22

fev15

40 pérolas pseudopolitizadoras da página “Revoltados Online”

coxinha-revoltado

Caso não queira ler o texto de introdução, clique aqui para ir direto às pérolas

Editado e atualizado em 24/02/15 às 14h45

TW (aviso): Algumas pérolas contêm capacitismo, incitação à perseguição política contra petistas, racismo velado, “legitimação” da perseguição política promovida pela ditadura militar, menção apoiadora à tortura de perseguidos políticos da época e incitação política ao medo

Obs.: Este post não defende o PT, nem o isenta das acusações de corrupção e mau governo. Há vida além da (falsa) dicotomia PT X PSDB.

Desde novembro do ano passado, está em evidência no Brasil uma outra página facebookiana de “politização contra corrupção”: os Revoltados Online (não divulgo links de páginas reacionárias, mas é fácil de encontrar essa página na barra de pesquisa do Facebook). Seu maior, senão único, propósito é expulsar o PT do governo federal, (às vezes) tentar cassar também o vice-presidente Michel Temer e abrir as portas a novas eleições presidenciais, que na prática seriam o terceiro turno das eleições de 2014 vencidas por Dilma Rousseff. Tudo sob o pretexto de “estar lutando contra a corrupção”.

Assim como a também famigerada TV Revolta, sua panfletagem online não está interessada em um Brasil com menos corrupção e mais competência governamental, mas sim na instauração de um quadro político completamente de direita em Brasília.

A página fala tanto da corrupção de seus adversários, mas lança mão de corrupção ético-moral ao usar de recursos sujos. Entre estes, estão a atribuição de frases falsas a inimigos políticos, o uso de dados inventados de pesquisas inexistentes, a divulgação de fotomontagens como se fossem imagens verdadeiras, a transformação forçada da política numa guerra “do bem contra o mal” – na qual o mal é representado por quem pensa e faz política diferente deles – e, sobretudo, a instigação de paixão política fanática.

Nisso a maior “contribuição” da página aos conflitos políticos do presente é (tentar) promover o controle psicológico das massas. Instiga em sua audiênica uma mescla de medo e ódio contra o Partido “dos Trabalhadores” e o comunismo – maliciosamente redefinido como um regime ultra-autoritário cheio de miséria, privações e violência -, o qual supostamente estaria, graças ao detestado partido, prestes a tomar de assalto o Brasil e afundar o país numa época de trevas. Os responsáveis pela página colocam-se como os “heróis” que vão impedir “o domínio do mal no país” e precisam do apoio de seu séquito.

Além disso, é notável que a “politização” promovida pelos “revoltados” é seletiva, maliciosa, permeada de interesses políticos e até mesmo dotada de fins lucrativos. Silencia-se completamente perante a corrupção promovida por pessoas de outros partidos (PSDB, PMDB, PP, PR, DEM etc.) e de governos municipais e estaduais e deixa “óbvio” que o PT seria o único partido envolvido com iniquidades no Brasil. Isso sem falar que também investe em proteger políticos não petistas que estão sendo alvos de protestos populares.

Não bastasse isso, tem buscado lucrar alto com essa incitação ao ódio partidário. Tem vendido camisetas “pró-impeachment” bastante caras, a 100 reais a unidade, e kits custando a bagatela de 175 reais, incluindo camiseta, boné e alguns poucos adesivos. O pretexto usado para essa artimanha é a “necessidade” de custear o funcionamento da página e as atividades promovidas por ela, o que está longe de justificar tamanha margem de lucro e o apelo efusivo à emoção para que as pessoas comprem as camisas e os kits.

Também é necessário lembrar que são os donos/sócios dessa página que têm marcado as diversas manifestações de rua pregando que Dilma sofra impeachment, condenando-a sumariamente mesmo sem ela ter sido devidamente investigada, indiciada e julgada. Além de ódio irracional, promovem e reforçam a ignorância de seu “séquito” sobre o que leva um(a) presidente a ter seu mandato posto em julgamento, e tiram proveito da manutenção desse desconhecimento.

E quando percebemos que os “revoltados” da página cobram impeachment sumário ao invés de exigir a renúncia da presidenta – algo que, ao contrário do impeachment, não requer todo um ritual jurídico, burocrático, constitucional e institucional para acontecer -, notamos como eles reforçam a tradição da direita brasileira de dar poder soberano total a uma autoridade, ao invés de atribuí-lo ao povo, e tratar a população como um rebanho sob controle ideológico.

A renúncia seria resultante de um grande coletivo populacional assumindo as rédeas de sua própria História e fazendo valer um dos mais destacáveis princípios da democracia moderna: a derrubada de governantes injustos por meio da ação popular, seja ela violenta ou pacífica. Mas a direita, inclusos os “revoltados anticorrupção”, ao invés, prefere chamar a população para pedir que um indivíduo poderoso (algum líder carismático, um “herói nacional”) ou uma instituição (Supremo Tribunal Federal, Congresso Nacional, Forças Armadas, governo dos Estados Unidos etc.) intervenha supostamente “em nome do povo”, oficialize o impeachment presidencial e faça os propósitos dos setores político-econômicos interessados na prevalência do liberal-conservadorismo brasileiro prevalecerem.

Fica evidente que os Revoltados Online não estão aí para discutir política a sério, com maturidade democrática, lucidez, republicanismo e propostas racionais de como deve ser uma boa política. O que querem é usar a parcela mais reacionária da sociedade como um exército de fanáticos a serviço de interesses nada coletivos e altruístas, além de ganhar dinheiro.

Com o intuito de desbaratar mais essa farsa de “conscientização politizadora”, o Consciencia.blog.br traz uma coletânea de 40 pérolas extraídas daquela página, mostrando o que há de mais reacionário, fanático, irracional, cheio de ódio, apelativo e desonesto em mais uma de tantas páginas que promovem “politização” e “patriotismo” com fins escusos ocultos. Entre essas pérolas, há muito humor involuntário, dada a forma caricata, escandalosa e desequilibrada como se tenta ali “falar de política”.

E recomenda que, depois da leitura deste post, leia-se os seguintes artigos:
A falsa politização em massa e a permanência de muitos vícios cidadãos
Politização não é apoiar e repetir discursos de páginas de crítica política seletiva. É outra coisa
Antes de aclamar a direita como “salvadora”, procure saber as propostas dela
Sobre aquelas páginas de direita que “combatem” a corrupção com corrupção
“Contra a corrupção” só quando convém: o anticorrupcionismo seletivo e interesseiro na direita conservadora brasileira
Por que o reacionarismo é um dos principais problemas sociopolíticos do Brasil
O humanismo seletivo da direita no Brasil
A direita que grita “Basta de algo ruim!” pedindo por algo ruim
Declaram-se “inimigos da ditadura comunista” e “defensores da democracia e da liberdade”, mas são severos autoritários, proibidores e censuradores

Para entender melhor o que levaria Dilma a sofrer impeachment, como se daria o processo do julgamento da presidenta e em que situação haveria novas eleições, leia essas matérias:
Impeachment: saia do senso comum e entenda como funcionam as regras do processo
Impeachment: Entenda como funciona o processo, quem vota e quem assume o poder
Cidadãos pecam ao desconhecer legislação do impeachment

Leia abaixo, se tiver estômago, as pérolas e suas devidas e merecidas respostas. E contemple aquilo que chamam de “politização patriótica” mas não passa de fanatismo, ódio, anticorrupcionismo seletivo, hipocrisia e controle de massas.

***

perola-comunismobolivariano

E aí, vai uma caneca de controle político-psicológico pelo medo pra “mudar o Brasil”?

***

perola-declaracoesfalsas

E aí, galera revoltada, vamo pedir pela “moralização da política” usando de mentiras e botando frases falsas nas bocas dos nossos inimigos políticos?

***

perola-estatisticainexistente

Divulgada aqui uma estatística falsa que a CBN nunca divulgou, comprovando que a melhor maneira de “lutar contra a corrupção” é agir de forma eticamente corrupta.

***

perola-carade

Essa imagem é uma grandiosa e louvável maneira de fomentar o debate político e “lutar por um Brasil melhor, bem governado e sem corrupção”. Yeah.

***

perola-grevenoparana

Acorda, Paraná! Parem de protestar contra o querido governo estadual do PSDB! Deixem o PSDB em paz! Ou vocês não são “cidadãos cristãos do bem”?

***

perola-malddad

Yeah, isso é uma imagem que vai ajudar a “mudar o Brasil” e “moralizar e amadurecer” a política.

***

perola-lulametralhas

Algumas pessoas dizem que foram enganadas por Lula. Muitas outras estão sendo enganadas pelos Revoltados Online e suas imagens falsas.

***

perola-paismoralizado

Este país tem que ser moralizado. E essa moralização precisa ser obtida nem que seja por meios nada morais, como frases falsas atribuídas a nossos inimigos políticos, estatísticas inventadas e controle de rebanho pela indução ao medo e ao ódio contra os nossos inimigos. Além de uma boa omissão perante os desmandos de gente do PSDB, da bancada ruralista, da frente parlamentar teocrática, dos governadores e prefeitos não petistas etc.

***

perola-liberteobrasil

“Liberte” o Brasil dos monstros e demônios que inventamos pra deixar você com medo e ódio de nossos inimigos políticos e usar você como massa de manobra. “Proclame a independência do Brasil” expulsando nossos inimigos do poder e se calando perante todas as iniquidades de quem não nos opomos (PSDB, PMDB, ruralistas, teocratas etc.)

***

perola-ptinha

Tinha Petrobras quase sendo transformada em Petrobrax pra ser privatizada, tinha água acabando por causa do despreparo governamental perante o El Niño, tinha luz sendo racionada em todo o país, tinha economia “crescendo” igual a rabo de cavalo ao sabor das crises dos Tigres Asiáticos (1997) e da Rússia (1998), tinha emprego em queda por causa da política econômica de arrocho, tinha gasolina subindo muito acima da inflação…

***

perola-respeito

Pregar “respeito” à população negra usando um símbolo de racismo (a banana)? Sim, nós “revoltados” somos capazes de fazer esse tipo de cagada.

***

perola-tonsdepinga

Mais uma imagem pra “moralizar o Brasil” e “nos salvar da corrupção”. ;-)

***

perola-desprezopeloconhecimento

O desprezo do brasileiro pelo conhecimento é a grande desgraça deste país. Por isso o negócio é jogar fora seus livros “comunistas” de História, Política, Filosofia e Sociologia e aprender com Sua Magnificência o mestre, guru, senhor e salvador Olavo de Carvalho que o Brasil é um “país comunista totalitário” onde não existe liberdade de ir à rua exigir o impeachment da “ditadora”, livre mercado é socialismo radical e combustível fóssil é o piiiii da sua mãe.

***

perola-fecharopt

Viva a democracia! Perseguição política e fechamento arbitrário contra os partidos que eu odeio já!

***

perola-contre

Je suis le Joseph McCarthy du XXIe siècle.
(Eu sou o Joseph McCarthy do século 21)

***

perola-fraude

Vamos lutar pela moralização da política! Exijamos impeachment da presidenta nos baseando em denúncias de fraude eleitoral sem nenhum indício e comprovação e cometendo crime de calúnia!

***

perola-outforo

S.O.S. Brazil! Salvem-nos dos “demônios comunistas” que os “revoltados” inventaram pra nos deixar com medo e ódio e aceitarmos o controle político-ideológico exercido por eles!

***

perola-vaipracuba

Prilimpimpim? Sim-salabim? Abracadabra? Que nada. A frase mágica pra “combater a corrupção” e “moralizar a política” é “Vai pra Cuba!”. (A mesma Cuba da qual os tão venerados EUA estão se reaproximando)

***

perola-carnaval

Venha pro Bloco Anticarnavalesco da Falsa Dicotomia! Porque consideramos impossível que alguém se dê um intervalo de alguns dias nas discussões políticas, curta uma boa folia pra descontrair e, depois de tudo, volte a falar de política com seus pares.

***

perola-venceremos

Venceremos a corrupção colocando no poder um dos partidos mais corruptos do país (PMDB), lutando pra que outro partido também cheio de corrupção (PSDB) suba ao poder daqui a alguns anos e prestando silêncio de cemitério perante a corrupção de quem não é do PT.

***

perola-trataosterroristas

Se dependesse de mim, “cidadão politizado revoltado”, os opositores do regime militar que foram à luta armada por falta de liberdade de expressão (e eu, do alto do meu ódio político, chamo de “terroristas” dando razão e legitimidade a ditadores e torturadores) seriam todos torturados e assassinados pelos militares.

***

perola-corruptos

Tradução: Só me interessa ser contra a corrupção do PT. Gente do PSDB, DEM, PMDB, PSC, PP etc. tá liberada pra fazer a festa com meu dinheiro.

***

perola-assustado

Um impeachment ilegal, sem nenhuma comprovação de nenhum delito cometido por Dilma no segundo mandato – nem provas incriminadoras contra o eterno e emérito presidente Lula – está assustando o PT. -sóquenão

***

perola-cancerdobrasil

Investiguem Lula! Não por haver denúncia formalizada com fortes indícios contra ele – não há nenhuma hoje –, mas sim porque temos ódio dele!

***

perola-communism

Keep angry and say yes to McCarthyist paranoia and politically inspired irrational hatred.
(Fique com raiva e diga sim à paranoia macartista e ao ódio irracional politicamente inspirado)

***

perola-coxinhada

Gente unida por um Brasil melhor, com fechamento violento dos partidos que odeiam e a volta da tortura e do regime de exceção. Que massa.

***

perola-indonesia

Porque a grande solução pra política é usar o Estado pra matar nossos inimigos. Yeah!

***

perola-instrumentolegal

O impeachment (especificamente de Dilma, claro) é a saída pra abrir perspectivas melhores pra todos. Não veem como será maravilhoso pra população brasileira ter o PMDB de Michel Temer, Eduardo Cunha e Renan Calheiros oficialmente no poder?

***

perola-maisfortes

Juntos somos fortes, e com deus somos imbatíveis. Nada e ninguém nos impedirá de elevar ao poder o PMDB do excelente estadista Michel Temer, do democrata e amante da dignidade dos seres humanos Eduardo Cunha e do honesto e admirado Renan Calheiros.

***

perola-menores007

E você ainda acha que vamos defender que esse sistema seja radicalmente reformado de modo a começar a reeducar, recuperar e ressocializar jovens delinquentes de modo que nunca mais cometam crimes? Nunca! O negócio é diminuir a maioridade penal, mesmo que isso nunca tenha dado certo em nenhum outro país!

***

perola-meupovo

Quem disse que precisamos de denúncias formais devidamente comprovadas e de um julgamento justo e imparcial em várias instâncias pra tirarmos Dilma e Michel Temer do poder (e de quebra colocar no lugar o grande democrata e amante da dignidade humana universal Eduardo Cunha) e abrirmos caminho pro terceiro turno das eleições presidenciais de 2014?

***

perola-midiaobrigada

Olha que massa a mídia sendo “obrigada” a divulgar um manifesto que exige que Dilma seja tirada do poder sem nenhuma acusação formal comprovada e transitada em julgado. Não é o máximo?

***

perola-naoparticipe

Participe de nossos eventos “apartidários” que querem o PSDB no poder depois do terceiro turno eleitoral pós-impeachment.

***

perola-patriaeducadora

Os professores “nem ligaram”. Estão tão “desligados” que não vão discutir o corte do orçamento da educação em seus congressos sindicais (só que vão sim).

***

perola-quadrilheiro

Bah, pra que perder tempo exigindo investigação e punição contra todos os políticos envolvidos com corrupção? Prefiro investir minhas energias esculhambando e xingando nosso eterno e emérito presidente Lula por causa de crimes que eu acho que ele cometeu mas que nunca foram comprovados e julgados.

***

perola-valeapena

Pra que investigação e julgamento justos quando podemos simplesmente mandar que prendam Dilma simplesmente por ela ser nossa inimiga política número dois (o número um é o eterno e emérito presidente Lula)?

***

perola-vergonhadeserhonesto

E diante dessa adversa situação, o homem (sic) se torna um revoltado. Um “revoltado online”. E começa a “fazer política” com o melhor que pode oferecer: com irracionalidade, fanatismo, ódio, invenção de citações falsas e pesquisas inexistentes, manipulação de imagens, maniqueísmo (“nós do bem” X “PT do mal”), “consciência” anticorrupcionista seletiva, omissão completa perante outros partidos… assim fazendo do Brasil “um país melhor”. ¬¬’

***

perola-vipnocamarote

Não veem como é óbvio que alguém que foi a um camarote de carnaval é completamente incapaz de exigir a democratização da economia?
Obs.: Esta resposta não é uma defesa a Jean Wyllys, que tem hoje meu repúdio por posturas recentes contra feministas.

***

perola-zezeperrela

Sabem as acusações que os petistas faziam desse cara ser compadre de Aécio Neves? Pois é, não comento e nunca vou comentar. Menos ainda tentar refutar. Afinal, minha “politização” é só pra tirar o PT do poder.

***

 perola-armasnaoletais

Olha que bacana essa falaciazinha de redução ao absurdo que a gente usou pra pregar que a PM tem direito de usar armas de fogo a torto e a direito e sem responsabilidade e prudência.

***

Pérola bônus:

Trecho da legenda de uma das postagens da página

Trecho da legenda de uma das postagens da página

Vamo amadurecer a democracia no Brasil, galera, tratando o debate político como uma “guerra” na qual o “bem” – um “bem” que protege os tucanos, pe-eme-de-bistas, ruralistas, teocratas, militares etc. corruptos e os corruptores; defende o autoritarismo na política; apoia a ditadura militar de 1964-85 e prega ódio e intolerância – está “combatendo o mal” – um “mal” cuja “grande vilania” é ter surgido na esquerda (onde não permaneceu), vencido a direita assumida em quatro eleições presidenciais seguidas e feito algumas políticas de redistribuição de renda e inclusão social discreta. Quem precisa de racionalidade, respeito, tolerância e republicanismo quando se pode muito bem “fazer política” instigando ódio, fanatismo, desequilíbrio emocional e violência contra os opositores?

imagrs

5 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Sandra

março 12 2015 Responder

Uma coisa não podemos negar, o poder de imaginação que essas mentes possuem chega a ser hilariante! Só não sabia se ria mais dos erros de português ou dos absurdos “criativos”.

Victor Augusto

março 11 2015 Responder

Esses caras são assim mesmo. Usam informações distorcidas, tendenciosas, boatos, falácias, imagem com forte teor de apelo emocional e frases de efeito. Assim manipulam muuuuita gente. Revoltados On Line, é a nova TV Revolta!

Henrique de Carvalho

fevereiro 25 2015 Responder

Desculpe, mas na maior parte as “críticas” são de mesmo nível dos criticados. Criam espantalhos e o ridicularizam, essa é a argumentação? (não que muitas estejam certas, dizer “todos contra a corrupção” é o mesmo que dizer “todos contra o câncer”)
Texto falou bastante que política não era PSDB x PT, mas em diversas ocasiões, apesar do PSDB(nem nenhum outro) não ser citado na imagem, o autor tratou de ironizar atribuindo a imagem à defensores do PSDB e PMDB.
Depois de chamar tantas vezes Lula de “emérito” e defender a corrupção do PT dizendo “ah, mas fulano também rouba”, acho que quem escreveu esse texto deveria olhar pro próprio umbigo antes de apontar defeito no texto alheio.
PS. PSDB não é “coxinha”, pois não é de direita, é social-democrata(joga bala pra fazer o pessoal feliz e privilegia meia dúzia de empresas que financiaram a campanha, o resto, que se dane).

Thiago Vargas

fevereiro 25 2015 Responder

Huahauhauhuahaua,
Muito bom, na realidade os cabra são espertos, de retardados online eles não têm nada. Eles tão é se aproveitando dos coxinhas trouxas para arrecadar dinheiro com doações e vendas de camisas e kit camisas por 175 reais (camisa + adesivos).

    Jp

    fevereiro 25 2015 Responder

    KKKKKK
    muito bem observado, muito bem observado!!!

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo