28

nov16

A declaração atribuída a Aécio Neves sobre “obstruir o Legislativo até o Brasil quebrar” é real?
Discurso de Aécio Neves após a derrota em 2014. Teria Aécio dito que iria bloquear as atividades legislativas para falir o Brasil mesmo?

Teria Aécio dito que iria bloquear as atividades legislativas para falir o Brasil mesmo?

Obs.: Este post não é uma defesa a Aécio Neves e suas atitudes reais.

Você provavelmente viu uma declaração que teria sido dada por Aécio Neves, sobre obstruir as atividades do Poder Legislativo até o Brasil entrar em colapso, com a finalidade de derrubar a então presidenta Dilma Rousseff.

Teria ele falado:

“Vamos obstruir todos os trabalhos legislativos até o país ‘quebrar’ e a presidente Dilma ficar incapacitada de governar. Sem o poder legislativo (deputados e senadores), ela não consegue aprovar nada contra a crise e o desemprego e fica muito mais fácil de derrubá-la.”

(Aécio Neves minutos [sic] depois das eleições que ele perdeu)

Outras versões mencionam apenas que ele teria dito a primeira frase.

Ele disse isso mesmo? Prometeu quebrar a economia brasileira para que Dilma ficasse impossibilitada de continuar no poder?

 

A verdade sobre a declaração

Declaração falsa atribuída a Aécio Neves

Uma pesquisa no Google por “vamos obstruir todos os trabalhos legislativos até o país quebrar”, e também no Google Notícias pela mesma expressão, só nos dará como resultados pessoas compartilhando a suposta fala dele em postagens no Twitter, blogs pessoais e comentários de leitores em sites de notícias e páginas de noticiários no Facebook.

Nenhum portal de notícia, nem mesmo aqueles que eram aliados declarados do então governo Dilma e do PT, reportou isso.

Além disso, muitos alegam que Aécio teria dito isso logo após ter perdido a eleição. Mas a busca no Google nos revela que não há nenhuma ocorrência dessa frase anterior a 29 de agosto de 2016 (comentário em notícia da página do UOL Notícias no Facebook).

O mais próximo desses dizeres que se pode encontrar, nos dias que sucederam as eleições de 2014, é:

Ou seja, a declaração atribuída a Aécio é completamente falsa. Puro boato. Ele nunca falou sobre obstruir as atividades do Poder Legislativo para tentar “quebrar o país” e inviabilizar a continuidade do mandato de Dilma.

 

Reflexão sobre os boatos e mentiras dos dois lados da guerra entre direita antipetista e apoiadores de Dilma e do PT

O princípio da honestidade é a verdade. Johnny De Carli

Tenho visto, com imensa vergonha alheia, a mentira sendo usada como instrumento de se “fazer política” no Brasil. Me refiro aos dois lados principais do conflito mesmo:

  • Os antipetistas, que conseguiram derrubar Dilma e emplacar um governo de direita do outrora vice dela (apesar de toda a instabilidade por conta dos escândalos);
  • E os petistas e aliados, que, não se restringindo a ser contra o impeachment, insistem em colocar a ex-presidenta como alguém que teria sido melhor, mais bondosa, popular e socialmente sensível do que realmente foi, e o PT como mais de esquerda, transparente e defensor da democracia do que é verdadeiramente.

Infelizmente a luta contra o golpe parlamentar e midiático o qual derrubou o governo petista não tem sido acompanhada de uma defesa, igualmente engajada, da honestidade, da transparência e da ética na política.

Só se tem falado nessas três qualidades quando o propósito é atacar a direita, acusando seus representantes de desonestidade e corrupção. Mas infelizmente nenhum lado aqui é inocente, porque o uso de boatos, mentiras e calúnias também tem sido bastante comum do lado pró-Dilma.

Sites como o Boatos.org (leia as refutações de boatos sobre Michel Temer, Aécio Neves e Sérgio Moro) e o e-farsas.com são testemunhas de como muitos opositores do golpe estão sendo tão desonestos e moralmente corrompidos quanto quem eles vivem criticando.

E nesse meio, o desprezo à honestidade por parte de muitos se mistura com a ingenuidade e credulidade de tantos outros. Tenho visto muita gente compartilhar, sem más intenções, mas também sem nenhuma atenção à confiabilidade e veracidade dos fatos, os boatos e frases falsas forjados por aqueles que são verdadeiramente maldosos.

Faço, por tudo isso, um apelo a quem acredita em tudo ou quase tudo que vê pela frente contra a direita antipetista: sejam mais céticos, pelo bem de quem habita o mesmo país que você.

Responsabilidade política e maturidade democrática dependem essencialmente de uma população devidamente educada e esclarecida sobre a necessidade de zelar pela verdade dos fatos, combater a desinformação e fazer política com racionalidade.

E àqueles que criam e propagam, na má fé mesmo, essas mentiras, só tenho uma coisa a dizer: vocês não são nada diferentes da direita golpista que tanto criticam, em se tratando de desonestidade, corruptibilidade e falta de semancol ético.

 

Você havia propagado a declaração falsa e a retirou graças a esta refutação de boato? A reflexão logo após o desmentido fez você pensar sobre a existência de desonestidade nos dois lados desse conflito partidário? Comente logo abaixo

Se gostou do texto e quer mostrar a outras pessoas que Aécio nunca falou o que foi citado, compartilhe-o.

imagrs

22 comentário(s). Venha deixar o seu também.

Márcia

outubro 7 2017 Responder

Mas eu estava assistindo e estou aqui procurando loucamente o vídeo e não acho

Nome (necessário)

julho 28 2017 Responder

Eu assisti uma entrevista na qual Aécio afirmava que não aceitaria nenhum tipo de diálogo com o governo e nem tampouco mediria esforços pra ver Dilma incapacitada para governar. …ou seja, na prática, Aécio se articulou com outros partidos que deixaram a base governista e não fizeram o mínimo de esforço para aprovar todas as medidas que o Executivo enviou para o Legislativo, como a volta da cobrança da CPMF…..a taxação de impostos sobre as grandes empresas (quem tem mais, deve pagar mais) dentre outros. .foi tudo arquivado pelo Congresso….. tanto é que ela teve q assinar os decretos suplementares sem a autorização do Congresso, pois ela sabia q eles não autorizariam, isso ficou muito evidente, o que contribuiu para o agravamento da situação econômica do país.

Alessandro

julho 28 2017 Responder

Então… Mas ele vai ser preso ou não vai?

sergio

maio 31 2017 Responder

Eu lembro muito bem mo final das eleições ele declarando que seriam a maioria na câmara e ião incomodar, mas nada de quebrar ninguém. o vídeo parece que sumiu da net já um indicio que tem provas perdidas.

    estefanio

    junho 3 2017 Responder

    Pessoal esse vídeo do Aécio sumiu, não localizo em lugar nenhum. Alguém tem isso salvo? Se tiver me enviem por favor. Valeu!!!

      Robson Fernando de Souza

      junho 3 2017 Responder

      Qual vídeo? Se for o da suposta declaração, é quase certo que você não vai encontrá-lo, por se tratar de um boato.

pedro

maio 30 2017 Responder

essas declarações do senador aècio funcionaram conseguiu quebrar p pais

    estefanio

    junho 3 2017 Responder

    Vamos multiplicar os esforços para tentar recuperar esse vídeo pessoal. Podemos sim fazer algo pelo país, as redes sociais são muito poderosas, cabe a nós fazer alguma coisa agora para não pagar por isso no futuro. Vocês conhecem Lucas Arcanjo? O policial civil que denunciou Aécio em MG sofreu vários atentados até que encontraram ele morto “enforcado”? Olhem os vídeos no Youtube. Se alguém consegui essa declaração do Aécio me enviem por favor. Pessoal esse vídeo do Aécio sumiu, não localizo em lugar nenhum. Alguém tem isso salvo? Se tiver me enviem por favor. Valeu pessoal!

Scafi

maio 19 2017 Responder

Bem, com o revelar dos acontecimentos ficou bem claro que ele era capaz de até muito mais que isso !! Inclusive MATAR !

Raniere carvalho

maio 18 2017 Responder

Vcs TB acreditam em marcianos? Inocentes….

Ricardo Staack

maio 13 2017 Responder

A GloboNews deletou o vídeo, pois era comprometedor demais da conta, para uma democracia, tentem com a WaybackMachine,

Ricardo Staack

maio 13 2017 Responder

Essa fala do Aécio não foi minutos depois de perder, foi uns dias depois da derrota na GloboNews, eu vi a entrevista e não podia acreditar que o cocainômano Aécio pudesse estar falando aquilo, uma coisa que afeta todo o pais, a falta de governabilidade. Com Cunha na Câmara e Aécio no Senado pautando negativamente, pouca coisa a Dilma pode fazer. Há na internet um recurso para tentar ver como era uma página da web no passado, o que poderia recuperar essa entrevista, é a Wayback Machine, tentei mas não consegui por não lembrar a data exata.

    Robson Fernando de Souza

    janeiro 16 2017 Responder

    Se bem que foi de uma maneira muito diferente do que o boato diz, e muito depois do resultado das eleições de 2014.

Militino Domingos de Arruda

dezembro 25 2016 Responder

Por tudo que vimos até agora, as aberrações da direita, chefiada pelo Aécio, com esforços supremos (sem trocadilho) para acabar, não com a corrupção, da qual ele é ilustre protagonista, mas para acabar com o PT e suas lideranças, torna-se desnecessário esse esforço para inocentá-lo de ter feito o pronunciamento em questão, repito: por tudo que vimos até agora, ela está materializada no GOLPE!

    Robson Fernando de Souza

    dezembro 25 2016 Responder

    Militino, o problema que este post escancara é: será justo colocar simplesmente outro projeto de poder corrupto, usuário de mentiras e desonestidades, pra substituir um governo corrupto com princípios ideológicos diferentes?

Nelson

dezembro 15 2016 Responder

Realmente ele não falou isso com tais palavras. O mais próximo que ele chegou foi afirmar que o PSDB iria obstruir todas as votações da Casa até a instalação da comissão de impeachment, como cita o site da EBC:
http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2016-03/oposicao-reafirma-apoio-laja-jato-e-decide-obstruir-votacoes-na-camara

    Robson Fernando de Souza

    dezembro 12 2016 Responder

    Pois é, Pedro. E essa matéria não cita a suposta fala de Aécio, nem fala nada sobre causar propositalmente crise e desemprego pra incapacitar o então governo de Dilma.

Ivanice Arthur Stempozeckas

dezembro 6 2016 Responder

Muito bom e esclarecedor, é lamentável que a maioria das pessoas preferem compartilhar inverdades e mensagens caluniosas, do que utilizar seu tempo para pesquisar e neutraliza-las. Por algum tempo me tornei uma pessoas indigesta, pois eu comentava nos post de meus amigos, que se tratava de uma informação falsa, larguei de mão… O brasileiro é tão estúpido que não percebe o interesse de pessoas de má fé atrás destas veiculações mentirosas… É uma pena!
Parabéns!
Abraços!

    Robson Fernando de Souza

    dezembro 7 2016 Responder

    Valeu, Ivanice =) Abs!

Sua opinião é bem vinda, desde que respeitosa. Fique à vontade para comentar abaixo