05

jan14

O perigoso crescimento do olavo-golpismo e o ensurdecedor silêncio da esquerda
A esquerda precisa sair da posição atual de criticar "ad hominem" Olavo e seus aliados e passar a realmente refutar as ideias que eles têm transmitido aos reacionários brasileiros. Ou é assim, ou a extrema-direita vai continuar crescendo assustadoramente e sem obstáculos.

A esquerda precisa sair da posição atual de criticar “ad hominem” Olavo de Carvalho e seus aliados e passar a realmente refutar as ideias que eles têm transmitido aos reacionários brasileiros. Ou é assim, ou a extrema-direita vai continuar crescendo assustadoramente e sem obstáculos.

[…]
Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.
[…]
(Eduardo Alves da Costa)

O olavismo, ideologia de extrema-direita capitaneada pelo autointitulado filósofo Olavo de Carvalho e apoiada por diversos aliados seus, vem crescendo muito nesses últimos anos. Os livros dele vêm se multiplicando nas livrarias, com direito a casulos exclusivos para ele nas prateleiras de algumas lojas e um lugar entre os 20 livros de não ficção mais vendidos no Brasil em 2013 (ver aqui também), e cada vez mais reacionários se identificam com o que ele escreve e fala.

Acompanhando de mãos dadas a ideologia olavista, ou mesmo fundindo-se com ela num unificado olavo-golpismo, está um também crescente movimento golpista, de caráter protofascista, embora ainda não organizado. Cada vez mais radicais de direita repetem paranoicamente que o Brasil “está sob uma ditadura comunista”, ou rumando a tal situação, e pedem “intervenção militar já”. Querem que os militares derrubem pela força das armas o governo de Dilma ou do sucessor dela, tal como foi feito com João Goulart em 1964, e substituam-na(o) por um novo regime militar ou um ditador civil extremista.

Enquanto isso, a esquerda tem perigosamente negligenciado a ascensão desse olavo-golpismo. Poucos blogs e páginas esquerdistas têm se dedicado a rebatê-lo, mas geralmente atacando a autoridade intelectual que Olavo conquistou entre seu séquito nos últimos anos ou mesmo a pessoa dele, quase nada dirigindo diretamente contra as ideias que ele tem propagado.

E a maioria da esquerda tem feito nada mais do que esnobar esse movimento ideológico, desqualificando com falácias ad hominem Olavo e seus seguidores como “idiotas”, “olavetes desvairados”, “alienados” e “extremistas demais para serem levados a sério”, enquanto focam todas as suas forças de refutação aos liberais, aos “libertários” e ao senso comum dos reacionários não radicais. Enquanto se ocupam em responder à direita liberal, antiestatista e reacionária comum, deixam a direita autoritária ilesa, e isso é muito perigoso.

É de pensar nessas horas que, ao contrário do que a maioria dos militantes esquerdistas tem feito, os “olavetes” devem sim ser atendidos em seus clamores de “Refute Olavo!”, e seu guru deve sim ser respondido em cada uma de suas afirmações que ameacem o que há de democracia, liberdade, Direitos Humanos, conquistas sociais e evolução moral no Brasil. Deixá-lo sem a devida resposta vai nada mais do que deixar o caminho da extrema-direita olavo-golpista desobstruído e pronto para ser percorrido rumo ao poder.

O dever de reagir ativamente contra movimentos extremistas e antidemocráticos, de quebrar os ovos do fascismo antes que ele venha a nascer, é uma lição que deveria ter sido aprendida desde a época da ascensão do nazi-fascismo nos anos 1920 e 1930, quando a esquerda alemã e italiana dormiu no ponto e não fez tudo o que podia fazer para impedir que Hitler e Mussolini conquistassem o poder supremo de seus países e começassem sua política de alienação das massas, imposição do pensamento único e repressão e extermínio contra seus opositores democratas e diversas minorias, como judeus, eslavos, comunistas e homossexuais.

Mas infelizmente essa dura lição parece não ter sido aprendida. E a esquerda brasileira parece estar esperando tacitamente pelo pior, “dando corda” para que os seguidores de Olavo e da também famigerada família Bolsonaro se multipliquem a ponto de constituírem rebanho eleitoral suficiente para eleger deputados e senadores de extrema-direita que se inspirem nesses dois.

Faz-se pouco caso também para a razoável probabilidade de os rapazes adolescentes e pós-adolescentes que hoje adoram esses homens entrarem, nesse ano ou nos próximos, para o serviço militar ou fazerem concursos para oficiais, fazendo crescer uma jovem guarda protofascista e golpista dentro das Forças Armadas brasileiras, tal como a que se desenvolveu entre os anos 50 e 60 até realizar o traumático golpe de 1964. O atual alto comando das FFAA não está interessado num novo golpe militar, mas nada, nada mesmo, impede que integrantes dessa perigosa jovem guarda sucedam no futuro os atuais comandantes e comecem a mexer os pauzinhos e arquitetar a repetição do que aconteceu em 31 de março de 1964.

A esquerda parece não ligar tanto assim para o perigo de, em poucos anos, ascender no Brasil uma extrema-direita tão forte quanto a que vem crescendo na Europa e ameaçando as suadas conquistas obtidas pelos movimentos sociais europeus ao longo de mais de meio século. Também não enxerga a ameaça de um futuro em que tudo que represente ideologias de esquerda, reivindicações socialistas (seja lá de que vertente de socialismo) ou bandeiras vermelhas seja violentamente reprimido e censurado em nome da “ordem” e da “moralidade”.

Esquece-se de que mesmo um governo entusiasta de políticas liberal-conservadoras, como o de Dilma Rousseff, vem tendo sua derrubada violenta desejada pelos protofascistas apenas por ser do PT, um partido outrora socialista, e ter tomado no passado algumas medidas de inclusão socioeconômica das classes mais baixas.

Olavo e outros formadores de opinião direitistas radicais parecem estar inspirando a extrema-direita ultrarreacionária brasileira tanto quanto Marx inspirou e continua inspirando as esquerdas ao redor do mundo, e isso é um presságio muito nebuloso. Tal como Marx mexeu com as mentes e corações dos operários de sua época e das gerações seguintes, Olavo vem conquistando, sem quase nenhuma oposição, os corações cheios de ódio e preconceito de milhares de reacionários pelo Brasil.

Isso nos é um alerta para que a posição da maioria dos esquerdistas brasileiros de desdenhar como ridículo o que ele diz seja abandonada, e que o olavismo seja sim bem refutado, por pessoas com vasto conhecimento em História, Economia Política, Ciência Política, Filosofia e Sociologia, de modo que a população perceba como as ideias dele não fazem sentido e o ideário ultrarreacionário dele caia em desprestígio e ostracismo.

A esquerda precisa acordar o quanto antes para a ameaça que o crescimento do olavo-golpismo representa ao que temos de democracia, liberdades sociais e políticas e Direitos Humanos no Brasil. E isso implica sim rebater tudo o que Olavo de Carvalho e os outros mentores intelectuais da direita radical brasileira têm dito e usado para influenciar os jovens reacionários brasileiros. O barril de pólvora precisa ser retirado já do forno onde a nova extrema-direita o colocou e ser enterrado nas profundezas, de modo que não corra mais o risco de explodir.

imagrs

49 comentário(s). Venha deixar o seu também.

cleidivaldo

abril 22 2016 Responder

A monarquia seria a solução para o Brasil de Olavo de carvalho.
É conservadora tem o seu mandatário ungido por Deus e não leva em consideração as modificações sócias dos últimos séculos após a revolução francesa e industrial.
Só que não. Entre, euro-asianos, meta-capitalistas e os bolivarianos temos o povo ou talvez não entre, mas, logo a baixo deles. Um desposta esclarecido ou um ditador seja de direita ou de esquerda não passam do mesmo mal com vestimentas diversas e esse mal é a tirania.
No momento o Brasil se afasta da democracia promovendo um golpe justamente pelos alunos de Olavo que dizem que querem livrar o país dos comunistas. Amigos não se preserva democracia promovendo golpes. quando não temos simpatias por um governo a gente espera a próxima eleição e tira o seu mando pelo voto. Quando a democracia é enfraquecida por golpes gerações inteiras podem sofrer a tirania dos ” déspotas” Não é isso que o professor Olavo deseja.
Formar uma elite cultural que possa no momento certo tomar os espações políticos da nação é algo demorado, contudo é um edifício construído com base solida…acredito na filosofia como a agulha indicadora da direção que nós brasileiro devemos tomar.
Não aceito ser vaca de presépio olaviana nem de outro vetor qualquer. Se quisermos erradicar ou pelo menos diminuir a corrupção temos que formar essa elite moral com esses valores o quanto antes.

Paulo Ricardo da Silva de Souza

março 14 2016 Responder

Eu lamento que a história, no Brasil, esteja passando por este episódio de guinada a direita. Nestas horas se percebe que vamos construindo a história sem olhar para a própria história, ou seja sem aprender com os erros já cometidos. Estamos imersos em um caldo cultural que pode sim propiciar a acensão de um ditador fascista e extremista como tantos outros que foram catapultados ao poder em momentos de crise. Momentos estes em que os aprendizados mais elementares passam ao largo de nossa percepção. Berlusconi na Itália, Hitler na Alemanha, tantos outros ainda que surgiram em momentos difíceis como solução e que se demonstraram grandes problemas. estamos num momento nevrálgico em que a grande parte da população não se apercebeu nas mãos de quem nosso pais vai parar se de forma anti-democrática tomarmos o poder de quem foi eleito.

Internação Manicomial

janeiro 5 2016 Responder

Olavo é um débil mental e já esteve internado em hospício, saindo sem alta médica (não completou seu tratamento). os jornalistas Renato Pompeu e Leão Serva dão provas disso.

Zé Pitaco

novembro 21 2015 Responder

Nenhum Coxinha Marxista está a altura para conversar com Olavo! Os Coxinhas Marxistas são covardes, como aliás, todos os comunistas! Por isso que em 1989 na Rússia e Europa do Leste, os Bundas Moles Comunistas foram derrubados em Um Dia!

Marcelo

outubro 1 2015 Responder

Belo poeminha no início do texto. Aplica-se à estratégia gramsciana com perfeição. Fale-me mais sobre isso….

Alec

agosto 26 2015 Responder

A unica boa que o Olavo fez foi despertar o interesse dos jovens por politica e só.

Carol

abril 23 2015 Responder

Amiguinho, o problema é que nenhum desses esquerdistas tem condições de debater com Olavo, e sabem perfeitamente disso. De tanto tentarem confrontá-lo e saírem pedindo penico, adotaram a estratégia de fingir que ele não existe, porque os poupa de serem humilhados publicamente. Preste atenção e veja que todos eles, como você, são incapazes de refutar os argumentos de Olavo, limitando-se a xingar e rotular.

Você está perdendo seu tempo. Intelectualmente, a esquerda está moribunda. A máscara caiu. Só existe vida inteligente hoje no conservadorismo.

Paulo Belarmino

abril 14 2015 Responder

Enquanto as pessoas ainda discutem essas ideologistas radicais, todas nefastas pelo radicalismo e a crença equivocada na própria e ilusória verdade os recursos naturais, combustível, água e alimentos se esgotam rapidamente e a ideologia mais sensata será o individualismo e a sobrevivência, já que a discussão das idéias só existe tem razão de ser entre pessoas de barriga cheia. Se o comunismo pela esquerda em essência é a divisão das utilidades e recursos e a direita é antagônica mas no sentido da divisão só existir pelo mérito, fica difícil saber o que melhor aproveita à raça humana.

luis

janeiro 6 2015 Responder

hahahaa, muito engraçado o post. Mas refutação as ideias nao vi nehuma. Continuou no ataque aos fantasmas inexistentes…

saccaro

dezembro 10 2014 Responder

Comentário apagado. Comentador agressivo e xingador banido por ter infringido as regras de comentários duas vezes. RFS

saccaro

dezembro 10 2014 Responder

Comentário apagado. Comentador agressivo e xingador banido por ter infringido as regras de comentários duas vezes. RFS

Geneurônios

novembro 14 2014 Responder

É simples. Olavo de Carvalho estuda há maid de TRINTA ANOS OS REGIMES TOTYALITÁRIOS Comunistas e apresenta argumentos IRREFUTáveis, ao contrário da Esquerda ignorante que NUNCA estudo e quer se aproveitar da ignorância dos povos para IMPLANTAR o seu Utópico regime Comunista, que NUNVA deu certo e NUNCA dará cero, adinal é um GRANDE EMBUSTE que beneficia a elite política Comunista. Enquanto promentem um monte de besteiras vão ROUBANDO, CORROMPENDO os corações ementes da população. Até destruir a sociedade que quer trabalhar e estudar.!!! Só NÃO vê quem NÃO quer, por vários motivos, nenhum deles em favor da Democracia Brasileira !!!

Renato Augusto Santos

outubro 13 2014 Responder

Li o texto e quase todos os comentários. A conclusão é pra lá de óbvia: A direita brasileira nasceu e está crescendo em ritmo muito, muito, muito acelerado. Acabou definitivamente a hegemonia esquerdista no Brasil, e isso é um fenômeno sem volta ! Sabem qual a razão pra isso ? eu como ex esquerdista aponto: A direita tem argumentos sérios, coerentes e racionais, tanto no plano teórico como no plano fático ! Poucas pessoas foram esquerdistas tão apaixonadas quanto eu, mais aí, comecei a ler os livros de direita, e não teve jeito, tive que ser honesto e admitir que os argumentos da direita são verdadeiramente coerentes, além de comprovados na prática há pelo menos 100 anos ! Um grande abraço a todos que aqui comentam e ao autor do Blog, pelo alto nível das discussões !

    Robson Fernando de Souza

    outubro 13 2014 Responder

    “e isso é um fenômeno sem volta !” – Essa frase mostra o quanto vc sabe sobre política representativa.

    “A direita tem argumentos sérios, coerentes e racionais, tanto no plano teórico como no plano fático !” – Não seria melhor dizer que “Há teóricos de direita com argumentos mais sérios, coerentes e racionais do que a maioria dos teóricos de esquerda”? Não é objetivo nem convincente afirmar que a direita é “melhor” do que a esquerda sem que você traga comparações factíveis (e com o mínimo possível de viés).

    “Poucas pessoas foram esquerdistas tão apaixonadas quanto eu,” – Se você foi uma pessoa “apaixonadamente” de esquerda, lamento. Eu tenho minha convicção política sustentada pela razão e pelo senso crítico, não (principalmente) pela emoção ou por “tocar o coração”.

    “os argumentos da direita são verdadeiramente coerentes, além de comprovados na prática há pelo menos 100 anos !” – Quais deles? É impossível alguém acreditar que 100% dos argumentos da direita são “verdadeiros”, considerando-se que há ideologias de direita (assim como de esquerda) que fazem defesas opostas sobre determinados temas. Por exemplo, em se tratando de liberdades individuais morais, o “libertarianismo” é opositor do fascismo e do conservadorismo.

    Rafael

    fevereiro 6 2015 Responder

    “Esquerdista apaixonado” que leu “livros de direita coerentes e verdadeiros ” e mudou de lado…

    sei.

    Senta lá, pinóquio.

Fernando Souza

maio 28 2014 Responder

Teacher and Guru Olasninho

Em primeiro lugar quero pedir desculpas pelas palavras sem acentuacao pois meu teclado esta com defeito em alguma teclas. Em varios artigos e videos publicados na internet, o pseudo duble de filosofo e vigarista Olasno de Carvalho(Olasno=Olavo+Asno) defeca pela boca teorias sobre as mais diversas areas do conhecimento humano bem como as regras que regem as relacoes humanas no mundo atual. A Historia ja presenciou o surgimento de inumeros charlatoes e vigaristas ao longo de seu curso, mas nunca houve alguem que pudesse chegar perto do autointitulado “filosofo” Olasno. Em materia de mentira, vigarice e charlatanismo, Olasno é imbativel e esta num patamar superior e inalcansavel da burrice humana. Senao vejamos: Olasno proclama aos 4 ventos que ninguém pode acreditar na Teoria da Evolucao e que nao ha evidencias que possam comprova-la. Nao bastasse isso o vigarista contumaz afirma que a Teoria da Relatividade, as Leis de Sir Isaac Newton e outras ideias e trabalhos brilhantes de espetaculares mentes humanas nao sao validas. Vigarista mentiroso. A humanidade so alcancou o atual estagio devido ao esforco de cientistas inteligentissimos que precisaram conviver e vencer ideias retrogadas e falsas, a maioria delas embasadas em puro fanatismo religioso. Olasno afirma tb ser capaz de provar que certas teorias nao existem, como a Primeira Lei de Newton, a Lei da Inercia. Burro imbecil. Se nao ha inercia como ele explica que um corpo nao esteja em movimento? Ha! Ja sei! Olasno explica tudo atraves da sua “fantastica” e “revolucionaria” teoria da “Paralaxe Cognitiva”. Se a ciencia e os cientistas que proporcionaram o desenvolvimento humano sao falsas, por que o “filosofo” picareta nao apresenta evidencias contrarias e provas cabais sobre suas teses idiotas e sem nenhum ebasamento cientifico?
Mas a picaretagem e a vigarice nao param por ai. Na sua ansia de explicar os problemas e questoes envolvendo a mente humana, o pequeno Olasninho(perdao pela redundancia) profere diversos cursos sobre estudos das mais diversas areas do conhecimento humano. Engracado. Nunca tinha visto um vigarista exercer tantas “profissoes” como Olasninho o faz: Medico, Engenheiro, Fisico, Psicologo, Historiador, Filosofo, Advogado, Administrador, Economista, o sujeito se arroga sabedor de tudo, absolutamente tudo em todas as areas do conhecimento humano. Entretanto, a mais “impressionante” “habilidade” do burro Olasno é aquela na qual ele afirma ser capaz de fazer previsoes sobre o futuro, tudo gracas ao seu “poder” de “astrologo”! Sim, o sujeito é “astrologo”, inclusive disse que pode fazer “previsoes” sobre qualquer coisa, tais como desastres naturais que possam acontecer no planeta. Incrivel nao? So nao entendi como é que ele ainda nao ficou rico, pois ja que pode prever o futuro por que nao joga na Mega-Sena? Parece que o pequeno Olasninho aprendeu tudo com o seu grande mestre Walter Mercado. Ligue dja!!! As “Olasnetes” podem ficar tranquilas pois o Guru e chefe da Seita Olasniana ja deixou ate um trabalho postumo feito em vida. Quem quiser conhecer Os “Postulados” do Teacher e Guru Olasninho basta ir no link a seguir e conferir alguns pensamentos do Asno Mor: http://medicoanimosico.blogspot.com.br/2012/03/olavo-de-carvalho-o-palhaco-mor-da.html
O que Olasninho escreve e produz sobre o conhecimento humano e ciencia nao causa surpresa a mim e a ninguem. Esta perfeitamente de acordo com as cretinices que o imbecil costuma zurrilhar enquanto esta pastando. Afinal de contas, faz juz ao seu proprio nome: Olasno de Carvalho.

    Lula

    outubro 8 2014 Responder

    Comentário apagado por baixaria e mandonismo (tentar mandar em quem a pessoa discorda). Só comentários discordantes que tentem contribuir e não tenham intenção destrutiva são encorajados aqui. RFS

DelRio

fevereiro 13 2014 Responder

Esse bundão comunista não tem disposição nem pra fazer o que prega: refutar. Afinal, da trabalho, né não? Tem que estudar, não apenas papagaiar chavões da esquerda-larápia-mensaleira. A tática é acusar o adversário daquilo que exatamente eles mesmos planejam: totalitarismo, mentiras e sugar até a ultima gota de suor do povo brasileiro como fizeram na Rússia após o golpe bolchevista de 17.

Paulo

fevereiro 3 2014 Responder

Robson,
Gostaria de educadamente fazer uma crítica ao seu texto, convidando-o à reflexão.
Eu acredito muito na inteligência, na observação de pontos de vista diferentes, no debate, na reflexão e no questionamento interno e individual para formar uma opinião política.
Eu sempre fui de esquerda, petista desde a infância, filho de sindicalista, nascido e criado na periferia (onde vivo até hj). Também quero ver os povos livres da miséria. Hoje, por vontade de crescimento interior (e para não ser manipulado), procuro me informar sobre tudo, longe da grande mídia, com honestidade e sinceridade intelectual, me despindo de dogmas ou clichês para então saber o que defender.
Quando você chama “olavismo”, “ideologia de extrema direita”, “olavo-golpismo” como “movimento golpista de caráter protofascista” (associando-o a direitistas radicais, com corações cheios de ódio e preconceito), você demonstra não ter NENHUM conhecimento do que o Professor Olavo fala.
O que ele diz claramente é que se o estado tiver poder para querer fazer “justiça social”, teremos inevitavelmente uma tirania, um fascismo de esquerda com poder total para matar e cercear nossa liberdade. Na visão dele, o comunismo não funciona, não é viável. Vai acabar com nossa liberdade e democracia (usando mentiras de todos os tipos). Foi isso o que aconteceu na história de todos os países comunistas. Dezenas de milhões foram mortos, incluindo camponeses pobres (China) e opositores políticos (URSS, Cuba, e tantos outros) – sem que tenha havido nossa desejada “justiça social”, destruindo a economia e privilegiando os amigos do governo (a verdadeira elite).
Quando eu comecei a escutar essas coisas, eu também refutei de início. Depois, abri um pouco minha mente, me despi do preconceito e passei a analisar criticamente, e quer aceitemos ou não, é a mais pura verdade.
Ele diz que uma “revolução cultural” está em curso, e que gradativamente o Estado irá crescer cada vez mais e mais, de forma demagógica, usando má qualidade da educação, criminalidade alta, divisão de classes e etc, até atingir este totalitarismo – e que o PT, via Foro de São Paulo, já faz parte disso.
Eu comecei a ler Hayek em “O Caminho da Servidão”, ele tinha vários amigos socialistas, e então comenta algo assim: “Você já pensou o que o socialismo através de tão nobres como justiça social e igualdade, você está fortalecendo um Estado que depois vai fazer exatamente o inverso disso?”

Suzie19

janeiro 17 2014 Responder

kkkkkká….marx está para a política assim como hegel está para a verdade objetiva sobre o mundo, as pessoas e as coisas…ve se estuda mais robinsom…mas estda sobretudo com amor pelo conhecimento e tenta te livrar dessa amargura contra os que não pensam igual a ti!

Alberto Passos

janeiro 7 2014 Responder

Existe uma série de avaliações críticas feitas pela esquerda sobre a ascensão do anticomunismo e destes projetos de cunho proto-fascista, só que originam-se de pesquisadores e intelectuais, não de partidos políticos – uma questão problemática e que não resume-se à esta discussão.

Dentre todas as análises, indico a Dissertação de Mestrado de Lucas Patschiki, em que analisa o Olavo de Carvalho, o Mídia Sem Máscara e esses fenômenos na contemporaneidade pela perspectiva marxista.

http://www.historiaepoder.net/index.php?option=com_content&view=article&id=49&Itemid=41

André Augusto Custódio

janeiro 6 2014 Responder

Olá Robson,

Sabe por que a esquerda não fala não refuta as ideias do Olavo como você mesmo disse? Porque eles não tem argumento e o Olavo está com a razão. Simples assim. Se fosse o contrário, você mesmo já o teria refutado mas, ao invés, clama como um louco para que apareça alguém que faça o serviço, que consiga a façanha de refutar o fato de que 1+1=2. Não vai aparecer ninguém.

E, em sentido completamente contrário, venho convidar você a ler os textos do Olavo sem preconceito. Porque não se lê filósofo nenhum para refutá-lo, e sim para tentar honestamente absorver as ideias dele como se fossem ideias nossas.

Porque ao contrário da esquerda, que pensa em como fu*** com os inimigos dia e noite, só pensa em política dia e noite, nós da “direita olaviana” viemos ao mundo para uma coisa completamente diferente, entre as quais ajudar os nossos adversários convidando-os ao estudo.

    Daniel000

    janeiro 9 2014 Responder

    Exatamente! Mas o problema que se vê claramente por aí, não só na internet, como nos ambientes comuns da esquerda é que eles sequer conhecem os teóricos que os interessam, não leram nem o Manifesto Comunista, que deve ter menos texto que almanacão da Mônica, que dirá ter leitura suficiente para refletir e bater de frente com as ideias do Olavo de modo racional.

    Suzie19

    janeiro 17 2014 Responder

    kkkkk…acontece que ele pode ser um desses que tem medo de sair da merdaaaa…estão tão viciados em marxismo que acham não poder viver sem ele, em tempo: existe vida para além dessa névoa vermelha!!! Não tenha medo robinsom…tenho certeza que existe pois eu mesmo era esquerdopata e quase já me curei disso!

sergio santos

janeiro 6 2014 Responder

Você esta fazendo criticas de reacionario comunista,

Qual o seu interesse em defender um governo corrupto e ineficiênte ?.

Ja esta provado que onde o comunismo como ideologia politica se instalou,mais matou ,mais foi facista,mais foi corrupto,mais foi corporativista,mais foi opressor e teve varios *IDIOTAS UTEIS* que contribuiram para sustentar esse regime bestial.
Falo isso porque ja defendi a esquerda em outras épocas,e vj como fui enganado.
Até mesmo o Olavo de carvalho ja foi de esquerda e sabe o que fala e escreve,conhece como ninguem as entranhas desses incompetentes.
E vc meu caro antes de criticar ou defender uma idéia,deve no minimo ter embasamento de conhecimento para defende-la.
Pq seu artigo suou mais como tendencioso e manipulativo.

    Robson Fernando de Souza

    janeiro 6 2014 Responder

    Seu comentário tem pelo menos duas falácias:
    1. Falácia do espantalho. Em momento nenhum eu defendi o comunismo, tampouco o socialismo histórico, no meu texto.
    2. Falsa dicotomia. Não existe uma dicotomia “capitalismo+governo de direita ou ‘comunismo’ cubano-soviético”, existem muitas outras opções e mesmo combinações de governo à esquerda, à direita e no centro.

Heloisa Helena

janeiro 6 2014 Responder

Robson, você afirma sobre o PT: “ter tomado no passado algumas medidas de inclusão socioeconômica das classes mais baixas.” Como assim? A Bolsa Família,p.ex. é coisa do passado? Minha Casa Minha Vida? Você coloca de um jeito que parecem medidas insignificantes do Governo…

    Robson Fernando de Souza

    janeiro 6 2014 Responder

    Esses programas foram lançados no passado, na gestão de Lula. E até o momento não lembro de novos programas funcionais de inclusão socioeconômica lançados por Dilma.

      Paulo Manrique

      janeiro 6 2014 Responder

      “Bolsa família lançado na gestão Lula”.

      Sério que você se presta a escrever um texto desses e sequer consegue ter uma noção de história que aconteceu a 12 anos atrás?

        Robson Fernando de Souza

        janeiro 6 2014 Responder

        Onde eu neguei a existência dos programas antecessores (Bolsa Escola, Auxílio Gás, Bolsa Alimentação etc.) que o Bolsa Família unificou?

          Paulo Manrique

          janeiro 6 2014

          O mais correto era responder “O Minha Casa Minha Vida” foi lançado e tal época e ignorar o Bolsa Família.

Jhonny F.

janeiro 5 2014 Responder

Olá Robson,

1)Me mostre um trecho de artigo,livro ou vídeo do Olavo defendendo uma nova ditadura militar.

2)Você sabe,mais finge não saber,que somente uma minoria de conservadores pede intervenção militar.

3)Sob a tal ditadura comunista:Só posso dizer que o povo esta cansado deste governo cada vez mais totalitário e terrorista,que cada vez mais toma suas decisões sem incluir o povo.

4)Me mostre um trecho de artigo,livro ou vídeo do Olavo que demostre claramente o ódio dele a democracia e a liberdade.

5)Evolução moral??? No Brasil das 50 mil mortes por ano,das hordas irracionais de blackblocs e marcha das vadias enfiando crucifixos no anus.essa é a evolução moral que o Olavo quer impedir???

6)O que direitismo tem a ver com fascismo?Direitista prega mínima intervenção estatal enquanto fascismo pregava máximo poder ao estado. Parece até o Bruno Altman com o seu liberal-fascismo (sic).

7)É impressão minha ou você considera que qualquer pessoa que discorde da esquerda é extrema-direita?O que é direita normal para você?

8)Quanto aos bolsonaros mostre quais ações políticas deles tendem ao extremismo de direita.

Concluindo:Vocês não querem oposição.É só verem surgir uma fraca oposição direitista para se sentirem acuados e começarem as difamações.
Quem não sabe viver com a diferença de idéias não esta apto para viver em uma democracia.

    Robson Fernando de Souza

    janeiro 5 2014 Responder

    1, 2) Não sei se Olavo em pessoa já defendeu golpe militar, mas ele já falou que o Brasil “vive sob/ameaçado por uma ditadura comunista”, e isso tem servido como o grande pretexto dos golpistas em pedir golpe militar. E não devemos subestimar essa minoria conservadora que pede golpe, ela pode crescer em números e já vem crescendo em expressividade.

    3) Então muitos governos europeus de direita de hoje são “ditaduras comunistas”, já que têm tomado decisões sem consultar e incluir o povo e reprimido com muita violência as manifestações populares.

    4) Quanto ao ódio de Olavo pela democracia e pela liberdade, isso se expressa por ódios dele como o macartismo (inclusive confundindo tudo o que se chame socialismo ou esquerda com o “comunismo”/socialismo autoritário histórico), a homofobia e a ateofobia. Alguém assim pode ser tudo, menos apegado à democracia e à liberdade.

    6) Confundir direita com Estado mínimo é reducionismo. Existem diversas correntes de direita que não têm essa reivindicação, como o conservadorismo dos séculos 18, 19 e 20 e o próprio fascismo.

    7) Só impressão mesmo.

    8) Apoio ao regime militar, pregação de ódio contra minorias, oposição radical aos Direitos Humanos, protofascismo etc.

    Quem não sabe viver com a diferença de idéias não esta apto para viver em uma democracia.

    Diga isso também a Olavo e a muitos dos fãs dele.

      Bruno Gonçalves

      janeiro 6 2014 Responder

      Robson com relação a sua duvida ao Olavo no item 1,ele defendeu (e defende)a ditadura e diz isso claramente nos seguinte post da pagina oficial dele
      http://www.olavodecarvalho.org/textos/resumo_1964.htm
      Abraços.

        Robson Fernando de Souza

        janeiro 7 2014 Responder

        Obrigado, Bruno =)

        Daniel000

        janeiro 9 2014 Responder

        Ó, não! Ó, não! Ó, não! Você ao menos leu o texto que você mesmo indicou?

          Bruno Gonçalves

          janeiro 9 2014

          Daniel000,de acordo com os parágrafos mostrados a seguir do site oficial do Olavo mostra claramente a sua postura de defesa da ditadura militar,(como no post todo),inclusive sem mostrar nenhum dado,evidencia,fonte ou fato histórico que comprove a veracidade de seus argumentos.
          1″Contra o primeiro, nada se pode alegar de sério. João Goulart acobertava a intervenção armada de Cuba no Brasil desde 1961, estimulava a divisão nas Forças Armadas para provocar uma guerra civil, desrespeitava cinicamente a Constituição e elevava os gastos públicos até as nuvens, provocando uma inflação que reduzia o povo à miséria, da qual prometia tirá-lo pelo expediente enganoso de dar aumentos salariais que a própria inflação tornava fictícios. A derrubada do presidente foi um ato legítimo, apoiado pelo Congresso e por toda a opinião pública, expressa na maior manifestação de massas de toda a história nacional (sim, a “Marcha da Família com Deus pela Liberdade” foi bem maior do que todas as passeatas subseqüentes contra a ditadura). É só ler os jornais da época – os mesmos que hoje falsificam sua própria história – e você tirará isso a limpo.”
          2″Quem disser que no primeiro desses períodos houve restrição séria à liberdade estará mentindo. Castelo demoliu o esquema político comunista sem sufocar as liberdades públicas. Muito menos houve, nessa época, qualquer violência física, exceto da parte dos comunistas, que praticaram 82 atentados antes que, no período seguinte, viessem a ditadura em sentido pleno, as repressões sangrentas, o abuso generalizado da autoridade. O governo Médici é marcado pela vitória contra a guerrilha, por uma tentativa fracassada de retorno à democracia e por um sucesso econômico estrondoso (o Brasil era a 46ª. economia do mundo, subiu para o 8º. lugar na era Médici, caindo para o 16º. de Sarney a Lula). Geisel adota uma política econômica socializante da qual pagamos o prejuízo até hoje, tolera a corrupção, inscreve o Brasil no eixo terceiro-mundista anti-americano e ajuda Cuba a invadir Angola, um genocídio que não fez menos de 100 mil vítimas (o maior dos crimes da ditadura e o único autenticamente hediondo — contra o qual ninguém diz uma palavra, porque foi a favor da esquerda). Figueiredo prossegue na linha de Geisel e nada lhe acrescenta – mas não se pode negar-lhe o mérito de entregar a rapadura quando já não tinha dentes para roê-la.”
          Agora se isso não comprova a posição dele em relação a esse tema,eu sinceramente não sei o que seria defender a ditadura e gostaria de que você me mostrasse.Abraços.

      João Fernandes

      janeiro 6 2014 Responder

      Foi-lhe solicitado que apontasse um trecho claro em algum artigo do Olavo de Carvalho em que ele defenda uma intervenção militar nos dias de hoje.

      A sua opinião e as suas impressões a respeito do que o Olavo diz em vídeos informais não servem de prova.

        Robson Fernando de Souza

        janeiro 7 2014 Responder

        Já falei disso no comentário em resposta a Jhonny.

      Jhonny F.

      janeiro 7 2014 Responder

      1) macartismo tem certeza do que ele pensa a respeito da ditadura mais fala em olavo-golpismo?

      3)Nao afirmei que estamos em uma ditadura.só afirmei que o povo está cansado desse governo, corrupto,antidemocratismo e totalitário.

      4)Homofobia e ateofobia são termos extremamente vagos utilizados por esquerdista para imputar aos adversários qualquer coisa que desejarem.Nao vou cair nessa.

      Ele apresenta objeções ao movimento homossexual e raramente fala da homossexualidade em si.pode ter raramente um e outro comentário desagradável,mais no geral é critica pura ao movimento.

      Quanto ao ateismo: Ele critica o NEOATEISMO,assim como já vi você fazer varias vezes aqui.Voce serie Ateofobico Robson?

        Robson Fernando de Souza

        janeiro 7 2014 Responder

        Dizer que “o ateísmo matou 100 milhões de pessoas” é uma crítica ao neoateísmo?

          Jhonny F.

          janeiro 7 2014

          Não,é ignorância.ainda que a cosmovisão tenha seu peso num regime político.

          O Problema é que vcs atacam as afirmações LOW PROFILE do veio e acham que o refutaram
          completamente.

        Paulo Manrique

        janeiro 8 2014 Responder

        “Ele apresenta objeções ao movimento homossexual e raramente fala da homossexualidade em si.pode ter raramente um e outro comentário desagradável,mais no geral é critica pura ao movimento.”

        Inclusive o Olavo criticou pastores evangélicos por tratarem homossexuais como aberrações, dizendo que qualquer um que saiba um pouco de biologia, sabe que isso não é uma escolha.

        http://www.youtube.com/watch?v=hPRQYl3htPo

      Jhonny F.

      janeiro 7 2014 Responder

      6)Quanto ao fascismo,tirando o estado forte e inchado que já falei,sabe-se que Benito Mussolini foi um jovem marxista,era anti-imperialista e nacionalista.Além do mais já foi até elogiado por stalin.

      Mais vamos supor que eu esteja errado:

      -Todo direitista ”acha” que o fascismo é de esquerda.

      -Todo direitista odeia a esquerda.

      Logo,Todo direitista odeia o fascismo.

André

janeiro 5 2014 Responder

Robson, pode até ser muito, mas por que você mesmo não passa a refutar? Poucos tem a experiência com falácias, conhecimento e paciência que você tem. Depois que eu vi esse treco “refutando” o Isaac Newton, pra mim caiu a ficha que de lá só sai merda e intolerância, não tenho paciência pra ler as asneiras dele.

    Robson Fernando de Souza

    janeiro 5 2014 Responder

    André, eu vou precisar de um bom tempo livre pra catar tudo o que ele falou nos últimos anos e ainda aturar centenas de olavetes enchendo o saco por aqui. Não descarto essa possibilidade, mas eu vou precisar desse tempo, que no momento ainda é insuficiente e mal administrado.

    albulquerque

    janeiro 5 2014 Responder

    Sabe por que ele não refuta o Olavo?
    Simplesmente porque não tem capacidade intelectual pra isso.Gosto de discussão com debate de ideias não com críticas sem sentido e jogadas ao vento como o autor do texto se propôs .Ora pare de cobrar os outros e faça você mesmo refute-o

    Leia os livros de Karl Marx primeiro(acredito que você não leu nen a a folha de rosto) , os do Olavo também .Estude a obra deles e venha com uma crítica substancial e profunda , pare de ficar criticando as obra de um sujeito que você não conhece.Na minha época a esquerda compunha na sua militância de quadros mais qualificados ,mas até nisso piorou.Deprimente…

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo