01

dez14

Blog de Leonardo Boff contradiz bandeira socioambientalista do autor ao divulgar post pró-obras faraônicas

boff-pha

Atualizado em 02/12/14, às 11h07

O blog do teólogo ambientalista Leonardo Boff atentou contra a própria causa dele o divulgar ontem, sem nenhuma crítica, um post apologista de obras faraônicas desenvolvimentistas do governo de Dilma Rousseff. Não se sabe ainda se foi o próprio Boff que cometeu esse ato contraditório ou algum assessor dele.

A postagem em questão é uma cópia deste post do blog Conversa Afiada, de Paulo Henrique Amorim. PHA é um jornalista conhecido por sua postura de defesa quase incondicional a Dilma, Lula e o PT e seu apoio a obras faraônicas antiambientais como a Usina de Belo Monte e o complexo industrial do Porto de Suape (PE).

O título da postagem, inclusive, incide em machismo, ao chamar Dilma Rousseff de “JK de saias”, colocando-a como se tivesse as “virtudes de um homem”.

O post elenca diversas “megaobras”, diversas delas envolvidas com destruição ambiental e agressões aos Direitos Humanos, como Belo Monte, a Usina Hidrelétrica de Estreito (MA) e os portos de Ilhéus (BA) e do Açu (RJ). Algumas obras não consideradas faraônicas também foram incluídas, como a construção de dezenas de universidades e campi universitários (conjunto de obras que vem desde o governo Lula) e a de um milhão de cisternas no Semiárido nordestino e mineiro.

Além de atentar contra a própria causa socioambientalista e de Direitos Humanos de Boff, o post também polemiza pelo fato de exaltar obras de empreiteiras enquanto está em andamento a Operação Lava-Jato. Uma das maiores e mais faladas operações de investigação de corrupção no Brasil desde a redemocratização, a Lava-Jato tem descoberto evidências da atuação de empresas desse tipo em ações corruptas envolvendo políticos de diversos partidos e a Petrobras.

Precisamos cobrar explicações de Leonardo Boff sobre esse post que atenta contra a ética e as bandeiras mais caras à vida ativista dele. Comentemos no post em questão pedindo essas explicações – ressalte-se que é necessário cadastro no WordPress.com antes de poder comentar.

imagrs

1 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Rui Rocha

dezembro 5 2014 Responder

Prezado,

concordo plenamente com a critica ao post feito no blog de Leonardo Boff, que atenta contra o proprio texto da carta entregue recentemente por ele e um grupo auto intitulado de Maués, no qual se questionam estas obras insanas pelo interior do Brasil, sem uma perspectiva de melhoria de vida real para os povos destas regiões.

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo