22

jun14

Sobre aquelas páginas de direita que “combatem” a corrupção com corrupção
E-farsas denuncia farsas propagadas pela TV Revolta, até pouco tempo atrás conhecida como uma das páginas mais "engajadas contra a corrupção" no Facebook

E-farsas denuncia farsas propagadas pela TV Revolta, até pouco tempo atrás conhecida como uma das páginas mais “engajadas contra a corrupção” no Facebook

A ascensão conservadora brasileira trouxe consigo um fanático antipetismo, que, não se contentando em criticar aquilo que realmente pode ser honestamente criticado, se acha na necessidade de extrapolar a razoabilidade e partir para denúncias comprovadamente falsas. Também vem acompanhado com discursos declaramente “anticorrupção”, que entretanto curiosamente só criticam a corrupção especificamente do PT, deixando os demais partidos impunes.  Anticorrupcionismo seletivo, informações mentirosas, proteção de muitos corruptos e outros comportamentos mostram que a parcela da direita que mais se declara “anticorrupção” é a que mais lança mão de recursos eticamente corruptos para “combater a corrupção” – desde que ela esteja sendo promovida por inimigos políticos.

O exemplo mais notável dessas páginas é a TV Revolta, que em maio passado explodiu em curtidas e compartilhamentos e ganhou os holofotes da mídia de esquerda brasileira. Seus discursos quase sempre diziam/dizem denunciar iniquidades políticas, como a corrupção, os maus investimentos em educação e saúde, o descaso para com obras públicas, o “pão e circo” promovido por grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014, entre outras. Mas a hipocrisia de sua postura “combatedora da corrupção” era clara.

Não faltaram denúncias de anticorrupcionismo seletivo, já que a página mencionada, quando ataca algum político ou partido, está atacando Dilma, Lula e/ou o PT em mais de 95% das vezes, dedicando atenção marginal a nomes como José Sarney e Renan Calheiros, alvos de campanhas populares anticorrupção do passado. Virtualmente nenhuma atenção é dada ali à corrupção praticada por membros do PSDB, DEM, PSD, PMDB, PTB, PR, PP, PSC etc. Nem mesmo partidos como PCdoB, PSB e PDT, que foram fundados por políticos de esquerda, são alvos da TV Revolta, muito embora o conteúdo ideológico disseminado por ela seja direitista, indo do moralismo conservador e multipreconceituoso (machista, elitista, transfóbico etc.) à defesa de nomes públicos aclamados pela direita, como Rachel Sheherazade e Joaquim Barbosa.

E a bola da outrora poderosa página baixou muito depois que sites como o E-farsas denunciaram que boa parte do conteúdo divulgado por ela é comprovadamente falso, boateiro. Entre os exemplos de lendas virtuais políticas desmascaradas, estão uma imagem transfóbica, na qual três travestis pediam para o ex-jogador Ronaldo que “esqueça a copa e volte para o nosso quarto”, e uma figura que “critica” o “bolsa bandido” – nome usado para distorcer o Auxílio Reclusão, benefício dado à família do detento, não a ele próprio. Desde então, a página tem estancado entre 3,6 e 3,7 milhões de curtidas, sendo apenas uma lembrança do passado as mais de 200 mil novas curtidas diárias.

Mas o caso “exemplar” da TV Revolta não acabou com o costume de muitas páginas de direita de divulgarem mentiras e serem seletivas em sua “militância anticorrupção”. Ela não pararam de divulgar dados distorcidos, falácias pró-capitalismo e antiaborto e declarações falsas atribuídas a Marx, Gramsci e outros intelectuais de esquerda. E também, como é algo óbvio nessas páginas, nem um pio é dado para denunciar escândalos como o “Trensalão”, o Mensalão Tucano e o “Helicóptero do Pó”, tampouco para escancarar as tentativas de Aécio Neves de censurar a internet. Isso sem falar nas diversas panfletagens de ódio heterossexista, misógino, transfóbico, elitista, veladamente racista etc. Tudo isso é possível ver nas coletâneas de pérolas de páginas de direita no Consciencia.blog.br.

Em resumo, não faltam páginas por aí declarando-se “contra a corrupção” mas usando de mentiras, seletividade, proteção de aliados sujos e apologia ao preconceito. Em outras palavras, “combatendo” a corrupção com corrupção. Percebemos nisso como é o “Brasil sem corrupção” que essa parcela da direita tanto deseja: não um país realmente livre de corrupção onde a mentira não tenha mais vez, mas sim onde só aqueles políticos assumidamente de direita tenham a “liberdade” de serem corruptos e usarem a mentira como instrumento de governo.

imagrs

3 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Ronaldo

junho 27 2014 Responder

Olá, Robson.
O difícil ao avaliarmos qualquer grupo político ou social é que cada pessoa tem a sua referência, sua âncora ou seus fundamentos. O ideal seria se todos se baseassem em boas bases (coerente, sem contradições e sem sofismas). O conhecimento humano parte de multiplas fontes (o Deus, o Diabo e o próprio Homem)! Pior é ver políticos se dizendo donos do saber e, por isto, decidirem por nós, sem nos consultar. Enquanto houver tal distanciamento, só posso demonstrar o meu descontentamento. Não quero causar nenhum mal a ninguém, prefiro morrer de fome a fazer greve. Me ajude a te ajudar, sem o empenho de cada um, a minha esmola será como um canto no deserto! É preciso perdermos o mêdo de cada ser humano, conhecer a situação de cada um (o outro) e darmos a conhecer a sua (de quem parte a ação) situação. Daí, ajude o próximo como você gostaria de ser ajudado. Assim, a esmola deixará de ser um ato paliativo e passará a ter um profundo significado. Caso contrário, o homem sempre será o maior inimigo do próprio homem.

Alex

junho 22 2014 Responder

Você afirma que não defende nenhum partido, então deveria ser imparcial e escrever um texto sobre os boatos contra o Aécio Neves também:

http://www.e-farsas.com/boatos-que-se-espalharam-pela-web-envolvendo-aecio-neves.html

    Robson Fernando de Souza

    junho 22 2014 Responder

    1. Eu não deveria nada. “Devo” menos ainda quando vem gente tentando mandar na minha pauta.

    2. Minha posição ideológica é claríssima e rejeito totalmente qualquer disfarce de “imparcialidade”.

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo