13

set13

[OFF] “Dica” de tomar água com estômago vazio é lenda urbana, e em algumas situações pode ser perigosa

copo-dagua

Uma lenda urbana sobre tomar água com estômago vazio promover supostamente a cura de diversas doenças vem circulando desde época desconhecida. Na falta de refutações em português, vim eu mesmo fazer a refutação.

O texto da lenda diz o seguinte:

Quanto mais se sabe, maiores hipóteses de sobrevivência…
Um cardiologista diz que se todos que receberem esta mensagem, a enviarem a pelo menos uma das pessoas que conhecem, pode ter a certeza de que, pelo menos, poderá salvar uma vida.

Beba água com estômago vazio.
Hoje é muito popular, no Japão, beber água imediatamente ao acordar. Além disso, a evidência científica tem demonstrado estes valores. Abaixo divulgamos uma descrição da utilização da água para os nossos leitores.
Para doenças antigas e modernas, este tratamento com água tem sido muito bem sucedido….
Para a sociedade médica japonesa, uma cura de até 100% para as seguintes doenças:
Dores de cabeça, dores no corpo, problemas cardíacos, artrite, taquicardia, epilepsia, excesso de gordura, bronquite, asma, tuberculose, meningite, problemas do aparelho urinário e doenças renais, vômitos, gastrite, diarreia, diabetes, hemorroidas, todas as doenças oculares, obstipação, útero, câncer e distúrbios menstruais, doenças de ouvido, nariz e garganta.

Método de tratamento:
1. De manhã e antes de escovar os dentes, beber 2 copos de água.
2. Escovar os dentes, mas não comer ou beber nada durante 15 minutos.
3. Após 15 minutos, você pode comer e beber normalmente.
4. Depois do lanche, almoço e jantar não se deve comer ou beber nada durante 2 horas.
5. Pessoas idosas ou doentes que não podem beber 2 copos de água, no início podem começar por tomar um copo de água e aumentar gradualmente.
6. O método de tratamento cura os doentes e permite aos outros desfrutar de uma vida mais saudável.

A lista que se segue apresenta o número de dias de tratamento que requer a cura das principais doenças:
1. Pressão Alta – 30 dias
2. Gastrite – 10 dias
3. Diabetes – 30 dias
4. Obstipação – 10 dias
5. Câncer – 180 dias
6. Tuberculose – 90 dias
7. Os doentes com artrite devem continuar o tratamento por apenas 3 dias na primeira semana e, desde a segunda semana, diariamente.

Este método de tratamento não tem efeitos secundários. No entanto, no início do tratamento terá de urinar frequentemente.
É melhor continuarmos o tratamento mesmo depois da cura, porque este procedimento funciona como uma rotina nas nossas vidas. Beber água é saudável e dá energia.
Isto faz sentido: o chinês e o japonês bebem líquido quente com as refeições, e não água fria.
Talvez tenha chegado o momento de mudar seus hábitos de água fria para água quente, enquanto se come. Nada a perder, tudo a ganhar!

O texto tem diversos sintomas de lenda urbana: não tem fontes, apela a autoridades anônimas (profissionais sem nome e estudos científicos misteriosos), apela para supostos exemplos bem sucedidos que não podem ser comprovados e apela pelo encaminhamento da mensagem a outras pessoas.

Elencando todos os indícios de lenda do texto:

1. O “um cardiologista” não tem nome;

2. “Ele” apela pelo compartilhamento da mensagem, sintoma típico de uma lenda urbana;

3. Não há nenhuma comprovação de haver esse costume no Japão;

4. Não há nenhuma declaração da “sociedade médica japonesa” acessível sobre o alegado, tampouco é mencionado qualquer nome de entidades nacionais de saúde do Japão;

5. A alegação de “cura de até 100%” não mostra qualquer fonte médico-científica, além de ser sensacionalista;

6. Tem o caráter de “cura milagrosa”, algo extremamente perigoso para pessoas desesperadas por uma cura para suas doenças;

7. Os números de “dias de tratamento” não têm qualquer fonte e prova;

8. Não há qualquer evidência de que chineses e japoneses bebem água quente com as refeições.

Além disso, o texto induz a comportamentos que são perigosos para pessoas com doenças como diabetes, como passar várias horas sem comer e beber, e também compromete o refrescor do corpo, já que a água quente não tem a mesma propriedade de refrescância que a gelada.

Tomar água realmente refresca o corpo e pode aliviar, até certo ponto, a constipação intestinal. Mas isso não é nada que tenha a ver com as alegadas propriedades “milagrosas” da ingestão de água com estômago vazio.

Não recorra a “curas milagrosas” que figuram em textos compartilhados. São lendas virtuais e colocá-las em prática pode ser muito perigoso para sua saúde. E, acima de tudo, pesquise as fontes de tudo aquilo que é compartilhado na internet.

imagrs

21 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Kazuo

agosto 25 2016 Responder

Bom não posso dizer que vai curar isso ou aquilo, mas desde que a água seja de qualidade, garanto que mau não irá fazer. É é uma coisa tão simples, que se realmente curar qualquer uma dessas doenças citados, é sim de grande valia para qualquer pessoa

Celso

julho 27 2016 Responder

Bom Dia.
Tomar 640ml de ággua em jejum e 45 minutos depois tomar o café da manhã;consistindo de 3 chicaras de café com leite(750ml).De acordo com a ciência médica os rins tem a capacidade de processar até 800ml de água por hora.Caso a pessoa proceda desta maneira não estará entrando em risco com a saúde?

Vanderlei

maio 1 2016 Responder

Texto interessante…mas deixa eu contar minha rotina e experiência com a agua. Tomo em media 4 litros ou mais de agua. Mas isso não vem ao caso que quero aqui relatar: Nos últimos meses comecei a sentir uma queimação forte na boca do estômago sempre após me alimentar com todos os sintomas de ulcera gástrica. Resolvi tentar a técnica de beber 600 ml de agua em jejum, acreditem se quiser parou a queimação em menos de 15 dias. Não estou contra ou a favor de ninguém, estou relatando um fato verídico. E digo mais se tomar mais de 3 litros de água matasse eu não estaria aqui.(mas eu sofro de hiperidrose) pode não ser o caso de vcs e meus rins funcionam que é uma beleza(também pone não ser o seu caso). Mas se seu corpo funciona normalmente tente a agua em jejum se se sentir mal basta parar. Tenho certeza que 600 ml , não mata ninguém então não custa tentar.

Gustavo schimming

fevereiro 10 2016 Responder

A AGUA É IMPORTANTE QUANTO O AR.
DESDE QUE AMBOS SEJAM PUROS ,SÓ TEREMOS BENEFICIOS.
CONCORDO QUE AGUA SEJA ANALISADA POIS SE O PH FOR ALEM DA TAXA DE NORMALIDADE PODE FAZER MAL SE FOR TOMADA COM MUITA FREQUENCIA.

Jose Antonio Marques

janeiro 31 2016 Responder

Permitam-me uma breve apresentação. Sou terapeuta e pesquisador a mais de 35 anos. Minhas formações “terapêuticas” são focadas no combate a maioria das dores, quiropraxia, acupuntura, e entre outras, também.
Também sou psicanalista e desenvolvedor de equipamentos terapêuticos e técnicas inclusive para eliminar ou ao menos diminuir consideravelmente as emoções negativas como: fobias, medos, traumas, tristezas, enfim, toda situação emocional que incomoda e pode limitar a pessoa de viver melhor e plenamente.
Oriento a maioria dos meus clientes a tomar água, e no mínimo um litro por dia porque na alimentação contém de alguma forma alguma porção de água. Oriento também a tomar um copo em jejum 15 minutos antes do café, desde que não haja contra indicação, e se não tomam por falta de costume, peço para que comecem nem que seja com conta gotas e aumentem lentamente para que o corpo aceite naturalmente. Até este momento, nunca ouve relato de problemas, ao contrário, muitos elogios para a água.
Mas acima de tudo é importantíssimo que saibamos qual é o PH da água. Tem água caras que são verdadeiros venenos por ter PH abaixo de 7.
É bom saber que nosso corpo contém mais da metade líquido 50%, portanto, para que ajudemos nossos rins fazer a limpeza, precisamos tomar água de boa qualidade, MAS…
BOA QUALIDADE !
Espero não ter cansado você que leu até aqui.
Recebam Meu Forte Abraço Terapêutico.

Magdiel Pereira

janeiro 9 2016 Responder

Comentário ofensivo, grosseiro e malcriado de alguém que sequer leu direito o texto apagado. Leia a postagem adequadamente e comente com respeito se quiser ser bem-vindo ao blog. RFS

Greice

janeiro 7 2016 Responder

Eu já li bastante sobre isso, e não vejo mal algum neste texto, nele não se pede pra ficar sem comer, mas sim tomar à água em jejum, ou seja, dar um intervalo antes da primeira refeição, e ingerir-lá entre o intervalo das próximas, ao decorrer do dia . Lógico tudo em excesso faz mal, não se deve tomar uma grande quantidade de água de uma vez só. Deve-se, tomá-la, aos poucos. No decorrer do dia tomá-la entre os intervalos das refeições, ou seja, em “jejum”. Até porque a ingestão de qualquer líquido durante as refeições é prejudicial à saúde, mas a água por si só, não vai fazer milagres, isso eu concordo. Mas aliada à prática de exercícios e uma boa alimentação, com certeza, só tem a agregar à sua vida.

edon dias

novembro 23 2015 Responder

Na minha otica, tudo que é natural e não prejudica pode ser testado, portanto a agua é uma boa; ademais, acredito que até ja exista um processo de cura aos diabeticos, porem os inumeros laboratorios que produzem milhões de medicamentos medianos não permitem que está cura seja divulgada para que a produção de medicação não sejam interrompidas.Acho que a agua tem resultado e a divulgação acima sendo contraria é mais um laboratorio com medo de perder a venda de seus inumeros remedios para diabete; devemos confiar na agua e ter fé, afinal tudo vêm da agua; se uma droga quimica pode ajudar, por que a agua não irá ajudar?

Ceny.gg2@hotmail. com

setembro 6 2015 Responder

Eu também acredito muito no poder que água tem como diz água hidrata isso é fato, e digo que a água é como se fosse o remédio de Deus e se bebemos água com fé com certeza vamos obter a cura através da água com a fé que temos em Deus

MARCOS

agosto 7 2015 Responder

NÃO TENHO DE TOMAR ÁGUA, ALIÁS AS VEZES PASSO TRÊS QUATRO DIAS SEM FAZÊ-LO ESTOU COM 60 ANOS E NUNCA TIVE NENHUM PROBLEMA DE SAÚDE, TODOS DA FAMÍLIA ME CHAMAM ATENÇÃO MAS NÃO CONSIGO GOSTAR DA ÁGUA. AGORA A POUCO MINHA ESPOSA ME FEZ TOMAR UM COPO E QUASE VOMITEI, PARECE QUE MEU ORGANISMO REJEITA. QUE SERÁ ISTO?

sergio

maio 22 2015 Responder

eu fiz o tratamento tava cheio de coco no corpo soltou tudo limpa que e uma beleza

Luciano Stancka

maio 12 2015 Responder

O hábito de beber água, é saudável e ajuda a manter a saúde e o funcionamento dos orgãos e do metabolismo em geral.
É indiscutível a sua necessidade, e muitas pessoas não tem o hábito de beber água nas quantidades adequadas.
Agora , que o hábito de beber água cura a tuberculose, o câncer a diabetes etc, etc, é claro que não é bem assim…falácia, as doenças são poli causais ( temos vírus, bactérias , fungos, vícios, dist genéticos hábitos suicidas, sono insuficiente, obesidade ).
Alimentação saudável, exercícios, saúde mental, e estilo de vida saudável, é essencial para ajudar a manter a saúde, a água é um deles.
Abandonar hábitos perniciosos como fumar, beber e não cuidar da alimentação são venenos que acabam com a saude e só beber água Não RESOLVE.
A saúde é devido a um conjunto de procedimentos, a água é parte desse conjunto.

Socorro Siqueira

abril 6 2015 Responder

Eu bebo muita agua por dia e comecei a fazer essa dieta e estou me sentindo mal, pois conforme essa dieta só posso beber agua duas horas depois das refeições, e os medicos recomendam beber muita agua, mas duas horas depois de cada refeição não vamos conseguir beber muita agua. Acho que vou parar e voltar a beber agua normalmente

marcelo fleming

março 29 2015 Responder

quem escreveu isso provavelmente é um medico com medo de perder a clientela, desde quando tomar agua é prejudicial a saude? quero ver alguem provar pela medicina que esse metodo é prejudicial, minha mae experimentou esse tratamento e em pouco tempo as dores de cabeca dela sumiram….porque nao experimentam em voces mesmos?, ou voces acham que agua é veneno?

    Robson Fernando de Souza

    março 29 2015 Responder

    Olá. Onde no texto diz que é perigoso tomar água em si, ao invés de tomar água com estômago vazio em certas situações?

    E dar como “provas científicas” situações testemunhais não estudadas não é um argumento válido.

Candida loureiro

fevereiro 19 2015 Responder

Há muitos anos que bebo água em jejum e ainda não circulava esta “lenda” como diz.
O que eu sei é que me sinto muito bem. De Inverno amorno sempre a água e no tempo quente bebo à temperatura ambiente. Nunca bebo gelada ou muito fria.

ANA PAULA

dezembro 1 2014 Responder

a água é o melhor hidratante que existe para o corpo, mantém o equilíbrio eletrolítico e assim, permite que o organismo funcione perfeitamente bem, desde que bem nutrido.Mas sei que tomar água pra enganar a fome,com o estômago vazio é prejudicial,nas vezes que tive que fazer isso a dor foi insuportavelmente maior que a de quando tive cálculo renal ou cólica menstrual.É fundamental beber 2 a 3 litros de água por dia para que todo o corpo funcione bem, mas água e estômago vazio não combinam, e me pergunto em que isso pode resultar!!!

Ely Pereira

agosto 19 2014 Responder

Deixe de bobagem… está querendo aparecer? a água por si só, hidrata e limpa o organismo e, por outro lado, não irá causar nenhum mal a ninguém… até porque é sabido que precisamos beber não menos que dois litros de água por dia… assim… porque não tomar dois copos logo que acordamos?

Tania

junho 26 2014 Responder

Mais também não estou vendo qualquer estudo de prove o contrario e existem sim vários estudos sobre resultados de uma boa hidratação do organismo.

SINDRONIO LAGOS

junho 19 2014 Responder

Sou doente Crônico:

Em acidente automobilístico, sofri fratura Craniana exposta (com perda de massa encefálicas) e perda do Tímpano e Labirinto;

DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) procedente de vária Pneumonias mal curadas na infância e na fase adulta.

Há 25 anos, tomo dois Copos de Água pela manhã em jejum.
Mesmo, com as lesões de que sou portador, trabalho na Advocacia de Responsabilidade Civil;
Tenho uma carga horária de trabalho de 13 a 14 horas de segunda a sábado;
Atribuo a Água, toda essa resistência. Pois, cetenas de pessoas que conheci com as mesmas lesões de que sou portador, essas pessoas já não se encontram no mundo dos mortais.
Todas já foram para a outra vida (eternidade)!
Belo Horizonte, 19 de junho de 2014.

Atenciosamente!
SINDRONIO LAGOS

    Tania

    junho 26 2014 Responder

    Eu acho que você esta certíssimo, o que mais existe é estudo que fala sobre os efeitos da hidratação do organismo.

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo