30

jul14

60 pérolas de páginas de direita no Facebook #15

perolas-de-direita

Leia aqui todos os posts da série de pérolas de páginas de direita do Facebook

TW (aviso): algumas pérolas contêm apologia à ditadura militar, apologia a Jair Bolsonaro, machismo e misoginia, ódio aos Direitos Humanos, ódio elitista, racismo velado e apelo à culpa contra mulheres que abortaram.

Hoje é mais um dia de pérolas de imagens-discurso de direita, com respostas a imagens nada sábias vindas de páginas conservadoras e também páginas “libertárias” do Facebook. Como sempre, o fanatismo, o ódio (ao PT, à esquerda, aos movimentos sociais e às minorias políticas), o egocentrismo, as falácias, os preconceitos, os anseios antidemocráticos e privatistas, entre tantas outras características, mostram como o movimento de ascensão conservadora está produzindo uma tendência política que se interessa não em debater ideias, mas sim tentar derrubar a precária ordem dita democrática vigente com a violência das armas ou a eleição do extremista Jair Bolsonaro para presidente/ditador. E o ainda fraco movimento “libertário” brasileiro – que, não sei se é apenas impressão minha, parece ter estagnado no Facebook – também se escancara como uma tendência nada afeita aos valores da democracia, dos direitos e do bem comum.

Tem havido um esforço de muitos sites, blogs e fanpages de desmentir os desconexos e/ou falaciosos argumentos de conservadores, com artigos de opinião denunciando o comportamento “coxinha” e os rompantes de ódio autoritário de quem se mostra ou se assume reacionário. Mas por outro lado ainda carecemos de trabalhos acadêmicos (artigos de periódicos e livros) que “mapeiem” e descrevam, de uma forma mais intrincada, metódica e complexa e sem risco de parecer senso comum, esse movimento conservador radical, suas crenças (que eu não ouso chamar de “pensamentos” propriamente ditos) e seus anseios políticos. Pelo menos eu procurei mas não achei nenhum livro e artigo acadêmico descrevendo os reacionários brasileiros e seus argumentos e planos.

Daí, para reforçar a resposta da esquerda à ascensão conservadora e ao “libertarismo” brasileiro, trago mais uma coletânea de 60 pérolas devidamente respondidas. Recomendo que leia só se tiver estômago para expor seus olhos e mente a tanto conteúdo que exala “espírito” de violência e autoritarismo.

***

perola-50anos

Viva o dia em que o pouco que havia de democracia no Brasil foi enterrado! Avancemos em nossa Marcha da Família (branca, hétero, nuclear, de classe média e cristã fanática) com deus (o dos fundamentalistas religiosos, aquele que despeja ódio e destruição contra minorias políticas) pela Liberdade (de pregar ódio e discriminação contra as mesmas minorias e acabar com as liberdades delas)!

***

perola-anarcopunk

Eu vi um cara que parecia um punk comendo na McDonald’s, logo está provado que a ideologia anarquista é uma farsa e totalmente inválida.

***

perola-ansiosamente

Não sente, galera, a ansiedade do povo, que mal espera pra ver chegar ao poder um ditad… digo, presidente cujo programa de governo é baseado centralmente em ódio, violência institucional, perseguição a minorias e à oposição política, destruição de direitos e liberdades e autoritarismo pesadamente armado?

***

perola-barbieheman

– Ou seja, você também é contra o modelo de “virilidade” transmitido por personagens como o He-Man, de homens musculosos que usam de violência e armas pra conseguir seus objetivos? E pretende aliar-se às feministas e auxiliá-las na luta contra esse modelo “viril” de homem, de modo que o patriarcado seja derrubado e, com ele, caia também o papel de gênero machista que coage rapazes a serem violentos, paternalistas e falocêntricos sob pena de sofrer bullying de homens machistas?

– O quê? Que absurdo! Seu mangina escravo de feminazis! Eu te odeio! Grrrrrrrr!!!! #$@%&$%!!!! #$&%¨#$#%$@!!!!

***

perola-bemaventurado

Vejam como serão bem aventurados os afrorreligiosos, os ateus, os pagãos, os judeus, os muçulmanos, os espíritas, os hindus, os budistas etc., por serem submetidos ao domínio de cristãos teocratas e fundamentalistas!

***

perola-bolsomito

Que grande notícia! As minorias que ele odeia e persegue vão adorar saber disso! Eles vão ficar muito felizes por saberem que seus direitos e liberdades correm sério perigo de serem cassados e o “Bolsomito” terá ainda mais poder pra incitar fascistas a persegui-los!

***

perola-bolsonazipresidente2

Agora sim o Brasil vai dar grandes passos rumo “à ordem e ao progresso”, adotando pra si “valores” que gente de dois séculos atrás já achava obsoletos e desumanos. Vai ser lindo ver o Brasil “crescendo” enquanto homo e bissexuais, pessoas trans, queers, feministas, minorias (ir)religiosas, ativistas de Direitos Humanos, petistas, movimentos sociais, movimentos estudantis de esquerda, negros pobres, socialistas, anarquistas, socialdemocratas, liberais progressistas, enfim, toda essa galera que “atrasa o Brasil” é submetida à mais armada, violenta e brutal opressão, repressão e perseguição.

***

perola-bolsonazipresidente3

Bolsonazi, o candidato do povo! Pena que só faltou combinar com o povo (que também inclui negros pobres, mulheres, homo e bissexuais, pessoas trans, minorias [ir]religiosas, movimentos sociais, ativistas de esquerda etc.) que ele seja “seu” candidato.

***

perola-cerca

Fora PT – só o PT! PSDB, PSB, DEM, PP, PR, PMDB, PTB, SDD, PROS, PRB, PRTB etc. são meus amigos.

***

perola-cidadaodebem

Porque “o cidadão de bem” é completamente incapaz de cometer violência doméstica contra sua namorada ou esposa, ameaçar de morte ou mesmo matar eventuais amantes ou ex-companheiros dela, brigar em bares e no trânsito e apontar a arma pra seus “inimigos” nessas ocasiões, insultar e ameaçar pessoas de minorias que ele odeia, linchar inocentes vítimas de acusações falsas, promover ódio racial/religioso/heterossexista/transfóbico/etc., desejar tortura e morte a militantes de esquerda, brigar contra pessoas que o repreendam ao flagrá-lo cometendo alguma iniquidade etc. Por isso, ele merece o direito de andar armado, afinal o mundo é rigidamente dividido entre pessoas direitas do bem e vagabundos do mal.

***

perola-crassemerdia

E aí, cidadão, vai aí uma caneca de preconceito de classe com falácia do espantalho?

***

perola-desarmamentoditadores

O regime stalinista promoveu campanhas de desarmamento, logo o PT é um regime sanguinário e totalitário que não sabemos o que tá esperando pra começar logo seu genocídio de “cidadãos de bem” e “humanos direitos”.

***

perola-desenvolvimento

Olha que massa, uma foto de um bairro rico do centro de uma cidade grande que não sei onde fica! Essa imagem é a prova cabal de que o capitalismo só traz felicidade e que esses papos de doenças da civilização (como depressão, estresse crônico, transtorno de ansiedade e alcoolismo), desemprego tecnológico, situação de milhões de pessoas abaixo da linha de pobreza e suicídio de empresários falidos (incluindo gente rica) é trololó de esquerdopata comunista!

***

perola-distintopublico

Uma ditadura comunista onde os próprios sujeitos que eu chamo de comunistas são perseguidos pela polícia (vide as perseguições políticas contra Sininho, Fábio Hideki e cia. no Rio e São Paulo), não é o máximo?

***

perola-doutrinacao

O que somos? “Libertários”!

O que queremos? Defender “liberdade” restrita a pessoas com dinheiro e de mentirinha pro restante da população!

E como queremos? Usando falácias do espantalho contra nossos opositores, como insinuar que Sociologia, Filosofia e temas transversais (interdisciplinares) são veículos de “doutrinação”!

***

perola-eitotalitario

Só os totalitários saudosos de regimes autoritários de esquerda, viu? De jeito nenhum queremos nos referir a fãs de Bolsonaro, Pinochet e Médici, mesmo eles desejando o tempo todo um golpe militar pra derrubar e criminalizar o PT e a esquerda, perseguir minorias políticas e impor a toda a população um governo mão de ferro (armada) pra uniformizar à força a “gentalha”.

***

perola-emcuba

Supostas fotos de Cuba cujas fontes não são informadas, uma incontestável e superconfiável prova de que Cuba é o inferno e, portanto, a esquerda brasileira é toda comunista, totalitária e maligna.

***

perola-erronosistema

Vamos “reiniciar” o Brasil devolvendo à cabeça do poder os oligarcas, grandes empresários, latifundiários, teocratas e conservadores. Ou seja, “reiniciar” o Brasil deixando-o como sempre foi.

***

perola-esquerdopata

Casos pontuais de pessoas de esquerda ricas e falácias de inversão do acidente são grandes e excelentes maneiras de se desqualificar ideologias de esquerda, né mesmo, galera?

***

perola-esseshomens

Não preciso de dinheiro e favores pra apoiar esses sujeitos. Pra mim, muito ódio no coração e espírito fascista já bastam.

***

perola-feminismo

Muitas mulheres que sofreram violentamente com agressões machistas-misóginas estão promovendo reação contra o opressor, e muitos homens são mendigos por motivos não relacionados a papéis de gênero. Logo, as ideias feministas “não prestam” e devem ser demonizadas com o “melhor” das falácias e desqualificações pela direita.

***

perola-garfo

Claro. Garfos foram feitos pra matar inimigos de obesidade e doenças cardiovasculares, e ao longo dos milênios sempre foram usados também pra intimidar e controlar pessoas pelo medo da morte violenta e assim manter hierarquias de dominação. Analogia totalmente lógica e coerente.

***

perola-hierarquiadevalores

A própria imagem demonstra como a direita realmente coloca a “moral e ética” em primeiro lugar e a ideologia em último. Olha só como ela promove “moral e ética em primeiro lugar” e a despriorização da ideologia quando promove falácia do espantalho e generalização precipitada sobre a mentalidade da esquerda brasileira contemporânea.

***

perola-ideologiadegenero

Dizemos não à “ideologia de gênero” dos esquerdopatas, sabe como? Impondo nossa própria ideologia de gênero, ensinando a crianças e adolescentes que homens e mulheres têm papéis e valores distintos (e desiguais)!

***

perola-incoerencia

Deveriam ser coerentes como eu, que igualo o medo que pessoas mascaradas têm de sofrer perseguição política pela polícia ao medo de políticos de serem desmascarados como inimigos do povo.

***

perola-inimigosatanico

Nada mais lógico. Se é uma corrente que pensa diferente de mim e se opõe ao que eu acredito, o melhor a fazer não é expressar minha discordância e tentar refutar essa corrente oposta com ideias e fatos fidedignos, mas sim demonizá-la e incitar que as pessoas que pensam parecido comigo tenham ódio fanático contra quem é adepto dela.

***

perola-issopode

É comprovado que mulheres com plenos direitos reprodutivos adoram matar de inanição fetos desenvolvidos dentro do útero cortando com tesoura cirúrgica o cordão umbilical dentro do útero, e por motivos geralmente banais. Por outro lado, foi definitivamente comprovado que é totalmente ético ensinar a crianças que os problemas do mundo se resolvem na base da violência física e psicológica. Foi o Instituto Conservador de Crenças Imaginárias Comprovadas pela Fé que comprovou esses fatos.

***

perola-jandirafeghali

Olha que massa, estou suavizando ao extremo a fala de Sheherazade sobre a “legitimidade” dos linchamentos e “justiçagens” e criando mentiras e espantalhos monstruosos sobre o que meus opositores pensam e defendem. E aí, sou uma pessoa realmente coerente quando defende “a moral” e “a decência”?

***

perola-karlmarx

É coincidência também que a quantidade de falácias do tipo ad hominem é grande entre detratores de Marx e de suas ideias?

***

perola-leidapalmada2

De dia eu defendo o Estado Mínimo, os impostos mínimos e a irrestrita liberdade publicitária – que inclui publicidade infantil e incitação ao consumismo irracional, de modo que o máximo possível de gente possa (e queira) comprar tablets. De noite eu compartilho imagens lamentando que mães e pais não “possam” usar de violência física pra controlar o impulso de consumo de seus filhos, mesmo quando esse impulso foi induzido pela livre publicidade infantil e pelo consumismo capitalista, ambos os quais eu tanto defendo.

***

perola-logicaesquerdista

Defendo que é absurdo seres não sencientes serem mortos por fins de necessidade (preservação da integridade da mulher, alimentação etc.). Não tenho absolutamente nada contra comer legumes, inclusive raízes de plantas que tiveram que ser arrancadas do solo pra fornecer alimento. E aí, sou um exemplo de coerência?

***

perola-maravilhasdosocialismo

Algo comum no capitalismo acontece – crises econômicas, reivindicações trabalhistas, multinacionais com prejuízo etc. A culpa é do socialismo, claro.

***

perola-matarpode

Falou o sujeito que aplaude a matança de “vagabundos” nas favelas e aplaude políticas de não intervenção estatal que desamparam pessoas que em breve vão literalmente morrer de fome ou de doenças transmitidas por falta de saneamento básico.

***

perola-menosascomunistas

Falar mal de quem apoia ditaduras, só quando o apoiador é de correntes de esquerda (stalinismo, maoísmo, leninismo etc.). Você realmente acha que eu vou me queixar também da galera saudosa do regime militar, que pede Bolsonaro na presidência e/ou a derrubada de Dilma por intervenção militar?

***

perola-movimentoideologico

Suas “cristofóbicas”! Como ousam revelar ao mundo que a opressão por parte de machistas que vocês sofrem é comparável à opressão que Jesus e os cristãos primitivos sofreram em sua época pelos detentores de poder? Isso é inaceitável! Aliás, é inaceitável mostrar Jesus como ícone de ser humano oprimido, já que o usamos como padroeiro de nosso fundamentalismo opressor! Grrrrrrrr!!!!!

***

perola-nao

Recuse a expansão da democracia e dos direitos políticos dos cidadãos no Brasil! Se tentarem promover reforma política, diga não! Nos interessa muito que as coisas fiquem como estão, com o poder político nas mãos de empresários, latifundiários, ruralistas, teocratas cristãos e outros conservadores, e não queremos perder essa boquinha. Por isso nos obedeça!

***

perola-nosapoiamos

Que absurdo! Não podemos aceitar isso! Imagina o horror que vai ser ver a polícia executando justiça decentemente, de acordo com a lei, e tratando traficantes como seres humanos recuperáveis ao invés de lixo a ser varrido!

***

perola-noslivrardoracismo

Morgan Freeman falou, nós aceitamos sem questionar. O negócio é manter ricos (promovendo opressão) contra pobres, brancos contra negros, militares contra civis, e heterossexuais contra homossexuais, e silenciar os negros vítimas de racismo argumentando que, se eles calarem a boca, os brancos magicamente deixarão todos de ser racistas.

***

perola-novaviatura

Daí os governos estaduais investem em enrijecimento da polícia (mais soldados e viaturas, gratificações a policiais mais linhas-duras, mais câmeras de vigilância nas cidades etc.) ao invés de investir numa educação humana e libertária que eduque jovens pra uma cultura de paz, princípios éticos e responsabilidade política. A direita se posiciona contra isso? Dica da resposta: começa com N e termina com ão.

***

perola-ondafeminista

Afinal, mulheres se submetem a cirurgias plásticas, à prostituição, à vida restritamente doméstica etc. nunca por coação vinda da cultura machista e/ou da falta de oportunidades e condições de vida, mas sim por livre e empoderada escolha. Falou quem, de tanto entender de bandeiras feministas, usa falácias do espantalho contra o feminismo.

***

perola-ordemeprogresso2

Daí nós da direita pretendemos trazer ordem, sob a forma de silenciamento violento contra os movimentos sociais que vão às ruas protestar e o máximo de violência policial, e progresso, sob a forma de crescimento econômico predatório e antiambiental cujos benefícios são lucros recordes a grandes empresários e migalhas ou mesmo prejuízos aos trabalhadores.

***

perola-padraofifa

Não nos interessa que empreiteiras privadas, e não empresas estatais, sejam as responsáveis por essas obras. O que nos interessa é criticar o Estado pelos motivos errados e defender que tudo o que é patrimônio público seja roubado da população e transformado em patrimônio privado.

***

perola-pauloeduardomartins

E pra nos posicionarmos contra os petistas inimigos da liberdade, sabe o que defendemos? A perseguição política contra petistas e militantes e esquerda, a supressão dos Direitos Humanos das minorias, a volta da ditadura e o reinado do Estado de Polícia. Yeah!

***

perola-penademorte

Essa inaceitável “pena de morte” que livra mulheres de sofrerem ou morrerem (por aborto clandestino malfeito, por suicídio, assassinadas pelos seus filhos rejeitados etc.) e embriões de adquirirem senciência e nascerem pra uma vida de sofrimento, miséria e rejeição…

Pra impedirmos que essas “cruéis penas de morte” sejam executadas, o negócio é forçarmos que as mulheres vítimas de gravidez indesejada deem à luz, perpetuarmos as ocorrências de mortes em abortos clandestinos e suicídios de mães forçadas, virarmos as costas pra crianças já nascidas (mesmo as “salvas” do aborto) e desejarmos que essas mesmas crianças sejam exterminadas pela polícia caso se tornem “vagabundos” um dia.

***

perola-porcento

Portanto, sindicatos deveriam deixar de existir (até porque fazem o que não toleramos, que é exigir que o sistema os trate melhor e a violência do capitalismo seja abrandada).

***

perola-prisaoperpetua

E contra isso, sabe o que defendemos? Políticas que previnam que crianças e adolescentes caiam na criminalidade? O desarmamento civil pra que menores de idade não tenham acesso às armas de seus pais e não as usem pra matar outras pessoas? Uma educação humana e ética que as preparem pra construir uma cultura de paz e justiça? Claro que não! O que queremos é que os pais dessas crianças e jovens tenham armas (que, num descuido, podem ser acessadas e usadas por seus filhos), a educação que menores de idade recebem as acostume com a cultura de violência e os crimes cometidos por eles sejam apenas vingados, em vez de evitados.

***

perola-protegido

Marcelo Freixo andava protegido por seguranças por ter sido ameaçado pelas milícias que ele havia denunciado. Logo, a reivindicação dele, de desarmar civis pra evitar crimes domésticos ou assassinatos motivados por brigas de bar ou de trânsito, não faz nenhum sentido. Muito lógico.

***

perola-ptganhareleicoes

Falou o cara que pretende aniquilar as liberdades e esperanças de lésbicas, gays, bissexuais, pessoas trans, militantes de esquerda, ativistas de Direitos Humanos, feministas, queers etc. e não dá a mínima pra propriedade privada de pessoas pobres vítimas de remoções forçadas e violência policial.

***

perola-razaoelogica

Esses esquerdopatas… Vivem se queixando de minhas posições, só porque eu uso “razão” baseada em ódio, fanatismo, egocentrismo, mentiras e preconceito e “lógica” baseada em falácias e argumentos desconexos!

***

perola-reinaldoazevedo

Coitada de Sheherazade… Não pode nem mais defender e legitimar linchamentos e julgamentos sumários por parte de “justiceiros”!

***

perola-rendamensal

Acreditar em boatos (leia os desmentidos sobre o “bolsa-crack”, o “bolsa-bandido” e o “bolsa-prostituição”) e propagá-los pra que mais gente acredite e a “consciência política” dos brasileiros seja fundamentada em mentiras: não tem preço.

***

perola-reprimiavagabundo

Prisão, tortura e exílio contra quem se manifestava contra a ditadura; greves criminalizadas; arrocho salarial… Realmente o regime militar “beneficiava o trabalhador”. –sóqueaocontrário

***

perola-socialismoeliberdade

Socialismo e liberdade? Se você repetir essas duas palavras juntas, vou te impor capitalismo (dos mais selvagens) e servidão.

***

perola-souconservador

Quando eu fizer a imagem “Como eu, homem branco conservador, vejo as feministas, os homossexuais, as pessoas trans, os militantes de esquerda, os defensores dos Direitos Humanos etc.”, nela vai ter mais monstros do que a obra de H. P. Lovecraft.

***

perola-soviets

Que horror! O governo do PT quer dar um pouquinho mais de voz a movimentos sociais organizados! Vamos impedir esse absurdo e mostrar a esses movimentos de baderneiros e vagabundos que não toleramos esse negócio de democracia participativa e que o único papel deles na política é nos obedecer em silêncio!

***

perola-thomassowell

E como adoramos um perigo (afinal, o mundo é um lugar perigoso e, se tá no inferno, tem mais é que abraçar o capeta), deixamos e apoiamos que teocratas, ruralistas, representantes dos grandes empresários, corruptos em geral, viúvos da ditadura etc. tomem decisões cujos custos são pagos pelos pobres, pelas mulheres, pelos homossexuais, pelas minorias (ir)religiosas, pelos trabalhadores em geral, pelos movimentos sociais…

***

perola-trabalhodemulher

Algumas mulheres não podem carregar tanto peso e não aceitariam trabalhar como pedreiras, logo as feministas estão erradas ao dizerem que trabalho doméstico não é exclusividade da mulher. Lógica perfeita.

***

perola-vegeta

Comparar um livro que fala de luta de classes e libertação dos trabalhadores de um sistema de opressão com um livro que defende totalitarismo, ódio racial e massacres é um argumento muito maneiro, não acham?

***

perola-voteconsciente

Vote consciente, vote num(a) adversário(a) do PT! Mas se for votar em presidenciável do PSOL, PSTU, PCB ou PCO, vou rosnar de ódio e desejar que você sofra perseguição política e perca todos os seus direitos.

***

perola-zagallo

Zagallo ficou vermelho… de raiva por estarem divulgando um discurso falso maliciosamente atribuído a ele.

imagrs

9 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Cesar Crash

março 7 2016 Responder

“Eu vi um cara que parecia um punk comendo na McDonald’s, logo está provado que a ideologia anarquista é uma farsa e totalmente inválida.” LOL! É muita “consciência” mesmo argumentar desta forma. O cara ‘parecia’ ‘punk’, ‘logo’ está ‘provado’ que o ‘anarquismo’ é uma ‘farsa’.

E a carcaça de Aristóteles sofre três revoluções em seu túmulo.

Ghostaf Blanc

agosto 27 2015 Responder

Resposta do blog: Você está banido por ofensa me chamando de “marginal” (no sentido de bandido). RFS

Ghostaf Blanc

agosto 27 2015 Responder

Sabe que a primeira foto com a data está manipulada, né?

Fernando

julho 30 2014 Responder

Respostas pró-desarmamento são fáceis de refutar. O sujeito pinta um cenário horrendo em que todo mundo vai sair matando todo mundo na rua por qualquer besteira, mas parece que se esquece que a mesma coisa ocorre rotineiramente hoje, num cenário com severo controle de armas. Acho que não tenho que te lembrar dos 50 mil assassinatos anuais no Brasil. Afora isso, eu não me meteria com quem estivesse pronto pra se defender, e isso é uma constante no comportamento de todo mundo.

Além do mais, “armas não matam pessoas, pessoas matam pessoas”. E pessoas matam pessoas usando armas ou não.

O ressentimento com o capitalismo é uma questão mais complexa.

O malandro é incapaz de ver a diferença entre duas pessoas levando um negócio voluntário adiante, e uma pessoa apontando uma arma pra cabeça da outra convidando-a gentilmente a “contribuir”, e joga tudo no mesmo balaio do “capitalismo selvagem”.

O prosa não vê a diferença entre a falência de uma empresa (causada quase sempre por decisões erradas dos seus titulares) e uma crise econômica generalizada (na qual vários empresários, tidos como sagazes e dotados de senso de oportunidade, cometem erros grotescos quase ao mesmo tempo), e joga tudo no mesmo balaio do capitalismo selvagem. Provavelmente a explicação é que a Fada da Burrice visitou todos eles na noite anterior, em vez da culpa ser da política monetária governamental estúpida (pleonasmo pegando forte).

O capita atribui “males do século” ao capitalismo e seu sistema excludente, esquecendo que a maior parte desses males é relacionada ao trabalho, que sofre uma série de restrições legais que o impedem de atender à demanda que dele se tem (daí que a gente vê que falta emprego, mas não falta serviço), e à intervenção estatal na economia (que empodera todos os grupos que ele abomina, mas da qual ele não abre mão).

Se não for abuso de minha parte, monte um meme na tua cabeça com uma foto tua, com os seguintes dizeres (em cima e em baixo, respectivamente):

É contrário a empresários que são tão bons em atender a demanda do consumidor monopolizem o setor onde trabalham

Apóia fervorosamente monopólios estatais que só foram conseguidos à força

E se puder, comente.

Abs

    Fernando

    agosto 5 2014 Responder

    6 dias

    E nada

    Robson Fernando de Souza

    agosto 5 2014 Responder

    1. Não penso simplesmente em defesa e reação, em responder violência com violência, mas sim acabar com a violência em sua raiz sociocultural e, assim, eliminar a própria necessidade de defender recursos de autodefesa. E isso não tenho visto nas panfletagens liberais.

    2. A qual negócio voluntário vc se refere?

    3. Uma coisa é uma má política governamental relativa ao capitalismo. Outra é chamá-la de “socialismo” – simplesmente por não ser algo largamente livremercadista.

    4. Provas (sobre os “males do século”)?

    5. Vc se refere a monopólios estatais em serviços públicos que são o asseguramento de direitos (saúde, educação, transporte, segurança etc.)?

      Fernando

      agosto 7 2014 Responder

      1. Não vejo como “acabar com a violência”, dado que é da natureza humana, mas sempre é possível diminuí-la e mitigar seus efeitos, além de otimizar as punições. A liberação do armamento é uma medida que vai de encontro a isso. Se duvida de mim:

      http://en.wikipedia.org/wiki/Crime_in_Switzerland

      2. É preciso distinguir o conceito de negócio voluntário, no qual uma parte vai de encontro à outra com a intenção de comprar ou vender algo, do conceito de negócio coercitivo, em que uma parte põe uma arma na cabeça da outra e a convida gentilmente a “contribuir”. O conjunto das primeiras se chama mercado, das segundas se chama governo. E pra jogar as duas no mesmo balaio é preciso muito… desconhecimento, por assim dizer.

      3. Pra mim essa dicotomia capitalismo-socialismo é um tanto perigosa, posto que sempre privilegia este último. Uma escala de intervencionismos é mais proveitosa pra explicar essa situação.

      Deixando o papo furado pra lá, agora tu entende a diferença entre uma falência e uma crise econômica?

      4. Prova de quê? Tu mesmo jogou na conta do capitalismo os males do século e eu tenho que provar?

      Não, eu não neguei a existência delas, só distribuí corretamente as culpas.

      5. Não vou nem começar a falar sobre como é equivocada a noção de que bens como saúde, educação, transporte e segurança devam ser considerados como direitos. Só me pergunto como é que esse pessoal ainda deixou a alimentação a cargo do livre mercado (não que eu esteja reclamando).

      E mesmo que admitíssemos tais bens como direitos, qual a lógica misteriosa em impedir que o maior número possível de pessoas possam provê-los?

        Robson Fernando de Souza

        agosto 8 2014 Responder

        1. E as causas nada? Vamos continuar priorizando o combate aos efeitos e a punição?

        2. Pra vc só existe coerção com arma na cabeça do coagido?

        3. Ou seja, terem colocado que essa suposta onda de fechamentos é algo do “socialismo” brasileiro em vez do intervencionismo foi um erro.

          Fernando

          agosto 8 2014

          1. A causa primária da violência é a natureza humana. É frivolidade tentar mudar a natureza humana. O que dá pra fazer é evitar ao máximo que ela se materialize na sociedade, e isso a liberação do armamento faz muito bem (a Suíça é prova).

          2. É maneira de falar. Se tu não paga imposto, é processado e tem os bens executados. Se se recusa a prestar a pena, é preso. Se resistir à prisão, é morto. Portanto, há sempre uma arma na cabeça do “contribuinte”.

          3. O socialismo é o intervencionismo elevado à máxima potência. O intervencionismo ocorre quando há setores socializados na economia. Por exemplo, o sistema de saúde brasileiro é eminentemente socialista, e olha a “maravilha” que é.

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo