06

abr15

Bandido bom não existe

bandido-bom-morto

Obs.: Leia o texto antes de prejulgá-lo pelo título.

por Leide Fuzeto Gameiro

Bandido bom é bandido morto.  Acho que já disse que essa frase me irrita. Primeiro pela falta de lógica. Para ser bandido é preciso estar vivo, morto ninguém é nem bandido, nem bom e nem mau, é só morto. Segundo pelo simplismo que ela encerra, reduzindo tudo erroneamente à uma questão entre bem e mal. Terceiro pela carga ideológica que ela traz. As pessoas saem repetindo sem perceber que uma frase pode representar toda uma ideologia que não representa seus verdadeiros interesses.

Vamos lá então ao primeiro ponto. Para ser coerente deve-se desejar não bandidos bons e sim que não existam bandidos. Matar os bandidos existentes não faria com que eles deixassem de existir, muito pelo contrário, nos nivelaríamos todos  e nos tornaríamos todos bandidos. Se repudiamos os bandidos por sua violência que nos ameaça, é contraditório querer resolver o problema fazendo parte dele. Para nos livrarmos dos bandidos precisamos parar de produzi-los. Aí entra o segundo ponto.

A bandidagem não é uma questão de maniqueísmo. A sociedade não está dividida entre pessoas boas e pessoas más, onde as primeiras são vítimas da segundas. É bem mais complexo que isso. A sociedade é resultado de uma longa construção. O que somos, o que pensamos, o que fazemos, reflete a sociedade em que vivemos.

Se a criminalidade aumenta à cada dia e a violência se banalizou tanto a ponto de a imagem de uma pessoa sendo baleada ser vista com prazer, algo está errado com todos nós e não com uma parcela da população. Descobrir o que está errado implica em estudar, entender, abrir a mente e não ficar repetindo frases feitas. Pois só poderá haver mudanças se enxergarmos o que de fato deve mudar.

Eliminar indesejáveis é uma prática recorrente de quem detém o poder e defender isso é colocar uma corda no próprio pescoço. O terceiro ponto é justamente esse. Repetir frases como essa é aprovar xenofobia, antissemitismo, racismo… Pois em nome de ideais higienistas já se praticou e continua-se praticando extermínios motivados por preconceitos e poder.

Quando se fala em matar bandidos está implícito quem são esses bandidos, que tipo de bandidagem estará sendo expurgada. Acumular dinheiro à custa da exploração de outros, por exemplo, não é classificado como bandidagem nessa cruzada moral, mas causa muito mais danos que o roubo de uma carteira. “Que é roubar um banco em comparação com fundar um banco?” – Bertolt Brecht.

Então não adianta se indignar com assaltos à mão armada e continuar sendo assaltado por quem te explora de todas as formas. Não adianta pedir o sangue de quem derrama sangue nas ruas e continuar doando o teu de cabeça baixa. Os bandidos que você quer matar já estão mortos. São meros produtos de uma máquina insana que chamamos de sociedade.

É preciso matar a bandidagem dentro de todos nós. A bandidagem de não querermos enxergar, a bandidagem de nosso comodismo e de nosso pseudo conforto. Não existem bandidos bons. Existem bandidagens aceitas como coisas boas expressas por frases de pessoas de bem.

imagrs

5 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Felipe Cardoso

janeiro 20 2017 Responder

Parabens pelas suas idéias, bem coerentes… porém nao posso compactua-las a certo ponto..

vejo a frase “Bandido bom é bandido morto” de uma forma figurativa… aprofundar-se nessa frase para entender a ponto de cada letra ate concordo suas ideias… mas o sentido é totalmente outro…
é bem além da lógica desta frase.
mas contextualizando a raíz deste raciocínio, uma pessoa não coloca a mão no fogo pois sabe que lhe causará danos indesejaveis. Penso eu, que hoje bandido é intolerável pelas pessoas que escolheram ser direitas… É preocupante criar seu filho para o bem sabendo que os que o rodeiam podem também influenciar nas escolhas dele… Então, concordo em uma puniçao extrema a bandido, pois servirá de exemplo e a educação terá como respirar. Quando um bandido morre… só vejo vantagens, exemplo, evitará ele fazer algum outro mal, sobrará dinheiro no estado, vidas de pessoas do bem serão poupadas, menos um pra influenciar para o mal as crianças e adolescentes do bem… enfim…
Um bandido hoje é irrecuperável. Para uma pessoa ser bandido ela deve escolher, ou seja, é questão de escolha…
a pergunta é o que leva uma pessoa ser bandido?
– Influência? Impunidade? Dinheiro fácil?
Não justifica de forma alguma, essa escolha, por ser de favela, pobre, sem oportunidades, vitimas da sociedade, sistema capitalista, estrutura familiar…entre outros

Injetar melhorias na educação hoje, pode até chegar lá, mas vai demorar umas três gerações.
Para investir na educação deve eliminar ao máximo as influencias contrárias e mais rigor na lei criminal.

    Robson Fernando de Souza

    janeiro 20 2017 Responder

    Oi, Felipe, vc leu o texto por completo?

    Respondendo:

    vejo a frase “Bandido bom é bandido morto” de uma forma figurativa… aprofundar-se nessa frase para entender a ponto de cada letra ate concordo suas ideias… mas o sentido é totalmente outro…
    é bem além da lógica desta frase.

    Qual seria o sentido da frase então?

    mas contextualizando a raíz deste raciocínio, uma pessoa não coloca a mão no fogo pois sabe que lhe causará danos indesejaveis. Penso eu, que hoje bandido é intolerável pelas pessoas que escolheram ser direitas…

    As pessoas que “escolheram ser direitas” não cometem nenhum crime – nem injúria e lesão corporal por motivos de misoginia e homofobia, por exemplo? E você tem provas de que todos os criminosos escolheram deliberadamente cometer crimes?

    É preocupante criar seu filho para o bem sabendo que os que o rodeiam podem também influenciar nas escolhas dele… Então, concordo em uma puniçao extrema a bandido, pois servirá de exemplo e a educação terá como respirar.

    O que é “o bem” pra você? Inclui desejar o mal e o sofrimento pros outros, como vc parece defender neste comentário?

    Quando um bandido morre… só vejo vantagens, exemplo, evitará ele fazer algum outro mal, sobrará dinheiro no estado, vidas de pessoas do bem serão poupadas, menos um pra influenciar para o mal as crianças e adolescentes do bem… enfim…

    Os fins justificam os meios então?

    Um bandido hoje é irrecuperável. Para uma pessoa ser bandido ela deve escolher, ou seja, é questão de escolha…

    Por que “um bandido hoje é irrecuperável”? E você tem provas de que nenhum pode ser recuperado e que todos “escolheram” cometer crimes, que não há nenhum fator de influência externa sobre essa “escolha”?

    a pergunta é o que leva uma pessoa ser bandido?
    – Influência? Impunidade? Dinheiro fácil?
    Não justifica de forma alguma, essa escolha, por ser de favela, pobre, sem oportunidades, vitimas da sociedade, sistema capitalista, estrutura familiar…entre outros

    Então cabe a vc pesquisar o que leva uma pessoa a se tornar criminosa.

    Injetar melhorias na educação hoje, pode até chegar lá, mas vai demorar umas três gerações.
    Para investir na educação deve eliminar ao máximo as influencias contrárias e mais rigor na lei criminal.

    O que seria “eliminar ao máximo as influencias contrárias” pra você?

      Fernanda

      agosto 18 2017 Responder

      Falou tudo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Josoé

abril 18 2015 Responder

Comentário grosseiro apagado. Venha argumentar com respeito a mim e a minhas e meus parentes, ok? RFS

Eber Ivo

abril 7 2015 Responder

Muito bom raciocínio. Pena que não posso compartilhar.

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo