23

set13

Reacionários copiam vídeos e falsificam seus títulos para caluniar e difamar médicos cubanos

video-falso-medicos-cubanos

Numa clara demonstração de desonestidade, reacionários estão começando a plagiar e falsificar vídeos de atendimentos médicos falhos, atribuindo o atendimento ruim aos médicos cubanos recentemente vindos ao Brasil através do programa federal Mais Médicos. O primeiro vídeo falso que vem circulando, enviado por um perfil chamado Livia Godoy, mostra um acidentado sendo socorrido, presumivelmente pelo Samu, de forma muito precária por uma médica despreparada, e a falha é criminosamente atribuída a uma profissional cubana.

A farsa passaria despercebida se não houvessem descoberto que tal vídeo é uma cópia da filmagem de um acidente que havia ocorrido em 2011, mais de dois anos antes do lançamento do programa Mais Médicos. O vídeo falsificado tinha sido inicialmente postado por um usuário do YouTube de apelido MrRisperidona, como a imagem abaixo, publicada pela página Ateus de Esquerda no Facebook, denuncia:

falsificacao-de-video

O vídeo falsificado foi apagado do canal de MrRisperidona, mas também foi postado pela “usuária” de nome Livia Godoy, que não se sabe ainda se é fake (por só ter esse vídeo em sua lista de envios) ou foi criado por alguma usuária que havia acreditado na fraude reacionária.

A intenção dos reacionários é clara: difamar e caluniar os médicos cubanos e deslegitimar seu trabalho perante a opinião pública, na intenção de atacar tanto o governo de Dilma – que, ainda que não mereça ser defendido, não deve ser atacado com mentiras – como o cubano. Tentam promover tais ataques nem que seja com mentiras e manipulações, transmitindo informações falsas como a de que os médicos estrangeiros estariam sendo designados para o pronto-atendimento no Samu.

Fraudes como essa devem ser denunciadas e desmentidas sempre que apareçam por aí. Exorto desde então que denunciem ao YouTube o vídeo enviado por “Livia Godoy” como enganoso.

Atualização (23/09/13, 8h36): Acabei de descobrir outro caso de falsificação de vídeos na tentativa de caluniar os cubanos: um vídeo em que um pediatra é flagrado supostamente maltratando uma criança recém-nascida em Maracaibo, Venezuela (notícia sobre o doutor aqui) foi copiado e reenviado por um outro reacionário com o título “Médico Cubano Tratamento Criança Tortura“. Compartilhem a minha denúncia de modo que essa segunda fraude também se torne de conhecimento geral.

imagrs

4 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Jean—louis Blackmont

novembro 5 2014 Responder

“Uma mentira repetida mil vezes torna—se uma verdade” Goebbs

Luanda

setembro 4 2014 Responder

o titulo do video é falso mas o vídeo não então quem é aquele louco que aparece torturando o bebe, onde estão os pais dele tadinho ninguém defendeu ele é lamentável…

Snowmeow

junho 18 2014 Responder

A Direita não vive sem mentiras!

Jones

setembro 27 2013 Responder

Como tem gente idiota nesse mundo! Se esses asnos postam videos falsos para denegrir os médicos cubanos, são capazes de sabotar um deles e eventualmente preojudicar o profissional e seus pacientes. Os médicos estrangeiros além de terem que trabalhar com recursos escassos, vão ter que trabalhar com um possível inimigo sabotador ao lado. Não duvide!

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo