25

maio15

[OFF] 10 perguntas éticas a se fazer sobre fumar em locais de uso coletivo

tabagismo-passivo

De vez em quando campanhas de combate ao fumo transmitem mensagens para que os consumidores de cigarro parem de fumar. Mas ainda é pouco comum vê-las enfocando a questão ética do fumo em locais com pessoas que provavelmente odeiam respirar fumaça de cigarro. Este artigo traz dez perguntas que os fumantes deveriam fazer a si mesmos sempre que estivessem prestes a acender um cigarro num ambiente de uso coletivo.

São questões que evidenciam, do alto da consciência ético-moral do indivíduo, que fumar em espaços desse tipo, além de ser uma ameaça à sua própria saúde, pode ser uma violência tão séria quanto sair na rua distribuindo socos e xingamentos ao todo mundo que o indivíduo vê pela frente. Vale a pena perguntar-se, toda vez que o cigarro estiver chamando e clamando um silencioso “Consuma-me”:

1. No lugar onde você está, as outras pessoas têm a opção de não inalar a fumaça do cigarro seu e de outros fumantes? Se não têm, por quê?

2. O cigarro que você está prestes a acender pode prejudicar, pela fumaça, outras pessoas ao seu redor?

3. No lugar onde você está agora, há uma possibilidade no mínimo razoável de alguém com alergia a fumaça de cigarro, asma ou outra vulnerabilidade respiratória entrar a qualquer momento?

4. Você e outras pessoas fumantes estão tornando este ambiente insalubre para quem odeia cigarro e/ou tem alergia ao mesmo?

5. Você tem o direito de afetar a saúde das pessoas não fumantes ao seu redor com a fumaça do seu cigarro?

6. As pessoas ao seu redor, no ambiente onde você está, gostam de conviver cotidianamente com quem está fumando e soltando fumaça no ar?

7. Você se incomodaria de estar na companhia de uma pessoa embriagada muito inconveniente, que não para de falar besteiras e soltar frases preconceituosas que ofendem você, numa postura similar a quem fuma sem pensar nos pulmões de quem está perto?

8. Se você fosse intolerante a fumaça de cigarro (por alergia ou forte incômodo), o “você” não fumante gostaria de estar perto do “você” fumante que está prestes a acender um cigarro?

9. Você é a favor ou contra a poluição atmosférica? Sua posição também se aplica a locais de uso coletivo, como onde você está?

10. As pessoas não fumantes ao redor sentem-se incomodadas ao frequentar os ambientes onde você frequenta e fuma por causa da fumaça dos cigarros?

imagrs

1 comentário(s). Venha deixar o seu também.

io

maio 27 2015 Responder

Até quem enfim um texto bom e consciente

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo