01

dez14

60 pérolas de páginas de direita no Facebook #20

perolas-de-direita

Leia aqui todos os posts da série de pérolas de páginas de direita do Facebook

TW (Aviso): Algumas imagens-pérola aqui contêm machismo antifeminista, gordofobia, oposição ao desarmamento civil, homofobia, carnismo/especismo, apologias ao conservador Ronald Reagan, comparação falsa e maliciosa entre nazismo e socialismo venezuelano, anticomunismo fanático, apologia à ditadura civil-militar, ódio velado a pessoas pobres e capacitismo.

Consciencia.blog.br traz hoje a última coletânea de 60 pérolas de páginas de direita do Facebook, antes de inaugurar a série semanal fixa desse tipo de pérolas. São pérolas trazidas de fontes conservadoras, liberais não progressistas, “libertárias”, pró-capitalistas e assumidamente reacionárias.

Como falei em todos os demais posts dessa primeira série de pérolas, são abundantes as falácias, a ignorância histórica e social-científica, os preconceitos, os ódios contra minorias e seus movimentos emancipatórios, os arroubos autoritários, a sede de perseguição política e censura contra a esquerda, o anticomunismo herdeiro do macartismo estadunidense da década de 1950 e do golpismo conservador brasileiro dos anos 60, as fantasias sobre o mundo capitalista, entre outras distorções da realidade.

As 60 pérolas estão devidamente respondidas abaixo, com legendas. Leia as pérolas e suas respostas se tiver estômago para dar de cara com tanto conteúdo reacionário e preconceituoso.

***

perola-abriropote

Vamos “detonar” o feminismo brincando de machistinhas que odeiam mulheres e suas lutas? E vamos com piadinha de quarta série do Ensino Fundamental?

***

perola-amaiorrevolucao

Uma revolução que vai, adivinha só, manter a ordem de hierarquia moral-social como está, com ricos explorando pobres, respeito a direitos sendo diretamente proporcional ao valor total dos bens e riquezas da pessoa (des)respeitada, reforçando-se o autoritarismo do Estado e do empresariado, condições de vida cada vez piores, destruição ambiental até inviabilizar a vida humana… Grande revolução, né mesmo? ¬¬

***

perola-americanwayoflife

O grande e irrefutável contra-argumento que derruba todo e qualquer argumento anticapitalista e anticonsumista, não precisando de nenhum dado ou postulado lógico que o comprove: “Você usa iPhone!”. Pronto, todos os argumentos contra o consumismo e o capitalismo foram tornados inválidos.

***

perola-araizdetodoomal

Mimimi, não posso nem mais usar da minha posição de homem cristão branco hétero de classe média pra olhar obtusamente, oprimir, discriminar e hostilizar mulheres, negros, lésbicas, gays, bissexuais e pessoas pobres! Nem posso mais levantar meu dedo em riste ou dirigir uma ordenzinha autoritária e depreciativa contra as minorias que já vem a galera reclamar que eu tô sendo preconceituoso e babaca!

***

perola-armasmatampessoas

Falácia de falsa analogia, a matadora e invalidadora de qualquer militância pró-desarmamento.

***

perola-atravessouarua

Olha lá o militante que mostrou que, na sociedade comunista, não vai existir Estado! Vamo lá fazer uma piadinha idiota com ele dizendo que existe um Estado absoluto e totalitário na utopia comunista e mostrando que não entendemos, nem queremos entender, nada sobre marxismo!

***

perola-bomdiatrouxa

Bom dia, trouxa. Vamos ser mais trouxas ain… digo, mais politizados usando uma lendazinha virtual como argumento “legítimo” que defende o fim das políticas de renda mínima à população mais pobre?

***

perola-bonedomst

Diga não ao “bolivarianismo” que a gente nem sequer sabe o que significa! Vote em gente que se recusa a vestir o boné do MST e só aceita tratar a questão agrária na base da repressão armada e do extermínio contra camponeses!

***

perola-burrosmalintencionados

Eles são diferentes de mim, que, de tão inteligente e bem intencionado, uso xingamentos especistas, generalizações maliciosas e desqualificações pessoais como meu “grande esforço” de responder a meus opositores ideológicos.

***

perola-combaterocomunismo

Vamos combater o comunismo, mesmo ele já tendo sido desacreditado desde o fim dos anos 80! Vamos agir como se estivéssemos em plena Guerra Fria dos anos 50! E vamos falar de “dignidade humana” ao mesmo tempo que pisoteamos a dignidade dos trabalhadores mais pobres!

***

perola-comunismofunciona

Olha só, o militante disse que o comunismo – que é um modelo utópico de sociedade igualitária sem classes e sem Estado – funciona mesmo nunca tendo sido posto em prática em nenhuma sociedade moderna! Vamos lhe dirigir a fatal e irrespondível refutação: xingá-lo especistamente de burro!

***

perola-comunistinha

Olha só a deputada que, por pertencer a um partido que tem “Comunista” no nome mas há tempos não defende ativamente o comunismo mais, precisa ser oportunistamente cutucada por nós ao tirar foto de uma lata de Coca-Cola!

***

perola-controledearmas

Isso eu concluí com dedicado estudo sociológico sobre regulação estatal da posse civil de armas, feito nos meus sonhos nos quais eu viajava a cidades da Terra Média de J.R.R. Tolkien.

***

perola-cortaagrama

Setor “público” terceirizado e que trabalha numa área que não é propriedade privada (mas sim, por exemplo, uma praça), né mesmo?

***

perola-cortarlenha

Minto que acho “legal” feministas serem feministas enquanto solto machistadas na tentativa de anular as bandeiras e lutas delas. E aí, sou um manolo legal ou sou na verdade mais um babaca que tenta cagar na luta alheia?

***

perola-cubaxmiami

O atributo de cidade mais miserável dos EUA segundo a Forbes também vem no pacote do “raio privatizador”?

***

perola-deusestado

Oh não! Estamos diante dos impecavelmente racionais e sensatos “libertários”! E eles estão mandando mais um forte lampejo de racionalidade contra nós!

Não, pera. É só mais uma falácia do espantalho mista com generalização maliciosa nos pintando como gente tosca e irracional que só usa argumentos rasos e idiotas.

***

perola-discursosedutor

Uma empresa entregou pizzas por meio de motoboys no evento do Oscar. Logo, o capitalismo é tudo de bom, não traz hierarquias de dominação e exploração, beneficia todos os seres humanos, é plenamente sustentável – a ponto de durar dezenas de milênios sem crises e colapsos –, não trata seres humanos e não humanos como coisas e não causa miséria nem destruição ambiental.

***

perola-doutrinacaoideologica

Diga não à doutrinação ideológica! Diga sim ao ensino religioso cristão confessionário, à volta da Educação Moral e Cívica e aos rituais cívicos nacionalistas nas escolas!

***

perola-ecoveganogayzismo

Piadinhas reaças: desde ano indeterminado fazendo troças típicas de quarto ano do Ensino Fundamental e não conseguindo enxergar mulheres e gays como seres tão humanos quanto os homens héteros.

***

perola-estadobaba

Eu rosno de ódio contra o PT porque, no meio de tantas bolsas – entre bolsas verdadeiras e bolsas falsas e imaginárias –, o partido não nos fornece uma Bolsa Espantalho pra custear o tempo e os recursos que usamos pra criar nossas imagens de falácias do espantalho contra o PT e a esquerda.

***

perola-estrategiassocialistas

Quer fazer infográficos maneiros como esse? Venha conosco fazer o Curso de Embromação Intelectual, no qual você pode aprender a misturar conceitos reais com distorções e espantalhos feitos com outros conceitos, pra no final das contas concluir que o socialismo é uma “ideologia do mal” que deve ser eliminada.

***

perola-familiamuitopobre

A quem não consegue enxergar o mundo além do capitalismo e da posse de dinheiro, famílias não submissas ao capitalismo que não precisem de muito dinheiro pra viverem bem são necessariamente pobres.

***

perola-feminismoeh

E nós homens machistas temos toda a autoridade e legitimidade de ditarmos o que é ser mulher e mandarmos que as mulheres obedeçam a essa nossa definição patriarcal de mulher. Não é o máximo?

***

perola-fotodadilma

Não é à toa que todos os dias os telejornais e as páginas policiais dos jornais impressos mostram criminosos presos por terem usado fotos de Dilma pra matarem suas vítimas, né mesmo? #PadrãoQuicoDeSabedoria

***

perola-geniolidermachoreaca

Uau! Que cara admirável! Um “gênio” que, ao mesmo tempo que tentou promover o Estado Mínimo, onerou o orçamento federal estadunidense com exorbitantes gastos militares. Um “líder” que inflou o espírito beligerante, chauvinista e anti-Direitos Humanos dos estadunidenses. Um “macho” cuja grande qualidade é, como “macho”, ser um machista opressor de mulheres. Um reaça que dá orgulho e inspiração pra quem luta contra um mundo mais justo, solidário e humanitário.

***

perola-inimigodafecrista

Eis algumas frases forjadas atribuídas a Lênin – e cujas fontes não revelamos nem queremos revelar –, que comprovam que “o comunismo” (que nunca existiu enquanto utopia livre de classes e Estados) “é inimigo da fé cristã” e “mata cristãos em nome do ateísmo”.

***

perola-liberalismosocialismo

No liberalismo não existem patrões mandando em trabalhadores, nem políticos representantes usando a polícia pra mandar na população. Só no liberalismo da nossa imaginação, mas quem disse que nos importamos com isso?

***

perola-libertarianismo

Uma “noção radical” que revoga leis que visam impedir que empresários tratem trabalhadores como escravos, mas e daí?

***

perola-maduro

Hitler criticava um tipo específico de capitalismo (enquanto aplicava na Alemanha um capitalismo orquestrado pelo Estado, beneficiando grandes empresas privadas), logo era socialista igual à União Soviética. #PadrãoQuicoDeIntelectualidade

***

perola-maismedicos

É lógico que, quando o governo de FHC trazia médicos cubanos pro Brasil e a Veja divulgava isso sem qualquer crítica, não havia nenhuma intenção de “transformar o Brasil em Cuba”. Só existe essa intenção quando Dilma e o PT tomam a iniciativa de trazer médicos de Cuba.

***

perola-marinacomunista

Marina Silva é uma “comunista” que tinha uma dirigente de grande banco como coordenadora de campanha eleitoral e queria usar “o lado bom” da direita em seu eventual governo, não é o máximo?

***

perola-meuorkut

E a conclusão lógica disso é que o MST é um movimento “do mal”, e o agronegócio é um coitadinho que não pode nem mais concentrar terras, ameaçar e matar camponeses e indígenas, massacrar animais em abatedouros e envenenar alimentos em paz.

***

perola-militantecomunista

Alguns defensores da utopia comunista ainda não são independentes da mãe e/ou do pai em se tratando de renda, logo o comunismo é uma utopia completamente inválida. E aí, sou bom em argumentação lógica?

***

perola-mortedebebesnoutero

Abaixo a morte de bebês no útero! Queremos que eles morram fora do útero, ou assassinados pela PM se virarem bandidos assoladores da classe média branca de bem, ou de suicídio se suas famílias os condenarem a uma vida de rejeição e privações! Afinal, o direito de viver é pra todos e “vagabundo” tem que morrer.

***

perola-naoehdeesquerda

Como vou responder a quem argumenta que o PT abandonou a esquerda desde pelo menos a Carta ao Povo Brasileiro de Lula e hoje adota entre suas práticas a privatização de bens públicos, a repressão contra movimentos sociais, a nomeação de ministros da Fazenda neoliberais ortodoxos, o incentivo ao consumismo, o desenvolvimentismo capitalista e outras práticas que não têm nada a ver com o que seria um governo de esquerda anticapitalista?

Ah sim, claro. Como resposta irrespondível e imbatível vou usar a palavrinha mágica especista: Burros!

***

perola-naolargaoiphone

E agora, como vou desqualificar aquela moça que é deputada por um partido que de “comunista” hoje só tem o nome?

Já sei: vou dizer que ela não presta porque é ao mesmo tempo “comunista” e tem um celular iPhone da Apple ou similar.

***

perola-nemtodas

Graças a essa imagem, o movimento feminista reconheceu que foi irreversivelmente derrotado e oficialmente encerrou suas atividades como movimento de combate ao patriarcado e libertação feminina. -sóquenão

***

perola-neurolinguistica

No final das contas, a “aula de programação neurolinguística” serviu como aula de uso de falácias mistas de distorção de fatos e espantalhos.

***

perola-nocivosapatria

Enquanto eu, que protejo os corruptos de outros partidos com o meu silêncio, reelejo políticos incompetentes só por eles serem opositores do PT e reduzo por ignorância ou malícia toda a esquerda brasileira – e mesmo quem não é (mais) de esquerda – a “comunistas totalitários”, não sou nenhum covarde, nem acomodado, nem desinteligente.

***

perola-nossoi

É lógico que prefiro a cultura estadunidense de consumismo desperdiçador, que esmaga com rolo compressor a biosfera da Terra, inviabiliza a longo prazo a vida humana no planeta e provê às pessoas um vazio existencial a ser preenchido com compras e consumo.

***

perola-paraviver

Traduzindo: eu considero beneficiários do Bolsa Família “vagabundos vendedores de votos” e tenho ódio contra pessoas pobres que não têm emprego remunerado e contam com a ajuda financeira de programas estatais de renda mínima.

***

perola-partidosnaocoligadosaopt

Mas se você for votar no PSOL, prepare-se pra ouvir os rosnados e urros de ódio mais volumosos e raivosos que você já ouviu.

***

perola-passelivre

Pra que argumentar em favor da suposta impossibilidade de haver um transporte público de qualidade ao mesmo tempo livre de tarifas, se posso usar um apelo ao ridículo pra responder quem defende passe livre?

***

perola-plebiscitogolpista

O que importa se a direita evangélica, ruralista, militarista e empresarial tem chances elevadas de eleger uma maioria pra uma Constituinte Exclusiva e promover a conservação ou o retrocesso do sistema político atual? Quem disse que eu, reaça autoritário, quero ver meus representantes ditarem os rumos do país na base do voto? Eu quero é uma mão de ferro governando o país e calando à força quem eu odeio!

***

perola-pobrezaextrema

Tipo a Europa do século 19, que não tinha nenhuma miséria, né mesmo?

***

perola-psdbdireita

Sabe como eu respondo a quem me diz que o PSDB de hoje tem uma forte base conservadora e adota desde a década de 90 a desestatização e a austeridade como políticas econômicas de governo e, por isso, pode ser considerado de direita? Dou risadas ridicularizando a pessoa.

***

perola-reclamaroprimido

E aí, vamos mais uma vez de falácia do espantalho, dessa vez argumentando falsa e maliciosamente que a esquerda psolista não quer que trabalhadores pobres exerçam criatividade em seus microempreendimentos?

***

perola-redeprivada

Por que eles não param de fazer o que Marx previa – o uso das ferramentas do próprio sistema capitalista pra orquestrarem a derrubada do mesmo – e não passam a me obedecem e se recolher ao silêncio dos opositores calados?

***

perola-refutaateoria

Um grupo de cubanos emigrou do seu país com uma balsa. Logo nenhuma corrente socialista encontra validade em suas teorias e argumentos.

***

perola-rioniteroi

Usa o único atalho não aquático entre o Rio de Janeiro capital e a cidade de Niterói? É lógico que, por isso, tem que apoiar as torturas e assassinatos, a censura, a perseguição política, o silenciamento violento da esquerda, a corrupção deslavada por trás das cortinas do poder, a doutrinação ideológica de direita no ensino, os genocídios indígenas, o ecocídio na Amazônia e no Cerrado e todas as demais atrocidades cometidas pela ditadura civil-militar!

***

perola-setorpublicoprivado

E aí, vamos agora de falácia de falsa dicotomia, envolvendo um setor público sempre sucateado (ignorando inclusive que a tradição antipública é uma das razões pro sucateamento dos serviços públicos no Brasil) em qualquer país versus um setor privado sempre forte, robusto e de impecável qualidade também em qualquer nação?

***

perola-sociedadematerialista

E agora, qual a nova maneira de meter pau na esquerda sem precisar de um argumento profundo e factual?

R.: fazer uma confusão entre os diversos conceitos de “materialismo” (especificamente entre o materialismo histórico-dialético do marxismo e o estilo de vida baseado no apego a bens materiais).

***

perola-sowell

A esquerda adora criticar aquelas pessoas que produzem. Afinal, quem se encarrega da produção não são os trabalhadores braçais, que trabalham na linha de montagem e operam as máquinas e as matérias-primas, mas sim os executivos, né mesmo? ¬¬’

***

perola-telefonia

Logo, os serviços de telefonia hoje no Brasil são impecáveis (-sóquenão) e tudo que seja estatal e público deve ser privatizado, né verdade?

***

perola-temosvagas

Pessoas que adotam o Bolsa Família (atualmente entre 77 e 302 reais mensais) como sua única renda e vivem como marajás graças a esse dinheirão. Mais um belíssimo espantalho produzido pelas Indústrias Conservar Ltda.

***

perola-testeemanimais

Nada melhor pra desqualificar e refutar esses vígans chatos, que não nos deixam explorar animais em paz, do que usar uma falaciazinha de exigência de perfeição, né mesmo?

***

perola-tonhodalua

Essa imagem nocauteou todos os argumentos políticos de esquerda de Jean Wyllys. O suficiente pra fazê-lo renunciar ao mandato de deputado e à carreira política. Parabéns, direitista, por tê-lo derrotado fulminantemente com essa figura comparativa altamente capacitista.

P.S: Esta resposta não defende Jean Wyllys, tampouco o absolve das suas posturas opressoras recentes, como o apoio à novela “Sexo e as Nêgas” e o silenciamento de feministas negras e/ou opositoras da prostituição.

***

perola-umhipocrita

Não se encaixa no modelo educacional dominador vigente, baseado em hierarquias institucionais, didáticas não democráticas, educação pro mercado de trabalho e professores ativos despejando informação em alunos passivos? É claro que é hipócrita.

***

perola-vandercleison

É claro que nenhum participante da luta armada lutava por redemocratização. Essa informação generalizante eu obtive da minha Enciclopédia Imaginária de Fatos Inventados Com Viés de Direita.

imagrs

16 comentário(s). Venha deixar o seu também.

João da Silva

dezembro 28 2015 Responder

HAHAHA, a maior piada de todos é o autor deste Blog.

Frederic

novembro 24 2015 Responder

Esse blog é tosco, todas essas imagens tem razão. A esquerda detesta o conceito de liberdade. Putz, imaginem uma sociedade sem direito à posse, que porcaria!

    Robson Fernando de Souza

    novembro 27 2015 Responder

    Nos diga então que conceito de liberdade é esse, pode ser?

Aldrovando Cantagalo

dezembro 16 2014 Responder

Aposto que o “inteligente” autor da postagem ainda não percebeu que incorre nos mesmíssimos erros que aponta nos outros. Sem mais,

Respeito

dezembro 2 2014 Responder

Outro ponto de discordia minha e sua foi na declaração do Friedman.
Vc respondeu: “Tipo a Europa do século 19, que não tinha nenhuma miséria, né mesmo?”

Porém a figura nao disse que a miseria tinha sido erradicada. A declaração diz que sempre quando vemos muitas pessoas saindo da pobreza, sempre vemos isso acontecendo com crescimento e liberdade economica. O que é uma grande verdade.
Aqui vc poderia citar programas sociais (como o bolsa familia), mas vale lembrar que programas sociais sao sustentados pelos impostos, cujos os quais só podem ser arrecadados num economia saudavel. Alem disso, o bolsa familia só mantem as pessoas na pobreza, e nao as tira da pobreza. Nao me leve a mal, sou a favor do bolsa familia, mas é claro que uma economia saudavel REDUZ pobreza, criando empregos e PRODUÇÃO de riqueza no mercado.

    Robson Fernando de Souza

    dezembro 2 2014 Responder

    Pode citar exemplos – que, de preferência, não constem unicamente em sites que façam panfletagem de direita -, por favor?

      Respeito

      dezembro 3 2014 Responder

      Com prazer.
      Se vc comparar os pobres de hoje com os de 10 ou 20 anos atras, verá que sao muitos mais ricos do que antes com acesso a televisao, celular, shopings populares, fast foods etc.
      Isso tudo foi decorrencia do que? Do Capitalismo e do mercado. O Mercado quem tornou a produção de celular mais barata de modo a que fosse acessivel a praticamente todos. Mesma coisa televisão, shoping, comida…. Só o capitalismo e o mercado quem barateia os processos de produção, tornando-os acessivel a população.
      Outro exemplo Hong Kong. A china(que era socialista) estava numa draga desgraçada e foi obrigada a abrir as portas pro mercado. Veja agora china está bem melhor economicamente, Hong Kong evoluiu muito depois que abriu as portas pro mercado. Nao estou dizendo que a China e Hong Kong sao paraisos na Terra ou que nao tem pobreza, mas o fato é que o Capitalismo AJUDOU a população, tornou a vida das pessoas MELHOR (e nao pior, como muitos esquerdistas afirmam)

        Robson Fernando de Souza

        dezembro 4 2014 Responder

        “Se vc comparar os pobres de hoje com os de 10 ou 20 anos atras, verá que sao muitos mais ricos do que antes com acesso a televisao, celular, shopings populares, fast foods etc.”

        “Ricos” em que sentido? E vc tem estatísticas que comprovem que foi o capitalismo/mercado em si, e não políticas governamentais de inclusão social, aumento do salário mínimo e fomento ao crescimento econômico e desenvolvimento social, que teria causado esse “enriquecimento”?

        “Isso tudo foi decorrencia do que? Do Capitalismo e do mercado. O Mercado quem tornou a produção de celular mais barata de modo a que fosse acessivel a praticamente todos. Mesma coisa televisão, shoping, comida…. Só o capitalismo e o mercado quem barateia os processos de produção, tornando-os acessivel a população.”

        Com a degradação das condições de trabalho (vide concentração da produção industrial global na China)?

        “Outro exemplo Hong Kong. A china(que era socialista) estava numa draga desgraçada e foi obrigada a abrir as portas pro mercado. Veja agora china está bem melhor economicamente, Hong Kong evoluiu muito depois que abriu as portas pro mercado.”

        Evoluiu em quais parâmetros?

Respeito

dezembro 2 2014 Responder

Mais uma vez quero discordar respeitosamente.
Em uma das figuras vc criticou o capitalismo (naquela da declaração do Pondé). Até aí tudo bem.
Logo mais embaixo, em outra figura, vc falou “…comunismo, mesmo ele já tendo sido desacreditado desde o fim dos anos 80…”.
Entao afinal de contas, de que vc é a favor? Socialismo? Por um lado vc critica o capitalismo, do outro diz que o comunismo está desacreditado. Entao vc é oq? O Socialismo nada mais é que um estado intermediario entre o capitalismo e comunismo, como o proprio Marx definiu.
Se o Comunismo esta tao desacreditado assim, entao pq muitos ditos esquerdistas criticam tanto o capitalismo e enquanto fazem juras de amor ao comunismo ou ao socialismo?
Vc mesmo acabou de fazer varias declarações que defendem o comunismo / socialismo.

    Robson Fernando de Souza

    dezembro 2 2014 Responder

    O método marxista revolucionário de se alcançar a utopia comunista perdeu a credibilidade desde o final da década de 80, quando até então a maioria das tentativas de se derrubar o capitalismo haviam resultado em regimes autoritários e insustentáveis.
    Sobre esses “muitos ditos esquerdistas” que “fazem juras de amor ao comunismo”, correspondem a quantos porcento de todas as pessoas que se intitulam de esquerda no Brasil?

      Respeito

      dezembro 3 2014 Responder

      Com todo prazer. Se quer numeros, vamos a eles. No facebook temos:
      Paginas “Esquerda revolucionaria” com 25 mil membros. A foto de perfil é a foice e martelo e a capa com Che guevara.
      A pagina “Partido Comunista do Brasil” com 60 mil membros.
      A pagina “Socialismo da depressão” Temos quase 70 mil curtidas.
      A pagina do PSOL (partido SOCIALISTA) tem impressionantes 200 mil curtidas.

      Vc mesmo deve ser socialista. Vive criticando o capitalismo e fugiu da minha pergunta qndo perguntei oq vc era.
      grande parte dos esquerdistas fazem juras de amor ao socialismo e/ou comunismo. Isso é fato.

        Robson Fernando de Souza

        dezembro 4 2014 Responder

        Ou seja, por causa de nomes de páginas, você acha que todo mundo ali venera o socialismo soviético ou cubano, é isso?

Respeito

dezembro 2 2014 Responder

Robson, quero discordar respeitosamente sobre uma das respostas.
Sobre a privatização da telefonia vc respondeu:
“Logo, os serviços de telefonia hoje no Brasil são impecáveis e tudo que seja estatal e público deve ser privatizado, né verdade?”

Só que a figura em questão não disse que o sistema de telefonia é perfeito, e sim que é melhor que o estatal. Ponto. E muito menos disse que TUDO tem que ser privatizado (a figura nao faz alusao ao anarcocapitalismo). Portanto o ponto da figura nem toda privatização é ruim, como muitos esquerdistas afirmam, como quando odeiam que digam que privatizar a Petrobras seria bom para todos.

    Robson Fernando de Souza

    dezembro 2 2014 Responder

    O post não intenciona focar apenas na telefonia do Brasil, mas sim numa suposta necessidade de se privatizar estatais em qualquer lugar do mundo. E promove essa falsa dicotomia na qual os serviços públicos privatizados são “sempre” “muito melhores” do que os mantidos por estatais.

      Respeito

      dezembro 3 2014 Responder

      A figura mostra como a telefonia melhorou apos a privatização. Ponto.
      Discordar disso é discordar do obvio.

        Robson Fernando de Souza

        dezembro 4 2014 Responder

        E não diz que outras privatizações seriam benéficas à sociedade?

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo