12

out13

60 pérolas de páginas de direita no Facebook #3: mais ódio contra a esquerda, o PT, a democracia e os DH

Verde, amarelo, azul, branco e ódio: a bandeira nacional ideal para a direita conservadora brasileira

Leia aqui todos os posts da série de pérolas de páginas de direita do Facebook

TW (aviso): Algumas pérolas contêm incitação à violência e ao ódio contra pessoas de esquerda, militarismo, ódio aos Direitos Humanos, elitismo, apologia a Jair Bolsonaro, apologia à violência contra crianças, apologia à ditadura militar, machismo e misoginia, racismo velado, gordofobia e apologia ao uso de armas.

Aviso: leia imprescindivelmente as regras de comentários do blog antes de comentar este post. Não vou poupar quem vier despejar ódio, grosseria, hostilidade e preconceito (mesmo com o disfarce de discordância contra minorias) por aqui – comentários do tipo serão apagados e lamentações de quem teve comentários deletados serão ignoradas.

Passou bem menos tempo do que eu esperava entre o segundo post da série de postagens de pérolas extraídas de páginas de direita conservadora no Facebook e este aqui. Eu achava que traria este post só alguns meses depois do anterior, mas achei em relativamente pouco tempo mais essas 60 pérolas.

Assim como nos dois primeiros posts, aqui está uma compilação do que há, em tais fanpages, de mais carregado de ódio contra a esquerda, contra o socialismo (generalizadamente falando) e o comunismo, contra o PT – mesmo não sendo mais há tempo um partido de esquerda -, contra a democracia – que alguns desses direitistas dizem defender mas sequer percebem que estão clamando justamente pela supressão dela -, contra os Direitos Humanos, contra a Justiça racional, contra a luta de algumas minorias pelo reconhecimento generalizado de sua dignidade, enfim, contra tudo o que represente a mínima perda de poder aos conservadores, aos dominantes, aos opressores.

É impressionante o ódio dessa gente. É plausível imaginar que os autores de algumas dessas páginas postem tais imagens babando e rosnando de ódio, como feras insanas e raivosas. E é necessário dizer novamente que as 60 pérolas aqui ainda não são o pior de tudo, já que eu evitei trazer imagens de ódio explícito contra minorias que as páginas de direita compartilharam de fanpages misóginas/masculinistas, homofóbicas e fascistas.

Igualmente impressionante é a ignorância multi e interdisciplinar de seus autores. Ignorância histórica, sociológica, antropológica, política e filosófica os impede de perceber que são nada mais que absurdas causas como a restauração da monarquia, um segundo golpe militar, a tortura de detentos, a tentativa de acabar com o crime na base da brutalidade policial etc. e crenças como a de que o Brasil vive uma “ditadura comunista (sic)”, que existe uma “doutrinação ideológica de esquerda”, que uma nova ditadura militar iria acabar com a corrupção e as más condutas ético-morais, que a solução definitiva para o crime é o extermínio de bandidos, entre outras.

É uma pena que pessoas assim sejam hermeticamente fechadas a repensar suas crenças e causas e, tendo renunciado à razão, persistam, talvez pelo resto das suas vidas, em defendê-las com uma atitude cheia de ódio, raiva e violência.

Enfim, vamos logo para as pérolas. E não se esqueça de consultar a Wikipédia para entender aqueles termos ligados a falácias (ex.: falácia do espantalho, distorção de fatos, reductio ad absurdum etc.)

 

perola-badernaco

Contra a revolta social, viva a brutalidade policial-militar! Nada melhor para conter a resistência popular contra a violência policial do que mais e mais violência policial!

 

perola-bandeirasvermelhas

Socorro!!!11!1! A inexistente ameaça comunista quer fazer o Brasil adotar uma bandeira vermelha!!!!1!11 Golpe militar já, contra o “comunismo” do PT capitalista, conservador, ruralista, privatista e elitista!!!1!onze!!1

 

perola-baseadinho

E a grande solução para isso, é claro, é manter a maconha ilegal, tal como aconteceu com as bebidas alcoólicas nos EUA da década de 1920. Mesmo que essa grande solução nunca tenha funcionado em nenhum lugar do mundo.

 

perola-bolsafamiliaxempregos

Um pouquinho de falácia do espantalho em prol do desejo de extinguir o bolsa-família (que até os “superdesenvolvidos” EUA e Japão usam) e deixar as pessoas abaixo ou pouco acima da linha de pobreza afundarem na miséria e no desamparo.

 

perola-bolsonazi-presidente

Brasileiros “direitos”, votem em inimigos dos Direitos Humanos e defensores da ditadura! Por um Brasil opressivo onde o autoritarismo, o ódio, o preconceito e a brutalidade militar sejam políticas públicas!

 

perola-capnascimento

Bons mesmos são os intelectuaizões de direita, que defendem que melhor solução pra violência é somar e multiplicar brutalidade, tortura e matança, mesmo quando isso só faz aumentar ainda mais a criminalidade.

 

perola-carteiradetrabalho

Não, obrigado. A baixaria dos reacionários já é tortura suficiente.

 

perola-castigofisico

E como está mais do que claro, a violência familiar contra crianças tornou o Brasil um país de paz, civilidade, justiça, respeito e tolerância. -sqn

 

perola-catolicos

Que massa, campeão. Eu não sabia também que, por causa disso, os 33% não católicos têm obrigação de pagar impostos pra eventos católicos.

 

perola-ciclo

Vote na direita convicta! Só ela pode acabar com a corrupção, as mazelas, o voto de cabresto e a demagogia, mesmo que não só ela nunca tenha feito isso como os quatro sejam tradições em governos brasileiros de direita!

 

perola-confionessaforca

Vamos acabar com o sistema político corrupto vigente substituindo-o por um baseado em autoritarismo, censura, repressão, falta de direitos e liberdades e opressão e que só parece “livre” de corrupção porque tortura e mata quem denunciar a corrupção dos bastidores da ditadura!

 

perola-coreiadonorte

Afinal, se um país tem uma versão corrompida e totalitária de “socialismo”, profundamente diferente do socialismo marxista, vamos pôr a culpa… no socialismo marxista! Aliás, em todos os socialismos logo! E aí, sou bom ou não em lógica e conhecimento sociopolítico?

 

perola-cubanizacao

Privatizações, repressões militares contra o povo, alianças conservadoras, beneficiamento de latifundiários e grandes empresários (bancos especialmente inclusos), conservadorismo moral… Realmente, o PT está transformando o Brasil numa Cuba revolucionária. ¬¬’

 

perola-decimoterceiro-fascismo

Vamos ver o que a Wikipédia tem a dizer sobre essa imagem:

Falácia genética – é uma falácia lógica que consiste em aprovar ou desaprovar algo baseando-se unicamente em sua origem. Ocorre quando alguém tenta ridicularizar uma ideia, prática ou instituição simplesmente tendo em conta sua origem (gênese) ou seu estado anterior. Isto ocorre ignorando-se qualquer diferença observada com respeito à situação atual, geralmente transferindo o mérito ou demérito do estado anterior.

É uma falácia informal com a forma “X é originário de Y, portanto X, agora, deve ter alguns traços em comum com Y”, embora habitualmente esse raciocínio seja mais implícito do que declarado.

 

perola-depredei

Fui eu que quis que a PM viesse infiltrar P2 em protestos originalmente pacíficos e reprimir com brutalidade essas manifestações, assim como eu quis que o capitalismo alienasse e oprimisse bilhões de seres humanos ao redor do mundo. Só pra ter um pretexto pra quebrar bancos e revidar os ataques dos PMs.

 

perola-descerocacete

Essa pessoa defende, com muita raiva e baba, o uso da violência gratuita contra estudantes que, longe de cometerem qualquer crime e prejudicarem a vida, integridade e direitos dos outros, são esculhambados apenas porque fumam algo injustamente ilegalizado. E a mesmo tempo, acha um absurdo que o mesmo seja feito contra fumantes de cigarros comuns e consumidores de bebidas alcoólicas.

 

perola-ditadorescomunistas

Logo, o comunismo (propriamente dito) pregado por Marx, que prevê uma sociedade sem classes e sem Estado, é um absurdo e deve ser combatido com ódio irracional e fúria total.

 

perola-doutrinacao

A educação “correta” tem que censurar o marxismo; esculhambar esses caras, mesmo usando de pseudo-história manipulada; e heroicizar os governantes de direita e os líderes militares que comandaram repressões cruéis contra movimentos sociais! Só assim não teremos mais “doutrinação esquerdista” nas escolas!

 

perola-doutrinacaomarxista

Contra a doutrinação marxista! A favor do revisionismo pseudo-histórico que vilanize líderes de esquerda e glorifique a direita e da censura ao marxismo!

 

perola-drogas

Defender a legalização das drogas e tratar o consumo das que viciam como problema de saúde pública? GRRRRR!!!1!!!11! SEU $*#@#&*!!!1!!1!!!11 GRRRRR!!!1! $#&@¨$!!!1!!!1! [piiiiiiii]!!!!11!!1um1 GRRRRRRR!!!11!! [piiiiiiii]!!!111!1

Defender a perpetuação do livre consumo de cigarro comum e bebidas alcoólicas, mesmo quando eles causam endemias de diversas doenças, matam milhões de pessoas por ano, destroem economias familiares e estimulam a violência doméstica? Aí sim, tudo bem, liberdade de expressão acima de tudo.

 

perola-economiamachista

Vamos aprender hoje sobre a visão dos liberais sobre economia. Teremos à nossa mão, pra essa aula, uma boa dose de machismo.

 

perola-entendaosdh

Entenda os Direitos Humanos com uma falácia do espantalho misturada com redução ao absurdo, acrescentada de uma expressão racista. E assim vamos aprendendo a entender o mundo, a partir de racismo e falácias bizarras.

 

perola-esculhambacao

Em algumas imagens o discurso de ódio é tão corrosivo e venenoso que só falta incitar o assassinato de esquerdistas e petistas para ser completo.

 

perola-espionagemamericana

Que absurdo! Que desculpa esfarrapada, mesmo quando o mundo inteiro se queixa da espionagem estadunidense! Deveriam ficar calados, consentir a espionagem e obedecer fielmente aos EUA!

 

perola-esquerdar

Vou esquerdar promovendo políticas e alianças de direita. Esquerdar privatizando bens públicos, agradando o grande capital, beneficiando bancos e latifúndios, fazendo alianças com partidos conservadores dominados por evangélicos fundamentalistas e latifundiários, reprimindo movimentos sociais, promovendo obras faraônicas que só beneficiam a elite econômica, dando dinheiro a torto e a direito a grandes empreiteiras, negando direitos a minorias como LGBTs e indígenas, zerando a reforma agrária, ajoelhando-se perante a direita cristã, dando entrevista a uma revista panfletária de direita e tendo suas políticas elogiadas por ela…

 

perola-estadios

E o melhor de tudo: lado a lado com bandeiras fascistas e frases de clamor por golpe militar. Não é o máximo?

 

perola-evitaroinferno

Evitamos o inferno na Terra trazendo um tantinho de inferno à vida de jovens negros pobres, tratados como potenciais criminosos até prova em contrário, e aos participantes de manifestações populares, com repressão brutal, abuso de autoridade e prisões arbitrárias e ilegais.

 

perola-facanacaveira

Pra que políticas sociais se podemos tratar os problemas nascidos da miséria e da exploração social como uma guerra militar contra inimigos a serem massacrados, matar inocentes nas operações das tropas de elite policiais e ainda fazer disso um ciclo vicioso interminável que nunca consegue acabar com a violência urbana?

 

perola-florida

Sociedade sem classes e sem Estado, tudo a ver com pessoas fugindo de um Estado autoritário dividido entre classe governante e classe governada. Falar besteira do comunismo sem saber ao menos o que a palavra comunismo significa, a gente vê pelas páginas de direita.

 

perola-forodesaopaulo

Ah esses comunas amigos do grande capital… Marina Silva, ecocapitalista com algumas opiniões conservadoras. Eduardo Campos, prosperador de grandes empresas, industrialista predatório, amigão das empreiteiras e grandes imobiliárias e privatizador de rodovias em Pernambuco.

 

perola-gorda

Gordofobia, falácias do espantalho e distorção de fatos. As grandes riquezas dos conservadores antifeministas.

 

perola-ligaprobatman

Raciocínio conservador militarista: se você é contra a violência policial em manifestações de rua e as operações policiais assassinas de pessoas pobres inocentes e defende a desmilitarização das polícias, automaticamente é contra a existência de toda e qualquer força de segurança pública e perde o direito de contar com a polícia em caso de sofrer ou denunciar crimes.

Imagem comentada neste post

 

perola-logica-feminina

Lógica machista antifeminista: usar falácias do espantalho contra o feminismo e generalizar opiniões absurdas de algumas mulheres.

 

perola-luxo

Governo socialista que beneficia enormemente o grande capital (latifundiários, bancos, montadoras, empreiteiras etc.), dá amplos espaços à direita cristã, reduz a zero a reforma agrária e nega direitos humanos a minorias. Isso só se vê na imaginação dos conservadores fanáticos.

 

perola-manifestacaousp

Estudantes querendo participar das decisões políticas de sua universidade e defendendo direitos e liberdades. Tudo a ver com um regime totalitário que exterminava minorias e impunha pensamento único sob pena de assassinato. -sqn

 

perola-medidainteligente

Achar que a contratação de médicos cubanos é vista pelo governo como a grande solução para a saúde pública do Brasil, ao invés de uma medida emergencial para resolver com urgência o problema da falta de médicos no interior, é tão inteligente quanto insistir que um governo amigo do grande capital e da direita cristã é “comunista”.

 

perola-mochila

A grande solução para o “problema” da “doutrinação esquerdista nas escolas”, segundo a mentalidade conservadora: primeiro, proibir o ensino da teoria de todo e qualquer autor marxista, em especial o próprio Marx, nas escolas e faculdades, censurando todas as referências didáticas imparciais a ele e criminalizando a leitura de obras marxistas. Segundo, obrigar os livros de História, Filosofia, Geografia e Sociologia a glorificarem a direita, o capitalismo, a época do império e a ditadura militar; satanizarem ao extremo toda e qualquer ideologia de esquerda e descreverem autores como Marx, Lênin e Gramsci como filhos de Satanás e generais do exército de demônios do inferno.

 

perola-monarquiaja

Pelo fim do direito de eleger a pessoa chefe do Poder Executivo! Viva o regime político que conviveu com a escravidão humana, o voto censitário masculino, a inexistência de direitos femininos e a falta quase generalizada de escolaridade da população!

 

perola-moralcivica-ospb

O ensino de disciplinas alienantes como Organização Social e Política Brasileira e Educação Moral e Cívica inibia a violência dentro das escolas e formava 100% de alunos éticos, pacíficos, respeitadores das diferenças e desejosos de um mundo melhor. Fonte: Enciclopédia Conservadora Imaginária

 

perola-mulheres

Era muito bom antigamente, quando as mulheres não tinham liberdade e direitos sobre seus próprios corpos, vidas e gostos e eram submissas aos seus maridos. E pra defender essa antiguidade, nada melhor do que um pouco de desonestidade intelectual, com fortes doses de falácia do espantalho e distorção de fatos.

 

perola-naoehcuba

Viva os milicos que nos roubavam direitos, censuravam os meios de comunicação e torturavam e matavam quem discordava do regime! Foram eles que acabaram com uma ameaça imaginária de implantação do socialismo autoritário no Brasil!

 

perola-naosoufeminista

Me nego a defender a igualdade de direitos e de tratamento entre mulheres e homens, e acho normal que mulheres sejam submissas aos valores machistas-patriarcais vigentes. E agora? A quem vou agradecer pelo meu direitos de me vestir como quiser, de votar, de participar das decisões políticas e de trabalhar e me expressar na internet sem precisar da autorização do meu pai ou meu marido?

 

perola-nelsonrodrigues

Direitos humanos, democracia popular, igualdade, liberdades sociais, reconhecimento da dignidade das minorias… Tudo lixo imprestável!

 

perola-ontem-hoje

Ódio irracional e fanático, misturado com maniqueísmo extremo, ignorância histórica e glorificação de regimes ditatoriais de direita. A gente vê por aqui (nas pérolas da direita).

 

perola-pauloricardo

Materialismo pagão!!!11!onze!!um!1 Querem nos impor o socialismo em nome de Odin!!!!1!!111!1

 

perola-pm

Atirar contra o povo que se manifesta nas ruas, ferindo inclusive crianças e pessoas que não estavam envolvidas nos protestos. Uma heroica maneira de fazer um ser humano crescer.

 

perola-produtosquefaltavam

Defesa explícita da tortura. Mais uma pérola vinda da direita conservadora. E o “melhor” de tudo: na cabeça dos defensores disso, nunca será usado em políticos corruptos, criminosos ricos ou filhos de pais ricos, gente influente acusada de crimes hediondos, chefões ricos do narcotráfico ou de outras modalidades de crime organizado, grandes empresários criminosos (incluindo corruptores de políticos corruptos), pastores que usam a religião para enganar, extorquir, roubar e cometer crimes impunemente… E sim apenas nos “soldados rasos” do crime presos nas favelas e nos morros.

 

perola-profecia-de-geisel

Chegou o tempo em que o povo sente saudades de ter seus direitos humanos, civis e políticos roubados; ser proibido de saber o que realmente acontece em Brasília e ser vítima de tortura e execução caso se expresse contra o regime. Só na cabeça de alguns reacionários, mas chegou.

 

perola-sheherazade

Atuem apenas onde os pobres moram, deixando os políticos envolvidos com o crime organizado em paz em suas mansões e permitindo que nossas crianças sejam ensinadas a naturalizar nossa cultura de violência.

 

perola-socialismo-taobom

Se o regime de um tipo corrompido de socialismo construiu um muro para impedir que as pessoas se refugiassem em outro país, isso logicamente é culpa do conceito de socialismo e da teoria marxista. Eis a jeniau lógica dos conservadores.

 

perola-socialistadeboutique

Use um monte de falácias do espantalho, incluindo a de que o socialismo é mera caridade aos mais pobres e todo socialista é hipócrita de classe média-alta, e agora diga: isso é defender a direita!

 

perola-socialistopata

A ditadura militar e os governos Sarney, Collor, Itamar e FHC fizeram essas quatro coisas: “E o Quico?”

Os governos Lula e Dilma fizeram essas quatro coisas: “ABSURDO!!!1!1111!1 DESGRAÇA!!!!1!!onze11 COMUNISMO!!11!!!centoeonze!1!1 FORA PT!!um!!11!1!! BASTA DE CORRUPÇÃO!111!!!!1 GOLPE MILITAR JÁ!!!um!!11!!1 GRRRRRRR!!!!11!!!!1”

 

perola-sos

Socorro, milicos!!11!1 Nos defendam do PT e do STF!!11!11um!1 Acabem com o pouco de democracia que temos e implantem um novo regime ditatorial de exceção!!!onze!1!!11 Mas não façam nada contra FHC, Alckmin, Aécio, Sarney, Serra e outros mandatários cujos governos viviam ou vivem entalados de corrupção, porque não temos nada contra eles!!1!

 

perola-trechodehino

Vamos à luta, contra a “ameaça” inexistente do comunismo! Clamemos por golpe militar contra um governo que faz exatamente o que os governos anteriores faziam!

 

perola-vamosdesenhar

O quê? Você tá me dizendo que faltaram os “cidadãos de bem” apontando armas uns aos outros e matando inocentes em brigas e morrendo na tentativa de reagir a assaltos? SEU BURRO!!!11!1 GRRRRRR!!!!!11!11onze1!

 

perola-veja

Enquanto isso, a Veja dedica capas a entrevistas com Dilma e elogiando o “choque de capitalismo” do governo do PT, reconhecendo o liberal-conservadorismo do governo petista.

 

perola-viciadoevagabundo

Só me misturo com misóginos, fascistas, homofóbicos, viúvos da ditadura, fundamentalistas cristãos… você sabe, essa galera do bem que tanto faz pelo Brasil.

 

perola-violenciapolicial

Porque, na cabeça de reacionários, não tem nenhum trabalhador protestando nas ruas por dignidade e democracia. Todos, incluindo professores, estudantes, vendedores, advogados etc., são bandidos que devem ser reprimidos às balas e cassetadas pela PM. Os “trabalhadores de verdade” estão em casa, defendendo golpe militar, aplaudindo quando a PM fere e prende os “falsos trabalhadores”, defendendo o status quo de exploração dos mais pobres e vomitando comentários misóginos e LGBTfóbicos em portais de notícias. Essa é a “democracia” defendida por grande parte da direita.

 

perola-vitimadasociedade

– A sociedade desigual, opressiva, discrimatória e incentivadora da cultura de violência é em parte responsável por grande parte, senão pela maioria, das cooptações de jovens pobres pelo narcotráfico e da adesão de muitos deles à criminalidade manifestada em assaltos à mão armada.

– GRRRRRRR!!um!!11!111 GRRRRR!!11!um!11 SEU $#%*#$&@#!!!onze!!!11!1 #%*#&$@#!!!1!!!1onze1!!1 GRRRRRR!!!!!111!!1

 

perola-zumbis

Enquanto isso, do outro lado… “Esquerdopatas!” “Marxismo cultural!” “Intervenção militar já!” “Feminazis!” “Gayzistas!” “Petralhas!” “Fora Lula!” “E os ômi?!” “Heterofobia!” “Cristofobia!”

imagrs

32 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Felipe Vargas

setembro 15 2016 Responder

… a proposito… a maior contradição na vida da esquerda, é que tanto socialismo quanto comunismo dependem do capital!

Sabem de onde vem o capital né!
Sabem o que acontece sem ele né!

Felipe Vargas

setembro 15 2016 Responder

Olha até entendo a intensão de quem fez esse post, mas a direita sempre sugere ordem, nao violencia!
Diferente dos discursos de esquerda e da cultura de esquerda e do “Manual do Guerrilheiro Urbano”, que sugerem genocidio!

JASS

julho 28 2016 Responder

Só existe uma palavra para definir o proposto LOUCURA!

Mauro

fevereiro 29 2016 Responder

Estou ansioso para a próxima publicação que irá mostrar os lugares onde o comunismo foi implantado na sua forma mais pura (sem deturpação alguma…), se é que esse lugar existe fora da imaginação da esquerda.
O comunismo, por onde passou, só espalhou pobreza, milhões de mortes e destruição. Duvido que alguém prove o contrário!

Mauro

fevereiro 29 2016 Responder

Além de todos os “absurdos” ditos pela direita serem a mais pura verdade, o dono do blog pode ter se esquecido de informar: Já que Cuba, URSS etc. foram “distorções” do “verdadeiro” comunismo de Marx, onde ocorreu uma versão que prestasse? Em lugar nenhum! Nem nunca vai ocorrer, pois o comunismo de verdade é isso mesmo que aconteceu em todos esses lugares: uma bobagem inútil que custou a vida de milhões de pessoas. Se alguém discorda, aponte um exemplo de onde deu certo. Quero ver se alguém consegue.

CIDA CAS

janeiro 11 2016 Responder

EU GOSTARIA MESMO QUE INDEPENDENTE DE QUEM ESTIVESSE CUIDANDO DO NOSSO PAIS, AS COISAS FUNCIONASSEM BEM PARA O POVO. QUE AS PESSOAS PUDESSEM TER DIGNIDADE. NOSSO PAIS TAO GRANDE, TAO MARAVILHOSO! SE PERDENDO NO MAR DE LAMA E CORRUPCAO. DE ONDE VEIO A CORRUPCAO, A ROUBALHEIRA, NAO IMPORTA! O QUE INTERESSA ‘E A CONCIENTIZACAO! A MUDANCA! E ISSO SO OCORRERA COM NOVAS PESSOAS NO PODER. QUEM ESTA LA HOJE, NAO VAI MUDAR NADA. SE OS JOVENS FOSSEM MENOS ALIENADOS, SE CONSEGUISSEM PERCEBER O QUE ESTA ACONTECENDO, A MUDANCA SERIA MAIS FACIL. MAS ESSA GERACAO FOI MUITO PROTEGIDA PELOS PAIS. ELES NAO SABEM DE NADA.

Rubens

março 21 2015 Responder

Achei bastante interessante a vasta, detalhada e apaixonada defesa da Monarquia que o Sr. Herberth Amaral faz.
Não fosse pela tendenciosa inteligência, diria que ele desconhece as (ou não as citou de propósito?) monarquias africanas.
Sr. Herberth Amaral, parabéns! Muitas pessoas acreditam em falácias bem escritas e eloquentes.
Mil desculpas, mas afirmar que um monarca “tirava dinheiro do próprio bolso” para ajudar 400 viúvas me deixou perplexo. Do próprio bolso? Me pareceu incrível … um monarca doar dinheiro e ainda mais do próprio bolso. Do bolso!?

Paulo Franco

abril 11 2014 Responder

TUDO VERDADE!

Herberth Amaral

outubro 25 2013 Responder

“Pelo fim do direito de eleger a pessoa chefe do Poder Executivo! Viva o regime político que conviveu com a escravidão humana, o voto censitário masculino, a inexistência de direitos femininos e a falta quase generalizada de escolaridade da população!”

Interessante, um cara que se considera anarcocomunista defendendo o direito de voto. Dissonância cognitiva?

Você foi tão ignorante neste assunto que não percebeu que um monarca constitucional não personifica o poder executivo, já que isso fica a cargo do primeiro ministro. O monarca era chefe de ESTADO (da mesma forma que o presidente em repúblicas parlamentaristas, onde o presidente usualmente não tem prerrogativas executivas)!

Foi mais ignorante ainda quando omitiu o fato que a monarquia brasileira caiu por causa da abolição da escravatura e que a abolição não precisou de uma guerra sanguinária para fazer isso, como aconteceu nos EUA. Vai dizer agora que está do lado dos cafeicultores escravistas que se juntaram a Deodoro para dar um golpe militar? Vai dizer que está do lado do grande republicano Rui Barbosa que queimou as cartas de alforria da lei Áurea para que os ruralistas da época e nem o Estado pagassem indenizações aos escravos libertos?

Olha, eu não quero fazer juízo de valor, mas o seu anacronismo histórico com relação aos direitos femininos e a escolaridade da população chega a ser intelectualmente desonesto.

Você se mostra a favor do golpe militar de 1889, que nos deu a ré-pública, e tem ogeriza (assim como eu) do golpe militar de 1964. Mais uma dissonância cognitiva. Ou seria desonestidade intelectual?

Diante de tanto erro, eu não me espantaria se você não soubesse que:

– D. Pedro II não aumentou a dotação da família imperial (que servia para manter também os palácios, fazendas, etc – da mesma forma que hoje é mantido o Palácio da Alvorada e a Granja do Torto) por quase 50 anos de serviço público. Quantas vezes durante sua vida os deputados aumentaram o próprio salário? E olha que o parlamento brasileiro já discutiu várias vezes em aumentar a dotação de Pedro II, este sempre recusou.
– D. Pedro II pagava as viagens que fazia do próprio bolso. E nunca teve comitivas de mais de uma dúzia de pessoas, ao passo que D. Dilma fez festa com o erário lá no Vaticano.
– D. Pedro II, além de sustentar sua casa, não aumentar salários em quase 50 anos, ainda mantinha financeiramente 400 viúvas e órfãos *DO PROPRIO BOLSO*.
– O Brasil era uma potência mundial (sem anacronismos) e o cunho liberal da Princesa Isabel (“se a mulher pode governar também pode votar”, dizia ela) faria com que o Brasil experimentasse ares progressistas no final do século XIX e início do século XX.
– O Visconde de Ouro Preto, antes do Golpe, já tinha toda a reforma política pronta (que envolvia a separação igreja-estado, federalização da nação, etc) que a república até hoje não implantou direito. Tanto é que a república não entregou a Federação que tivemos a revolta federalista lá no sul pouco tempo depois do Golpe.
– O primeiro ato de Deodoro como presidente-ditador foi dobrar a dotação do chefe de estado. Mais um exemplo de respeito “ré-publicano” ao erário. Ah, e os órfãos e viúvas ele pendurou no Estado.
– O pensamento social no Brasil começou com José do Patrocínio. Falar disso antes dele é anacronismo.

É, meu amigo, tá faltando muita consciência para um blog chamado de … “consciência”.

    Robson Fernando de Souza

    outubro 25 2013 Responder

    Ou seja,
    1. Mencionar o voto censitário na época imperial é ser a favor da “democracia” eleitoral
    2. As origens da república brasileira tornam o sistema político republicano de qualquer país indubitavelmente pior do que o sistema monárquico
    3. Dom Pedro II fez algumas coisas boas, logo a monarquia é a melhor opção pro Brasil e os hipotéticos futuros reis/imperadores brasileiros serão todos tão bons quanto ele.
    É isso?

      Herberth Amaral

      outubro 26 2013 Responder

      Interessante que você não respondeu às outras objeções, vou considerar que você concorda com elas.

      1. Mostra que você dá algu, valor nisso, se pouco importasse você teria mencionado?
      2. Repúblicas tendem a ser pior, sim. Exceto os EUA e alguns outros países que dão pra contar nos dedos da minha mao direita, nenhuma transição de forma de governo monárquica foi benéfica para o povo. Posso citar inúmeros casos se quiser discutir isso.
      3. Não, meu caro… Pedro II garantiu a estabilidade política do Brasil por meio século, mesmo não tendo poder executivo. Ele foina pedra fundamental na qual o Brasil se ergueu como nação. Quebre os alicerces de uma nação e veja como estamos hoje. E sim, os futuros monarcas, mesmo medíocres, seriam melhores que qualquer presidente eleito.

        Robson Fernando de Souza

        outubro 26 2013 Responder

        Não sei se isso responde às suas perguntas (acho que não totalmente), mas esse post aqui mostra como a monarquia brasileira de Dom Pedro II não foi essas coisas todas:
        http://gustavoacmoreira.blogspot.com.br/2013/07/nove-coisas-que-todo-brasileiro-deveria.html

        Não que isso possa ser extrapolado pras monarquias remanescentes de hoje, mas sim que nem sempre monarquia é sinônimo de prosperidade e justiça – assim como nem toda república é uma maravilha de política (aliás, como sou simpatizante do anarquismo, nenhuma é, assim como nenhuma monarquia é admirável).

          Herberth Amaral

          outubro 26 2013

          No link que você mandou tem uma discussão muito vasta (e rica!) sobre esta questão, principalmente entre o autor do texto e o comentarista Gabriel Carvalho (também historiador).

          Uma sociedade sem estado poderia ter suas vantagens, mas temos que concordar que isso não irá acontecer no nosso tempo de vida. Portanto eu considero sensato apoiar formas de governo menos piores sempre quando aplicável.

          As monarquias conseguem manter a estabilidade política mais facilmente do que repúblicas. Na maioria dos casos, a queda de monarquias levou à regimes autoritários. Veja o caso da Alemanha (a queda do Kaiser levou o partido nazista ao poder), França (ditadura napoleônica), Camboja, Laos, Iraque, Afeganistão, Irã, Rússia e tantos outros.

          Claro que há exemplos de monarquias a não serem seguidas, como é o caso de Marrocos e da Arábia Saudita (que são monarquias totalitárias – apesar de mostrar avanços mais liberais nos últimos anos). Da mesma forma que você não usa a Coréia do Norte para dar exemplo de uma boa república comunista, monarquistas não usam estes exemplos para demonstrar a superioridade da forma monárquica de governo.

          E para finalizar: monarquia não é necessariamente algo conservador ou de direita. No Brasil há muitos monarquistas conservadores, certamente, mas o mesmo não acontece em Portugal e não aconteceu na Espanha franquista pré-1975, por exemplo. O Camboja há pouco tempo restaurou a sua monarquia e o pai do atual monarca era socialista. Boa parte das monarquias europeias ostentam estados sociais-democratas. Então a associação de monarquia com “direita” e “conservadorismo” deve ser feita com um pouco de cuidado.

        lili

        outubro 16 2014 Responder

        perfeito!

Herberth Amaral

outubro 25 2013 Responder

‘um país tem uma versão corrompida e totalitária de “socialismo”’

Agora vem a pergunta que não quer calar: Cuba, Coréia do Norte, China, Albânia, Polônia, Rússia, Romênia, Angola e mais uma caralhada de países não conseguiram implantar o comunismo da maneira não-deturpada. Quantas experiências fracassadas mais e quantos milhões de mortos a mais serão necessários até atingirmos esse paraíso que nos prometem desde o final do século XVIII?

    Jr.

    janeiro 2 2015 Responder

    Também tenho esta dúvida.

haroldo

outubro 22 2013 Responder

blog muito bom

    Robson Fernando de Souza

    outubro 23 2013 Responder

    Valeu.

Jhonny F.

outubro 17 2013 Responder

2.Quando ao cigarro e bebidas alcoólicas.

Quanto ao cigarro,o governo e as entidades médicas tem disponibilizado e expandido programas de combate ao tabagismo,grupos de apoio para parar de fumar e distribuição dos adesivos de nicotina.

Quanto ao álcool,temos a lei seca que acarreta em penas graves para quem bebe e dirige.

    Robson Fernando de Souza

    outubro 17 2013 Responder

    1. E economia e ideologia são coisas separadas, como você deixou a entender?
    2. E por que as políticas dedicadas ao cigarro e álcool e à maconha são tão distintas, com ações educativas e sutilmente restritivas pros primeiros e ações repressivas, policialescas e criminalizantes (inclusive com a criminalização dos próprios usuários de maconha) pra segunda?

Jhonny F.

outubro 17 2013 Responder

Bom dia Robson,obrigado por responder

1.Essa é fácil de explicar.

Ora,alguma coisa por certo ocorre sem dinheiro??como formar militância e organizar uma entidade supranacional sem muita grana??

É obvio que o PT faz alianças em prol de seus interesses.

Mais agir de uma forma ”capitalista” no plano econômico não é igual a dizer que age de forma ”capitalista” no plano ideológico!

Sobre a aliança do PT com fundamentalistas cristãos:Ora,é difícil saber o que queres dizer com ”fundamentalista” já que para a esquerda,qualquer cristão que seja contra ideias progressista é enquadrado nesse grupo.

Mais de qualquer forma,o apoio a esse tipo de fundamentalismo é minimo e serve apenas para conseguir voto da maioria crista(que de outra forma JAMAIS votaria em seus ideais.)

Em comparação,grupos de esquerda e ongs LGBTT,marcha das vadias,passe e livre,recebem uma atenção espetacularmente maior.

Jhonny F.

outubro 15 2013 Responder

5. Afinal, se um país tem uma versão corrompida e totalitária de “socialismo”, profundamente diferente do socialismo marxista, vamos pôr a culpa… no socialismo marxista! Aliás, em todos os socialismos logo! E aí, sou bom ou não em lógica e conhecimento sociopolítico?

Um pais???um só???

China,Cuba, URSS,coréia do norte ,viatna e Camboja. Todos esses países deturparam o socialismo? Será? Ou será que á algo de mal por si só no próprio comunismo?

Quem nos poderíamos culpar a não ser Marx e os marxistas?foram eles que deram a base teórica para toda ‘’caca’’ acontecer!!!

Ora,se você prega que o estado deve controlar a totalidade dos meios de produção,dando um poder quase absoluto para o estado controlar a vida do cidadão,cria-se então o ambiente propicio para o surgimento dos piores ditadores.

    Robson Fernando de Souza

    outubro 16 2013 Responder

    1. Conte-nos como o PT vem promovendo a eliminação do capitalismo ao favorecer o grande capital e um governo progressista com alianças com fundamentalistas da direita cristã. E onde você viu que querem o “fim do dia dos pais”?

    2. E quanto ao cigarro comum e a bebida alcoólica (que têm prosperado sem a mínima oposição do governo)?

    3. Isso se aplica aos EUA e Japão também (manter as pessoas na miséria e prendê-las em currais eleitorais)? E você tem certeza mesmo que o Bolsa Família não é associado com, por exemplo, cursos de capacitação aos beneficiários?

    4. A palavra “intelectuaizões” foi ironia, mas há pessoas de direita bastante empenhadas em consolidar a brutalidade policial como política de segurança, como os Bolsonaros e alguns vereadores de São Paulo ligados à PM. E é realmente apenas em últimos casos (como o que você citou sobre o sequestrador) que os direitistas defendem a morte de bandidos?

    5. Você leu a teoria marxista/marxiana pra poder dizer isso?

    ~epix

    outubro 17 2013 Responder

    O maior problema é que, mesmo se TODOS esses países tivessem aplicado o Marxismo sem nenhum desvio teórico e sem corrupção (se é que isso é possível…), a crítica direitista ainda seria inválida pois o Socialismo engloba muitas outras teorias além do Marxismo. Assim como o Comunismo não é apenas uma frente teórica. O Socialismo Libertário, por exemplo, que inclui o Anarquismo, não tem nada a ver com um “estado controlando a totalidade dos meios de produção”. Nós anarquistas nos opomos ferozmente ao Marxismo, mas ainda sim nossa teoria faz parte da teoria socialista. Se levarmos em consideração o anarco-comunismo, veremos também que “comunismo” não significa controle estatal dos meios de produção.

    Por isso criticar o socialismo inteiro usando exemplos supostamente socialistas que nem sequer se aproximaram do Marxismo não faz o menor sentido. É como usar um notebook malfeito como exemplo para criticar a informática inteira.

Jhonny F.

outubro 15 2013 Responder

. Bons mesmos são os intelectuaizões de direita, que defendem que melhor solução pra violência é somar e multiplicar brutalidade, tortura e matança, mesmo quando isso só faz aumentar ainda mais a criminalidade.

Falácia do espantalho misturada com mentira.

1º :Que intelectuais de direita são esses que defendem a violência?gostaria de ler esses ‘’teóricos da brutalidade’’.

2º:com base em que você afirma que os conservadores defendem a barbárie??

Os conservadores, defendem sim, que as vezes o uso de força física é necessário.

por exemplo: se um seqüestrador for eminentemente atirar em refém ,o agressor deve ser impedido de consumar o ato,e se a ÚNICA alternativa,for por exemplo,dar-lhe um tiro ,isso deve ser feito sem pestanejar para garantir a integridade física do inocente.

Outra coisa: não queremos torturar preso nenhum.nos revoltamos sim,com a brutalidade dos crimes e com a impotência das vitimas diante de um assassinato ou assalto com requintes de crueldade.
Não vemos bandidos como um coitadinho:,somos todos responsáveis pela nossas escolha,independente de quaisquer situações adversas que tivemos em nossas vidas.
Não posso admitir que um assaltante violento receba o mesmo respeito que um trabalhador.

Jhonny F.

outubro 15 2013 Responder

continuando…

2.E a grande solução para isso, é claro, é manter a maconha ilegal, tal como aconteceu com as bebidas alcoólicas nos EUA da década de 1920. Mesmo que essa grande solução nunca tenha funcionado em nenhum lugar do mundo.
resposta:
Será então que o estado,que deve ser responsável pelo bem-comum social,deve LEGITIMAR um modo de comportamento sabidamente nocivo?

Você diz que manter a maconha ilegal não resolve.e legalizar,será que resolve?

3. Um pouquinho de falácia do espantalho em prol do desejo de extinguir o bolsa-família (que até os “superdesenvolvidos” EUA e Japão usam) e deixar as pessoas abaixo ou pouco acima da linha de pobreza afundarem na miséria e no desamparo.
resposta:

Só porque são desenvolvidos não quer dizer que nesse aspecto devam ser seguidos.

Distribuir dinheiro garante não só a miséria continua(quem consegue sustentar uma família com R$ 200?),mais também a fidelidade dos pobres ao PT,no qual irão continuar votando a fim de não perder o seu quinhão.

Resumo: continuam miseráveis,mais felizes com a sua miséria,além de tremendamente agradecidos ao governo petista.

Dar esmolinhas para conquistar o pobre é fácil,criar oportunidades para que estes trabalham e se desenvolvam é muito mais difícil.

Jhonny F.

outubro 15 2013 Responder

Boa noite Robson,

Alguns comentário sobre o seu post:

1. Socorro!!!11!1! A inexistente ameaça comunista quer fazer o Brasil adotar uma bandeira vermelha!!!!1!11 Golpe militar já, contra o “comunismo” do PT capitalista, conservador, ruralista, privatista e elitista!!!1!onze!!1

Inexistência de ameaça comunista?PT conservador?

Acho que estás equivocado…

O fato é que o foro de são Paulo* , possui amizade e alianças com vários grupos terroristas (que inclusive financiam suas atividades) e entre os seus objetivos está ‘’fazer surgir o socialismo do século 21’’.

Para ter uma ideia de seus objetivos, eles proclamam querer implantar o socialismo e eliminar o capitalismo no Brasil.

Veja o que lula disse no ultimo encontro do foro:

“Temos que ter a consciência de que, pelo fato da esquerda estar enfraquecida na maioria dos países do mundo, a América Latina pode, nesse momento, ser o farol da nova esquerda que nós precisamos criar no mundo”

Sobre o PT ser conservador:

Os tipos de leis propostas pelo PT e/ou pelos seus aliados não são nada conservadoras:

-Aborto
-retirada do nome de ‘’pai’’ e ‘’mãe ‘’ da certidão de nascimento e carteira de identidade
-fim do dias dos pais
-criminalização da palma,equiparando-a com agressão física contra a criança.

E por ai vai. você me diria que essas ações são de direita?são conservadoras?

Talvez não são tão de esquerda quando você gostaria,mais de direita não são não,pelo contrario:são a antítese da direita.

Sobre o PT ser capitalista:O próprio Marx dizia que o comunista deveria enforcar o capitalista em sua própria corda…

*a organização supranacional de esquerda(que reúne diversos partidos nacionais) que admite abertamente ter ‘’colocado’’ governantes no poder de vários países latino americanos para agir em interesses próprios.

para saber mais,leiam as atas do foro e vejam os discursos e discussões no youtube.

Sergio Luiz Sant´Anna

outubro 15 2013 Responder

Mas parece que os “Black Bloc” da vida estão no mesmo rumo. Tipo, PM bom é PM morto e afins.
Um policial socorre uma vítima de assalto é mais criticado que o bandido que tenta tomar a moto do cidadão só porque o veículo custa quase o preço de um carro popular. E esquecem que o pessoal das 125/150 são tão vítimas quanto o rapaz do “motão”.
Quer dizer, se o cara “ostenta”, ele merece ser expropriado. Só que esquecem que isso também é válido para o trabalhador que comprou o Smartphone em 12 vezes, a CGzinha em 36 prestações, a TV de 40 polegadas em 24 vezes porque haverá sempre alguém que não terá condições de ter o que o outro tem.
Esse tipo de generalização radical de alguns setores de esquerda é tão perigosa quanto os dos direitistas.

Renato Silveira

outubro 14 2013 Responder

Tomara que eu esteja errado, mas tem a impressão que este tipo de “gente” esta aumentando.

    Camila

    março 19 2014 Responder

    Graças à Deus, Sr Renato. Logo os alunos irão desmascarar seu professores nas escolas do Brasil. Isso já vem ocorrendo. Quanta vergonha pros nossos professores!!!!!!!!! O melhor seria se arrepender antes… Estou rezando para que os esquerdistas façam isso e parem de ser os idiotas úteis que são.

Bruno Gonçalves

outubro 12 2013 Responder

O mais incrível disso tudo é que eles acreditam mesmo que na ditadura militar não teve corrupção,na qual confundem falta de divulgação com inexistência,o que e uma mentira deslavada(http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/moralismo-capenga).Parabéns pelo post.

    Robson Fernando de Souza

    outubro 13 2013 Responder

    Valeu, Bruno =)

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo