20

jan14

4 anos do Consciencia.blog.br

aniversario-4-anos

Hoje o Consciencia.blog.br completou 4 anos de fundação, tendo caminhado ao longo desse tempo uma trilha de franca evolução no conteúdo e no número de visitas. Cada vez mais tem cativado as pessoas, tendo diversas delas me relatado que vivenciaram uma transformação de sua consciência sociopolítica desde que conheceram este blog, e isso é uma grande motivação para o fortalecimento gradual do trabalho realizado aqui.

Quando foi fundado, em 20 de janeiro de 2010, ainda com o presunçoso nome Arauto da Consciência, mantinha um estilo que hoje considero pouco cativante, baseado em alguns artigos e comentários de notícias prontas dotados de uma linguagem um tanto carregada de juízos de valor emocionais, que pareciam ao mesmo tempo transmitir ideias e expressar sentimentos negativos perante determinados fatos e situações. Com o tempo, a evolução foi acontecendo, o que incluiu a mudança de nome do blog para Consciencia.blog.br e do seu layout, em abril de 2011, e uma mudança para uma forma mais emocionalmente fria, ainda que não desprovida de subjetividades, e isso teve um feedback positivo por parte do leitorado, com o aumento gradativo das visitas.

Em julho de 2010, com o chilique ateofóbico de José Luiz Datena, o blog pela primeira vez ultrapassou as mil visitas num dia, e os picos de visitações se tornaram cada vez mais comuns. Hoje o blog costuma receber, em períodos fora das férias, entre 800 e 1.200 visitas por dia – número que desce para entre 500 e 700 nos meses de férias – e em seus dias de pico as visitações ultrapassam as 10 mil, como no caso do silêncio da sociedade perante a ascensão do ruralista Blairo Maggi à Comissão de Meio Ambiente do Senado e o primeiro post da série de pérolas de páginas de direita.

E essa evolução também incluiu mudanças de temas, com a promoção de alguns a principais (Política e Direitos Humanos) e o rebaixamento de outros a secundários (como Meio ambiente), além da mudança do tema Direitos Animais e Veganismo para o blog Veganagente no ano passado. Nesse desenvolvimento do blog e de sua forma de abordar o mundo, contribuíram decisivamente minha namorada (<3), que compartilha comigo praticamente todas as minhas bandeiras de luta e comenta e avalia, em reservado, meus artigos, e o aumento, desde o final do ano passado, da frequência da leitura de livros com temáticas socioambientais.

E hoje o blog é dedicado predominantemente ao questionamento das crenças da direita conservadora brasileira – despontaram nos últimos dois meses, diversos posts desafiando frontalmente posturas direitistas -, ao encorajamento de uma ação ideológica enérgica da esquerda perante o crescimento das expressões de reacionarismo pró-opressor no país, à valorização dos Direitos Humanos e, mais recentemente, à reflexão sobre temas socioambientais e a necessidade da Educação Ambiental de promover a transformação social como maneira de revolucionar e harmonizar a convivência da espécie humana com a Natureza não humana.

E assim o Consciencia.blog.br vai ganhando cada vez mais qualidade, e esses quatro anos que já passaram são testemunhas disso. Tenho recebido comentários muito elogiosos de pessoas que concordaram e concordam comigo e gostam do que eu escrevo, assim como de reacionários chilicando com a vinda de conteúdo de esquerda – este detalhe mostra como de fato o que escrevo tem incomodado algumas pessoas por espetar a bolha ideológica onde vivem -, ao mesmo tempo em que não tenho mais recebido feedbacks de leitores questionando a qualidade da minha escrita.

Agradeço a todxs vocês pela evolução e crescimento deste blog, e vamos avançando, na luta por uma humanidade mais humana. Esses quatro anos foram só o começo.

imagrs

4 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Heloisa Helena

janeiro 20 2014 Responder

Parabéns, Robson!!! Para mim,este blog tem sido uma verdadeira “revelação”, pela imparcialidade na colocação de idéias. Aqui, não me sinto manipulada ( ou não percebo…rsrsrs) Que venham muitos aniversários!!

    Robson Fernando de Souza

    janeiro 20 2014 Responder

    Obrigado, Heloisa =) Aqui tenho um ponto de vista convicto (por isso não é um conteúdo imparcial no sentido de neutralidade), mas o que mais evito é manipular (pelo contrário, costumo denunciar manipulações do outro lado) e usar outras formas desonestas de formar opiniões. Abs!

Harlen Costa Batagelo

janeiro 20 2014 Responder

Parabéns!

    Robson Fernando de Souza

    janeiro 20 2014 Responder

    Obrigado, Harlen =)

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo