17

maio14

TV Revolta promove o ódio político seletivo para ganhar dinheiro com adesivos contra Dilma

tv-revolta-149

Obs.: Este post não defende Dilma nem o PT. Sou oposição de esquerda a ambos, embora apoie algumas poucas de suas políticas, como o Bolsa Família. E ser contra críticas desonestas e falaciosas a Dilma e ao PT nunca significou ser governista, defendê-los incondicionalmente, aplaudir tudo o que fazem. A quem ainda vê o mundo em preto e branco, dividindo o Brasil estritamente entre direitistas e petistas/comunistas, política vai muito além disso. E esquerda é muito mais do que PT (que sequer é de esquerda) e comunismo.

A página TV Revolta no Facebook bem que tenta fingir estar incentivando a politização e a cidadania democrática. Mas uma olhada na timeline dela nos revela que não há nenhum altruísmo ou exercício da cidadania por trás de suas tão compartilhadas postagens. Descobre-se, em não muito tempo, que a página está incentivando o ódio irracional contra Dilma Rousseff, Lula e o PT para ganhar dinheiro com venda de adesivos.

Essa virulência anti-Dilma não é permeada apenas pelo interesse político de derrubar Dilma e o PT e colocar no lugar alguém que se abra mais, ainda mais do que ela já se abriu, às demandas dos reacionários e das elites econômica e religiosa e destrua tudo o que for política social e de Direitos Humanos. Também carrega interesses financeiros, visa o lucro. Isso porque a página divulga, quase que de hora em hora, seu negócio de venda de adesivos “Fora Dilma”, como as imagens abaixo mostram:

tvrevolta-merchandising

tvrevolta-merchandising-2

Clique na imagem para vê-la em tamanho completo

Clique na imagem para vê-la em tamanho completo

A página usa de toda uma estratégia para atrair curtidores – hoje já há mais de 3 milhões de pessoas curtindo-a – e, a partir daí, instiga neles um ódio mortal e irracional por Dilma Rousseff, como se ela fosse uma espécie de “Grande Satã” da política brasileira, culpada até mesmo pela ditadura militar e pelo passado de escravidão no Brasil. E explorando esse ódio de seus curtidores contra Dilma e o PT, vende adesivos contra ambos, lucrando em cima de uma indignação política forjada e manipulada.

Essa percepção do fim lucrativo da TV Revolta se torna mais nítida quando checamos o histórico de imagens e vídeos postados pela fanpage. Percebemos que não há sequer uma imagem ou vídeo que critique partidos que não sejam o PT, tampouco críticas a políticos que não sejam Dilma, Lula ou, muito mais raramente, Renan Calheiros ou José Sarney – ambos aliados do governo Dilma. A página se dedica diuturnamente a atacar Dilma, Lula e o PT e culpar os três por 100% dos problemas políticos, mesmo quando são também estaduais e municipais, que existem no Brasil.

Curiosamente, porém, ela ignora totalmente muito do que há de mais criticável no governo Dilma – mais especificamente as privatizações, as alianças com teocratas e ruralistas, as inúmeras violações aos Direitos Humanos negligenciadas ou mesmo promovidas pelo Estado nacional, o veto de políticas públicas anti-DH, a negligência total perante o aumento dos crimes de ódio contra homossexuais e pessoas trans, a repressão violenta de movimentos sociais, os incentivos pomposos a latifundiários e grandes empresas etc. Só a corrupção vinda de gente do PT e as políticas públicas tendentes à socialdemocracia são bombardeadas pela “revolta” da página.

Enquanto isso, todos os demais políticos e partidos são protegidos na maior cara de pau. Nenhum conteúdo ataca Aécio Neves e Eduardo Campos, tampouco governadores e prefeitos. Randolfe Rodrigues do PSOL sequer é lembrado como sendo candidato a presidente. PMDB, PSDB, DEM, PSC, PSB, PTB, PSD, PR, PCdoB, PP etc. são tratados como se não existissem, como se o PT fosse um partido único à moda do Partido “Comunista” de países que adotaram o socialismo autoritário no século 20.

E como agravante, como eu denunciei na fanpage do Consciencia.blog.br, protestos contra a Copa do Mundo, realizados por manifestantes de diversas categorias oprimidas pelas políticas federais, estaduais e municipais, bombam pelo Brasil, e a TV Revolta não dá um piu sobre elas. Não manifesta apoio, não chama as pessoas para apoiarem esses protestos nem para participarem dele. Tampouco marca seus próprios protestos, nem contra a Copa, nem “por saúde e educação”, nem mesmo contra Dilma e o PT, tampouco contra governadores e prefeitos incompetentes e/ou corruptos.

Imagem feita por mim e publicada pela fanpage do Consciencia.blog.br no último 15/05

Imagem feita por mim e publicada pela fanpage do Consciencia.blog.br no último 15/05

Pelo contrário, o máximo que faz como proposição de “solução” é exaltar o nome de autoridades como Joaquim Barbosa como “heróis”, “salvadores da pátria” que irão “redimir” o Brasil de todo o mal. Não há na página em questão qualquer pretensão de mudar o sistema político vigente, derrubando o velho modelo representativo, partidário e eleitoral e substituindo-o por uma democracia radical na qual cada cidadão tenha prerrogativas políticas muito maiores e mais fortes do que tem hoje. Enfim, suas “incitações politizadoras” não saem das cercas da demagogia e do discurso vazio e não têm uma profundidade maior do que um pequeno pires.

Fica clara, assim, a intenção da TV Revolta. Não é uma intenção altruísta, cidadã, incitadora da politização dos brasileiros e da radicalização da democracia. Não passa, ao invés, de incitação ao ódio político seletivo com fins de explorar esse ódio para ganhar dinheiro com adesivos. Ela almeja assim três interesses:
– o financeiro: lucrar com o ódio anti-Dilma insuflado em milhões de brasileiros;
– o político: derrubar Dilma e o PT do poder federal de modo que suba ao poder qualquer presidente que atenda aos interesses dos tantos reacionários, inclusos os responsáveis pela página em questão, que não se identificaram nem mesmo com as alianças e concessões conservadoras dos governos de Lula e Dilma;
– e o ideológico: doutrinar cada vez mais pessoas a pensarem à direita, induzindo-as a simpatizarem com formadores de opinião reacionários, colocarem-se contra políticas públicas de transferência de renda, declararem ódio à cultura de massas que os pobres apreciam, exaltarem a meritocracia, acreditarem na “democracia racial”, ignorarem ou rejeitarem bandeiras de esquerda etc.

Não se deixe enganar com o discurso pseudocidadão da TV Revolta. E rejeite o apelo de toda e qualquer página que venha trazer mensagens “politizadoras” e anticorrupcionistas rasas, difusas, seletivas e disfarçadas de “isentas de ideologia” que carreguem interesses políticos nada públicos em suas entrelinhas. Pelo contrário, reivindique para você mesmx o papel de agente das mudanças políticas democráticas radicais das quais o Brasil precisa.

imagrs

19 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Fabio

março 15 2015 Responder

Sinceramente, que mal tem o cara vender os adesivos dele? ele teve uma ideia e pronto tá vendendo pior é o governo corrupto fudendo com o brasileiro o adesivo compra quem quer, e ali ele tá dando opinião visão dele curte quem quer ou concorda, Falar que o cara promove ódio politico nada haver fica parecendo que vc teve uma certa inveja de não ter tido essa ideia ou do cara ter tantos seguidores, os videos que vi ele é contra Dilma e o PT por tudo que tá na mídia e sendo provado e as próprias contradições de Dilma não vejo nada demais nisso.

    Robson Fernando de Souza

    março 15 2015 Responder

    Acho que vc não leu os posts do blog linkados.

Marco AGJ

dezembro 10 2014 Responder

“Não sou petista”

[texto] O PT é a oitava maravilha do mundo, não apoiem o ódio político muito embora essa tenha sido a tática do PT durante toda sua história. O PT é bonzinho e adora todo mundo, muito embora sua filosofa maior tenha dito odiar a classe média. [/texto]

Faz sentido.

