Sobre o autor

Atualizado em 27/10/2014

Robson Fernando de SouzaEu, Robson Fernando de Souza, sou recifense, nascido em 17/02/1987, e atualmente estou em Licenciatura em Ciências Sociais na UFPE. Tenho formação em Gestão Ambiental (IFPE, antigo Cefet-PE) – embora o diploma não tenha me servido para nada, já que não me identifiquei mais com o curso depois de formado -, e pretendo trabalhar como professor universitário em disciplinas que unam as Humanidades com a temática ambiental – Educação Ambiental, Sociologia Ambiental, Ecologia Política etc. – e, quem sabe, em Sociologia Política. Conheça aqui meu currículo Lattes.

Sou ateu desde 15 ou 16 de fevereiro de 2005vegetariano desde 24 de agosto de 2007 e me considero vegano desde 13 de julho de 2008. Escrevo artigos desde setembro de 2007 e sou blogueiro desde abril de 2008 (quando fundei o Consciência Efervescente). Meus temas principais atualmente são Direitos Animais e Veganismo (abordado no Veganagente), Direitos Humanos, Política (com foco em críticas à direita) e Meio Ambiente.

Sou autor deste Consciencia.blog.br e também do blog irmão Veganagente, do Canal Veganagente e do antecessor deste, o Consciencia.VLOG.br, além de ter feito trabalhos para a ANDA, para o blog Escreva Lola Escreva e para o Bule Voador.

Politicamente sou:
– de esquerda, adepto do socialismo libertário;
– interessado e simpatizante pelo anarquismo, embora tenha literalmente centenas de dúvidas sobre ele;
– vegano-abolicionista, defensor simultâneo da libertação animal humana e não humana e da libertação da Terra;
– simpatizante e aliado de praticamente todos os movimentos sociais de esquerda, com destaque aos movimentos feminista, negro, das pessoas trans, das pessoas não héteros (tenho razões para não usar as siglas LGBT e LGB) e ambientalista;
– crítico convicto da direita, apontando em diversos artigos como ela própria, pelo menos no Brasil, atenta contra as próprias causas que diz defender.

E sou apaixonadamente interessado em explorar as disciplinas de Humanidades ligadas ao meio ambiente: Educação Ambiental, Sociologia Ambiental, Ecologia Política, História Ambiental, Antropologia Ambiental, Ética Ambiental, Filosofia Ambiental etc., com a convicção de que essa é a área na qual pretendo trabalhar na minha futura carreira acadêmica. Também desejo estudar Sociologia Política, sendo interessado em conhecer melhor temas como movimentos sociais e a relação entre a sociedade brasileira e o espectro ideológico esquerda-direta.