27

jul14

20(+1) pérolas coxinhas e preconceituosas da página “Quer Café?”

Foto: Sandro Almeida/Folha de Alphaville

TW (aviso): Algumas pérolas contêm machismo, transfobia, elitismo, apologia à violência contra crianças, ódio aos Direitos Humanos e referências à violência contra a mulher

Atualização (28/07/14, 14:40): Adicionada pérola que relativiza violência contra a mulher

Pouco mais de dois meses depois da explosão meteórica da TV Revolta, uma outra página tem cativado as multidões brasileiras no Facebook. É a Quer Café?, que se diz uma fanpage “de humor” e já tem mais de 3 milhões de seguidores. Seu conteúdo é um misto de humor bobinho, frases motivacionais e também, infelizmente, pérolas de “humor” preconceituoso e estereotipado e conteúdo “político” do tipo coxinha.

É comum a presença de conteúdo lá que lembra muito a TV Revolta, com alguns apelos focados contra Dilma Rousseff e Lula e panfletagens “contra a corrupção”. Também podem ser encontradas lá pérolas de elitismo e transfobia, mas o machismo é mais comum, embora divida espaço com imagens que supostamente empoderam as mulheres (mas passam muito longe de terem cunho feminista). E encontrei também apelos tipicamente reacionários, como uma manifestação contrária ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

Isso mostra como a qualidade humorística e política da Quer Café? é muito duvidosa. Portanto, se você tem compartilhado conteúdo de lá, pense duas vezes antes de continuar divulgando mais imagens dali. Porque você está, mesmo que sem querer e de forma indireta, dando audiência a um perfil preconceituoso e coxinha de humor.

E para você ter mais certeza ainda que o conteúdo de lá não é tão digno de compartilhamento – alguns, pelo contrário, são merecedores de denúncia ao Facebook por discurso de preconceito – selecionei e respondi ironicamente abaixo 21 pérolas extraídas de lá, mostrando o que essa página tem de pior.

***

perola-30milpalavras

Vamos rir de estereótipos femininos, galera! Não há nada mais engraçado do que retratar generalizadamente que mulheres são tagarelas e rir disso!

***

perola-alibaba

Vamos revolucionar o Brasil! Sabe como? Empunhando cartazes “contra corrupção” em manifestações de bandeiras políticas genéricas e sem objetivo, claro.

***

perola-amizade

Mais um estereótipo pra galera rir. Agora um estereótipo engraçadíssimo de “mulheres desunidas ruins” e “homens unidos bons”. E aí, começaram a rir?

***

perola-asminasreclamam

E aí, vamos rir à beça agora com discurso machista generalizador e cagador de regras sobre mulheres?

***

perola-casecomumabaixinha

A ”piada” de hoje é pintar noivas e esposas como as perversas carrascas dos coitadinhos dos homens.

***

perola-crisedevalores

Essas coisas só acontecem no Brazil, esse país sem jeito, né mesmo? O que acham de fugirmos pros EUA, onde não tem nada disso? #complexodeviralata

***

perola-cuidadobebe

E aí galera, já riram muito do estereótipo machista de agora há pouco? Toma aí mais uma estereotipação ridícula pra gargalhar. #Prassa

***

perola-danilogentilicarnaval

Nada melhor pra nossa “consciência” política do que um moralismozinho machista, coxinha e viralatista contra uma manifestação cultural típica dos brasileiros.

***

perola-foradaordem

Revoguem JÁ o Estatuto da Criança e do Adolescente! Vamos cassar os direitos de todas as crianças e adolescentes do Brasil pra permitirmos que jovens “vagabundos” sejam exterminados ou jogados em prisões de adultos onde aprenderão a ser ainda mais cruéis e sanguinolentos!

***

perola-homemtrabalhador

Bora gargalhar com mais uma generalização maliciosa contra mulheres? E aí, estão rindo?

***

perola-horariopolitico

Próximo passo: ir às ruas com nariz de palhaço, cantando “Que País É Esse?” e levantando reivindicações genéricas contra a corrupção. #politizaçãocoxinha

***

perola-issonaoehmulher

Mulheres que usam biquínis e gostam de sua aparência física são “mulheres de mentira”. Mulher “de verdade” é só aquela que tem um homem do seu lado e tá pronta pra ser babá dele. #machismocagandoregras

***

perola-lulice

Nada contra Lula e Dilma como presidentes, mas eles nunca deveriam ter sido presidentes. E aí, tenho boa lógica ou não tenho?

***

perola-namorarempublico

Depois de uma boa risada com nossas piadinhas machistas, o tema de hoje é: Como cagar regras sobre a vida alheia impondo aos outros como devem se comportar ao namorarem em público.

***

perola-naogostadepolicia

Aceite a polícia exatamente como ela é: autoritária, truculenta, militarista, racista, elitista, herdeira da ditadura. Não queira mudá-la em nada. Se você não aceitar, perderá imediatamente o direito à segurança pública.

***

perola-numerodecelular

Atenção! Dica de utilidade pública! Acredite sem questionar nesse boato do número que clona celulares!

***

perola-sensualidadenasdancas

A peça “humorística” de hoje é hostilizar funkeiras negras de origem pobre que fazem danças extravagantes e depreciar o funk e os brasileiros em favor de danças estrangeiras apreciadas por brancos ricos.

***

perola-transfobica

E aí, gostaram dessa pérola transfóbica que pretende fazer vocês tratarem mulheres travestis e transexuais como se fossem seres caricatos e “fraudulentos” “feitos” pra fazer pessoas cis rirem, oprimirem e agredirem?

Fonte da imagem, para você denunciá-la e tirá-la do Facebook.

***

perola-venderadilma

Nada contra Dilma, mas vamos vendê-la pra Cuba, aquele inferno comunista, e comprar Aécio Neves pra assumir no lugar dela?

***

perola-voceehcorno

Pra vocês, mais uma pílula de “humor” machista do tipo “mulheres más que desgraçam com a vida dos coitadinhos dos homens”. #APrassaÉDosMachistas

Pérola bônus:

perola-bateemmulher

E agora, com vocês, “humor” em forma de relativização da violência contra a mulher. Afinal, mulheres “gostam” de apanhar de homens “bonitos e ricos”.

imagrs

29 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Eva

março 21 2016 Responder

Na minha escola,sou conhecida por lutar pelo direito à igualdade…Desenvolvo projetos que tratam do tema;não sou coxinha …Porém achei algumas das análises pouco convincentes,sem argumentos,até “chatas” mesmo…Algumas piadas são realmente graves;por exemplo,a piada da dança,do carnaval está chegando,entre outras…As demais são apenas críticas que divergem opiniões…Sei lá,o excesso de “politicamente correto” talvez seja um risco para a liberdade de expressão…

    Robson Fernando de Souza

    março 23 2016 Responder

    “Sei lá,o excesso de “politicamente correto” talvez seja um risco para a liberdade de expressão…” – Algo “não ameaçador” seria as pessoas “politicamente corretas” se proibirem de ter a liberdade de criticar piadas preconceituosas e reacionárias?

Marcelo Xavier

outubro 24 2015 Responder

Muitas piadas eu não conhecia. Obrigado por elas. ri pra caralho de muitas. ri mais ainda da pretensa “consciência” do autor desse blog. não sei se percebem o quanto vocês são fascistas, tentando dizer que só a vossa visão de mundo é que é correta.
A do carnaval eu achei excelente!!!
A do estatuto da criança é triste, mas totalmente verdadeira.

jader

dezembro 24 2014 Responder

O nível de inteligência dos senhores chega a ser infantil..

Pedro

novembro 23 2014 Responder

Sim, estão plenamente certos, devíamos viver no mundo dos ursinhos carinhosos, onde não existe humor negro, é proibido criticar qualquer um homem que se relaciona com outro homem, proibido criticar um estilo musical, proibido fazer piadas sobre mulheres e politica, ah, que mundo perfeito seria não? Todos gostando de tudo e de todos, sem nenhuma crítica ou piada! Mas….proibir esse tipo de humor não seria um tipo de imposição e ditadura? Não, claro que não!

Ana

outubro 11 2014 Responder

Adorei o blog !
Essas pessoas nem imaginam o quanto são machistas é preconceituosas… Respeito mandou um abraço !
Parabéns pelo trabalho
Nojo de coxinha

    Robson Fernando de Souza

    outubro 12 2014 Responder

    Obrigado, Ana =) []s!

Silvia

outubro 4 2014 Responder

Sinceramente, isso me parece mais “dor de cotovelo”, por tantos seguidores conquistados por eles. Por acaso tem alguma mentira nas piadas??
Se a carapuça serve, entao veste… senão ignora.
Ta perdendo tempo amigo, e nem adianta responder com aquela perguntinha repetitiva. Seja mais criativo.
Ah… e obrigada, tinha algumas piadas que eu nao tinha visto, com a sua divulgação, aproveitei pra salvar e compartilhar.
Abraço.

    Robson Fernando de Souza

    outubro 4 2014 Responder

    Os estereótipos, preconceitos e boatos das imagens são “verdades”? Ta serto

Carlos

setembro 27 2014 Responder

Pois eu entendi as piadas da forma totalmente diferente do “consciência”. Qual o problema de reclamações “genéricas” contra a corrupção? Aliás, em país civilizado o Lula já estaria na cadeia há tempos e a Dilma teria sofrido impeachment. Também podemos sair à rua xingando o Lula e quebrando tudo. Por quê não fazemos isto? Porque ele é só a “ponta” do esquema, meio mundo está envolvido, portanto é melhor ficar no “genérico”, que ainda é melhor do que nada. Também não entendi que as piadinhas seriam “machistas”. Naquela da fulaninha com o operário, a crítica é em relação às patricinhas, pelo menos foi o que entendi. Tá cheio de mulher que compartilha porque não se identifica com as “Patrícias”. Da primeira, das mulheres que “falam muito”, entendi que “falam muito” porque os homens são burros e não entendem, a gozação é justamente esta. Esta crítica deste blog aqui me parece o supra-sumo do “politicamente correto”, tão “correto” que ficou fora do “senso comum”…

Paulo Lopes

setembro 19 2014 Responder

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não vou mais ver o quer café.
Só aqui onde se resumem as melhores piadas de lá!
Além do mais, os comentários em tom crítico são mais engraçados ainda pela profundidade compatível com um espelho.

Bruno

setembro 9 2014 Responder

Não vi nada demais nas postagens, me parece mais é que vocês é que querem ditar o que deve ou não ser postado na internet. Ta faltando senso de humor aí, e sobrando paranoia.

    Robson Fernando de Souza

    setembro 10 2014 Responder

    Afinal, quem encontra machismo, homofobia, transfobia, especismo nas imagens dessa página “Quer Café” é tudo gente paranoica, é isso?

Gabriel

setembro 2 2014 Responder

Vai chegar o dia em que teremos a cartilha do politicamente correto predefinindo desde piadas até posições sexuais que não ofendam e oprimam a ninguém.
Sinceramente, isso foi forçação de barra.

Dann

agosto 6 2014 Responder

Uma boa compilação do show de horror que acontece na internet. Páginas machistas politicamente ignorantes e pessoas querendo seu direito de serem machistas e burras. Se pelo menos essas pessoas fossem mais honestas consigo… saíssem gritando: mulher é inferior e tem qur sofrer mesmo! Pobre do homem que se assume mulher! Vamos matar a Dilma pro pais ir pra frente! Vamos ficar milionarios pq eu quero que se foda quantas pessoas vão morrer de fome pra isso! Vamos queimar pessoas na fogueira! Agora esse discursinho velado mimimi não posso fazer piada…” é… não… vcs entendem tanto de humor quanto o Danilo gentili, engraçadão o cara né? Vocês precisavam ver o mano Hitler, o cara era foda, na época dele os guardas dos campos de concentração estupravam as mulheres cantando e gargalhando, crentes que aquilo era divertido e um favor pro estado. Os cientistas faziam experiencias com os judeus e muitos conseguiam rir das pessoas desmembradas se arrastando pelo chão, segundo depoimentos eles faziam piadas: “lá vai o verme. Eles já deviam nascer assim”. Engraçado né?
Assim como eles, essa galera tem uma imensa dificuldade em “encontrar o erro” na piada, e ainda exige o direito de reproduzi-la. “Tudo é machismo pra vocês”, pelo menos nisso vc estão certos, o machismo tá aí, em peso, fazendo o estrago que faz, experimente nascer mulher, negra, periférica… pra nao ter o privilegio pra rir disso tudo e ver onde está o preconceito: em tudo.

J Lopes

agosto 5 2014 Responder

Chato demais esse policiamento de piadas, demais, demais… cansativo, enfadonho, aborrecido e nada construtivo… Será que vocês colocariam então uma lista das 20 piadas “permitidas”, na sua visão? É tão mais fácil falar mal, né?? Quem é o coxinha afinal? E, aliás, que espécie de rotulação é essa por quem tem a mente tão aberta? Ah, o erro deles justifica o meu, claro… Que chatice… Abraços

    Robson Fernando de Souza

    agosto 5 2014 Responder

    Ou seja, eu e outras pessoas deveríamos ser proibidxs de criticar piadas preconceituosas, é isso?

Ana

agosto 5 2014 Responder

Tudo pra vocês é machismo. Que complexo de vitimismo. Ah, que gente mais chata!

    Robson Fernando de Souza

    agosto 5 2014 Responder

    Ou seja, eu e outras pessoas deveríamos ser proibidxs de criticar piadas preconceituosas, é isso?

Luana

agosto 4 2014 Responder

O Brasil não vai pra frente por causa de pessoas do nível de vocês!
Que acham que esse tipo de preconceito é piada.
Nojo de gente assim…bando de babaca

    Robson Fernando de Souza

    julho 31 2014 Responder

    Não está porque o post coletou as pérolas especificamente entre 01/01/2014 e 28/07/2014. Não está recebendo atualizações em tempo real. Se o “Quer Café” continuar na moda e for botando tanta pérola coxinha e preconceituosa a ponto de já haver conteúdo pra uma próxima coletânea de 20 pérolas, faço um segundo post de pérolas extraídas de lá.

Rafael

julho 30 2014 Responder

Achei a análise MUITO superficial e forçada várias vezes. O primeiro, por exemplo, não mostra como as mulheres falam muito, mas como o homens entendem pouco (ela deixa claro ao dizer que falam o dobro por ter que se repetir). Acho que faltou um certo tato a quem postou isso. A do Seu Madruga no final recebeu essa legenda “mulheres más que desgraçam com a vida dos coitadinhos dos homens”. O que ali fala sobre desgraçar a vida? Ou que as mulheres sejam más? Ou que os homens são coitados? O que diz que uma mulher não poderia fazer o mesmo? Acho que quem escreveu estava com tanta má vontade quanto aquilo que quis criticar. Coisas assim desqualificam qualquer crítica. Um coxinha xingando outro!

    mm

    agosto 6 2014 Responder

    Concordo com o Rafael. A última foto, por exemplo, eu entendi justamente como uma crítica ao relativismo da violência: não li 50 tons cinza, mas já li várias críticas a respeito, e elas apontavam que a mocinha da história era ludibriada pelo status e aparência do rapaz, o qual a tratava como um objeto e tinha atitudes nada sadias contra ela (por ex, perseguir a moça, etc). Então, entendi que a página estivesse ou criticando quem acredita que opressão, objetificação e demais não são sinônimos de violência ou quem se submete conscientemente a uma relação destas apenas por interesse em coisas como dinheiro ou status.
    Mas não discordo que algumas “piadas” foram preconceituosas ou “caga regra”, como foi dito. Só acho que houve muita distorção e sangue nos olhos da parte de quem escreveu esse texto, e como disse o Rafael, isso acaba desqualificando a crítica também. Sem ofensas.

Raul

julho 30 2014 Responder

Na boa, mas “coxinha” é a pessoa que se ofende com essas piadas. Relaxa, é apenas humor negro. Ou eu deveria dizer “humor afrodescendente”?

    Robson Fernando de Souza

    julho 30 2014 Responder

    Falou o homem cis que diz que mulheres cis e trans não deveriam se ofender com machismo/misoginia e transfobia.

Juliana

julho 28 2014 Responder

Que página lixo essa daí. Adorei as perólas, mas é triste ver tanta gente no meu feed compartilhando essas coisas.

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo