Regras de comentários

Regras atualizadas em 29/04/14

A princípio, é necessário ressaltar que o Consciencia.blog.br preza pela pluralidade de opiniões nos comentários, desde que tal pluralidade seja manifestada com bons modos, tolerância e educação e sem ser pregação religiosa. O que não impede, no entanto, que o autor replique, com a cordialidade de quem repudia comportamentos do tipo “Eu sou o dono daqui, e aqui falo como quiser”, os comentários de que discordar.

Os comentários diretos no blog serão postados imediatamente, sem a necessidade de moderação prévia, exceto comentários dotados de algumas palavras específicas, que requererão aprovação. Mas, tão longo eu, o autor do blog, esteja num computador sem bloqueio de sites, serão apagados ou editados aqueles comentários que consistam em:

– ofensas, grosserias e discordâncias desrespeitosas contra o autor do blog, outros comentaristas ou autores de textos reproduzidos1
– comentários agressivos
– comentários com o objetivo exclusivo de perturbar (trollagens, provocações e bullying virtual)1
– cagação de regra, baseada em tentar controlar, por imposição verbal e/ou “recomendação” grosseira e desvalorizante do meu trabalho, aquilo que eu deveria começar ou deixar de defender (não inclui críticas construtivas e sugestões educadas)
– spam, de sites e blogs que nada tenham a ver com os propósitos do Consciencia.blog.br
– assuntos privados (vida pessoal, passado particular etc. do autor do blog, de comentaristas, de autores de textos reproduzidos)
– racismo2, heterossexismo2, machismo/misoginia/antifeminismo8, transfobia, intolerância contra religiosos e irreligiosos (incluindo ateus e agnósticos), xenofobia internacional ou interregional, etnofobia, elitismo, antissemitismo, bairrismo, capacitismo (preconceito contra pessoas com limitações de sentidos, mobilidade reduzida e/ou deficiência física ou mental) e outras demonstrações criminosas de preconceito1,3
– defesa do nazismo3, do fascismo e de qualquer outra forma de ditadura e totalitarismo4
– comentários reacionários contrários aos Direitos Humanos
– ameaças e apologias à violência (incluindo contra animais não humanos5), mesmo contra pessoas envolvidas em opiniões e/ou atitudes questionáveis
– injúrias, calúnias, difamações e ameaças3
– divulgação de artigos carnistas, antissemitas, racistas, ateofóbicos etc. ou seus links, sem ser em caráter de denúncia – nesse caso apenas o link será editado caso o comentário não viole outras regras
– pregações religiosas6

– divulgação de textos fascistas, reacionários e antipopulares e/ou com falsa autoria já desmascarada, sem ser em caráter de denúncia7
– mensagens que não sejam direcionadas ao autor do blog nem a comentarista(s) e deixem claro que a pessoa remetente não leu o conteúdo do post comentado (por exemplo, mensagens direcionadas ao Padre Marcelo em posts em que eu o critico)
– autoria de comentaristas que já haviam sido banidos do Veganagente

1 Trolls, bullies e pessoas que vieram apenas para ofender e xingar serão bloqueados imediatamente após o comentário infrator. “Mandar” a mim ou a umx comentarista “procurar o que fazer”, “calar a boca” ou algo similar também é considerado ofensa passível de banimento imediato. Também caracterizam motivo de banimento sumário demonstrações agressivas de heterossexismo, racismo, misoginia, especismo, intolerância religiosa, elitismo, xenofobia e outros preconceitos.
2 Heterossexismo é o preconceito e/ou ódio contra pessoas não heterossexuais (lésbicas, gays, bissexuais, pansexuais e assexuais). O bloqueio a comentários preconceituosos inclui aqueles que tentem “discordar do homossexualismo (sic)”; menções a palavras e expressões como “afrocoitadismo”, “afrovitimismo”, “feminazi”, “homofascismo”, “ditadura gay”, “gayzismo”, “viadagem” e “gaystapo”; e defesas de personalidades propagadoras de ódio, como Jair Bolsonaro, Marco Feliciano e Marisa Lobo.
3 Se o comentário for passível de punição legal, o IP e e-mail do comentarista criminoso serão expostos no comentário editado e apagado, de modo a facilitar o trabalho de quem se dispuser a denunciá-lo. Ameaças injustas de processo judicial serão tratadas como crime de calúnia.
4 Inclui defesas de “como a ditadura era melhor”, acusações de esquerdistas serem “vagabundos” ou “baderneiros” ou “merecerem apanhar” e defesas de métodos violentos para controle e repressão de comportamentos sociais democráticos e protegidos por direitos.
5 Defesas não troll, educadas, de atividades como rodeios, vaquejadas, pecuária, pesca, vivissecção etc. e contestações ao veg(etari)anismo são permitidas, ainda que sujeitas a respostas contra-argumentativas imediatas à sua publicação.
6 Sobre pregações, considere-se minha opinião expressa no artigo A “pregação-spam” também é uma forma de intolerância religiosa
7 Considere-se como exemplo este texto, de caráter reacionário e antipopular, falsamente atribuído a Arnaldo Jabor (e cuja autoria ele já desmentiu). Links de textos conservadores, liberais ou “libertários” que contestem ou tentem refutar o post comentado e não incidam em agressividade, baixaria, preconceito e ódio antiopositor não serão apagados.
8 Masculinistas serão banidos no primeiro comentário em que demonstrarem a misoginia e os jargões típicos de sua ideologia.

Nos comentários comuns do blog, a primeira infração acarretará ao comentador apagamento do comentário, com uma advertência no lugar. Reincidência, independente da severidade, representará o banimento do comentador.

Fora isso, você pode comentar escrevendo o que quiser, desde felicitações e pedidos de parceria até discordâncias (desde que civilizadas) e correções de erros ortográficos (exceto comportamentos do tipo grammar nazi, que tentem depreciar a mim, a meu trabalho ou ao meu post por causa de erros de escrita localizados) ou argumentativos de minha parte.

Já comentários que sejam beligerantes e demasiadamente acusatórios mas não ultrapassem o limite da grosseria passível de deleção do comentário, eu me reservo o direito de não respondê-los, mesmo com a insistência da pessoa comentadora, deixando como resposta, ao invés, uma mensagem padrão de não responder a gente agressiva.

As regras acima também valem para a fanpage do blog.

Aviso: Se você achou que um comentário seu foi filtrado (enviado para a caixa de spam e tendo a publicação negada) injustamente, entre em contato comigo. De tanto spam que o blog recebe (e o plugin Akismet filtra), um ou outro comentário válido e que respeita as regras pode acabar sendo aleatoriamente filtrado.