Otávio

julho 10 2014 Responder

Vejo alguns posts da tv revolta e quando julgo válido compartilho, curto, comento, etc. Agora meu amigo você fala que não é petista e do início ao fim do texto só tem defesa dos ptralhas. A ladroagem, a roubalheira, a corrupção que os ptralhas organizaram no governo é coisa para máfia nenhuma botar defeito. A institucionalização da roubalheira está a olhos vistos do Oiapoque ao Chui. Não há obra do pt que não tenha corrupção, superfaturamento, roubalheira, etc. O governo do pt, em todos os níveis, federal, estadual e municipal está inchado de militantes petistas. Ninguém mais trabalha na administração ptralha. Todos querem roubar mais. Existe uma competição de quem fica mais rico primeiro. Antes tínhamos o Maluf, o Sarney o Antonio Carlos Magalhães, mas hoje temos centenas de milhares de ladrões em todo o estado brasileiro. Está acontecendo a generalização da corrupção. Uma prova disso é que a cúpula do pt está na cadeia e não foram expulsos do partido apesar da condenação em um julgamento dentro de um Estado Democrático de Direito, que os ptralhas não aceitam. #FORAPT.

fabricio lopes

maio 21 2014 Responder

eu nunca curti o TV revolta, na verdade nem conhecia muito bem, até me aparecer um video dele pedindo doação para ajudar seu cão, blz, fiz minha e compartilhei o video dele, mais depois de um tempo, eu resolvi conhecer melhor o o cara, e nesse video aqui voces podem ver como que esse cara é FDP, não citei quase nada sobre politica, ja que eu sou anti-politicos , e não anti-partido, mais eu amo muito os animais , e o cara usou o seu cão doente para se beneficiar financeiramente sendo que ele ganha muito bem com o adsense

http://www.dailymotion.com/video/x1upec1_a-grande-falsa-canal-tv-revolta-joao-revolta_news

Sérgio Augusto Ingraci.

maio 21 2014 Responder

Pior que isso é a corrupção do PT que não tem geito mais de por de baixo do tapete.

Welington Fraga

maio 20 2014 Responder

Amigo, tomei a liberdade e criei uma pagina no facebook publicando seus artigos e fotos com o nome de: Revoltado com a tv revolta
Espero que não te encomodes.
Abç

    Robson Fernando de Souza

    maio 20 2014 Responder

    Fique à vontade =) Obrigado! []s!

Jonas Santo

maio 19 2014 Responder

Parabéns pelo post e por discorrer os comentários tão bem.
Quanto a algumas respostas citadas creio que o sentimento direita e esquerda é muito forte em alguns leitores que, inclusive, tentam levar o debate a outras esferas para fugir do assunto principal do post, que é mostrar que “Existe muito carroço nesse angu”.
Parabéns.
Ps. Tomei a liberdade de compartilhar com meus amigos de Face.

    Robson Fernando de Souza

    maio 19 2014 Responder

    Obrigado, Jonas =)

heverton schineder

maio 19 2014 Responder

Discordo totalmente do texto do início ao fim. No início ele comenta que não é partidário do PT, vejamos: Existem sites financiados pela esquerda (inclusive com dinheiro publico) que promovem um debate unilateral, a saber: brasil247, vermelho.org, carta capital…. Esses sites são muito mais antigos que a tvrevolta que é muito recente, no entanto não são criticados pelo autos deste blog (porque será?).
O motivo para a tvrevolta criticar somente Dilma e não Aecio e campos é PORQUE ELES NÃO ESTÃO NO PODER! o povo ESTÁ DESCONTENTE COM A GOVERNANÇA DO PT, que assina coisas sem ler, envia dinheiro a cuba, financia artistas ricos, perdoa dívidas de ditadores africanos, tenta estabelecer o totalitarismo com PECs, muito melhor comprar um adesivo que condiz com minha revolta do que JUNTAR DINHEIRO PARA PAGAR MULTA DE CONDENADOS DO MENSALÃO.
Caro blogueiro o senhor é sim partidário de esquerda!

fernando yanmar

maio 18 2014 Responder

sabe o que me lembra isso? o primeiro filme do casseta e planeta, com che guevara vivendo isolado no mato e comandando a confecção e a venda de camisetas com a foto dele kkkkk eu sabia que tanta rebeldia tinha um lado malcolm mclaren por detrás…

Joelson Norel

maio 18 2014 Responder

Sou obrigado a concordar com o comentário do Rafael. Acompanho vários sites e canais ditos de esquerda, e em todos eles essa polarização esquerda/direita, criticada aqui, acaba ficando mesmo muito evidente, o que gera um empobrecimento na discussão. Sei que temos toda a grande mídia a falar mal (e na maioria das vezes falando mentiras mesmo), mas são RARAS as ocasiões em que encontro uma reflexão realmente crítica sobre Cuba ou Venezuela, por exemplo. Acho isso uma pena pois deixa uma brecha a ser aproveitada pela crítica conservadora, que então nem precisa se dar ao trabalho de manipular a informação, já que esta mesmo é passada de forma unilateral. Eu comento isso porque sei que é possível, sim, discutir tais questões com real franqueza e honestidade de reconhecer as próprias falhas; eu já li textos assim e acabam sendo os melhores, pois vêm de cara lavada, sem esconder nada.
No mais, parabéns pelo texto, o mais esclarecedor que já li, sobre esse novo perigo da internet – porque temo um pouco sim, li os comentários na página e eles me assustaram.

    Robson Fernando de Souza

    maio 18 2014 Responder

    Valeu, Joelson. Sobre criticar pela esquerda os governos de Cuba e Venezuela, isso pra mim ainda é inviável. Tem muita desinformação dos dois lados (esquerda socialista tradicional e direita), e isso me impede de fazer uma abordagem realmente cética e pé no chão sobre esses regimes.

Rafael

maio 18 2014 Responder

aproveitando ja que o topico “conteudo seletivo” foi levantado, porque os canais da esquerda nao falam sobre a questão da venezuela? opressao, mortes, ficam inventando mentiradas e tentando extremar as PESSOAS que prostestam

Vinícius

maio 18 2014 Responder

Se me for permitido fazer uma crítica construtiva:

O autor deste site está tão revoltado com a tal TV Revolta (perdão pelo trocadilho) que a transformou no assunto quase único do site Consciência e de sua respectiva página no Facebook. Os últimos quatro posts foram dedicados exclusivamente a criticar a página em questão. Não percebe que, agindo desse modo, está colaborando para a divulgação dela.

É evidente que a “revolta” daquela página é seletiva, que tem ideologia antipetista e desconsidera problemas estruturais brasileiros e defeitos de outros partidos. É visível e preocupante que uma página de tão baixa qualidade possua tantos seguidores, não pela ideologia (afinal, vivemos em uma democracia), mas por propor-se a ser isenta e mostrar o contrário em suas publicações, além de divulgar informações inverídicas ou não verificadas.

Contudo, uma publicação neste site teria sido suficiente para desmascarar a pútrida página. Creio que o indivíduo que curte aquela página e, mesmo lendo seus posts, não percebeu o que ela realmente é, com certeza não mudará de opinião com publicações adicionais. Acompanho o Consciência há alguns meses, aprecio seu trabalho e tenho certeza de que não devem faltar assuntos a serem abordados. Não deixe este ótimo site reduzir-se a “Anti TV Revolta”.

Keep up the good work.

    Robson Fernando de Souza

    maio 18 2014 Responder

    Um post único sobre a TV Revolta ficaria grande demais, pesado demais pra quem tem internet de baixa velocidade e/ou com franquia, e com conteúdo heterogêneo demais (conteúdos que deveriam ser postos em posts diferentes ficariam em um único).

    As denúncias feitas pelo Consciencia.blog.br vão continuar enquanto o conteúdo da TV Revolta continuar sendo um viral – ou seja, quando algo novo for descoberto sobre aquilo ali, trarei esse algo novo pra cá -, embora isso não me impeça de trazer conteúdo com outros temas.

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo