30

jun15

Aviso sobre abandono da transmissão de notícias (exceto artigos que comentam fatos recentes)

parar-de-noticias

Tive uns pensamentos nesse início de semana, sobre como não tenho conseguido ser um bom divulgador de notícias no Consciencia.blog.br e no Veganagente, e decidi que os blogs não irão mais (tentar) trazer notícias, jornalisticamente escritas, sobre os temas a que eles se dedicam. Em outras palavras, não vou mais tentar ser jornalista amador.

Já têm sido raras as postagens de notícia. Além disso, fatos muito importantes, como a renovação da posição da Academia de Nutrição e Dietética (AND) dos EUA de apoio às dietas vegetarianas e o reacionarismo de quem se opôs à proibição do foie gras na cidade de São Paulo, acabaram passando “em branco” no Veganagente. No Consciencia.blog.br mesmo, já nem sabia mais o que de fato eu poderia noticiar.

Há por aí sites noticiários muito mais competentes do que eu tentei ser, que divulgam regularmente notícias sobre as trapalhadas e malvadezas cometidos por reacionários/coxinhas (Revista Fórum, DCM, CartaCapital etc.), as novidades dos Direitos Animais (ANDA, Olhar Animal, Vista-se, Camaleão etc.), interação entre causa ambientalista e causas sociais (Combate Racismo Ambiental como exemplo mais notório de que tenho conhecimento hoje), Direitos Humanos (Geledés, o próprio Combate Racismo Ambiental, Centro de Mídia Independente, sites noticiários de esquerda, páginas diversas de coletivos de luta no Facebook etc.), preconceito contra ateus (Paulopes) etc.

Percebi, nesses pensamentos que tive, que só é viável alguém se ocupar regularmente em notícias bem feitas se tiver nisso – ou em atividade paralela diretamente relacionada com seu faro jornalístico – sua fonte de renda, ou se já tiver um trabalho suficientemente remunerado que lhe dê tempo livre bastante e não lhe exaura a disposição mental de “jornalizar” (como diz Chaves), ou se estiver trabalhando em equipe no site, blog ou página social. Como não ganho dinheiro com meus blogs – que são trabalhos individuais – e tenho me esforçado, sem grande sucesso até o momento, em procurar uma renda própria suficiente além da bolsa que ganho na universidade, não tenho conseguido reservar tempo diário regular e suficientemente tranquilo pra me dedicar a notícias.

Além do mais, me dou muito melhor em outros tipos de postagens, como artigos, séries fixas de pérolas (carnistas e/ou de direita), guias anti-falácias e anti-mitos, respostas a textos printados ou transcritos e, acredito eu, resenhas de documentários – este último eu pretendo começar a fazer em breve -, entre outros tipos de conteúdo. Meu tempo livre já é bem investido nesses trabalhos.

Com isso, deixo de tentar postar notícias nos blogs, mas vou continuar comentando alguns acontecimentos por meio de artigos – isso sim eu tenho tempo, habilidade e disposição bastante para fazer. Os tipos de postagem acima mencionados com que eu me dou realmente bem continuarão firmes e fortes.

Agradeço a compreensão de quem eventualmente sentir falta de notícias nos blogs.

imagrs

2 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Lucas

junho 30 2015 Responder

Também prefiro artigos e críticas. Notícia a gente tem por aí aos montes, textos com bons argumentos como os seus são raríssimos.

    Robson Fernando de Souza

    julho 2 2015 Responder

    Valeu, Lucas =) Abs!

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo