05

dez13

60 pérolas de páginas de direita no Facebook #4

Não me resta dúvida de que o lema brasileiro dos conservadores não é nem mesmo “Ordem e Progresso”, mas sim, simplesmente, Ódio.

Leia aqui todos os posts da série de pérolas de páginas de direita do Facebook

TW (aviso): Algumas pérolas contêm machismo e misoginia, apologia a Jair Bolsonaro, ódio aos Direitos Humanos, elitismo, racismo velado, apologia à ditadura militar, heterossexismo, apelo à culpa da mulher que aborta, mandonismo machista a mulheres e apologia à violência contra crianças.

Aviso: leia imprescindivelmente as regras de comentários do blog antes de comentar este post. Não vou poupar quem vier despejar ódio, grosseria, hostilidade e preconceito (mesmo com o disfarce de discordância contra minorias) por aqui – comentários do tipo serão apagados e lamentações de quem teve comentários deletados serão ignoradas.

Obs.: Agora a série de posts de pérolas de páginas facebookianas de direita tornou-se permanente. Graças ao meu estômago forte, eu posso, de tempos em tempos, catar imagens dessas páginas sem sentir o estômago virar. Só não prometo intervalos regulares entre as postagens.

Novamente uma varredura em fanpages conservadoras no Facebook me fez coletar mais 60 imagens que refletem o quão fortes são a ignorância, o preconceito, o ódio e o fanatismo no movimento brasileiro de ascensão conservadora. Como sempre, percebi no conteúdo visto:

1. um imensurável ranço antipetista, mesmo com o PT tendo feito muito daquilo que a direita tradicional gostaria muito de fazer no poder – prestar tantos serviços à elite banqueira, latifundiária, empreiteira e megaempresarial brasileira; barrar a reforma agrária e as políticas de Direitos Humanos a mando dos aliados ruralistas e cristãos teocratas; consolidar a despolitização das classes baixas com a ilusória ascensão a uma classe média artificial e hipnotizada pelo consumismo; privatizar bens públicos (como campos de exploração de petróleo, áreas de ecossistemas loteadas para exploração mineral, portos, aeroportos, rodovias e ferrovias); promover uma política econômica conservadora; abandonar os indígenas e forçá-los à assimilação cultural; reafirmar ou consentir a política policial de extermínio e reprimir com violência injustificável protestos de movimentos sociais;

2. uma absurda intolerância preconceituosa e paranoica contra a esquerda, sempre associando todas as vertentes esquerdistas – do stalinismo ao anarquismo à centro-esquerda socialdemocrata – a um conceito deturpado de comunismo, e esse comunismo espantalhoso aos regimes socialistas históricos que matavam opositores, não se avergonhando em clamar por golpes militares e regimes de exceção para calar violentamente a esquerda brasileira;

3. notáveis manifestações de ignorância histórica e social, tentando moldar historicamente a realidade, de forma distorcente, às crenças dos conservadores sobre como a sociedade brasileira e capitalista mundial foi e é – que o Brasil é uma democracia racial, a meritocracia é real e infalível, negros pobres e brancos em geral têm as mesmas condições de “crescer na vida”, Hong Kong é um paraíso capitalista de riqueza para todos, não há sentido nas lutas das minorias, a criminalidade é um fenômeno estritamente individual e volitivo, a política policial e penal de matar criminosos sem julgamento dá certo, embriões sem senciência são naturalmente mais sujeitos de direito do que mulheres já nascidas e crescidas, homens cis brancos heterossexuais de classe média são os verdadeiros oprimidos, homens são mortos por serem homens e exercerem masculinidade etc.

4. ódio contra movimentos emancipatórios de minorias, em especial LGBTs e feministas – é de se pensar que o movimento negro não é alvo do mesmo ódio porque racismo explícito já é considerado crime no Brasil;

5. aversão irracional aos Direitos Humanos, à deficiente e incipiente mas existente democracia no Brasil, a tudo que lembre bandeiras de esquerda e a tudo que ameace minimamente os privilégios daqueles que sempre arrogaram para si a prerrogativa de dominar o restante a população e se esbaldar nos frutos dessa dominação;

6. veneração a personalidades dedicadas a promover o ódio, o preconceito, a manipulação de opinião pública e a intolerância;

7. falácias recorrentes e comuns, como a do espantalho (colocar argumentos frágeis e facilmente criticáveis na boca dos opositores), a inversão do acidente (tomar casos isolados como regras), a non sequitur (criar linhas de raciocínio com premissa e conclusão incompatíveis e desconexas entre si) e a falsa analogia (tentar comparar duas coisas que não podem ser comparadas pelos parâmetros usados);

8. e oposição a qualquer iniciativa de trazer à sala de aula a discussão política crítica de temas como os Direitos Humanos, as lutas das minorias e atualidades políticas brasileiras, deixando a entender que a escola “ideal” deve promover lavagem cerebral nas crianças e forçá-las, sob penas violentas, a aceitar inquestionadamente valores como o nacionalismo, o militarismo, o machismo, o heterossexismo, a naturalização da submissão feminina e negra, o ódio contra a diversidade humana e a aversão irracional a movimentos de emancipação e libertação.

Novamente não encontrei motivos por que eu deveria me tornar um direitista conservador. Nem vi nessas páginas uma proposta de projeto de poder que promova ao menos o bem-estar geral, tampouco vi ali por que deveria dedicar minha confiança a um governo de direita. Só encontrei ódio, intolerância e fanatismo, e reafirmo meu temor pelo futuro da sociedade brasileira caso a ascensão conservadora continue a ponto de colocar seus ícones no poder e criar um governo que tenha em comum com o Partido do livro 1984, de George Orwell, o ódio como valor fundamental.

Então, com vocês, mais 60 pérolas extraídas de páginas facebookianas de direita conservadora, devidamente respondidas. Caso acredite inicialmente que não vai aguentar ver/ler tudo, perceba que todas elas, sem exceção, têm a merecida resposta.

 

perola-1922

Uma mulher dançava num salão, logo não existiam em 1922 essas coisas de submissão da mulher ao homem, o homem matar esposa adúltera pra “lavar a honra”, mulheres sem direito de terem as mesmas profissões dos homens, o “homem da casa” dominar esposa e filhos com violência física e psicológica, mulheres serem escravas do lar, ser considerado “imoral” mulheres saírem sozinhas de casa, mulheres sem direitos políticos, sociedade governada pelos homens e pros homens…

 

perola-acordabrasil

Acorda, Brasil! Basta de direitos humanos, democracia e liberdade! Ditadura teofascista já!

 

perola-atirar

Pra que pensar em cortar o mal pela raiz quando tenho a opção de apoiar que continuem apenas podando as folhas e usando a frase “MATA!!! MATA!!! MATAAAAAA!!!” como lema de política de segurança pública? E claro, pra que pensar nos chefões quando é mais confortável perpetuar a política de matar interminavelmente os soldados rasos?

 

perola-bolsafamilia

Redistribuição de renda? Bah! Programa de redistribuição de renda acompanhado de programa de capacitação empregatícia e exigência de filhos na escola? Ah, vá! Tem mais é que deixar a galera toda desassistida e se ferrando. E que se danem se não têm as mesmas condições e oportunidades que eu, homem cis branco hétero de classe média que estudou em escolas caras e universidades “chiques”.

 

perola-burro

Refutações? Textos com dezenas de linhas? Lálálálálálálá, não tô ouvindooooo…

 

perola-ciencia

Abordar criticamente os governos de Lula e Dilma e os argumentos governistas? Bléh! Prefiro ridicularizar mesmo e continuar na minha crença cega de que o PT continua de esquerda!

 

perola-classemedia

Lindos esses jovens brancos de classe média… Civilizados e direitos, diferentes do Black Bloc. São incapazes de promover misoginia, transfobia, racismo, heterossexismo raivoso, militarismo, elitismo, preconceito regional e outras formas de ódio irracional em festinhas e em comentários de portais de notícias.

 

perola-coercao

Socialismo democrático libertário? Direita compartilhando, do fascismo ao minarquismo, do ponto de vista de que o Estado deve manter sua função de detentor do monopólio legal da violência e da coerção, repressor da “desordem” popular e protetor da propriedade privada dos meios de produção? Bléh!

 

perola-comunismo

Um regime que nunca existiu matou milhões de pessoas! Combatam aquilo que nunca foi posto em prática! Golpe militar já!

 

perola-conscienciahumana

Esse papo de opressão histórica contra minorias políticas é balela! Precisamos de um movimento que invisibilize as opressões específicas, trate as minorias como se sempre tivessem tido os mesmos direitos e o mesmo tratamento sociocultural das maiorias políticas, defenda uma causa genérica desprovida de substância e cale as demandas dos movimentos de emancipação das minorias! E de preferência liderado por gente como eu, homem cis branco hétero cristão conservador!

 

perola-conservadores

Olhem como nós conservadores realmente somos, galera! Gente de bem, branca, heroica contra os maléficos defensores da igualdade e incapaz de vomitar preconceito e ódio em redes sociais e portais de notícias!

 

perola-contrauzomi

Deixem pra lá esse negócio de proteger a mulher de crimes de misoginia! Uzomi estão sofrendo, mesmo que na mão de outros homens e nunca especificamente por serem do gênero masculino e exercerem papéis de gênero de masculinidade!

 

perola-cotas

Hã? Você tá me dizendo que existe uma multicentenária cultura de racismo estrutural impondo que negros pobres sejam menos favorecidos na sociedade até do que brancos pobres? Tudo o que eu tenho a dizer é que, como não tenho argumento pra comprovar que você está errado, vou fingir que não ouvi o que você falou, me recusar a rever minhas crenças e continuar defendendo os privilégios das maiorias.

 

perola-couro

Pra que denunciar os grandes empresários que sonegam impostos; os financiamentos bilionários dados ao agronegócio, aos bancos e às grandes empreiteiras; a dedicação de metade do trilionário orçamento governamental anual ao pagamento de juros de uma dívida que não é nossa e a renúncia fiscal em prol das grandes montadoras se eu posso vomitar, do alto do meu elitismo classemediasofrista, que é a ralé fedorenta que faz a classe média sofrer?

 

Coxinha colocada por mim na cara da moça

Coxinha colocada por mim na cara da moça

Golpe militar já! Porque os milicos, além de serem devotados democratas e humanistas, são incapazes de continuar pagando os juros da dívida aos bancos e promover políticas econômicas de superávit primário!

 

perola-damadeferro

Troque “socialismo” por “capitalismo” e você saberá o que a psicanálise define como projeção.

 

perola-danilogentili

Sabe esses movimentos sociais de luta pela terra, pela moradia e pela justiça social? São todos de direita, desde conservadores até anarcocapitalistas, afinal, são compostos em sua maioria por pessoas pobres que nunca nem pisaram nos campi da USP. ¬¬’

 

perola-democraciacomunista

O banco toma casas no país comunista e bandidos roubam carros numa sociedade que não tem o acúmulo de dinheiro e propriedade privada como valor cultural! Essa é a hintelinjência conservadora.

 

perola-deus

Massa. Agora conta aquela sobre Deus ter criado a mulher especificamente pra ajudar o homem (Gênesis 2:18-23), aquela onde Deus pôs inimizade entre homem e mulher (Gênesis 3:15) e também aquela onde Deus mandou a mulher se submeter ao homem e sentir dor no parto (Gênesis 3:16).

 

perola-ditadura-perfeita

Pense no sistema capitalista, ligue os pontos e conheça os maiores fuziladores dos próprios pés da cercania.

 

perola-escola

Socorro! As crianças estão aprendendo Direitos Humanos e respeito às diferenças na escola! Tá tudo errado! Parem tudo! Censurem isso JÁ e imponham às crianças, ainda que à força, ensinamentos nobres e direitos como a homofobia, o machismo, o ódio contra a diversidade, o nacionalismo fascista, o silenciamento das minorias, a naturalidade da submissão feminina e negra, o elitismo e o militarismo! E porrada nas crianças que questionarem o professor que estiver lhes ensinando coisas tão belas e sadias!

 

perola-esquerdistasvitimas

Detenham já as minorias! Esse negócio de elas serem vítimas de opressão é balela! Detenham-nas antes que façam nós, pobres homens cis brancos héteros endinheirados, de vítimas!

 

perola-feliciano

Viva Marco Feliciano! Por uma revolução teocrática fundamentalista onde mulheres, negros, católicos, afrorreligiosos, pagãos, LGBTs e outras minorias não evangélicas percam todos os seus direitos; o Velho Testamento substitua a Constituição; o Direito Penal seja regido pelo Tribunal do Santo Ofício Pentecostal e a liberdade e os Direitos Humanos sejam só coisinhas incômodas de um passado enterrado e arrancado da memória dos livros de História!

 

perola-feminismoesatanismo

Já o reacionarismo encoraja uzomi a construir espantalhos caricatos e monstruosos do feminismo, celebrar a misoginia e sentir ódio assassino das feministas.

 

perola-forteindependente

Quem foi que deixou esses anti-suffragettes do século 19 entrarem na máquina do tempo, hein? (Dica: se entender inglês, procure por suffragettes cartoons no Google Imagens)

perola-herois

Com vocês, os primeiros “heróis” da história da literatura de histórias em quadrinhos que defendem como valores o ódio, o preconceito, a intolerância e a injustiça; se dedicam diuturnamente em combater os “fracos” e oprimidos e se empenham em destruir quem luta pela justiça.

perola-hipocritas

O quê? Estão defendendo um mundo sem racismo, machismo e homofobia? Deixa eu ver um adjetivo bacana pra xingar essa gente…

3 minutos depois…

Ah, não achei, então vou jogar um adjetivo negativo aleatório pra xingar. HIPÓCRITAS!

 

perola-homofobico

Jean Wyllys tem medo de criticar papas homofóbicos. Só que não.

perola-hongkong

Estão vendo esses prédios, frutos da mais bela e humanista política de planejamento urbano, meus filhos? Nenhum deles tem apartamentos menores que banheiros, e todos eles são confortavelmente habitados por pessoas que encontraram a prosperidade, a riqueza e a felicidade perpétua graças ao capitalismo. Essas imagens aqui são tudo trololó de esquerdopatas comunistas, que sentem uma inveja profunda de quem vive nesses apartamentos.

 

perola-inversaodevalores

Afinal, seres humanos são uma espécie seriamente ameaçada de extinção, ser contra o direito da mulher à escolha é um ato de preservação ambiental e, tal como no caso das tartarugas, não existem essas coisas de sofrimento da mulher que engravida compulsoriamente, falta de condições sociais e psicológicas de criar filhos resultantes de gravidez indesejada e mortes de milhares de mulheres por ano em clínicas clandestinas de aborto.

 

perola-jeanwyllys

Pra que pensar no fracasso da política repressiva e militarista de combate às drogas, quando podemos distorcer completamente a mensagem passada e deixar a entender que a punição mencionada é contra brancos ricos alegadamente dependentes químicos ao invés de negros pobres inocentes que são julgados sumariamente como traficantes e exterminados por uma polícia racista, elitista, irracional e extremamente violenta?

 

perola-justica-chinesa

Queremos importar uma lei baseada na vingança, na matança e no medo e que nunca conseguiu eliminar a corrupção do país, por mais gente que tenha matado!

 

perola-lindascriaturas

Observemos acima, agora, uma imagem feita por um machista idiota que mente ao dizer que “gosta de mulher”. Não é lindo ver alguém assim vomitando machismo e recalque contra quem está lutando por liberdade, igualdade e direitos? Dica: não é.

 

perola-luquinhas

E já passou pela sua cabeça, caro armamentista, que argumentar que a criminalidade é um fenômeno de caráter estritamente individual é dar atestado de ignorância sócio-histórica e desconhecer o background sociocultural que leva tanta gente a pegar em armas e cometer crimes contra a vida?

 

perola-luto

De luto por causa da proclamação da república. Em 15/11/1889 o Brasil abandonou a nobreza, a dignidade, a moderação e a honestidade e adotou o voto censitário exclusivamente masculino, a escravidão humana, o tráfico de seres humanos, o Estado confessionário que privilegia a religião oficial em detrimento de todas as demais crenças, o patriarcado, o coronelismo, as eleições fraudulentas e violentas, o genocídio indígena, o racismo científico e religioso, a escola restrita à elite, a subserviência ao Império Britânico, a economia agrária latifundiária, a… Não, pera…

 

perola-marchadasvadias

Depois de eu ter maliciosamente colocado na sua boca um motivo completamente espantalhoso e desconexo de participar da Marcha das Vadias, deixe eu perguntar, mulher ateia e feminista: por que você teve a liberdade de escolher ser tratada como “imoral filha do diabo”, como assassina em potencial e como lixo por sua própria família e “amigxs” e de optar por correr um risco multiplicado de ser assediada, abusada, agredida, estuprada e assassinada por homens machistas? Veja só como a sociedade conservadora te dá liberdade.

 

perola-marchas

Falácia de inversão do acidente misturada com falácia do espantalho. A gente vê por aqui.

 

perola-meninacontraapm

Havia um reaça que era contra o direito das pessoas de criticarem a PM e exigia que todos aceitassem calados os desmandos e abusos promovidos por policiais. Ele achava que criticar a permissividade da polícia militar brasileira ao abuso de autoridade e a herança ditatorial da política de ordem pública tira automaticamente o direito da pessoa de contar com órgãos de segurança pública.

 

perola-mentiras

A imagem reflete claramente como a mentira é uma das sementes do mal, usando falácia do espantalho e colocando palavras falsas na boca de uma presidenta que, mesmo com tantos serviços prestados aos conservadores, continua sendo odiada pelos mesmos.

 

perola-ministra

Tirar do ar sites que fazem apologia ao preconceito e incitam o bullying? Absurdo! Deixem-nos fazer “humor” opressor em paz, petralhas!

 

perola-mitofacto

Alguém também imaginou essa imagem aqui?

 

perola-morto

Pessoas defendendo a desmilitarização da polícia e o combate, dentro da instituição policial, às heranças ideológicas da ditadura e à legitimação do abuso de autoridade. Reação reaça: usar falácias do espantalho e distorcer maliciosamente o discurso dos defensores dos Direitos Humanos.

 

perola-paginareacionaria

E esquecemos de dizer: esta página de direita também defende o preconceito, vomita ódio irracional contra opositores ideológicos e vai baixar o rabo se seus donos forem denunciados ao Ministério Público e condenados por apologia à intolerância e ao crime.

 

perola-paisdofuturo

 Dane-se se estão promovendo políticas de direita e favorecendo os grandes empresários, banqueiros e latifundiários. O que importa é que usam demagogicamente símbolos de esquerda, e isso é o suficiente pra me fazer ter ódio irracional e fanático contra o P(ex-)T e, por tabela, o P(ex-)CdoB.

 

perola-patriaamada

Esses de cima defendiam a “pátria amada” cassando direitos humanos, civis e políticos; calando à força os brasileiros contrários à ditadura militar; mandando opositores a câmaras de tortura e execução sumária; censurando a imprensa e a arte; impondo um ensino tecnicista e baseado em lavagem cerebral; promovendo genocídios contra indígenas e fomentando a destruição sistemática dos biomas do território brasileiiro; governando apenas pros ricos e classemedianos que apoiassem ou ignorassem o regime; arrochando os salários dos trabalhadores pobres; construindo obras faraônicas às custas de promover inflação e explosão da dívida externa; entre tantas outras medidas nobres e admiráveis.

perola-penademorte

Esses hipócritas… Deveriam ser como eu, que defendo que mulheres continuem morrendo em clínicas de aborto clandestinas e embriões não sencientes se tornem crianças privadas de vida digna e amor familiar e, quando crescerem, sejam exterminados por políticas penais ineficazes de medo e matança.

 

perola-petralhapreso

Só vale prender corruptos petralhas, hein? Deixem os corruptos tucanos, “DEMocratas”, ruralistas e pastores-parlamentares roubarem em paz.

 

perola-reacionarios

Essa é pra deixar os Orcs de Sauron, os Espectros de Hades, as tropas de demônios e anjos caídos de Satanás e os exércitos do Eixo com inveja. Vêm aí “Os Reacionários”, uma galera da pesada que vai lutar fortemente contra os Direitos Humanos, as liberdades individuais, a democracia, o Estado Laico, os trabalhadores, os defensores de ideologias de esquerda e todo aquele ser humano que sonha com um mundo melhor.

 

perola-riscodeserhomem

O grande risco de ser marginalizado, violentamente dominado, agredido, estuprado e assassinado, vítima de mulheres “femistas” e “misândricas”, por ser homem e por ter hábitos e valores considerados masculinos. Seria uma pena se esse grande risco não existisse e quase todas essas mortes trágicas de homens fossem causadas por outros homens, e muitas vezes por causa de comportamentos baseados num padrão violento, agressivo e homofóbico de masculinidade.

 

perola-seomitem

Por que as feministas não vão aonde eu, homem machista, exijo que elas se dirijam? E por que eu, homem machista, ignoro a luta das feministas nativas de países onde o casamento forçado ainda é legalizado e culturalmente difundido?

 

perola-servicopublico

“Patrimônio público” chamado bancos privados e policiais abusivamente violentos. That’s it.

 

perola-socialdemocracia

Afinal, é tudo a mesma coisa mesmo, e não existe nenhuma diferença entre o comunismo, as N vertentes de socialismo existentes e a socialdemocracia. Ass.: fb.com/ignorantespoliticosdedireita

 

perola-socialismoliberdade

Na incapacidade de refutar a existência de vertentes libertárias e democráticas de socialismo, só me resta ridicularizar com uma risada.

 

perola-terroristas

Anarquistas defendendo o comunismo marxista e apoiando Dilma e suas políticas? Esse aí tirou 10 em Atualidades e História… 10 vezes 0.

 

perola-thomas-sowell

No Brasil, dizem que eu, autor(a) da imagem acima, uso falácia do espantalho e confundo alguém ser criticado por acreditar que o Brasil é uma “democracia racial” com “não poder ser negro”.

 

perola-timedossonhos

Pro deus com d minúsculo dos conservadores, nada é impossível. Nem agir como o próprio diabo e colocar no poder gente que luta contra os Direitos Humanos, as liberdades individuais e a democracia e usa a mídia e o Congresso pra manipular a opinião pública e promover ódio, preconceito, autoritarismo, intolerância e negação de direitos.
(Detalhe: Ives Gandra defendeu José Dirceu depois do julgamento do mensalão. Está aberta a eleição dos conservadores para decidir quem será o executor da pena de morte contra Gandra no governo do “time dos sonhos” e o novo ministro da “justiça”.)

perola-trilogia

Malditos comunistas totalitários! Graças a eles, nossos formadores de opinião, como Rachel Sheherazade, Silas Malafaia, Olavo de Carvalho, Reinaldo Azevedo, os colunistas dos institutos Mises e Millenium, Lobão, Roger, Rodrigo Constantino, a turma do Mídia Sem Máscara e etc., perderam seus espaços de livre opinião e foram presos e condenados à morte, não mais podendo opinar em favor do conservadorismo no Brasil! Mesmo que eles continuem por aí livres e desimpedidos de falar aquilo que nos faz sentir ao mesmo tempo orgasmo e hidrofobia!

E olhem só mais o que esses petralhas ditadores comunistas fizeram: garantiram lucros recordes aos bancos e latifundiários, promoveram renúncia fiscal em benefício das montadoras, deram amplo espaço político às bancadas teocrática e ruralista, negaram direitos às minorias, zeraram a reforma agrária e privatizaram bens públicos como aeroportos e campos de exploração petrolífera!

 

perola-vagabundo

 – Inclui também quem defende políticos opositores do PT envolvidos em escândalos de corrupção; empresários corruptores; latifundiários que mandam matar ambientalistas, camponeses e indígenas; políticos defensores da ditadura militar; pastores-parlamentares corruptos; homens misóginos que promovem “pornô de vingança”, estupram ou assediam mulheres e/ou dão cantadas machistas contra mulheres nas ruas; policiais envolvidos com abuso de autoridade; jovens que promovem bullying contra pessoas membros de minorias etc.?

– Grrrrrr!!!! Grrrrr!!!! #%*&$@#¨$!!!! [piiiiii]!!! #%*#&$#*&%!!!! [piiiii]!!!!!! Grrrrrrr!!!!!

 

perola-vara

Porque a melhor forma de defender os direitos de crianças e adolescentes é partindo pra violência física e usando de autoritarismo e abuso de poder contra eles.

 

perola-vitimismo

Falou o homem branco hétero que está utilizando exatamente de vitimismo pra se colocar como “coitado” numa sociedade onde foi acostumado a ser o dominante mas agora está vendo seus privilégios cada vez mais ameaçados de desmoronar. E que nega, de forma desonesta, que inúmeros, se não a maioria, dos crimes contra LGBTs, mulheres e negros são motivados por ódio transfóbico, heterossexista, misógino e/ou racial, colocando o homem branco hétero como “vítima de misandria, racismo inverso, cisfobia e heterofobia”, coisas que sequer existem enquanto fenômenos sociais.

imagrs

27 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Adriel

dezembro 14 2014 Responder

Citação quanto a essa foto do Bolsonaro falando: “Acorda Brasil!” http://consciencia.blog.br/wp-content/uploads/2013/12/perola-acordabrasil.jpg em resposta ao comentário do autor: “Acorda, Brasil! Basta de direitos humanos, democracia e liberdade! Ditadura teofascista já!” Já que gosta de falar de pérolas de direita acabo de detectar uma pérola de esquerda! Caro autor, você só está rebatendo ódio com ódio, uma resposta absurda como se o Bolsonaro fosse fascista. Então deixa de ser ignorante e vai estudar e ler Olavo de Carvalho ao invés de ficar contaminando sua cabeça com marxismo e leninismo! Você é comunista, fato! ACORDA BRASIL! [Trecho reacionário excludente de direitos apagado. Aqui não é permitido defender revogação e exclusivização de direitos. Está avisado. RFS]

lucas

julho 23 2014 Responder

Ola, esta sequencia de imagens foi interessante pois diz que só pessoas brancas podem estar em classes sociais elevadas o que eu acho uma inverdade pois sou uma pessoa negra em uma classe social acima da média.

Elmano

julho 19 2014 Responder

Olá, alguém poderia me apresentar uma sugestão de livro que apresente as idéias do socialismo e suas vertentes defendidas por esse blog? Muito obrigado!

    Robson Fernando de Souza

    julho 19 2014 Responder

    Elmano, ainda não conheço um livro que abarque tudo ou quase tudo que a esquerda brasileira do século 21 defende. Pode ter certeza de que não é o socialismo marxista-leninista da primeira metade do século 20.

      Elmano_

      julho 21 2014 Responder

      Mas não tem nenhum lugar onde eu possa ler sobre esses ideais? Eu realmente queria entender essa ideologia. Obrigado pela atenção, e se possível, me deixe alguma fonte onde eu possa me informar sobre as propostas da esquerda. Ando procurando isso a um bom tempo e não achei nada tão diferente das experiências socialistas do século XX.

        Robson Fernando de Souza

        julho 21 2014 Responder

        É, pior que eu também tô à procura de um ou mais livros ou textos que descrevam a posição ideológica da esquerda brasileira de hoje.

          Elmano

          julho 21 2014

          Entendo. Então ao menos poderia me dizer o nome da ideologia que você segue? Qual vertente do socialismo? Que define a proposta que você tem? Obrigado.

          Robson Fernando de Souza

          julho 22 2014

          Acredito eu que tô atualmente na linha de um socialismo democrático que é libertário no sentido social.

Fernanda

março 15 2014 Responder

nao entendi o por que da coxinha

    Robson Fernando de Souza

    março 18 2014 Responder

    “Coxinha” é o nome pelo qual são conhecidos aquelas pessoas que adotam um típico ponto de vista “papagaio da mídia”, baseado em senso comum conservador e ignorância política e histórica, e se acham os inteligentes politizados. Algumas fanpages reaças mostram imagens de “coxinhas” pedindo por golpe militar, usando argumentos antiaborto baseados em falácias etc., e eu trago algumas dessas fotos cobrindo a cara deles com uma coxinha.

Davison Mascarenhas

março 13 2014 Responder

meu deus, essa matéria foi uma pérola só
olha os contra-argumentos hahaha
só cheguei aqui pois tava no google mesmo
eu deveria ter uma extensão chama esquerdo-block, pra não ter que ler o que esses comunista escrevem, por que …

Homem-Man

março 8 2014 Responder

Vitimismo é foda. A esquerda chora, chora e não reconhece que prega o mesmo ódio da direita.

Eduardo Paysan Gomes

dezembro 12 2013 Responder

Nossa! Havia visto um ou outro post deste circular no Facebook e nunca deixei de fazer o contraponto, quando vi que até pessoas ligadas à defesa dos direitos humanos, se viam reproduzindo algumas questões de forma irrefletida. Já havia percebido que a Direita estava na ofensiva!! Mas confesso que fiquei muito abismado vendo toda essa coletânea de absurdos juntos!!!!!!!!!!!!!! Aff!!!

Kreator

dezembro 10 2013 Responder

A maioria dos teus contra-argumentos são tão infantis quanto os argumentos da direita raivosa.

Só pra constar, Libertários e Anarco-Capitalistas não se consideram de “de direita” e nem que é de Direita se identifica com as liberdades individuais defendidas pelos Libertários. Ignorar isto é como, usando teus próprios argumentos, dizer que o teu Comunismo / Socialismo “Libertário e Democrático” é igual ao que foi executado por Stálin, Mao, Castro e Pol Pot.

Basicamente, teu ponto de vista é aquele velho conhecido, o “Monopólio da Bondade”. Nós somos os bons, os outros são os maus, egoístas, anti-democráticos, inimigos dos pobres, entre outras besteiras.

Acredite, quem defende a Direita ou é Libertário também pode estar bem intencionado, até mesmo em relação aos pobres, só talvez ache que o teu caminho, o forçando a partilha do trabalho alheio via impostos e centralização excessiva de poder num ente estatal, além de injusto, possa ser tão ou mais maligno do que alguma injustiça ou desequilíbrio que hoje existe.

    Robson Fernando de Souza

    dezembro 10 2013 Responder

    Me baseio no plano cartesiano desse site aqui – http://www.politicalcompass.org/ – pra definir os “libertários” e “anarco”capitalistas como sendo direita antiestatista.

      Kreator

      dezembro 10 2013 Responder

      Mas eles baseiam-se no Diagrama de Nolan, deste site aqui:

      http://www.diagramadenolan.com.br/?locale=pt

      E agora?

        Robson Fernando de Souza

        dezembro 10 2013 Responder

        Pelo que tô vendo desse diagrama, não é possível ser, p.ex., estatista/libertário E esquerdista, nem direitista E estatista/libertário (a não ser que a pessoa fique numa das divisas do diagrama). Eu pessoalmente achei esse diagrama muito tronxo e simplista. Sem falar nos falsos dilemas desprovidos de exceção e de casos específicos no questionário.

        É um caso bizarro de falsa dicotomia.

          Kreator

          dezembro 11 2013

          Porque é impossível haver um “estatista libertário”. Como alguém pode aspirar a liberdade, o anarquismo, sendo estatista? uma organização, entidade coletiva baseada no poder de força, coerção?

          De qualquer forma, mesmo não concordando, é neste diagrama que libertários, minarquistas e anarco-capitalistas baseiam-se para definir-se politicamente, independentemente de tu concordares ou não. Neste ponto que me referi, que eles não consideram-se “direitistas” e têm em alguns casos, a mesma ojeriza à direita política quanto qualquer esquerdista.

          E sobre “falsos dilemas” do questionário, não é privilégio deste, o teu anterior também apresenta, em várias questões, onde obriga-nos a ter posição definida, bem como é permeado por questões onde há mais de uma interpretação ou que deveria ter uma resposta “neutra” ao invés do simples concordar ou discordar em diferentes intensidades.

Jhonny F.

dezembro 8 2013 Responder

2.A questao independe de um culpado ou da falibilidade da teoria, é muito mais prática.
Porque investir em uma ideia,que apesar de parecer justa e a favor dos mais oprimidos,só conseguiu trazer mais injustiça e mais opressão?
Eu não consigo pensar em nenhuma justificativa para ser socialista,acredito que não é preciso desconstruir a sociedade e as relações sociais e econômicas para ter um mundo melhor.

    Robson Fernando de Souza

    dezembro 9 2013 Responder

    “Porque investir em uma ideia,que apesar de parecer justa e a favor dos mais oprimidos,só conseguiu trazer mais injustiça e mais opressão?” – Essa pergunta só faz sentido quando se refere à defesa do mesmo modelo socialista que se suscetibilizou à degeneração nos regimes socialistas autoritários do século 20. O marxismo pode dar origem a diversas alternativas de sistemas políticos, não só o socialismo autoritário que desmoronou.

Jhonny F.

dezembro 7 2013 Responder

Boa noite robson,gostaria de comentar essa introdução do post.

Sobre o item 1:Novamente você vem com a sugestão que o PT é de direita.

Só porque o partido age de modo capitalista e faz algumas alianças e concisões no plano econômico, não quer dizer que o seja no plano ideológico/cultural!
De modo contrario, teremos que considerar a URSS de direita, pois mantinha um capitalismo de estado.

Item 2: Vamos supor que hoje em dia ainda existisse um partido nazista.há algum motivo para achar que dessa vez eles agiriam diferente do que no passado?nós daríamos a eles o beneficio da duvida para não sermos preconceituosos?Votaríamos neles se fossem de uma versão mais light do nazismo,como um nazismo democrático?

Certamente você respondeu negativamente as perguntas.

Então porque quando se trata de socialismo (muito mais letal que o nazismo) as pessoas continuam a insistir no erro?

Itens 4 e 5:Simples demonizaçao do adversário.

O problema dos direitos humanos é que a esquerda tenta deturpá-lo em seu favor,geralmente fugindo ao texto da declaração universal.

Quando afirmam que o aborto é um direito humano estão fazendo nada mais do que DETURPAR um conceito em beneficio próprio.

E o pior,se omitem quando a matéria não lhes interessa:Como é possível alguém lutar pelos direitos humanos,quando se é a favor do desarmamento ( tirando o direito de defesa do cidadão) ou da prostituição(prostituição agora é direito??)

    Robson Fernando de Souza

    dezembro 8 2013 Responder

    1. O que você considera como sendo uma remanescência de práticas de esquerda no PT?
    2. Ao contrário do nazismo, o comunismo marxista não prega a inferiorização e extermínio de uma categoria de pessoas. Se alguns comunistas e socialistas pós-Marx passaram a defender a matança de opositores de direita, como a família Romanov, isso não foi culpa de Marx e Engels e sua teoria.

      Jhonny F.

      dezembro 8 2013 Responder

      1. Nao é remanescência é esquerda pura!!
      Vamos lá…
      1)Apoio a ONGs de esquerda(Movimentos sociais,marcha da vadias,LGBTT,etc..)
      2)Apoio total a esquerda mundial,tendo um carinho especial pelas lideranças esquerdistas latino americanas.
      3)PT é parceiro do MST…
      4)Ódio a direita e a liberdade de expressão(é só um Olavo de carvalho ou um Reinaldo azevedo ganhar algum espacinho minusculo na midia,os militantes petistas começam uma campanha de censura e difamação.
      5)No ultimo encontro do foro de SP lula disse:A america latina deve ser o farol do socialismo para o mundo.Reaça pra caramba esse lula,né?
      6)Se o PT é tao de direita,porque a TOTALIDADE dos partidos de esquerda o veneram tanto?
      7)Porque a reacionária Dilma participou do 13°Congresso do partido comunista do brasil ao lado de posteres gigantes de Marx e Stalin?

      Acho que só isso basta.

        Robson Fernando de Souza

        dezembro 9 2013 Responder

        1. O apoio a ongs de esquerda, até onde eu sei, é dado por militantes e por integrantes das tendências internas esquerdistas remanescentes do PT, longe de ser a posição dominante dentro do partido.
        2. O PCdoB diz apoiar o stalinismo e a ditadura socialista albanesa de Hoxha, mas está aí, por meio de nomes como o de Aldo Rebelo, apoiando ou consentindo as políticas liberais-conservadoras do governo de Dilma e o grande capital rural.
        3. Mas não quer dizer apoio à causa da reforma agrária, visto que Dilma fez a façanha de zerar a reforma agrária durante 3/4 do ano de 2013.
        4. Isso não é do partido como um todo, mas sim de uma parcela dos partidários.
        5. Numa citação exaustivamente repetida por reaças, Hitler dizia ser contra a exploração dos trabalhadores. Mas isso não implicou que as práticas do regime nazista fossem de esquerda e em prol da emancipação dos trabalhadores alemães.
        6. Vc tem certeza de que PSTU, PSOL, PCB e PCO ainda apoiam e “veneram” o PT? Eles também se queixam da traição cometida pelo PT contra as bandeiras da esquerda.
        7. Reitero os pontos 2 e 5.

Breno Cardoso

dezembro 6 2013 Responder

kkkkkkkkkk essa da coxinha foi foda!!

Bruno Gonçalves

dezembro 5 2013 Responder

Jornal fantasias de Reaças

Primeira meta de governo concluída pelo ministro da cultura Olavo de Carvalho,proibir que as escolas publicas ensinem sobre a composição dos combustíveis fosseis,pois de acordo com o IPCD (Instituto Paranoia da Cabeça Dele) estudos comprovaram que em uma galáxia chamado PQP foram encontrados vestígios de hidrocarbonetos na qual refuta qualquer tese de que os hidrocarbonetos tivessem demorado milhares de anos para se formarem.(http://www.youtube.com/watch?v=yCKXDOv2bFo)

Minha reação:huehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehuehue.

Agora falando sério eu sinceramente não sei se eu dou gargalhadas pela ignorância deles ou fico deprimido por eles estarem lentamente conquistando pessoas com esses “ideais”.Parabéns pelo post de novo Robson.

    Robson Fernando de Souza

    dezembro 6 2013 Responder

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Valeu ae, Bruno =) E vai ter mais e mais com o tempo agora =)

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo