazendo tudo em sua vida dessa forma: religião, política, arte, etc… Tudo é visto e vivido com ares de torcedor.

Precisamos sair da infância e amadurecer como nação. Estudem, leiam! Faça um curso de direito (deveria ser obrigatório nas escolas a partir do momento em que fossemos alfabetizados…)

* Se quiserem saber como burlar esse bloqueio, visite: http://canaltech.com.br/dica/internet/veja-como-acessar-sites-bloqueados-no-brasil/).

Renato

junho 15 2015 Responder

Como a verdade DÓI PARA OS SOCIALISTAS!!!

Notou que o bloguista não conseguiu refutar NENHUMA das ditas “pérolas”!?… Deve ser um incômodo terrível, não conseguir desmentir sequer uma tira, tendo de apelar para chavões do tipo: “Não é verdade!… É mentira!… Para!”

Vou copiar cada “pérola” e divulgar em meu site de direita!…. OBRIGADO, CONSCIENCIA.BLOG.BR

    JOão Maurício Alexandre da Silva Sobral

    julho 27 2015 Responder

    No todo foi bom, mas foi meio caótico. Uma nação que lê 0,5 livro por ano, ou seja, tem gente que lê pelos outros, não é de se esperar. O blá, blá, blá direitista é pura trollagem. É o tal do não levo desaforo pra casa. Eu nem estudei muito bem os diversos tipos de socialismo, mas o capitalismo é cotidiano. Os dois tem coisas interessantes, poderia haver um sistema adaptado com o melhor dos dois, mas primeiro tem que erradicar os trolls! Essa gangue que veste uma camisa imaginária e acha que política é futebol. Acabar com a pobreza é uma obrigação mundial, previsto em diversas constituições. Dentre outras promover o bem estar social. Então já se vê que ninguém de esquerda quer promover vagabundos, isso é coisa da direita que acha que trabalha demais. Atividades de comando são as mais fáceis e as mais rentáveis. Daí se vê, por que o medo de perder tudo. Mas o ateísmo infelizmente não é optativo. Ele simplesmente é. Depois da morte só há a eternidade sem consciência. E tudo o que você teve não valerá de nada. Daí a gente já vê quem vai “perder” mais com o fim. E eu sinceramente acho muito bem-feito. Coisa de criança mal educada, não dividir e coisa de criança retardada carregar a outra nas costas. Sensatez mandou lembrança. Mas é assim, povo que lê 0,5 livro, que se informa por mídias que se formaram como oligopólios, destila incoerência e baba ódio. E o bom é que isso é uma evidência social, muito além do “eu não concordo com você”!
    Triste, mas igualmente verdadeiro. Graças a essa reflexão passei a ser a favor da pena de morte. pessoas que em sua zona de conforto odeiam fazer leituras da vida e assumem a de outros mais sagazes, merecem morrer.

Erico

fevereiro 8 2015 Responder

“Salve o dia em que os militares usaram uma ameaça imaginária como pretexto para derrubar um governo eleito e instaurar censura, repressão, tortura e cerceamento de direitos civis, políticos e humanos!”
O Eduardo Jorge que era parte dessa “ameaça imaginária” não concordaria com você, a ditadura do Brasil foi péssima, mas se não tivesse existido talvez até hoje vivêssemos na ditadura do proletariado.

Roberto Carlos Teixeira

fevereiro 1 2015 Responder

Não vou comentar nada, exceto que a sua ignorância e FALÁCIA sociológica e a sua doutrinação efetivamente definida como de esquerda (e para que definir qual o grau, né? precisa?) impedem uma verdadeira liberdade de expressão. Isso aqui na verdade não é um blog: é um MARACANÃ, recheado de psitacídeos áureo-escarlates, que só sabem repetir o mesmo chavão, pela absoluta falta de perspectiva e capacidade de raciocínio individual, incapazes de perceber que a individualidade enriquece o meio comum, permeando-o com pluralidade e não uma postura fulvo-rubro-robótica. Quando você decidir pensar por si próprio, sem se deixar contaminar pela sinestra partidariedade, convido-o a debater a posição da direita em meu terreno! Visite o meu blog Atitude e Reação no WordPress e vejamos se você tem a disposição de ler ao menos uns 5 a 10 posts e debatê-los inteligentemente, porque a única coisa que eu tenho a dizer sobre esse único post aqui é que ele me deu engulhos e ânsia de vômito. ESTUDE UM POUCO MAIS A HISTÓRIA ANTES DE IR LÁ, VER A HISTÓRIA APENAS PELA PERSPECTIVA DA SÍNDROME DE COITADINHO É UMA POSTURA COMODA. LIBERTE-SE DISSO E TOPE O MEU DESAFIO INTELECTUAL, ESSE É O CONVITE QUE EU FAÇO!

    Robson Fernando de Souza

    fevereiro 1 2015 Responder

    Mensagem padrão: seu comentário foi considerado agressivo e fechado a debate, portanto o autor se reserva o direito de não respondê-lo. RFS

Elias

janeiro 11 2015 Responder

DESAPARECIDA

VERGONHA NA CARA

Vista pela última vez em 15 de novembro de 1889

Célio Ribeiro

janeiro 7 2015 Responder

É realmente impressionante a quantidade de falacias utilizadas pela direita pra desqualificar a ideologia comunista . Muito bom o post , mas aquele meme da mulher com capa de super herói foi uma nítida piada , com o desenho da mulher que parece uma capa haha.

Raniere Menezes

janeiro 7 2015 Responder

Está evidente que esta postagem é uma contra-propaganda de esquerda. Não há neutralidade.

J Ricardo Miranda

outubro 6 2014 Responder

Sim, existem posts ofensivos e de baixo calão, sem contar com os que são falsos, inventados,
Todavia, aqui também há uma forçada para tão somente detonar o sistema capitalista.
Aquela dos pães, é uma negação do que é o sistema socialista, e, agora, em especial, na Venezuela, onde o socialismo bolivariano não resolveu a desigualdade, promovendo é a miséria coletiva.

Jaime Calatrava

setembro 23 2014 Responder

Desculpa, não consegui entender: Os de direita são contra o aborto e os de esquerda, a favor?

Outra coisa, governos e ideologias (todos) precisam da crítica.

    Robson Fernando de Souza

    setembro 23 2014 Responder

    Na direita, conservadores costumam ser contra o aborto, enquanto os minarquistas/”libertários” podem se dizer a favor da liberdade da mulher de abortar. Na esquerda, não conheço nenhuma posição confessamente contra o direito da mulher a optar pelo aborto.

Robson

setembro 22 2014 Responder

Eu era de esquerda, muitos anos atrás… minha opinião é que só lamento a sua ideia meu caro… me prove um país socialista que deu certo que mudo de ideia…

Ivison Torres

setembro 22 2014 Responder

Os conservadores e reacionários sempre existiram e sempre fizeram barulho. Só que estavam envergonhados e calados. O que deu margem para eles falarem foram os governos do PT, que avançaram em garantir muitos direitos às classes menos favorecidas (o que os deixou muito putos da vida !) mas cometeu o erro terrível do Mensalão. Ou seja, deixou o rabo para os fascistas pisarem !, Bolsonaro, os evangélicos, a classe média paulista, a burguesada da Zona Sul Carioca e outros saudosistas caíram de pau com razão, mas exagerando nos desejos de golpe militar e com a volta desses merdas no poder. No fundo, a culpa desta gritaria neo-golpista atual é do PT.

Falcon

setembro 15 2014 Responder

Todo ódio que VC encontrou é muito triste, mas, para quem vive no mundo real “precisa” e usa os serviços públicos no Brasil, sente ele na pele ou na pele de um filho, um pai, uma mãe, ou de um ente querido largado ao descaso do governo. Por outro lado os que mais pregam as igualdes, são os mais desiguais e se aproveitam da situação esbanjando o nosso dinheiro. A direita não mais limpa e muito menos a extrema direita não é pura, porém é a oposição. Não ter ódio do que acontece no Brasil atual só em duas condições : 1 – A pessoa participa e/ou leva vantagens;
2 – A pessoa é um alienando.

Cornelio Dias

julho 27 2014 Responder

Totalmente sem noção este post! Não é permitido destilar ódio, grosseria, hostilidade e preconceito nos comentários, não precisava esse aviso, já está destilado! Qualquer baboseira dita aqui será apenas duplicidade. Não há nada interessante para comentar aqui, a não ser a falta de senso crítico, tipico da incapacidade de se pensar crítico.

Atila

julho 23 2014 Responder

Triste, mas engraçado. Fica claro que, não importa em que ponto do espectro político (considerando o de Nolan), as maiorias que tentam se posicionar acabam se tornando extremistas, ignorantes, bárbaros. Generalizações para todos os lados, interpretações equivocadas, etc. Prefiro um estado menor, que não interfira na moral dos indivíduos e apenas audite a economia, mantendo apenas a segurança. Seria “direita” ou “libertarianismo”. Mas esses rótulos são tão prejudiciais ao debate que o melhor seria se não existissem… Deveríamos debater ponto a ponto o que é melhor para nós, em vez de adotar pacotes ideológicos pré-rotulados. Alguém vê chance de melhorar? De diminuir esses ataques ridículos e aumentar os debates construtivos?

Bayah

julho 22 2014 Responder

Comentário reaça com texto falso de Lênin apagado. Textos forjados maliciosamente atribuídos a pessoas de esquerda não são permitidos aqui. Este blog não é lugar de propagar boato. RFS

Snowmeow

junho 11 2014 Responder

Foi como você mencionou em alguns comentários: Muitos reaças não acreditarão que as falácias são falácias.
Enéas Carneiro sentiria vergonha de alguns coxinhas que espalham esse tipo de imagens.

Luih Gomes

junho 7 2014 Responder

Valeu! Peguei várias fotos para postar no meu facebook! Reaça sempre!

Rita

maio 18 2014 Responder

“Não vou poupar quem vier despejar ódio, grosseria, hostilidade e preconceito”… Já começou bem, “podando” a liberdade de expressão dos leitores, típico de regimes ditatoriais.
Acabei de me tornar uma reacionária.

Adriel

maio 17 2014 Responder

Bom… com todo o respeito, tenho q dizer q a pessoa q fez esse artigo tem q pesquisar mais antes de falar q tudo é pérola. Eu discordei com certas coisas q o autor desse artigo postou, eu sou da ideologia de direita e tenho q dizer q os autores dessas barbaridades q fizeram com os esquerdistas não me representam. Agora eu vou te dizer uma coisa (autor do artigo), os esquerdistas extremos dão total liberdade civil mas não dão nenhuma liberdade econômica, logicamente sem liberdade econômica igual a socialismo/comunismo, onde não existe classe social, já os direitistas extremos é o oposto dos esquerdistas extremos, não dão liberdade civil mas dão total liberdade econômica, então liberdade econômica igual a desigualdade de classe social e igual a capitalismo. Tenho q dizer q o nazismo não é nem só de direita extrema e nem só de extrema esquerda, é ESTATISTA, no qual nessa ideologia o governo tem o controle total sob a população, a verdadeira liberdade ZERO! Eu não sei pq os esquerdistas insistem tanto em falar q os direitistas são ditadores. Tudo q é extremo se torna uma ditadura, tanto da parte de direita tanto da parte de esquerda exceto os libertários extremos, que com eles o país viraria a verdadeira anarquia. Eu peço ao autor desse artigo, mais uma vez com todo o respeito a entrar no site do Diagrama de Nolan: http://www.diagramadenolan.com.br/?locale=pt

Tirei essa conclusão nesse site e acredito q eu não disse nenhuma mentira, mas se o dono desse blog e desse artigo achar ofensivo pode apagar o meu comentário, afinal, o Brasil é um país livre de pensamento e liberdade de expressão.

Chicão

maio 5 2014 Responder

Um cidadão pega um monte de baboseiras das redes sociais, e no seu minúsculo mundo de “falta do que fazer” começa a comentar de forma tendenciosa e sem referenciais, dentro de uma visão a nível de escola secundária, sem um parecer técnico/histórico ou pesquisas, ou sei lá! Me poupe! 30′ jogados no lixo.

Anti-corrupção.

março 21 2014 Responder

Eu nunca vi,tanta besteira em um lugar só. Vou dar um exemplo:2+2=4 , depois de vcs verem isto, começam perguntar,pq nao pode dar 5?quanto preconceito!!todos os numeros tem direitos !!!A esquerda sempre foi inrracional e busca destruir tudo.Não é a toa que a russa hoje já é capitalista, e cuba….hahahaha, eu nem comento…..nao esqueçam da venezuela,ucrania,etc,etc,etc..Lennin disse que era inimigo de Deus,mas no final da vida pediu perdão ao mesmo. MAs sabe,nao vou nem falar mais nada,nao vai adiantar mesmo. o jetio é ir embora para países que tenha pessoas com cabeça mais no lugar..isto aqui vai demorar muitooo a mudar…..

    Gustavo

    maio 1 2014 Responder

    NUNCA VI TANTA IGNORÂNCIA NUM LUGAR SÓ!!!

    NÃO LEVANTEM BANDEIRAS DE DIREITA OU ESQUERDA… LEVANTEM A BANDEIRA DO BRASIL, DO SEU ESTADO E DA SUA CIDADE.

      Robson Fernando de Souza

      maio 2 2014 Responder

      Como se a própria bandeira de nação não fosse algo inerente a ideologias políticas.

Rafael

março 8 2014 Responder

Uma crítica ao exagero, comentendo outro exagero …
É uma via de mão dupla onde a pseudoesquerda não sabeo que é direita e a pseudodireita também não sabe o que é esquerda. E nesse vamos todos tomando no centro !! Tenho vergonha da forma com que tratamos política no Brasil, sempre com cara de carnaval, tudo colorido de vermelho, zul e emarelo, parecendo que nosso país se resume a isso … Enfim, precisamos de algumas décadas pra tentar mudar isso.

Maíra

fevereiro 8 2014 Responder

Tinha uma anti-aborto uma época que era mais mentira rodando…
Dizia que bebês anencéfalos não apenas podem sobreviver como também podem sorrir e brincar…
Só que a foto que usaram pra ilustrar (e portanto tirar essa ideia imbecil) era uma criança com ACRANIA, que é a falta do crânio – osso que protege o cérebro. Não a falta do cérebro em si.
E tinha um monte de gente imbecil acreditando e compartilhando – lógico, pra tentar piorar as já fechadas demais regras sobre o aborto no Brasil.
Tinha outra também que era a foto de uma mulher, que literalmente cortaram no meio com a barriga dela abrindo que nem um kinderovo e um bebê 3d sorridente saindo de lá falando que queria o direito de nascer.

Porque né, pra esse povo, mulheres são apenas chocadeiras e tem que sofrer caladas e parir, mas que se virem pra depois cuidar porque ninguém quer esse trabalho (mas daí se crescer sem condições e virar marginal, tem que ser atirado na cadeia desde criança, porque lógica cadê).

Eduardo Felix

fevereiro 5 2014 Responder

Eu estava pronto para iniciar a leitura quando me deparei com advertência prévia que orienta a observação das regras do blog.
Desisti da leitura, porque qualquer possibilidade de objeção é vetada. Qualquer opinião contrária é proibida. Desta forma, torna a proposta de questionamento do blog totalitária e absolutamente semelhante a aquilo que, aparentemente, é contra.
Lamento, mas esse não é um lugar para debates.

    Robson Fernando de Souza

    fevereiro 5 2014 Responder

    Se você estava predisposto a comentar meu texto com apologias de preconceito e hostilizações, realmente não seria liberado de comentar. As regras são claras, não pra censurar discordantes, mas pra evitar que pessoas venham despejar homofobia, classismo, xenofobia, ateofobia, machismo, transfobia etc. e ofensas contra mim ou contra esquerdistas em geral nos comentários daqui.

    Henrique Marcelo Biasoli

    fevereiro 12 2014 Responder

    Estas restrições para o que se pergunta ou comenta, mostra realmente que a esquerda que você prega como libertaria e apenas um jogo de palavras muito bem ensinada por Marx, mas que na realidade cerceia o direito das pessoas falar o que pensa…graças a Deus a esquerda esta acabando em todo o mundo, e só verificar os países mais atrasados e endividados do planeta.

zepires

fevereiro 3 2014 Responder

Valeu Robson Fernando…
Compartilhei por por questão moral…

yume

janeiro 30 2014 Responder

Se a esquerda não cometsse tantos errros grosseiros e nem insistisse neles,teríamos base para contra-atacar…mas aesquerda permanece burra,algumas provas: defesa de drogas,defesa de aborto e condenação da poena de morte(incoerência),defesa da exploração sexual de nós mulheres como um “direito”,alegar que temos o “direito” de nos posicionarmos como mercadorias sexuais alimentando assim o sistema machista.empatia com criminosos só por serem de “classe desfavorecida”(se fosse assim,minha família seria toda traficante) e por aí vai…

Taiane Souza

janeiro 22 2014 Responder

Aqui para todos voces, algumas das linhas gerais da ideologia de direita:

– O estado é o regulador da economia e não deve estar excessivamente dentro dos negócios dos privados.

– Combater o crime severamente. A polícia tem de ser uma verdadeira autoridade e os tribunais têm de ter mão pesada com os criminosos.

– Previligar o investimento privado. As empresas e os patrões não são os inimigos das pessoas bem pelo contrário.

– Terminar e combater a corrupção política e social.

– Apoiar a família, a natalidade portuguesa e a educação.

– Combater a precariedade no trabalho.

– As pequenas e médias empresas são a base da economia.

– A classe média tem que ser uma aposta forte para a sociedade.

– Subsídios do estado são para quem realmente precisa e não para quem não quer trabalhar.

– Estimular a criação de emprego. Muito trabalho é uma palavra que consta na lista dos ideias de direita.

– Redução de todos os impostos. O estado não se pode apoderar dos rendimentos das famílias e empresas.

– Se alguém enriquecou à custa do seu trabalho não pode ser motivo de inveja mas sim de exemplo. O estado não pode cobrar impostos excessivos a quem trabalhou e foi recompensado financeiramente. Cada pessoa que é premiada pelo seu trabalho deve servir de exemplo.

– Combater o facilistimo nas escolas. A educação tem de ser exigente e os professores são a autoridade dentro das escolas.

– O património histórico e culturar deve ser sempre preservado. Não podemos esquecer os nossos antepassados, a nossa história e a nossa tradição.

    Bruno

    janeiro 25 2014 Responder

    Depende tem direitistas que defendem a privatização da Policia e no lugar entram empresas de segurança privada.

Taiane Souza

janeiro 22 2014 Responder

Essa “expressao da direita”, alem de ser exagerada, não é nem um oitavo da propaganda esquerdista do país, a midia é controlada pela esuqerda e não existem partidos de direita no Brasil. Os partidos “extremistas” são, no máximo, de estrema esquerda. O governo é de esquerda, e infelizmente nao foi “corrompido” pelo conservadorismo direitista. Nós caminhamos para uma “cubanização” brasileira. Se voces nao sabem, procurem sobre o Foro de São Paulo e as alianças da esquerda brasileira com as FARC, Fidel e o falecido Chávez. Isso é liberdade? Todos os governos de esquerda acabam em ditaduras e totalitarismos – vide Stálin, Pol-Pot, Mao-Tsé tung, Fidel e tutti quanti. Os maiores líderes e filósofos coerentes eram conservadores e de direita – Abraham Linconl, Churchill, o próprio Weber era conservador de direita. Por que voces continuam dicutindo entre sí em vez de ir contestar os “malvados direitistas”?

Marcelo

dezembro 22 2013 Responder

Colocar os opositores da esquerda todos no mesmo saco é tão absurdo quanto dizer que o PT reflete 100% da ideologia e ideais de esquerda. Brigazinha idiota e sem sentido que só serve como distração pro povo enquanto esquerda e direita no Brasil metem a mão nos bolsos dos brigões. Existem imbecis dos dois lados. [Trecho apagado por grosseria e evidente ofensa contra quem está no conflito esquerda X direita. RFS]

valdemir

dezembro 18 2013 Responder

leia romanos 1,32 voces se defende de todas se defenda desse versiculo

Cristiano

dezembro 6 2013 Responder

Esses direitosos são muito raivosos !

Edson

dezembro 1 2013 Responder

Você manipula os caras e eles ainda te agradecem? Você deve mesmo ser bom, pois posta a propaganda que pessoas da esquerda cria para criticar a esquerda, por ordem da esquerda e coloca a culpa na direita e o pior é que eles acreditam, tem que ser muito tapado. Acham mesmo que os poucos remanescentes da direita nesse país estão mesmo ligando para esse tipo de abordagem? Ou seria essa a forma de ganhar a simpatia das religiões? Das classes oriundas da direita, mas não pensantes? Os analfabetos funcionais que vocês intoxicam com esse tipo de bombardeio, já vi o absurdo de um imbecil desses se dizer de direita com uma camisa do Che Guevara fumando um cigarro de maconha. Vejam o que vocês fizeram com a capacidade cognitiva desse povo, só falta tirar a liberdade, pois o resto vocês já tiraram.

    Robson Fernando de Souza

    dezembro 1 2013 Responder

    Não entendi sua colocação, nem pra quem ela foi direcionada.

      Edson

      dezembro 1 2013 Responder

      Comentário ofensivo apagado. Se você quer continuar comentando, não baixe o nível com acusações. RFS

        Edson

        dezembro 2 2013 Responder

        Ok, como quiser. Comentário apagado e comentarista banido por ofensa e baixaria. RFS

      Taiane Souza

      janeiro 22 2014 Responder

      Claro que não entendeu, paralaxe cognitiva não é característica da esquerda brasileira. Leiam um pouco de Olavo de Carvalho e voces entenderam mais sobre a realidade esquerdista.

Claus

novembro 23 2013 Responder

A esquerda acha que seus ideais são autoevidência, essencialmente humanitários, acreditam que seu discurso é uma decorrência óbvia dos fatos e não uma escolha discursiva. a direita não é contra aquilo o objeto de defesa da esquerda, mas, contra os meios e o discurso vitimista, culposo que impetra o esquerdista. A Direita concorda com os fins uma vez que a política se refere exatamente a vida em sociedade e o ser social que adquire vida no interior dela. Infelizmente, a bibliografia sobre a direita no brasil é escassa. ainda mais o Brasil que foi alimentado e construído sobre marxismos – petismos de origem – de Castrismo, leninismo, e marxismo francês. Infelizmente, acredita-se muito simplesmente que estes ideias são tão evidentes quanto seu decorrentes discurso – a esquerda sobrevive da exploração do discurso e nada. E um pouco de opinião coerente e a massa se queixa da falta de sensibilidade.

Ivano Jorge de Castro Correa

outubro 27 2013 Responder

O perfil predominante sao pessoas com algum conhecimento, podem ter memória de milhares de clichés decorados, mas sem capacidade de elaboração, sabe-se que alguns processos de sucesso profissional, e de acumulação de bens geram a sensação nestes perfis moralmente deformados, que por terem relativo sucesso é porque são inteligentes e com capacidades especiais… quando se deparam com inteligências superiores às renegam, preguiçosas por terem conseguido bens e outras benesses sem muita leitura e esforço, se perdem, e baseiam suas argumentações em absurdos de seus mundos tacanhos, são borros simplistas, normalmente metidos a espertos, desleais em suas relações, desonesto, egoistas e egocêntricos, extremados materialistas, muitos fashionistas, com taras sexuais, inebriados pir suas pequenas conquistas financeiras e sexuais, defendem o conservadorismo para esconder suas depravaçõeS, traços sociopáticos e esquizofrênicos sao comuns, bem como beligerância gratuita “bordeline” desafiam a tudo e a todos, mas ao primeira reação às suas animosidades, se recolhem às suas covardias, sao vociferantes covardes, coragem somente da boca pra fora, um desequilíbrio comum à estes perfis doentios.

Jacqueline Vellego

outubro 27 2013 Responder

Agradeço por ter feito o serviço sujo por nós, pois nem imagino quantos baldes de chá de boldo você teve de engolir pro seu fígado suportar visitar tais sites. Só com o que postam no meu face eu já tenho engulhos. Cristãos de carteirinha vomitando impropérios contra programas sociais que buscam construir uma sociedade mais justa (tão cristão isso, não é mesmo?)são os mais presentes – e mais nauseantes. Ótimo resumo. Valeu!

Rafael

outubro 26 2013 Responder

Eu sempre irei defender o comunismo viva lenin stálin viva a grande União das Repúblicas Socialistas Soviéticas eu espero que um dia esses pais comunistas atuais se unam para criar mais outros estados comunistas viva o pcdob o psb pcb…etc.

julio

outubro 17 2013 Responder

KKKKKKK, no fundo o velho gosto pelo poder. Direita ou esquerda não importa, troca-se apenas a garrafa, mas o vinho continua o mesmo. A direita rouba e a esquerda usurpa. Ninguém se salva: – “Quando os homens são corruptos, as leis são insuficientes, mas se os homens são retos, as leis são desnecessárias”. O problema não é a ideologia, é o homem. O velho homem.

Fernando Roberto

outubro 4 2013 Responder

Realmente, colocar informações na rede, com o objetivo de trocar ideias, e receber de volta adjetivos raivosos, preconceituosos, sem nenhuma argumentação, é cansativo. Há que ter paciência, para que a Internet não fique monopolizada por coisas assim.

Amador

outubro 1 2013 Responder

Achei a análise das “pérolas” bem interessante, principalmente na contestação das falácias usadas nelas. Só é uma pena que muitas pessoas leigas assimilariam e aceitariam grande parte dessas mensagens sem contestar o seu conteúdo ou veracidade. Não conhecia o blog e agora pretendo acompanhar a sua movimentação.

    Robson Fernando de Souza

    outubro 1 2013 Responder

    Valeu, Amador =)

graciara

setembro 30 2013 Responder

ESSAS PÉROLAS SÃO UMA VERDADEIRA AULA DE BURRICE NACIONAL CONSERVADORA COM SUAS TÁTICAS BARATAS DE DISTORÇÃO. AS ESQUERDAS BEM QUE PODERIAM REPONDER A ISSO, NÃO COMO ÓDIO, MAS COM OBJETIVOS EDUCATIVOS JÁ QUE SEUS ARGUMENTOS SÃO BEM ELABORADOS E NÃO PRECISAM APELAR PARA DISTORÇÕES QUE CHEGA AO LIMITE DA IGNORÂNCIA.
É HILÁRIO, MAS A DIREITA NÃO RECONHECE O QUANTO É MEDÍOCRE, CONFUNDE LIMITAÇÕES COGNITIVAS COM INTELECTUALIDADE. POR FAVOR, INTELECTUAIS SÃO AQUELES QUE NO MÍNIMO FAZEM USO DA CULTURA DO SABER PARA SE LIBERTAR PRIMEIRAMENTE DE SEUS PRECONCEITOSE E PARA DESENVOLVER SENSO CRÍTICO POLÍTICO,HISTÓRICO,SOCIAL NO QUE ENVOLVE O PASSADO, O PRESENTE E O FUTURO, NO MÍNIMO ISSO.AS ESQUERDAS ESTÃO EM VANTAGEM INTELECTUAL SOBRE AS DIREITAS PRINCIPALMENTE A EXTREMA. ESSAS PÉROLAS SÓ ENDOSSAM MEU CONCEITO SOBRE A BURRICE NACIONAL E NACIONALISTA.

Marcos

setembro 26 2013 Responder

Obrigado por reunirem todo esse material em um só lugar. Não precisei me dar ao trabalho de caçar material reacionário na internet. Parabéns! Enfim para algo, vocês esquerdistas esquerdosos da esquerda inútil, foram úteis agora..

    Robson Fernando de Souza

    setembro 26 2013 Responder

    Obrigado =)

luiz almeida

setembro 26 2013 Responder

Não acrescentou nada. Parece um flamenguista falando de vascaínos, corintianos de palmeirenses ou cruzeirenses de atleticanos.Um não gosta do outro e exploram ao exagero seus defeitos. o grande problema do Brasil não é de esquerda ou direita.O nosso maior problema é a falta de caráter de nossos homens públicos que fazem da política uma forma de roubarem e se enriquecerem. Seus discursos podem até terem um tom ideológicos, mas suas praticas são de primeiro enriquecerem a si próprios e depois enriquecerem seus partidos roubando o país. Babacas somos nós que ficamos aqui em baixo discutindo ideologia.

Pedro

setembro 25 2013 Responder

Tem muita merda ai mesmo. Mas,você não faz justiça com seus comentários.

Antiteísta Netto

setembro 25 2013 Responder

A “figura” do “reacionário” destes é Arnold Schwarzzanegger que teve um filho fora do “sagrado casamento” com a sua empregada. Realmente é o “ídolo-mor” destes. Ser “comum-nista” não pode. Ter filhos com a empregada doméstica pode.

Marcus

setembro 25 2013 Responder

Fera, vai ler “O caminho da servidão” do Hayek que você vai perceber quanta besteira esta falando, do tipo “socialismo democrático”.

Melhoras pro seu intelecto.

Rafael

setembro 25 2013 Responder

Vai em um site de qualquer corrente do PT, é sempre a cultura da luta de classes, que é boa para comício, péssima para governar um país. Faça essa prova da janela.

Nícolas Arantes

setembro 21 2013 Responder

É interessante como a sociedade gosta de reger o corpo das pessoas(Marcha contra o aborto, legalização da maconha, casamento homossexual), se a mulher quer abortar é problema estritamente dela,se a pessoa quer se casar, case-se com quem quiser, o problema é quando os outros querem me dizer o que fazer.

Arnaldo José Assis Barbosa

setembro 20 2013 Responder

Comentário de “esquerdista” que diz não apoiar “degenerados” apagado. Preconceito e intolerância são proibidos por aqui. RFS

Mágda Carvalho

setembro 20 2013 Responder

Show de horrores!!!

Antonio goulart

setembro 20 2013 Responder

Taí Robson, gostei, que trabalheira ver tudo isto, desenvolver argumentos, ainda que de maneira simples, mas conceitualmente profundos, pedagogicamente, parabens. Tenho para mim uma tese muito simples, os direitista reacionarios muito ricos são aceitaveis, por ao fim e ao cabo estão defendo sua classe e seu próprio interesse, o problema é o idiota do lascado que replica argumentos e ideologia que no fundo são contra si. Malcom X dizia, com outras palavras, que era muito fácil odiar seus defensores e amar seus opressores, tratando da manipulação da grande imprensa e dos meios de dominação. O problema é que coisas muito mais graves acontecendo que o simples ódio dos reacionarios, no Iraque ja são mais de 1,5 milhões de mortos devido a invasão dos EUA, na Siria ja passam de 100 mil, e a Globo fala do “ditador” Bashar Al Assad, quando na verdade são mercenarios financiados pela Arabia Saudita e Qatar, a mando dos Estados Unidos, então por traz deste odio e reacionarismo esconde-se grandes genocidios que do racismo ao homofobismo, do machismo ao xenofobismo, mas no fundo é um facismo assassino corroborado por um bando de idiotas manipulados, em sua grande maioria, que não se reconhece em sua própria classe, a classe trabalhadora.

    Robson Fernando de Souza

    setembro 20 2013 Responder

    Valeu, Antonio =) Vc viu também as outras 60 pérolas, no outro post?

Mauricio Nardi Junior

setembro 19 2013 Responder

Parabéns pela bela matéria!

Eu estou acostumado a postar fatos, dados e números e receber de volta adjetivos!

É irritante, mas, ao mesmo tempo, hilário.

Quando dizem, rancorosos:
“O PT APARELHOU O BB COM SINDICALISTAS!”,

Respondo: “Então deu certo, né? O lucro saltou de R$ 2 bi em 2002 para R$ 12 bi em 2012!”.

Replicam:
“Foi tudo pros mensaleiros!”.

Como disse: irritante, mas hilário!

    Robson Fernando de Souza

    setembro 19 2013 Responder

    Valeu, Mauricio =)

Silvio Baptista

setembro 18 2013 Responder

Doutrina.

Você acredita ?

Em quem prega igualdade entre todos os indivíduos ?(desconhece a própria natureza humana.)
Aquele que diz que vai resolver todos os problemas porque tem as soluções ?

Os indivíduos nunca serão iguais ,mas as leis tem que dar igualdade para todos, e cada um colhera seus frutos de acordo com seu trabalho.
Todos os sistemas de governo que tentaram ser diferente dessa premissa, viraram ditaduras , e fizeram seu povo sofrer.

Silvio Baptista

setembro 18 2013 Responder

Você apenas falou das pessoas que postam, não falou do governo atual , isso é doutrina.
Fala do ódio, mas não fala do ódio da esquerda aos EUA,
a tudo que funciona, do amor da esquerda a ditadores , defendem ditaduras como a de Cuba ,curioso isso.

gilberto

setembro 18 2013 Responder

Argumentação fraca e sem qualquer base. Pertto do lixo que a esquerda produz, isso aí é brincadeira. Dizer que crianças e adolescentes não tinham direitos antes do ECA ou que marchas religiosas são ligadas a “preconceito, intolerância e cerceamento dos direitos alheios, incluído o de amar”, enquanto quebra-quebra é “revolta popular” e ainda querer ser levado a sério, é demais. Isso aqui é risível como a maior parte da produção da esquerda brasileira, cheia de clichês velhos e ideias fantasiosas.

xxx xxx

setembro 18 2013 Responder

Vocë fala tanto da falacia do espantalho, mas em varios desses casos voce mesmo cria espantalhos.

Mariana

setembro 17 2013 Responder

Acho importante e imensamente mais produtivo haver uma auto-crítica de nós, da esquerda, do que apenas ficar devolvendo ofensas…
Por exemplo, na Cuba de Fidel a homofobia já foi muito forte… Hoje está muito melhor, mas já houve muito repressão aos gays em Cuba. Contudo, como tem bons níveis de educação e saúde pública…
Melhor olhar pra si mesmo, vendo como podemos melhorar. As coisa são muito complexas, se limitar a direita ou esquerda é complicado…

Leilton Lima

setembro 17 2013 Responder

“A direita jura que embriões que sequer desenvolveram um cérebro e sistema nervoso central são capazes de pensar e manifestar desejos e intuições.” Não é a direita que diz isso. Essa não é uma discussão de cunho ideológico por si só. Aliás, o que a direita ganha em condenar o aborto? Muito melhor pra eles ganhar dinheiro abrindo clinicas.

    Robson Fernando de Souza

    setembro 17 2013 Responder

    Os conservadores reforçam essa crença.

Fábio Theodoro

setembro 17 2013 Responder

AHUAHUAHUAHUAHUAHUA
AHUAHUAHUAHUAHUAHUA
AHUAHUAHUAHUAHUAHUA
AHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUA
AHUAHUAHUAHUAHUAHUA
AHUAHUAHUAHUAHUAHUA
AHUAHUAHUAHUAHUAHUA
AHUAHUAHUAHUAHUAHUA
AHUAHUAHUAHUAHUAHUA
AHUAHUAHUAHUAHUAHUA
AHUAHUAHUAHUAHUAHUA
AHUAHUAHUAHUAHUAHUA
AHUAHUAHUAHUAHUAHUA
AHUAHUAHUAHUAHUAHUA
AHUAHUAHUAHUAHUAHUA
AHUAHUAHUAHUAHUAHUA

Fábio Theodoro

setembro 17 2013 Responder

AHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHUAHUAHUAHUAHUAHUA

Ananomo

setembro 17 2013 Responder

D
E
S
O
N
E
S
T
I
D
A
D
E

I
N
T
E
L
E
C
T
U
A
L

Felipe Lomboni

setembro 17 2013 Responder

Senhores, Senhoras, eu me considero de direita, mas reconheço que a maioria do que é veiculado em páginas direitistas na internet é bosta sobre bosta. A maioria não sabe nada, vivem de compartilhar o que outras páginas compartilham. Acham que só por alguém defender valores antigos é o mesmo que ser de direita. Se entrar numa conversa mais afundo todos correm…

É ótimo que os senhores desmascarem algumas falácias que, vez ou outra, acabamos aceitando.

Não obstante, algumas páginas ditas de esquerda também veiculam espantalhos. Eu sempre digo que espectro político não é garantia de integridade moral e intelectual.
SDG,
Felipe Lomboni

Lisah

setembro 17 2013 Responder

Gostei da sua análise e sua paciência, pois eu não tenho paciência para debater isso na net, mas quando vejo amigos meus compartilhando dessas tais ideias das imagens como verdade, vou até eles debater, mas já sabe o final, um belo bloqueio, insultos e raivas a minha pessoa. =]

Parabéns!

    Robson Fernando de Souza

    setembro 17 2013 Responder

    Obrigado, Lisah =)

Mônica

setembro 17 2013 Responder

Me desculpe, mas em alguns comentários você julgou como sendo de direita, sendo que são apenas ideias defendidas por algumas religiões.

    Robson Fernando de Souza

    setembro 17 2013 Responder

    São “ideias” (que prefiro chamar de preconceitos) defendidas pela parcela da direita que tem base nessas religiões.

Gabriel

setembro 17 2013 Responder

A maior reunião que eu ja vi de pérolas de direitistas caricatos que infestam esse facebook . O legal é que vc que reuniu isso se deu ao trabalho de comentar uma por uma . Ja disseram que a paciência é uma virtude revolucionária . Vc é mais revolucionário que eu pois eu não teria essa paciência toda não …

Rafael Bloise

setembro 17 2013 Responder

Fiquei impressionado com a imagem que fala da África…eu não consigo entender como uma pessoa passa a vida inteira sem estudar a África (isso quando não acham que é um PAÍS!) e olham para uma imagem com informações TOTALMENTE tendenciosas e fora do contexto da própria imagem. Ta de sacanagem falar sobre a condição dos países da África e apontar o comunismo como culpado.

Nem sei se é pra rir ou dar um tiro na tela do pc…haja paciência com a ignorância das pessoas. Na direita e na esquerda existem pessoas ignorantes, mas essas imagens aí….só com muita paciência mesmo!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fabio Melo

setembro 16 2013 Responder

Olha, com relação àquela que fala do reacionário ser mais inteligente, só uma dica: pela esquerda temos Chomsky,Zižek, Bakhtin, além de uma parcela dos analistas do Discurso. E o que resta para a direita em termos de produção intelectual relevante?

Grete Nair Tirloni

setembro 16 2013 Responder

Ótimo texto! Confesso que as imagens dão um pouco de náuseas, mas vamos desmistificando as falácias dos conservadores com textos como este!

Junior

setembro 16 2013 Responder

Discordo de algumas. De que forma NÃO querer se relacionar com alguém é machismo? Não é e nem nunca será. Você destratar uma pessoa pelo modo como ela se veste é uma coisa, mas o simples não querer nada com ela é outra.

comunismo n é legal

setembro 16 2013 Responder

“Não vou poupar quem vier despejar ódio, grosseria, hostilidade e preconceito (mesmo com o disfarce de discordância)” assim diz o senhor, sendo assim, seu texto inteiro não poderia constar num comentário….

Leoni

setembro 16 2013 Responder

ACEITEM O CONVITE/DESAFIO DO PORCO CAPITALISTA.

Dan Sales

setembro 16 2013 Responder

Me perdoe, mas você comete várias das pérolas que tanto discrimina.

Em primeiro lugar, conservadorismo e direita não são a mesma coisa, a esquerda conservadora é muito maior no Brasil do que a direita conservadora, e você fala como se o fato de alguém ser conservador signifique necessariamente que ela seja de direita.

Direita e esquerda dentro de um espectro ideológico definem a ideologia econômica, conservadorismo e liberalismo são usados para definir o grau de liberdade social. Existem ideologias conservadoras e liberais tanto na esquerda quanto na direita. Parece até uma tentativa de lavagem cerebral (não que seja, mas é o que parece).

Outro erro é generalizar as pérolas como se fossem algo intrínseco de “direitistas” e como se os “esquerdistas” também não cometessem pérolas do mesmo tipo.

Anarquia é considerado por exemplo um sistema de extrema direita ultra-liberal, e você diz que é um absurdo pensar que um sistema que prega a total liberdade econômica e social seja de direita. O PSDB é de centro-esquerda, e não centro-direita (não sei se você já leu o programa do partido, mas isso fica bem evidente após a leitura), e a grande maioria das pérolas não tem nada a ver com ideologias de direita, mas sim com ideologias conservadoras.

Pegar imagens de cunho humorístico (como boa parte das imagens, principalmente as que criticam os esquerdistas), também é um erro enorme, pq dá a falsa impressão de que as opiniões expressas ali sejam fonte séria e confiável para definir a mentalidade de todos os direitistas.

Achei interessante a sua análise, mas acredito que na ânsia de mostrar como a direita é “podre” acabou cometendo os mesmos erros que tanto criticou.

    Robson Fernando de Souza

    setembro 16 2013 Responder

    1. Peço que defina “esquerda conservadora”.
    2. De onde você tirou essa concepção de esquerda X direita e liberalismo X conservadorismo?
    3. Em momento nenhum falei que os esquerdistas são isentos de cometerem erros e irracionalidades.
    4. Anarquia ou anarcocapitalismo?
    5. Acho que essas imagens são humorísticas por humor involuntário.

      Dan Sales

      setembro 16 2013 Responder

      1- Esquerda conservadora é uma visão política que defende a intervenção do estado na economia e limita as liberdades pessoais dos indivíduos dentro da sociedade.

      2- http://e-ducation.net/images5/PoliticalSpace2.jpg
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Political_chart.svg

      3- Em algum momento eu disse que você isentou alguém de algo? Disse sim que foi um erro generalizar as pérolas como algo intrínseco de direitistas, coisa que você realmente fez. Se discordar de mim, faça o seguinte reveja o título do seu texto e se ainda continuar discordando, ponha a palavra “esquerda” no lugar da palavra “direita” e veja se não estou certo.

      4- A diferença básica é (in)existência da propriedade privada, mas havendo total liberdade econômica (se os bens não tiverem dono podem ser usufruídos por qualquer um) e pessoal (não havendo um sistema de segurança pública que impeça qualquer um de fazer qualquer coisa), fica claro que anarquia é extrema direita. Como eu percebi pelo seu texto, o problema é que você confunde constantemente direita com conservadorismo e calcando-se no fato de os anarquistas serem liberais, acaba colocando-os na esquerda, quando a realidade é exatamente o oposto disso.
      5- Você pega imagens conhecidas como “demotivationals”, mais umas imagens feitas para zoar com os amigos esquerdistas (muitas vezes quem compartilha este tipo de coisa está bem longe de ser de direita), e mais umas charges e espera que elas não tenha conteúdo humorístico? Não é por mal, mas você exagera bastante em algumas coisas, principalmente por levar a sério coisas feitas pra ser piada.

      Se for pra fazer uma dessas em páginas de esquerda (pegando é claro, vários conteúdos relacionados ao autoritarismo e totalitarismo como se fizessem parte das ideologias de esquerda) o show de horrores tem tudo pra ser tão feio quanto ou até pior.

        Robson Fernando de Souza

        setembro 16 2013 Responder

        1. Isso também existe na direita. Nem toda direita é contra a intervenção estatal (o anti-intervencionismo virtualmente não existia no conservadorismo do século 19) e a favor de liberdades pessoais (o que algumas das imagens do post mais fazem é barrar liberdades como abortar embriões e fumar maconha).
        2. Nenhum do dois gráficos fala de “esquerda conservadora”, e sim da existência de esquerda autoritária.
        3. Pode não ser algo de todos os direitistas, mas tais opiniões são muito comuns entre a direita conservadora.
        4. Uma ideologia antinacionalista, anticapitalista, anti-propriedade privada, pró-igualdade e que não defende liberdade econômica é de extrema-direita? Conte-me mais.
        5. Essas imagens “desmotivacionais” também têm argumentos, ainda que falaciosos ou ridicularizantes.

          Dan Sales

          setembro 17 2013

          1- Claro que existe, tanto que existe muito cuidado na distinção entre direita x esquerda e liberalismo x conservadorismo. Existem conservadores e liberais em ambos os lados dos espectro político. Só que você convenientemente esqueceu que grande parte das suas imagens servem para criticar os conservadores, tanto de esquerda quanto de direita.
          2- Não sei se você percebeu, mas as imagens mostram claramente uma distinção entre a liberdade pessoal e a liberdade econômica. As nomenclaturas utilizadas podem diferir entre diversos autores, mas elas são utilizadas em geral para fazer esta diferenciação.
          3- Tais opiniões são muito comuns na cabeça de qualquer conservador. Novamente, não confunda direita e esquerda com conservadorismo e liberalismo.
          4- Não defende liberdade econômica, mas defende que o capital é de uso livre para todos? estranho. E quem disse que nacionalismo é de direita? Inventaram que quase todos os sistemas políticos totalitaristas eram de direita e muita gente comprou essa mentira. Nacionalismo vai totalmente contra o livre comércio.
          Agora, se liberdade de utilização do capital não é extrema direita, tem alguma coisa errada com o mundo. Inclusive uma das imagens que eu postei mostra claramente o anarquismo como ideologia de extrema direita ultra liberal(liberdade econômica e pessoal extrema).
          5- Claro que contem argumentos, mas são argumentos levados ao absurdo para fazer humor. Se você quer argumentar sobre estes argumentos, pegue uma postagem séria que os utilize e o faça, agora querer argumentar com alguém que tá fazendo piada é pedir pra ser zoado. Todo mundo sabe que este tipo de postagem é exagerada, e que o objeto da zoação vai ser caricaturado mesmo. Argumentar piada chega a ser absurdo.

Katherine

setembro 16 2013 Responder

Não aguentei ver todas as imagens. Cada vez me deixava mais perplexa com a ignorancia dessas pessoas. Muito bom texto, aliás. Pena que existem essas pessoas tão falaciosas.

guerino Bertolo

setembro 16 2013 Responder

Detesto direita, esquerda, centro e qualquer coisa intemediária. Amo os brasileiros, as pessoas e a humanidade. Tenho certeza que não precisamos de partidos, agremiações, pelo menos no sentido maléfico que usam destes para levar vantagens ou ser fanático.Partidos, assim como religião ou time cada um escolhe o que melhor lhe convier e devem colocar-se sempre ao serviço do bem, esteja onde estiver. Devem defender o homem e sua idéias. Se você é da Direita ou de Esquerda ou de Centro, defenda em paz somente suas idéias deixe os mortos enterrarem seus mortos. Não perca tempo discutindo, devaniando ou, pior, se matando. Fantismo não cabe em lugar nenhum e deve ser banido da face da terra.

Porco Capitalista

setembro 16 2013 Responder

Sou dono da página Porco Capitalista no Facebook e autor de duas das imagens que aparecem aí. A dos partidos no Brasil como “trabalhista, social, socialista, comunista, etc.” no nome e a que fala dos países africanos que tiveram regimes comunistas.

Convido quem quiser a visitar a página e debatermos o assunto nos comentários.

Mas só pra quem tiver coragem.

Sarah

setembro 16 2013 Responder

Eu diria mais sobre o Feliciano: ele ofendeu cristãos protestantes (ou “evangélicos”, se preferirem), porque a cada vez que um energúmeno como esse fala esse BANDO de BOBAGENS, nós, os outros cristãos que são de boa (como eu, por exemplo, que defendo separação TOTAL de igreja e estado) pagamos o pato, porque aí todo mundo acha que a gente também é imbecil!

Igor

setembro 16 2013 Responder

Excelente post!
Engraçado ver como as pessoas têm diversos tipos de definição para termos como “comunismo”, “socialismo” e “marxismo”.

    Rodrigo

    setembro 16 2013 Responder

    Igor, lembrando que o comunismo na teoria uma coisa (e até legal, bonito, diga-se de passagem), porém na prática é outra bem diferente… acho que pelo simples estágio de evolução do próprio ser humano, ainda é impossível o comunismo ser tão belo quanto na teoria. Inevitavelmente cairá sob comando de algum ser humano e, então, tornar-se-á uma espécie de fascismo. Não concorda?

    Robson Fernando de Souza

    setembro 16 2013 Responder

    Obrigado, Igor =)

Rodrigo

setembro 16 2013 Responder

Bom, não sou de direita não, mas também não concordo com o “comunismo” disfarçados de democracia que PT e afins estão implantando no Brasil. Monopólio estatal, protecionismo e altas cargas tributárias NÃO são legais em um país cheio de pessoas corruptas e ineficientes como o Brasil.

Francisco

setembro 16 2013 Responder

Caro Robson, um abraço de Portugal! Acompanhei o artigo com vivo interesse, infelizmente os problemas são transversais aos países (o mesmo que dizer que aqui existem personagens do mesmo calibre). Sinceramente (e desculpe a linguagem), nunca tinha visto tanta m… junta!!!

Ana

setembro 16 2013 Responder

Gostaria de deixar minha opiniao com todo respeito e sem ser xingada. Concordo e discordo de alguns.
Vou ressaltar um que discordei ao extremo, aquele da violencia contra o homem. A resposta foi a seguinte “Porque os homicídios, suicídios e atropelamentos de homens são causados pela opressão “femista”, “misândrica” e “ginocêntrica” promovida pelas mulheres. Mulheres “femistas” matam ou atropelam homens e induzem homens ao suicídio a cada minuto – dá para levar isso a sério? E a proposta aqui é proteger o homem… dele mesmo?” . O post em nenhum momento disse q sao as mulheres que agridem os homens, apenas disse q o homem é mais vitima da violência. E sim exitem mulheres que matam, atropelam etc (nao disse q sao a maioria, disse apenas q existem, porem a maioria sao de homens mesmo). E sim a proposta é proteger o homem dele mesmo!! Qual o problema nisso?? Quer dizer se um homem mata outro homem tudo bem, agora se um homem mata uma mulher aí temos um problema? Que absurdo. Violencia é violencia!

    Robson Fernando de Souza

    setembro 16 2013 Responder

    O problema nessa imagem, Ana, foi fazer uma falsa analogia entre crimes de ódio/violência doméstica misógino-machista em que as mulheres são vítimas e crimes comuns que vitimam mais homens do que mulheres e inferir disso que “não existe essa de mulheres vítimas do machismo”, além de tirar uma conclusão de que “homens também precisam ser protegidos” quando o que está sendo discutido são crimes motivados por machismo/misoginia. Dessa falsa analogia, dá a impressão de que homens são vítimas de ódio feminino muito mais que mulheres o são do ódio masculino.

Denis

setembro 16 2013 Responder

Concordo com a maioria, porém não acho que proteger menores infratores, da forma que é feito no Brasil seja um avanço, mas concordo que algo deveria ser feito, outro ponto que discordo, é do discurso da ideia de socialismo, pois teoria é uma coisa, o que Marx escreveu é lindo, porém, na prática, que é o que vale realmente nunca funcionou, pois todos as bandeiras que defenderam o “socialismo / comunismo” tornaram-se sim ditaduras cruéis e genocidas, isso não há como negar, não estou dizendo que não houveram ditaduras tão cruéis na direita, porém às vezes, os socialistas/comunistas, se esquecem desse fato histórico. Mesmo assim, muito bom o post, mostra o radicalismo de extremistas de direita, porém, não se pode esquecer dos extremistas de esquerda, homens que homenageiam um ditador como o falecido ditador Norte-Coreano, como fez o PCdoB quando em sua morte, ou que apoiam outro ditador, e tão assassino quanto tantos outros, como Fidel Castro.

Fabiana Figueiredo

setembro 16 2013 Responder

Caro Robson,
Fiz questão de comentar tua pesquisa, graças a brasileiros como você ainda tenho esperança que possamos viver num pais mais humano, onde fraternidade seja direito, e não articulação das igrejas e da elite sempre poderosa defendendo seus proprios interesses.
Obrigada, hoje me sinto leve, precisamos de esclarecimentos, precisamos de generosidade na transmissão do conhecimento… e Como diria, minha amiga Professora Dra Maria Inês Chaves de Andrade… ” A fraternidade como direito”. Precisamos aprender a ser HUMANOS.

Marcus Holst Eliseire

setembro 16 2013 Responder

É exatamente isso. Eu já havia percebido a mesma coisa só de ver os post’s que circulavam pela rede. A direita ultra conservadora do país das bananas mostra sua cara descaradamente. Valeu por compartilhar, obrigado.

Bruno

setembro 16 2013 Responder

Cara, você notou que usa as mesmas falácias que acusa as imagens de usar?
Tu é muito burro, rapaz.

    Robson Fernando de Souza

    setembro 16 2013 Responder

    Por quê?

      Bruno

      setembro 16 2013 Responder

      “Fumar maconha não, ficar bêbado e matar gente sim” = espantalho

      Post sobre bolsonaro = Ad hominem.

      Isso que eu sou pró-legalização e sinto repulsa pelo deputado em questão, mas sinceramente, esse texto não passou de uma enorme manquisse intelectual. Sugiro que você se atenha aos fatos e pare de exageros e irrealidades para se afirmar em uma corrente político-ideológica.

        Robson Fernando de Souza

        setembro 16 2013 Responder

        1. Por que a direita não posta conteúdo contra o consumo de álcool então?
        2. Ad hominem em me referir a quem acredita nas palavras dele como dotados de ignorância sociopolítica (algo que se comprova a cada declaração fascista dele)? Mas enfim, como precaução eu tô dando uma alteradazinha nessa parte pra não dar margem a acusações de ad hominem.

Otávio Z.

setembro 16 2013 Responder

Olá, vejo que você se revolta com a “direita” e suas generalizações grosseiras. No entanto, você faz a mesma coisa ao colocar sob o mesmo rótulo diversas ideologias, e considerar tudo que faz oposição as suas ideias como reacionário, ingênuo ou mal-intencionado. Sou liberal/libertário, mas não falo da esquerda (socialistas, comunistas, sociais-democratas) com a mesma arrogância fatal e superioridade com a qual você fala.

Além disso, existem diversos “pulos” em sua lógica. Premissas que não concordam com as conclusões, ou frases que não apresentam provas. Por exemplo, dizer que pessoas que defendem monarquias parlamentaristas com reis que possuem papel reduzido ou até mesmo inexistente são a favor da Monarquia Absolutista é um exagero. Abraços.

    Robson Fernando de Souza

    setembro 16 2013 Responder

    Sobre as “diversas ideologias”, não acho que assim sejam. Extraí 100% das imagens de álbuns de fanpages conservadoras. Não fui atrás de fanpages de liberalismo, “libertarismo” e anarcocapitalismo – até o momento as únicas ideologias da direita que tentam ser propositivas, graças em grande parte aos vloggers e ao Instituto Mises, embora suas propostas sejam absurdamente antipopulares e reforçadoras de privilégios e desigualdades.

    Já a questão da monarquia absoluta é que a imagem acha que o problema é o Brasil ser uma república, e não a existência de uma cultura de oba-oba nos poderes legislativo e executivo no sentido de terem rendimentos absurdamente altos e os aumentarem praticamente o quanto quiserem. A imagem é extremamente ingênua nesse sentido, ao acreditar que trocar a presidência por um rei/imperador vai acabar com a cultura de altos salários no Congresso brasileiro. Isso só faria sentido se estivesse sendo defendida a instauração de uma monarquia absoluta, sem poder legislativo.

      Herberth Amaral

      outubro 25 2013 Responder

      E desde quando uma monarquia absoluta não tem poder legislativo? Uma monarquia absoluta é caracterizada pelo monarca exercendo o poder executivo e o poder chefia de Estado (mais ou menos como um presidente faz hoje — de fato, o Maduro tem muito mais poder do que um Luiz XVI da vida). Cara, dá uma lida em formas e sistemas de governo, veja como uma monarquia constitucional é feita, leia as constituições da Suécia, Japão, Holanda, Canadá, Austrália, etc. Eu estou lendo alguns posts seus e tem muita coisa que você confunde (principalmente relacionado à monarquia brasileira).

Daniel

setembro 16 2013 Responder

Metade são “contra-argumentos” a frases que nem tinham a motivação de ser um argumento, mas pura zueira.
A outra metade consiste em atribuir algo absurdo que não foi dito, nem implicitamente, pelo post original, como no caso do post sobre homofobia e calúnia.

    Robson Fernando de Souza

    setembro 16 2013 Responder

    Esses comentários que “atribuem algo absurdo que não foi dito” às imagens levam em conta o universo de imagens postadas aqui. É o caso da imagem de que “acusar de homofobia é calúnia e difamação” e a que convida a pessoa a virar direitista elecando diversos “ideais” (que nenhuma das imagens defende, ao menos racionalmente).

      Daniel

      setembro 16 2013 Responder

      Errado, a imagem da homofobia só mostra uma consequencia lógica da criminalização desta prática: se alguém acusar falsamente outrem de homofobia, estará cometendo CALÚNIA. Em nenhum momento se defendeu na imagem a discriminação.

      E realmente, a esquerda não defende “racionalmente” os ideais da imagem, mas é o que sempre acontece. P ex: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=3ZlXTLe5Mek&fb_source=message

        Robson Fernando de Souza

        setembro 16 2013 Responder

        Você falou bem: acusação falsa. O que não se aplica quando o acusado depreciou, ridicularizou e defendeu a cassação ou negação de direitos aos homossexuais.

        E realmente, a esquerda não defende “racionalmente” os ideais da imagem

        Acho que você quis dizer “a direita”. E aliás, o que prova que todo tipo de socialismo vai acarretar essa situação do vídeo?

Valentina

setembro 16 2013 Responder

sensasional a análise!! Além de alertar com as perolas da classe conservadora (afinal de contas rola até um medo da lucura desse pessoal), que de forma impressionante ainda são ultilizadas, traz muito humor! Porque afinal de contas, em que universo essa galera vive? Idade média já passou faz anos… e até no século V é dificil de acreditar que existem pessoas com tanta ignorancia e falta de humanidade! Só resta rir mesmo… Obrigada Robson

    Robson Fernando de Souza

    setembro 16 2013 Responder

    Obrigado também, Valentina =)

Arthor

setembro 16 2013 Responder

então, o da plaquinha q diz das capas de super heroi no desenho feminino, aquilo foi feito na piada e sarcasmo saca

    Robson Fernando de Souza

    setembro 16 2013 Responder

    O autor da imagem em si pode até ter sido sarcástico e sem intenção de ser antifeminista, mas tanto a imagem acabou se passando por antifeminista como uma fanpage de direita a usou pra “provar” que “não existe” exploração machista da imagem física da mulher na sociedade.

Cristina Ramos

setembro 16 2013 Responder

Estou impressionada! Texto perfeito! Deve ter dado muito trabalho e exigido muita paciência! Parabéns! É possível perceber que a direita não é muito intelectual… mas a massa que ela tem convencido também não é muito estudada e bem informada… Vc acha que essa direita pode ser uma ameaça a nossa democracia e aos avanços sociais?

    Robson Fernando de Souza

    setembro 16 2013 Responder

    Obrigado, Cristina! =)

    Eu acho que essa direita não só é uma ameaça como está cumprindo essa ameaça. Vem arquitetando a criação de diversos partidos de cunho praticamente extremista (no sentido de fazer parecer que não existem partidos realmente de direita no Brasil hoje); corrompeu ideologicamente o PT, que originalmente era um partido de esquerda, e vem alienando e fanatizando religiosa e politicamente milhões de pessoas através das igrejas evangélicas.

      Carlos Roberto

      setembro 22 2013 Responder

      No Brasil já há muito tempo não existe partidos de esquerda ou direita, somente pessoas com ideologias diferentes!
      Nunca se viu tanta mentira, roubos e falta de respeito com o povo. Todos os dias e toda hora, aparece uma denuncia de algum roubo do dinheiro publico, o governo mandando dinheiro para Cuba e praticando “perdões” de dívidas aos países africanos, comandados por ditadores ricos enquanto o povo vive na miséria. Vejam o eterno atraso de Cuba, o que vem acontecendo com a Venezuela comandada por um louco, que vê o Chavez em passarinhos, mas não enxerga a miséria que vem instalando no país.
      Se o povo não denunciar, as coisas não mudam, e as pessoas no PT, veem essas denúncias como mensagens de ódio. Falar a verdade não é crime!
      Enquanto o povo continuar sendo manipulado pelos políticos, de qualquer lado, o país não vai mudar. Todos os políticos, até agora, tem medo de investir em educação por medo do povo passar a ler e pensar.
      O Aécio falou que vai começar “Uma grande aventura” ao falar sobre o inicio da sua campanha ao Planalto. O Congresso é a fossa do Brasil!

lucas

setembro 15 2013 Responder

sinceramente, QUE LIXO.

A esquerda já foi melhor do que isso

    Nara

    setembro 16 2013 Responder

    Discorra.

    ou – Grrrrrr!!!!! Grrrrrr!!!! $#%*&$#!!!! VAI SE @$#*&#$!!!!! Grrrrrrr!!!! #$*%&#$#!!!!!! ESQUEDOPATAS!!!!!11!! AAAHHHHHHHHHHH GRRRRRRRRR ODIOOOOOOOOOOOOOO AAAAAAAAAAHH LIXOOOOOOOO

      Robson Fernando de Souza

      setembro 16 2013 Responder

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Olivia

setembro 15 2013 Responder

Melhor post de humor da semana! Tem discurso conservador que parece ser burro de propósito…

Jones

setembro 15 2013 Responder

[Direita x esquerda, resumo dos espectros políticos (segunda imagem)] Todas comungam a mesma intenção, o controle e o poder a qualquer custo. São consolidadas no desejo de quem? Desculpe se o que escrevo confunde, mas peço que reflitam: De onde vem o alimento, das indústrias ou da terra? O dinheiro é uma necessidade ou uma imposição? Profissão é necessidade ou vocação? Sociedade é unidade ou fragmentação? Qual é mais humana, a direita ou a esquerda? O destino político da humanidade não está nas mãos dos esquerdistas nem dos de direita (realidades que nos foram apregoadas), está sob o controle da “matemática de satanás”, o controle dos números, valores, estatísticas… Mate um para salvar mil, mate mil para salvar um, mas no final alguém sempre acaba morrendo. As falácias provem de ambos os lados, tanto da esquerda quanto da direita, são elas os componentes da “equação satânica” de controle. Se a história da humanidade me ensinou algo, o que aprendi foi o seguinte: “Política é um jogo perverso que sempre mata, pois no final sua inteligência e seu senso de liberdade acaba morrendo”.

Luís Neves

setembro 15 2013 Responder

Bom resumo dos discursos de ódio.
Engraçado que quem criou o cartaz “Levante-se…” nem sequer conhece o logotipo do psd brasileiro e colocou o logotipo do congénere português.

Percival Alves

setembro 15 2013 Responder

Primeiro um esclarecimento, porque a maioria das pessoas distorcem os conceitos de esquerda-direita: Esquerda é a posição política de quem luta por transformações sociais que levem à liberdade, à igualdade e à justiça social. Direita é a posição política de quem é contra a liberdade, a igualdade e a justiça social. A direita parte do princípio de que “pobres e ricos sempre existiram”, portanto deve continuar a ser assim. Os revolucionários franceses de 1789, na sua maioria, tomaram posições de esquerda. Com a Restauração em 1815, a burguesia francesa tenta, e consegue, restaurar seus privilégios, forçando o proletariado a organizar as revoluções de 1848 na Europa, então derrotadas. Portanto, essa luta esquerda X direita é intrínseca à luta de classes, tão brilhantemente analisada por Marx e Engels, quando afirmaram: “A história da sociedade é a história da luta de classes”. Assim sendo, a luta entre direita e esquerda só terminará quando o proletariado assumir de fato o poder político, implantar o socialismo e abolir o poder do capital, fazendo de todos os cidadãos trabalhadores livres e conscientes, onde a educação das novas gerações passa a ser o fator primordial, que conduzirá à sociedade comunista. Claro que isso não se pode dar em poucos anos, mas num período mais ou menos longo, a depender das condições culturais e sociais de cada país. A grande Revolução Russa de 1917 conseguiu, em parte, esses objetivos, mas terminou derrotada pelas “democracias liberais” e pelos fascistas europeus e americanos (que tiveram a insensatez de organizar a Segunda Guerra Mundial para jogar a Alemanha nazista contra a pátria do socialismo) no final do século passado. Logo, só há um caminho: Colocar em prática o lema de Marx: “Proletários de todos os países, uni-vos”! porque só assim será possível derrotar a burguesia e construir a sociedade socialista. Estudar… Ensinar… Aprender… Lutar… – Estes são os caminhos da revolução.

    Silvio Baptista

    setembro 18 2013 Responder

    Meu Deus, o comunismo caiu , porque não funciona
    Você acredita em quem prega igualdade entre todos os indivíduos ?
    Desconhece a própria natureza humana.
    Aquele que diz que vai resolver todos os problemas porque tem as soluções , são ditadores.Veja quem são os países mais desenvolvidos. Você quer ir contra tudo que anda para frente?Não acredita nem no que você vê?Quer continuar se enganando apenas para não admitir que não tem razão?Politica não é futebol , onde torcemos para nosso time e pronto.Politica, elegemos alguem , nâo deu certo cai fora e vem outro, não da para tapar o sol com a peneira.Pense bem , leia tudo, pense por si, não deixe que pensem por voce.

~epix

setembro 15 2013 Responder

Realmente pérolas. Essa direita só fala merda. De fato, a análise política do plano cartesiano faz muito mais sentido, incluindo o anarquismo nela, coisa que a visão simplista esquerda-direita não consegue com exatidão.

E aquela HQ cheia de sangue chama-se “Crossed”. Muito boa, explora os piores lados da humanidade, embora force muitos momentos sexo/gore sem noção. A única coisa que foi útil naquele post sobre “O FEMINISMO” foi me apresentar essa HQ :P

Rafael Dini

setembro 15 2013 Responder

Interessante sua pesquisa. Discordo apenas da inclusão daquela imagem (a quinta, de trás pra frente)que tem o cabeçalho “quer mudar o brasil?”.
Pois ali não vi realmente nenhuma mensagem de ódio ou difamação e nenhum dos valores listados na imagem são de fato coisas ruins (não são odiosas).
A dedução do “ódio” nessa imagem específica ficou por conta do comentário do post. Mesmo que não concorde com as idéias de direita, acho que imagens como essa (não agressivas) eles têm o direito de divulgar pois é uma forma pacífica de defender suas próprias idéias sem precisar atacar ninguém.
No mais, concordo com todas as outras.

    Robson Fernando de Souza

    setembro 15 2013 Responder

    Rafael, a mensagem de ódio não está ali. Mas a referência em relação à imagem em questão foi à hipocrisia de tantos direitistas (em especial páginas do Facebook), que dizem “venha pra direita e defenda todos esses ideais” mas na prática tudo o que fazem é propagar ódio contra a esquerda e as minorias. Não defendem com argumentos racionais nenhum valor ou ideal que dizem defender.

Bruno Isaías

setembro 15 2013 Responder

Muito bom e muito triste ao mesmo tempo … pelo menos não me sinto tão sozinho agora, hehehe … continue o excelente trabalho.

    Robson Fernando de Souza

    setembro 17 2013 Responder

    Valeu, Bruno =)

l.a.b

setembro 15 2013 Responder

Essa pagina é tão ignorante quanto as criticas que faz.

Fabiana

setembro 15 2013 Responder

Muito bom! Eu fiquei entre rir e chorar durante todo o texto.

Nathalia Pandino

setembro 15 2013 Responder

Sobre a ilustra da mulher cheia dos sangue escrito feminismo é uma hq aleatória, que uma galera dirtorceu com uma montagem tosca pra deturpar a ideia…
A HQ tem até uma história interessante… Meio bizarra… Alias… Muito bizarra… Mas interessante…

    Robson Fernando de Souza

    setembro 15 2013 Responder

    Tô ligado. Os reaças se apropriaram da imagem e a transformaram em algo análogo às charges misóginas contra as suffragettes dos séculos 19 e 20.

bruno

setembro 15 2013 Responder

Não sei se rio ou se choro com essas páginas de direita do facebook

Robson Fernando de Souza

setembro 15 2013 Responder

Valeu, gente, de coração =)

vilma borges wiese

setembro 15 2013 Responder

Você é formidável, tudo o que você posta é uma “aula” pra mim, suas postagens me deixa feliz, porque aprendo, aumento meus conhecimentos e me torna uma pessoa mais humana, mais consciente. Obrigada reacionário, você é um educador nota 10.

    Robson Fernando de Souza

    setembro 15 2013 Responder

    kkkkkkkkkkk Obrigado Vilma =) Mas reacionário é quem cria, posta e compartilha essas imagens defendendo o conservadorismo – minha postura foi justamente antirreacionária.

    Aliás, a fanpage “Reacionário” foi só o divulgador do post, e não o criador.

Regina Lyrio

setembro 15 2013 Responder

Excelente trabalho nestes tempos pós modernos.

Lucas Ribeiro

setembro 15 2013 Responder

HAHAH eu ri mais de alguns comentários no fim da imagem nada vê do que das imagens.

Victor

setembro 15 2013 Responder

Tem louco pra tudo nesse mundo.

Herbert Souza

setembro 15 2013 Responder

Um dos melhores textos que lí nos ultimos tempos. Falou muita coisa que, juro, várias vezes imaginei tambem. Parabens pela ideia clara, limpa e verdadeira. É exatamente isso tudo aí mesmo que infelizmente vem rolando. um abs!

    Robson Fernando de Souza

    setembro 15 2013 Responder

    Valeu, Herbert! Abs!

Wellington

setembro 15 2013 Responder

Eu gosto da direita brasileira, principalmente do Olavo e suas olavetes. Eles são os mestres do humor involuntário, e eu valorizo esse dom divino!

    Robson Fernando de Souza

    setembro 15 2013 Responder

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Carlos Menezes

setembro 15 2013 Responder

Vou compartilhar o artigo. Penso que colocar a política nacional no binário Direita e Esquerda, acaba empobrecendo a discussão. Penso que a questão maior da nossa sociedade (a que estudou, viaja para a europa, consome o que necessita e deseja, etc.) é a deficiente formação acadêmica que não coloca o coletivo antes da individualidade. Conheço pessoas generosas que ajudam muitas pessoas, mas que por preconceito, falta de politização, mau entendimento das coisas do mundo, acaba sendo contra os diversos benefícios concedidos aos mais carentes (que apoio totalmente como partida para inclusão social) e o pior é ficar reproduzindo esses pensamentos e conceitos conservadores que só fazem fragmentar a sociedade.

Sérgio Alexandre

setembro 15 2013 Responder

Achei muito estranho aquela ‘linha’ esquerda-direita… posso estar enganado, mas o “eixo” esquerda/direita não é vinculado com o eixo “totalitarismo/libertarianismo”, são visões independentes até onde sei… cadê o compasso político?

    Robson Fernando de Souza

    setembro 15 2013 Responder

    E é completamente estranho mesmo aquilo ali.

    O espectro político mais coerente que eu vi até hoje é um plano cartesiano com esquerda e direita no eixo X e libertarismo e autoritarismo no eixo Y.

paulão

setembro 15 2013 Responder

“Capitalismo, onde filas de pães esperam por você.”
Só esta pérola diz tudo né…Surreal!

Vinicius Cabral

setembro 15 2013 Responder

Parabéns pelo post. Eu trabalho com mídias sociais e vou te contar… todo dia eu entro em contato com uma POROROCA DE CHORUME desse povo que, sinceramente, dá pena.

A vontade inicial é até de esganar um infeliz que posta essas coisas, mas depois a pena fala mais alto. E é muito triste saber que num país como o nosso nós ainda temos gente que pensa assim. E o pior: não são minorias insignificantes… =/

    Robson Fernando de Souza

    setembro 15 2013 Responder

    Valeu, Vinicius =)

Paulos Sergio Cardoso

setembro 15 2013 Responder

Parabéns pelo trabalho e principalmente por ter nos dado essa CONTRIBUIÇÃO.
É muito importante que cada Internauta possa sentir o quanto vale sua ATITUDE e, demonstre claramente sua opinião,pois, a Direita Raivosa paga muito bem para a “imprensa amiga” e muitos “assessores de gabinetes” ficarem o DIA TODO montando suas Calúnias, Difamações, MENTIRAS rasteiras.
Graças a DEUS eLLes não são privilegiados com Criatividade e Inteligência e, invariavelmente montam coisas de tamanho absurdo ou incompetência que basta uma simples pesquisa no GOOGLE para descobrir a MENTIRA.
Mesmo assim, eLLes replicam rapidamente e, nos precisamos combater tudo isso.

PARABÉNS…Continue, Persevere, Lute, mas, faça isso com frequência…
FORTE ABRAÇO

    Robson Fernando de Souza

    setembro 15 2013 Responder

    Valeu, Paulos =)

jose justino de souza neto

setembro 15 2013 Responder

Excelente, Robson. Gostei muito e já compartilhei.

    Robson Fernando de Souza

    setembro 16 2013 Responder

    Valeu, José =)

Ester Franco

setembro 15 2013 Responder

Gostei muito da sua pesquisa e achei muito interessante as comparações. Fica muito claro o abismo que separa as duas ideologias e que é necessário um equilíbrio entre as mesmas. Ainda não foi encontrada uma que me representa.Não compactuo com a fila para adquirir pães, enquanto seus líderes esbanjam dinheiro que poderia dar condições mais dignas para adquirir o pão, como não tenho dinheiro pra comprar filas inteiras de pão por que a ganância do capitalismo não permite. Continuo me sentindo órfã do sistema!

    Robson Fernando de Souza

    setembro 15 2013 Responder

    Obrigado, Ester =)

silvio

setembro 15 2013 Responder

Honestamente, não consigo ter estomago para visitar páginas de direita, nem a título de curiosidade. Meus respeitos a vocês que têm paciência para tal. AS vezes, tenho vontade de excluir minha conta no FB, tantas são as metralhadoras de ódio que vejo. Hoje mesmo excluí e bloqueei dois sujeitos.

Domingos Marcelo

setembro 14 2013 Responder

Meu amigo, gostei da tua análise. Boa visão da realidade da política brasileira. Ajuda os leitores pouco atentos a perceberem o que de fato ocorre, ou seja, uma competição esquizofrênica entre ambas as tendências para manterem-se no poder, que ao final, acaba de uma maneira ou de outra, com mais ou menos privilégios, sempre dividido entre eles todos. Quanto ao povo, sempre enganado e trabalhando para manter suas mordomias.

Há muito já não acredito que se faz política de verdade. Infelizmente nenhum lado tem razão.

    Robson Fernando de Souza

    setembro 15 2013 Responder

    Obrigado, Domingos =)

      Yra doce

      setembro 16 2013 Responder

      Uma dica:Escolha seu lado e seus candidatos.
      Vai encontrar quem faz política,,,e não politicagem.

        Robson Fernando de Souza

        setembro 16 2013 Responder

        Meu lado, a esquerda libertária, já foi escolhido, e essas imagens me fazem confirmar ainda mais minha escolha. Em relação a candidatos, não confio mais em sistemas políticos ditos democráticos em que a eleição é a única forma legitimada e aceita de participação popular na política (protestos não contam porque as PMs vêm reprimindo com muita truculência a mando dos governantes).

Deisi Alves

setembro 14 2013 Responder

Muito boa análise e pertinente. É preciso que as pessoas tomem consciência deste tipo de discurso e comecem a ter um pouco de senso critico separando bem as coisas antes de sair apoiando qq causa e carregando bandeiras sem saber os interesses de quem estão defendendo.

    Robson Fernando de Souza

    setembro 14 2013 Responder

    Obrigado, Deisi =)

Bruno Chaves Animais

setembro 14 2013 Responder

desculpe perguntar, mas o que é androcentrismo?

    Robson Fernando de Souza

    setembro 14 2013 Responder

    É aquela tradição que coloca o homem como ser humano principal, o regente da humanidade, ao mesmo tempo que coloca a mulher como ser humano secundário. Põe o masculino como centro da espécie humana.

      Bruno Chaves Animais

      setembro 15 2013 Responder

      valeu pela resposta. obrigado

    JV Reis

    setembro 16 2013 Responder

    O homem como centro e prioridade do pensamento, basicamente.

    Gabrielle

    setembro 16 2013 Responder

    É a junção de duas palavras: Andro (do grego, homem, no sentido masculino) e centrismo, ou seja, o macho como o centro, o foco, o destaque.

Marcos

setembro 14 2013 Responder

Peço desculpas Robson, mas algumas coisas nessas imagens são tão nonsense que quando se adiciona algum comentário irônico como na última imagem eu tenho vontade de rir.

    Robson Fernando de Souza

    setembro 14 2013 Responder

    hahahahahahahaha Relaxa =P Totalmente normal rir dessas imagens absurdas.

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo